Tipos de rodízio: como acertar na escolha e lucrar muito?

Já pensou em oferecer pratos deliciosos de uma forma diferente para conquistar novos clientes e levar uma novidade para os antigos? Descubra aqui todos os tipos de rodízio que podem fazer seu food service alavancar as vendas!

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Garçonete trazendo comida para um grupo de pessoas

Os tipos de rodízio mais comuns em restaurantes são os de pizza, de churrasco e de comida japonesa, mas eles podem ir muito além, com opções doces, vegetarianas e veganas, por exemplo, a depender do ramo do seu negócio.

O modelo é amado por grande parte dos brasileiros e, muitas vezes, é um dos fatores decisivos para que um grupo de amigos decida onde vai comer em um domingo à noite.

Que tal aproveitar essa oportunidade e implementá-la no seu food service? Saiba tudo sobre o assunto e descubra como servir rodízios com excelência, neste artigo!

O que é um rodízio?

O rodízio, especificamente em se tratando de food services, é uma forma de servir comida em restaurantes. Nesse modelo, os garçons levam várias opções de pratos e porções para que os clientes possam escolher o que e quanto querem comer, tudo pagando um único preço fixo.

O formato é muito famoso em todos os cantos do país e, obviamente, essa ideia genial tem origem nacional. Rimou!

O que significa o termo rodízio?

A palavra “rodízio” significa “rodar” ou “girar”, e remete à forma como os alimentos são oferecidos para os clientes: em “rodadas”.

Inclusive, a origem do rodízio data da década de 60, e tudo indica que ele foi criado pelo churrasqueiro gaúcho Edwino Guilherme Mates, no momento em que o próprio decidiu servir várias carnes ao mesmo tempo na sua Churrascaria Matias, que funciona até hoje em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Como funciona um rodízio de comida?

No rodízio de comida, o cliente paga um valor fixo para consumir a quantidade e variedade de alimentos que ele quiser – e aguentar. O formato pode ser colocado em prática com garçons levando pratos aleatórios até a mesa ou apenas aqueles que foram pedidos pelo consumidor.

E essa segunda alternativa costuma ser a escolha de vários estabelecimentos, já que ajuda, inclusive, a diminuir o desperdício de alimentos!

Uma outra opção para quem não quer preparar e disponibilizar tanta comida ao mesmo tempo é o já conhecido modelo à la carte.

Qual é a diferença entre rodízio e à la carte?

Enquanto o rodízio oferece vários pratos por refeição, o à la carte oferece opções disponibilizadas no cardápio, escolhidas individualmente pelo cliente, para serem preparadas e servidas na hora.

Os dois são ótimos formatos para que os consumidores possam se deliciar com a comida que você tem a oferecer no seu restaurante, ainda assim, o à la carte costuma ser mais comum e o rodízio um caminho para quem produz várias alternativas usando um mesmo insumo como base ou, pelo menos, vários dos mesmos ingredientes em todas elas.

Ainda assim, talvez possa parecer que, financeiramente, não vale a pena oferecer um rodízio por que você não consegue controlar o quanto cada pessoa vai comer, não é mesmo? Pronto(a) para mudar de opinião?

Como lucrar com rodízio?

Faça uma ficha técnica de preparação dos alimentos e saiba exatamente quais são os custos e o tempo de preparo de cada prato, o rendimento de cada receita, e tudo o mais que for importante na hora de cozinhar se quiser lucrar com rodízio em seu restaurante.

Somando isso a uma análise de gastos mensais e de preços praticados pela concorrência, você consegue chegar em um preço fechado por pessoa que atraia os clientes e, ao mesmo tempo, faça sentido para as economias do estabelecimento.

Talvez até dê para definir outro tipo de preço (menor) para crianças, a depender da proposta do negócio!

Por exemplo, se você possui um restaurante japonês no qual cada peça de sushi e sashimi custa cerca de R$ 1,25 para ser produzida e decide cobrar R$ 90 por pessoa no rodízio, um único indivíduo tem que comer 80 peças para dar prejuízo, o que é muita coisa!

Sem contar que existem pessoas que comem umas 15 peças e já estão satisfeitas; não aguentam comer mais. Aí, o lucro fica maior ainda.

E como oferecer um serviço de rodízio no restaurante?

Para oferecer um bom serviço de rodízio no seu restaurante, você precisa definir qual tipo quer implementar por aí, montar um cardápio no qual consiga apresentá-lo devidamente, estabelecer o preço por pessoa e treinar a equipe para que todos possam proporcionar a melhor experiência possível aos clientes.

O cardápio do rodízio pode ser similar ao do à la carte, se você trabalhar com esse formato originalmente, mas não tem problema servir os pratos em menores quantidades e lembre-se de analisar a ficha de preparo dos itens disponíveis no seu menu para definir quais opções são viáveis e podem ser oferecidas no novo formato.

No treinamento, tenha certeza de que os cozinheiros, atendentes e garçons trabalhem em sinergia e sem “atropelar” uns aos outros.

Ah! Outra coisa importante que você não pode esquecer é de usar estratégias de marketing para que todos saibam sobre essa novidade.

Depois, basta fazer a precificação dos produtos através da ficha técnica de preparação, como você viu mais acima no artigo, e partir, finalmente, para a escolha do serviço.

3 principais tipos de rodízio para restaurante

Rodízio de salgados, como churrasco e pizza, são os mais comuns de se encontrar por aí, mas é possível ir além, com um rodízio de doces ou um de produtos vegetarianos e/ou veganos.

1. Rodízio de comidas salgadas

Mais comum e bastante amado por muita gente, o rodízio salgado possui muitas variedades e opções inusitadas que você pode explorar, como as listadas logo abaixo!

  • Carnes
  • Pizzas
  • Comida japonesa
  • Pastéis
  • Coxinhas e outros salgados fritos
  • Mini hambúrgueres
  • Massas
  • Comidas típicas – árabe, mexicana, mediterrânea…
  • Fondue – aqui, vale até um mix de doce e salgado, oferecendo a versão com queijos e de chocolate

Tem gente que oferece até rodízio de vinhos! Tudo vai depender do posicionamento do seu restaurante, do que ele vende e de quem é o seu público-alvo, mas nem pense em juntar toda essa lista num mesmo serviço: aposte no que combina (entre si e com os desejos dos consumidores atendidos por aí).

2. Rodízio de doces

Sabe aqueles viciados em um docinho? Muitos deles adorariam um rodízio com opções de dar água na boca para fechar a refeição com chave de ouro ou até mesmo uma opção de rodízio feito 100% com alimentos açucarados.

Dá uma olhada nessas delícias para se inspirar!

  • Cookies
  • Donuts
  • Waffles
  • Brigadeiros
  • Milk-shakes
  • Panquecas

Essas opções são ótimas caso você tenha um café ou bistrô, inclusive. Se o espaço contar com um ambiente instagramável, pode ter certeza que o pessoal vai adorar ir comer & gravar vídeos e tirar fotos também.

3. Rodízio vegetariano e/ou vegano

O rodízio vegetariano e/ou vegano é uma forma única de oferecer opções mega diferentes aos consumidores e, ainda por cima, acolher uma parcela cada vez maior da população que não come nada – ou quase nada – de origem animal.

Para um rodízio exclusivo com produtos vegetarianos, aproveite as ideias dos tópicos anteriores e ofereça as comidas citadas nas suas versões sem carne, pelo menos.

Opções veganas, como pizzas com tofu, comida japonesa que usa apenas frutas e vegetais nos recheios, e pastéis de shimeji entram num cardápio de rodízios ainda mais específicos, por exemplo.

É verdade que essas alternativas costumam atender bem a clientes com outros tipos de intolerâncias ou restrições alimentares, mas certifique-se de estar suprindo as necessidades dessas pessoas para além do básico. Até em rodízio de petiscos!

E como fazer rodízio de petiscos?

Não tem segredo! Se você já trabalha com um cardápio de petiscos para bar ou algo similar, decida entre oferecer todas as alternativas no formato rodízio ou apenas as que tiverem melhor custo-benefício, prepare receitas especiais de molhos que possam ser consumidos à vontade e pense nas bebidas que você pode vender à parte para acompanhar tanta delícia.

Caso o seu rodízio vá ser um acontecimento “à parte” das opções de pratos vendidos no seu restaurante, calcule direitinho a precificação por pessoa e a quantidade de insumos usados em cada receita para não sair no prejuízo.

Na hora da divulgação, deixe as regras de consumo, valor cobrado por desperdício, se houver, dias e horários muito bem especificados para a freguesia.

Você vai achar um monte de vídeo na internet falando sobre o que servir e como agir, mas a verdade é que somente alguns testes podem mostrar se a decisão vai fazer bem ou mal para o caixa do estabelecimento, então, preste muita atenção às suas experiências propriamente ditas!
 

A lista de alternativas para um rodízio de salgados trazida um pouco mais acima pode ser adotada por aí, mas também entram como petiscos que não podem faltar num bom rodízio!

  • Torresmo
  • Frango a passarinho
  • Bolinhos dos mais diversos (de feijoada, de carne, de bacalhau etc.)
  • Batatas fritas
  • Anéis de cebola
  • Queijo provolone empanado e frito
  • Cebola e azeitonas em conserva
  • Salgadinhos fritos no formato coquetel
  • Dentre tantos outros

Quer se diferenciar ainda mais? Se o seu restaurante for pet friendly, você também pode oferecer um rodízio para os bichinhos de estimação dos clientes – e vale até contratar um nutricionista pet para ter ideias de receitas para os bichanos!

Não há a necessidade de oferecer “um milhão” de opções, está bem? Mas é fundamental capacitar o pessoal do atendimento para vender ou oferecer a opção (quando ela for gratuita), afinal, nem todo pai de pet permite que seus filhotes comam fora de casa.

Mãos à obra? 

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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