Estrelas Michelin: para que servem e quem tem no Brasil

Restaurantes com estrelas Michelin são aqueles que justificam qualquer viagem com foco na gastronomia e toda a pompa e a emoção em torno de recebê-las tem seus motivos! Entenda tudo sobre o assunto neste artigo rápido.

Compartilhe

Cozinheira de restaurante com postura de comemoração e expressão te contentamento, em seu pescoço uma medalha de numero 1 pendurada

As estrelas Michelin, para muitos chefs e donos de restaurantes, são sinônimo de sucesso e, em vários casos, também representam a batalha de uma vida inteira cujo foco sempre foi a gastronomia e a excelência no atendimento ao cliente.

Mas para que elas servem?

Confira, neste artigo, o que é essa classificação mundialmente reconhecida e de que forma ela pode ajudar todo tipo de pessoa a descobrir lugares incríveis nos quais vai encontrar não só uma comida para guardar na memória, mas um serviço que, por si só, vale qualquer viagem!

O que é uma estrela Michelin?

Estrelas Michelin são um tipo de medalha atribuída a restaurantes ao redor do mundo todo. Elas basicamente categorizam os estabelecimentos que as recebem através de um índice de classificação, de acordo com a excelência da sua culinária, seu serviço e o ambiente criado para o atendimento ao cliente, sempre considerando a experiência do consumidor como um todo.

Por isso, como você vai ver mais adiante, não existe apenas uma, mas três dessas maravilhas brilhantes!

A avaliação dos estabelecimentos para que eles concorram ao reconhecimento é feita por inspetores especializados, que agem de forma anônima, conferindo inúmeros aspectos relacionados a tudo o que diz respeito ao lugar, além da qualidade dos alimentos, da habilidade do chef e até da precificação do cardápio – que precisa ser adequada àquilo que é oferecido.

Continue a leitura para conhecer tudo sobre o assunto.

Como surgiram as estrelas Michelin?

No início do século XX, os irmãos André e Édouard Michelin, donos de uma das marcas de pneus mais famosas do mundo até hoje queriam aumentar a venda dos pneus que eles produziam e, para isso, decidiram estimular as viagens de carro. Assim, eles criaram um guia de turismo com informações úteis, como mapas, dicas de mecânica e listas de hotéis e restaurantes.

As estrelas, por sua vez, entraram em cena em 1926, para destacar estabelecimentos de excelência gastronômica e identificar locais aos quais valia a pena uma visita durante a tal viagem de carro.

O sistema evoluiu com o tempo e passou a refletir diferentes níveis de qualidade, ao ponto de estimular o motorista a desviar de seu trajeto para conhecer os locais mais excepcionais!

Atualmente, as estrelas são divulgadas no chamado “Guia Michelin”, publicado todos os anos pela própria fabricante de pneus.

E veja que curioso: até os próprios restaurantes que as recebem só ficam sabendo da novidade quando o guia é publicado! Por isso, o processo de avaliação é amplamente reconhecido e considerado tão imparcial – e também por isso o reconhecimento tem ainda mais significado.

A estrela Michelin é um símbolo de prestígio; um reconhecimento respeitado globalmente que endossa a qualidade da experiência (food experience) oferecida pelos estabelecimentos contemplados, se consagrando como algo muito valioso tanto para restaurantes já renomados quanto para os que ainda lutam por um espaço no foodservice.

E qual o máximo de estrelas Michelin que um restaurante pode receber?

Diferentemente da classificação de hotéis do Guia Michelin, que podem chegar a ter cinco estrelas, o máximo de brilhantes atribuídas aos restaurantes são três.

Dá para resumir a classificação do jeitinho que você vê abaixo!

Ilustração orientando como é a classificação de estrelas Michelin: 1 estrela, cozinha muito boa, uma parada que vale a pena; 2 estrelas, cozinha excelente, merece até um desvio; 3 estrelas, cozinha excepcional, justifica uma vagem só para conhecer.

Outros restaurantes que aparecem na mesma publicação, mas sem estrelas Michelin, também têm tudo para serem deliciosos, como os considerados “Bib Gourmand” e aqueles que levam o título de “Prato Michelin”.

Tanto uns quanto os outros oferecem comida de qualidade a um preço justo, mas não se enquadram nos requisitos para serem estrelados (no sentido quase literal da palavra).

Vários – de todas as categorias – podem ser encontrados no Brasil, você sabia?

7 restaurantes com estrelas Michelin no Brasil

Existem alguns restaurantes e chefs brasileiros qualificados oficialmente com estrelas Michelin. Todos ficam no eixo Rio-São Paulo. Confira a lista!

Ilustração sobre restaurantes com mais estrelas Michelin no Brasil: 1 Cipriani; 1 Lasai; 1 Mee; 2 Oro; 2 Otoque; 2 D.O.M.; 2 Tuju;

Cabe lembrar que a avaliação é anônima e feita anualmente, por isso, o Guia Michelin é atualizado com frequência, e tanto podem surgir novos integrantes na lista de contemplados quanto integrantes que pertencem à lista podem ser removidos por não manterem o alto padrão exigido para continuarem classificados.

Depois de observar a imagem acima, você talvez esteja se perguntando sobre a renomada chef argentina Paola Carosella e por que ela não tem estrela Michelin! A título de informação, seu restaurante “Arturito”, em São Paulo, carrega o título de “Bib Gourmand” concedido pelo guia da empresa francesa, mas não entrou no ranking dos estrelados até hoje.

A notória jurada do programa “Masterchef Brasil” até já chegou a comentar, em entrevistas, que não se preocupa com as estrelas porque valoriza a cozinha com pratos criativos e de alta qualidade, mas prefere que seus preparos sejam acessíveis e, por isso, o alto padrão e o refinamento exigidos nas avaliações anônimas do guia acabam ficando em segundo plano.

Ainda assim, o destaque concedido a ela só pelo fato de constar dentre os estabelecimentos avaliados por uma das maiores referências do mundo certamente ajuda na divulgação online do restaurante e, principalmente, no boca a boca!

Gostou das informações que encontrou neste artigo? Compartilhe com outros curiosos gastronômicos como você ou coloque o assunto à mesa na próxima vez que se encontrarem. Com certeza, a conversa vai render.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais