Finger foods: o que são e como servir em restaurante

Finger foods são uma opção ótima e diferente para trazer mais praticidade, variedade e novidade ao serviço do seu restaurante. Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber para implementar a alternativa por aí!

Compartilhe

Três canapés em forma de estrela sobrepostos em um prato cinza

As finger foods são iguarias de origem francesa e, originalmente, recebem o nome de “Hors D’oeuvre”, que, traduzido, significa “aperitivo”. Elas representam alimentos pequenos e muito apetitosos, que podem ser servidos em porções ou individualmente pelos garçons de um restaurante.

E, embora tenham nascido em terras europeias, corre por aí o boato de que as finger foods viraram uma tendência mundial quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir pratos menores e que pudessem ser consumidos sem que ela borrasse o seu batom. Sabia dessa?

Quer trazer a modalidade para o seu estabelecimento também? Então, segue na leitura para descobrir tudo sobre o tema e entender como as receitas em miniatura podem agregar mais lucro para o seu restaurante!

O que é e qual o significado de finger food?

“Finger food” é uma expressão em inglês que significa “comida de dedo”, o que remete a refeições que são pequenininhas e podem ser ingeridas em poucas mordidas, sem a necessidade de pratos e, muitas vezes, sequer de talheres.

Quase qualquer receita pode ser transformada em uma finger food – até mesmo aqueles aperitivos servidos em cumbucas –, desde que respeitem o critério do serviço em pequenas quantidades e da possibilidade de consumo em segundos.

É verdade que a ideia surgiu como algo mais sofisticado, mas ela tem sido “gourmetizada” e adaptada para todos os tipos de estabelecimentos.

Alguns exemplos de alimentos que passaram por essa modificação são os canapés, as saladas, os escondidinhos, as empadinhas, os dadinhos de tapioca, as mini coxinhas, os mousses, os espetinhos e os mini cupcakes que, inclusive, viraram ótimas ideias de finger food para oferecer em restaurantes.

Só vale se atentar à qualidade e padronização da apresentação quando disponibilizar os petiscos.

Como servir finger food?

As finger foods devem ser servidas pelos garçons individualmente e em porções menores para todos os convidados, seja em um restaurante ou em um evento.

Nesse segundo caso, geralmente, os garçons andam com bandejas cheias de uma mesma opção de aperitivo, entregando-a para cada pessoa que está presente no recinto.

Outra ótima opção se você quiser manter o ar moderno, mas ainda com aquele charme que só o seu estabelecimento tem, é contar com um cardápio digital para que os clientes possam pedir a quantidade e a variedade que quiserem dessas delícias, a qualquer momento durante a sua refeição.

Decida o formato de acordo com o local e os frequentadores, acima de tudo.

Quando servir finger food?

No salão de um restaurante, você pode servir as finger foods como entradas para as refeições ou como cortesia para os clientes quando eles estiverem esperando por uma mesa. Agora, se o seu negócio for responsável pelo catering de algum evento, os aperitivos devem ser oferecidos aos convidados o tempo todo ou dentro do período determinado em contrato.

Disponibilizar finger foods sempre trará um diferencial para o local e ajudará a manter a satisfação da clientela em alta, o que vale também para aqueles interessados em consumir no restaurante enquanto esperam.

Já para quem fornece esse serviço em evento, a expectativa é de que a modalidade aumente ainda mais as fontes de renda do negócio por ser fácil de produzir e preparar, exigir menor número de pessoas contratadas para servir e ainda agradar quem quer que os convidados aproveitem a festa em vez de enfrentar uma longa fila para se servir na hora da refeição.

Agora, está na hora de dar uma olhadinha em como preparar essas delícias da melhor maneira possível. Segue na leitura!

Como fazer finger foods de qualidade? 6 dicas de especialistas para acertar em cheio!

Para fazer finger foods de qualidade, você precisa completar o checklist elencado abaixo.

  1. Tenha um bom controle de estoque para garantir que os alimentos estejam sempre frescos.
  2. Capriche na apresentação das receitas, mesmo que elas sejam bem pequenas em tamanho.
  3. Antecipe a preparação das refeições ao máximo, fazendo pelo menos o seu mise en place algumas horas antes de começar o serviço.
  4. Armazene os petiscos de forma adequada e, ao mesmo tempo, certifique-se de que os alimentos estejam na temperatura ideal para consumo quando chegar a hora de servi-los.
  5. Teste todas as receitas antes de oferecê-las, do contrário, as chances de receber um feedback negativo da clientela serão muito maiores.
  6. Atenção à escolha das louças! A depender do formato e da cor, elas podem prejudicar a apresentação do seu aperitivo em vez de torná-lo completamente diferente de qualquer outro.

E aqui vai uma dica bônus: experimente montar um cardápio exclusivo com finger foods para que os clientes possam ter uma visão geral sobre essa novidade no seu restaurante.

Como montar um cardápio com finger foods que venda bem?

Defina as quantidades que serão oferecidas, padronize as porções, escolha os tipos e as opções de finger food que estarão disponíveis, não tenha medo de inovar e prepare a sua equipe para fazer o melhor trabalho possível na cozinha e no atendimento.

Veja, em resumo, como seguir cada um desses passos com maestria para aumentar seus lucros!

Defina as quantidades

Se você estiver oferecendo esse serviço para algum evento, o ideal é definir a quantidade a ser produzida baseada no número de convidados confirmados. Agora, se estiver oferecendo finger foods no seu próprio salão, a quantidade vai depender da demanda de pedidos feitos.

Isso acaba tornando o processo um pouco mais fácil e reduzindo as chances de desperdício se as alternativas forem armazenadas congeladas e fáceis de descongelar e preparar na hora, em todo o caso, avalie as métricas conforme implementar o formato e vá administrando seus insumos e estoque cada vez melhor.

Padronize as porções

As finger foods precisam seguir um padrão no tamanho e na apresentação, garantindo que todos possam comer bem e que você tenha seu lucro devidamente calculado.

Para ajudar nessa missão, faça uma ficha técnica para cada aperitivo que contenha as quantidades de cada ingrediente usado no preparo da receita e todos os detalhes do processo de produção.

Escolha os tipos e as opções de finger foods

Equilíbrio de sabores e variedade de texturas são os principais fatores a serem analisados nesta etapa. Crie um menu pensando em toda a experiência que você quer que seu cliente tenha no momento em que apreciar os petiscos.

Algumas boas ideias de finger food salgadas e doces incluem:

  • chips de batata baroa;
  • mini batata assada recheada;
  • bruschetta;
  • bolinho de arroz;
  • mini brownie de chocolate; e
  • espetinho de frutas com chocolate.

Aproveite a lista acima para adaptar as receitas com outros molhos, acompanhamentos ou mesmo juntá-las. Vai que sai uma combinação exclusiva por aí!

Não tenha medo de inovar

As finger foods são o formato ideal para testar novas possibilidades e sabores no seu negócio. Se as versões em miniatura de um prato fizerem sucesso, você pode até estudar a viabilidade de colocar a receita em tamanho maior no seu menu.

Sempre quis fazer uma mistura entre salmão e servir em algum biscoitinho ou testar um tartine – sanduíche aberto – com uma pasta diferente e talvez até alguma fruta, como banana ou manga? Comece experimentando-os nas finger foods!

Prepare a sua equipe

Desde os cozinheiros até os garçons, todos precisam trabalhar em sincronia, por isso, volte ao passo da ficha técnica e garanta que toda a sua brigada de cozinha e salão conheçam o procedimento para produzir cada receita e para apresentá-la corretamente às pessoas.

Não esqueça também de treinar os garçons para que eles sejam capazes de orientar a clientela sobre o formato de consumo, se necessário.

Pronto! Você já tem em mãos tudo o que precisa saber sobre como preparar e oferecer uma jornada de sabores em pequenas porções para seus clientes. Depois, manda uma foto no perfil @abrahaoapp no Instagram para mostrar como ficou!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais