8 dicas para fazer um cardápio de restaurante vegano delicioso

Seja porque você perdeu vendas pela ausência de opções ou para abrir um estabelecimento 100% voltado para a alimentação à base de plantas, este artigo vai lhe ajudar na elaboração completa de um cardápio para restaurante vegano. Leia agora!

Compartilhe

Duas fatias de pão integral com abacate e cogumelos, as fatias de pão estão sobre uma tábua de madeira em cima de uma mesa de madeira

Para abrir um restaurante 100% vegano ou inserir opções à base de plantas no cardápio, primeiro, tire dúvidas sobre o tema e estude o público-alvo, depois, pense em pratos legais que atendam essa demanda e torne o seu cardápio vegano inegavelmente delicioso.

Disponibilizar opções à base de plantas no restaurante – mesmo que o negócio não seja inteiramente focado no público vegano – é uma forma de chamar mais gente para o estabelecimento e ainda atender a diversos públicos simultaneamente, como é o caso de pessoas intolerantes à lactose.

E aí, cansado(a) de ficar envergonhado(a) toda vez que um cliente pergunta quais são as opções veganas disponíveis no seu menu? Nada de responder que “tem frango”, viu?! Descubra, agora mesmo, como estruturar um cardápio vegano para restaurante que vende, é saboroso e, ainda por cima, nutritivo!

Como montar um cardápio de restaurante vegano? 8 melhores dicas para acertar de primeira

Tirar dúvidas, estudar o público-alvo, descrever os itens de cada prato, oferecer opções veganas de pratos tradicionais, usar a sazonalidade ao seu favor, fugir do óbvio e cuidar da apresentação das receitas são as dicas que separam você de um cardápio vegano delicioso.

Vem descobrir como colocá-las em prática!

1. Tire dúvidas sobre o tema – veganos e vegetarianos são públicos diferentes, tá?

Veganos e vegetarianos são públicos diferentes, com dietas e princípios semelhantes, mas restrições de níveis distintos e, por mais que muita gente já saiba disso, é melhor você tirar as dúvidas sobre o assunto antes de pular para qualquer outra etapa.

Para entender melhor o seu público, tenha em mente que o veganismo é um estilo de vida, em que nenhum produto de origem animal é consumido e nenhuma prática de exploração animal é tolerada, a exemplo até mesmo do uso de cosméticos testados em animais ou roupas de couro, ou seja, o lifestyle vai além das refeições.

Já os vegetarianos restringem seu posicionamento à alimentação, sem consumir carnes e embutidos de nenhum tipo, embora, em algumas categorias de vegetarianismo, como é o caso do ovolactovegetarianismo, o consumo de leite e ovo aconteça de forma normal.

Especificamente para o público vegano, nada de colocar leite, ovo, manteiga, gordura animal, gelatina ou mel em suas receitas, viu? Todos os ingredientes devem ser de origem vegetal e, de preferência, preparados em/com utensílios diferentes. Seja responsável com sua escolha!

2. Estude o seu público-alvo – e quais são as preferências de clientes veganos

Quer montar um cardápio à base de plantas? Não o faça de qualquer jeito ou só para ganhar visibilidade dentro da comunidade vegana! De nada adianta fazer um menu delicioso e nutritivo se você não vender o que tem nele, por isso, leve em consideração as preferências do seu público-alvo.

Uma forma de conhecer o seu mais a fundo é realizando uma pesquisa de mercado para restaurantes ou, quem sabe, contratando uma agência que possa desenvolver esse estudo por você.

Não pode investir muito no momento? Sem problemas, faça pesquisas e enquetes nas redes sociais, peça avaliações ou mesmo monte uma degustação e peça o feedback do público presente! Assim, mesmo com poucos recursos, você pode chegar ao melhor cardápio vegano da sua região.

3. Descreva todos os ingredientes de cada prato – transparência traz confiança!

Pessoas veganas podem ser mais resistentes para consumir um alimento sem saber exatamente o que vai na receita, então, seja transparente e proativo(a) nesse ponto: isso trará mais credibilidade para o seu negócio e economizará tempo da sua equipe.

De outro modo, quem estiver no atendimento será acionado de pouco em pouco tempo para tirar dúvidas sobre os ingredientes e assegurar que o pedido não possui nenhum produto de origem animal.

Capriche na descrição de seus pratos e acalme o coração de seus clientes veganos. Usar boas fotos no seu menu pode ser um diferencial nessas horas também!

4. Ofereça opções veganas de pratos tradicionais – se achar uma boa ideia

Disponibilize opções veganas de pratos tradicionais, expandindo seu cardápio em vez de limitá-lo, principalmente se você já estiver com o restaurante aberto, funcionando e adequado ao público não vegano.

Deixe de lado conceitos ultrapassados de que veganos só comem salada e surpreenda-os com a especialidade da casa!

Substitua os ingredientes tradicionais listados abaixo pelas alternativas apresentadas e amplie seu cardápio sem estresse.

  • Leite de vaca: pode ser substituído por leite vegetal, como o de aveia, soja, coco, castanha e amêndoa.
  • Manteiga: pode ser trocada por óleo de soja, milho, girassol ou por manteiga de coco ou ghee, azeite e até mesmo margarina vegetal.
  • Ovo: dá para trocá-lo por tofu temperado, gel de linhaça, chia ou banana madura, por exemplo.
  • Carne: a proteína texturizada de soja é a opção mais comum para substituir a carne, mas você também pode usar grão-de-bico, palmito, cenoura etc.
  • Produtos industrializados: alguns condimentos e ingredientes mais processados estão disponíveis também nas versões veganas, como maionese, hambúrguer, linguiça de soja e faláfel. Outra alternativa é fazer os seus e transformá-los em “especiais da casa”!

Apenas lembre-se de experimentar e aperfeiçoar suas receitas antes de disponibilizá-las ao público.

5. Fique de olho na sazonalidade dos legumes, verduras e frutas – os produtos devem ser frescos

Uma comida deliciosa deve parecer deliciosa e vice-versa, e sabe o que pode impactar diretamente no sabor e aparência dos seus pratos? Produtos frescos!

Ficar de olho na sazonalidade de legumes, verduras e frutas ou até mesmo montar um cardápio sazonal para cada época do ano pode ser uma solução inteligente para não servir morangos ácidos e abacates sem gosto ao cliente. Além disso, insumos “da época” são mais baratos, beneficiando também seu bolso.

Veja algumas dicas de itens sazonais para explorar em cada estação do ano!

  • Primavera: morango, uva, abacaxi, manga, kiwi, aspargos, ervilha, abobrinha, beterraba e cenoura.
  • Verão: melancia, melão, abacate, caju, ameixa, tomate, pepino, pimentão, milho e berinjela.
  • Outono: maçã, pera, caqui, figo, amora, abóbora, abobrinha, cenoura, batata-doce e espinafre.
  • Inverno: laranja, tangerina, bergamota, kiwi, banana, couve, alho-poró, brócolis, couve-flor e batata.

Respeite o ciclo da natureza e, se puder, monte pratos veganos que também são orgânicos, optando por fornecedores que tenham a agricultura familiar e sustentável como base da sua produção!

6. Fuja do óbvio – sugerir um menu semanal é uma forma de testar novos pratos

Opções de saladas, sucos, porções de batata, anéis de cebola e aipim frito podem e devem fazer parte do seu cardápio, mas será que é só isso que uma pessoa vegana procura? Será que todo o nicho gosta de vegetais preparados do modo tradicional? Fuja do estereótipo e crie pratos interessantes!

Experimente oferecer um choripan com pão de fermentação natural e linguiça vegana bem temperada ou um bowl de verduras, legumes, quinoa, tofu e hummus. Aliás, as sugestões do seu cardápio precisam ser nutritivas também.

7. Atente-se à apresentação do cardápio – imagem, descrição e tipo importam

O jeito como você apresenta o seu cardápio tem um grande peso na forma como seu público consome ou no quanto ele consome, por isso, invista em imagens e descrições de cardápio atrativas e, depois, decida se você deseja expô-las à moda antiga ou em um dispositivo moderno e intuitivo, totalmente digital.

Nesse caso, seria o papel a melhor alternativa para dispor seus produtos? Será que um estilo de vida vegano combina com um cardápio como o tradicional? Será que o cardápio digital não é uma escolha mais coerente e sustentável? Busque respostas para essas questões. Fale a língua de seus clientes!

8. Pense como um chef da alta gastronomia – para isso, não é necessário ter estrelas Michelin ou nada do tipo

É comum encontrar, principalmente em cardápios de alta gastronomia para restaurante vegano, um menu semanal, com entrada, prato principal e sobremesa, e o mais legal é que, nesse formato, você pode até testar novas receitas, principalmente se usar a tecnologia como sua aliada na hora de apresentar os produtos aos clientes.

Os pratos com maior aceite podem se tornar carros-chefe do restaurante, então, não adie nem mais um instante a realização de testes e as degustações, mesmo que elas aconteçam de você para você mesmo(a) e só!

A ideia, aqui, é pensar como um chef da alta gastronomia e, portanto, priorizar o sabor, as texturas, a entrega e a experiência do consumidor, independentemente do tipo de alimentação.

Para ajudar, abaixo, você confere uma sugestão do que servir e, em seguida, ilustrações de como podem ficar os seus menus nas versões tradicional e digital.

O que servir em um restaurante vegano?

Entrada, prato principal e sobremesa não podem faltar em um restaurante vegano. Pense assim: independentemente da dieta, um cliente deve sair de seu restaurante satisfeito.

A tabela adiante traz sugestões.

  Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
Entrada Bowl de folhas com homus ou tahine Salgadinho de grão-de-bico (feito no forno ou em fritadeira sem óleo) Chips de batata-doce Espetinho com vegetais assados (milho, cebola, abobrinha, tomate-cereja) e tofu Palitos de cenoura assados com molho de hummus ou tahine Mix de legumes braseados Mini tábua vegana, com homus, faláfel, cenoura em tiras e castanhas
Prato principal Prato-feito vegano Couve-flor gratinada com maionese vegana Moqueca de banana-da-terra Strogonoff de cogumelo, palmito ou tofu Berinjela recheada com cogumelos e quinoa Hambúrguer vegano Choripan vegano
Sobremesa Sorbet de manga Tortinha de pêssego Açaí na tigela Sorbet de maracujá Brigadeiro de inhame Fruta caramelizada no espeto Pudim de tapioca
 

Selecione as opções que mais conversam com o seu tipo de serviço. Depois, explore as sugestões e crie combinações novas que possam ser atrativas para o seu público-alvo.

Exemplos de cardápio de restaurante vegano para você se inspirar

Exemplo de um cardápio vegano da semana, na segunda-feira entrada de bowl de folhas com tahine, principal prato-feito vegano, sobremesa sorbet de manga; Terça, entrada salgadinho de grão-de-bico, principal couve-flor gratinada, sobremesa tortinha de pêssego; Quarta, entrada chips de batata-doce, principal moqueca de banana-da-terra, sobremesa açaí; Quinta, entrada espetinho com vegetais assados e tofu, principal strogonoff de cogumelos, sobremesa sorbet de maracujá; Sexta,p entrada palitinhos de cenoura com tahine, principal berinjela recheada de cogumelos, sobremesa brigadeiro de inhame; Sábado, entrada mix de legumes braseados, principal hambúrguer vegano, Sobremesa fruta no espeto; Domingo, entrada mini tábua vegana, principal choripan vegano, sobremesa pudim de tapioca

Tablet com cardápio digital abrahão, fundo da imagem vermelho

Como apresentar pratos veganos no cardápio?

Você pode criar uma categoria específica se já tiver um menu pronto com pratos tradicionais, sinalizar na descrição que o item é 100% vegetal ou adicionar símbolos que indiquem isso, como a letra V ou a imagem de uma plantinha. Caso o seu cardápio seja totalmente vegano, pense também nas cores, fontes e fotos para que elas conversem com a proposta da dieta e do estabelecimento.

Nesse ponto, um cardápio digital também pode ajudar, pois conta com layouts e temas diferenciados e lhe dá a possibilidade de personalização, ideal para você incluir e retirar novos produtos sem gastar com impressões e testar formas distintas de apresentação.

Você também pode usar como base a resposta trazida para a próxima pergunta. Sirva-se!

Quais os melhores pratos veganos para restaurante?

Os melhores pratos veganos para restaurante são o faláfel, o espetinho vegano, o mix de verduras, os legumes com proteína vegetal, a bruschetta, o risoto de alho-poró feito com manteiga ghee e queijo vegano, a moqueca de banana-da-terra e os legumes braseados com molho de tahine.

Aqui está uma lista com quase duas dezenas de sugestões para você preparar.

  1. Choripan com linguiça vegetal
  2. Tofu assado ou grelhado
  3. Tábua com tiras de legumes, fritas e frutas secas
  4. Berinjela ou abobrinha recheada
  5. Macarrão de espinafre com molho de tomate e queijo de caju ralado
  6. Salgadinho de grão-de-bico
  7. Creme de moranga com leite de coco e sementes de girassol
  8. Strogonoff de palmito
  9. Lasanha de abobrinha com creme de castanha de caju
  10. Ravioli com recheio de berinjela
  11. Nuggets de legumes fritos
  12. Bolinho de feijão fradinho com ora-pro-nóbis
  13. Focaccia com tomate seco
  14. Sorvete de maracujá com banana congelada
  15. Mousse com chocolate e leite vegetal
  16. Sopa de lentilha
  17. Chips de batata-doce

Você ainda pode contar com marcas vegetais renomadas no mercado, como a Fazenda do Futuro, NoMoo, Nude e Vida Veg para facilitar suas receitas, aumentar o número de pratos e potencializar o sabor do seu cardápio de restaurante vegano. Mãos à obra!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais