5 custos que você pode reduzir com o cardápio digital

Potencialize seus resultados com um cardápio digital para reduzir custos e melhorar a experiência do consumidor. Descubra como implementar essa solução inteligente de forma correta e sem jogar dinheiro fora!

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Garçonete utilizando cardápio digital em tablet

Quem tem planos de implementar um cardápio digital para reduzir custos em um food service precisa escolher alternativas que estejam entre as melhores do mercado e treinar garçons e garçonetes para trabalharem contando com a tecnologia como aliada.

Um bom menu digital traz benefícios em diversos aspectos e sua aplicação correta representa economia garantida desde a eliminação dos gastos com papel e impressão até a redução de custos com pessoal, pela automatização eficiente do atendimento e do pagamento.

Quando desenvolvido a partir de softwares mais recentes, que usam inteligência artificial de mesa, o cardápio – em tablet ou QR Code – vira um instrumento poderoso também para prever comportamentos de compra, reduzir desperdícios e erros de comunicação e contribuir com uma gestão de estoque mais eficiente.

E como a busca pela eficiência operacional é uma constante no setor de food service, além de um dos maiores focos de qualquer gestor preocupado com o sucesso do seu empreendimento, nada melhor do que investir em inovação!

Quer entender melhor como essa ferramenta pode ajudar você a atingir seus objetivos? Continue com a leitura.

Qual a importância de reduzir custos no restaurante?

Custos excessivos prejudicam a lucratividade e dificultam investimentos futuros, como a expansão do empreendimento, e reduzi-los não precisa significar uma piora no atendimento ou na qualidade dos pratos. Investir em estratégias para manter os gastos sob controle é essencial para enfrentar os desafios que surgem em um mercado altamente competitivo.

Uma gestão financeira eficaz não apenas assegura a estabilidade do negócio, como também cria oportunidades de melhorias e envolve estratégias como programas de fidelidade, treinamento de equipe e implementação de inovações tecnológicas.

Visar a digitalização dos processos e a criação de um ambiente tech no seu restaurante faz parte disso e é, atualmente, um dos passos mais importantes para você atingir suas metas por aí!

Nesse momento, entra um recurso que está cada vez mais em alta nos mais variados tipos de food service pelo mundo: o cardápio digital.

Como o cardápio digital ajuda a reduzir custos?

A redução de custos a partir da inovação para restaurantes é surpreendente! Para começar, o cardápio digital elimina gastos recorrentes com impressões e atualizações de menus físicos, além disso, sua capacidade de receber pedidos online e pagamentos digitais também reduz a necessidade de pessoal extra – geralmente freelancers – em dias mais movimentados.

Mas a implementação de um cardápio digital vai além de apenas substituir os menus tradicionais em papel.

Menus com inteligência de mesa, programados para impressionar o consumidor e facilitar os processos dentro dos bares e restaurantes, também oferecem a possibilidade de uma análise de dados facilitada para os gestores.

Assim, geram relatórios mais precisos que contribuem com tomadas de decisão e levam a uma economia substancial em várias áreas, impactando até mesmo em um controle de estoque mais eficiente, reduzindo o desperdício de alimentos e minimizando custos operacionais.

5 custos que você pode reduzir com o cardápio digital

Os cortes ou as economias apresentadas a seguir também funcionam como cinco argumentos para você adotar um cardápio digital agora mesmo!

  1. Custos com impressão e atualização de menus físicos: a eliminação dos custos recorrentes de impressão de cardápios físicos, por si só, já resulta em economias significativas.
  2. Custos com mão de obra extra: com a opção de pedidos e pagamentos digitais, a necessidade de pessoal extra para tirar pedidos e processar pagamentos em dias mais movimentados pode ser reduzida.
  3. Dinheiro gasto com alimentos desperdiçados: a inteligência artificial dos melhores menus em tablet, por exemplo, permite aos gestores prever as demandas de ingredientes e evitar excesso de produção e desperdício de alimentos.
  4. Erros de pedido que pesam na hora de fechar o caixa: a comunicação direta entre cardápio digital e cozinha permite que o pedido feito pelo cliente seja enviado, sem intermediários, a quem vai prepará-lo. Isso reduz erros e retrabalhos, economizando tempo e ingredientes.
  5. Redução de horas extras desnecessárias: o menu digital permite que seus colaboradores tenham mais tempo para focar em atividades estratégicas, deixando os pedidos por conta da tecnologia e reduzindo o tempo extra despendido para desenvolver tarefas operacionais.

A automação de processos, enfim, além de minimizar erros humanos e otimizar o aproveitamento dos insumos, permite aos gestores pagarem menos pela execução de processos que podem ser feitos pela tecnologia e direcionarem seus colaboradores mais valiosos para atuações mais estratégicas.

Explore todos esses e outros benefícios de forma mais detalhada logo abaixo.

Todos os benefícios e as vantagens do cardápio digital para você investir sem medo

Implementar um cardápio digital é, comprovadamente, sinônimo de agilidade e de uma gestão mais inteligente tanto dos recursos quanto das estratégias de marketing e vendas de um restaurante.

A tecnologia também garante níveis cada vez mais altos de satisfação do seu cliente. Quer ver como isso funciona na prática e como o cardápio digital ajuda restaurantes a venderem mais?

Autoatendimento e agilidade

A adoção de um cardápio digital permite que os pedidos sejam feitos diretamente através de dispositivos eletrônicos como tablets, instalados no próprio food service, ou smartphones dos clientes.

Isso acelera o processo de atendimento, reduz o tempo de espera e aumenta índices de satisfação.

Além de dar maior velocidade ao pedido, um cardápio digital com autoatendimento agiliza a rotatividade de mesas, resultando em um maior número de consumidores passando pelo estabelecimento ao longo do dia e maximizando o retorno por espaço útil.

Feedback instantâneo

Os cardápios digitais ainda oferecem a vantagem, para o restaurante, de coletar feedbacks instantâneos dos clientes, inclusive sem exigir que eles se identifiquem.

As avaliações e os comentários deixados através do menu inteligente podem ser utilizados pelos gestores para melhorar a qualidade dos pratos, o atendimento e a experiência como um todo.

Aliás, lembre-se de que nenhum feedback deve ser ignorado! A capacidade de resposta rápida às opiniões deixadas pela freguesia demonstra o comprometimento do restaurante em atender às expectativas do público e aumenta as chances de retenção.

E, como manter um freguês por perto é até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo, os custos com captação também acabam reduzidos no processo.

Promoções direcionadas

Com a inteligência artificial (IA) de mesa fazendo funcionar os melhores menus digitais do mercado e analisando os dados de cada um dos pedidos do seu restaurante, você consegue segmentar o seu público-alvo com base nas preferências de cada um.

Esse fator permite a criação de promoções direcionadas, aumentando a probabilidade de os clientes escolherem itens mais lucrativos.

As promoções personalizadas incentivam o aumento do ticket médio e impulsionam os resultados por mesa mesmo em estabelecimentos que têm espaço físico limitado!

Gestão de estoque inteligente

A IA integrada aos cardápios digitais também possibilita uma gestão de inventário mais inteligente, como você viu anteriormente neste artigo.

O monitoramento em tempo real dos níveis de cada insumo em estoque ajuda a evitar a falta de itens essenciais e a perda de alimentos perecíveis, uma otimização que contribui diretamente para a redução de custos operacionais e melhores tomadas de decisão.

E elas não param, não apenas no que diz respeito à redução de custos!

A capacidade de aumentar as vendas de forma inteligente também entra como uma das funções mais atrativas dos recursos tecnológicos que merecem sua atenção.

Como aumentar suas vendas com cardápio digital?

Aumentar as vendas não se trata apenas de oferecer mais opções, mas sim de compreender as preferências e os comportamentos dos consumidores, e é nesse momento que a inteligência de mesa encontrada principalmente em cardápios no tablet entra em cena, preenchendo a lacuna entre os desejos dos clientes e suas escolhas.

Um cardápio digital com IA consegue prever tendências e comportamentos, ajudando o gestor a criar estratégias de venda mais eficazes e permitindo a realização de promoções ou a oferta de combos em tempo real, em determinados dias e horários, se for o caso.

Sem contar que ele permite personalizar o que será apresentado para cada pessoa!

A capacidade de previsão oferecida pela IA torna as promoções mais direcionadas e os esforços de marketing mais eficazes. Isso resulta em um aumento das vendas e do ticket médio da casa, contribuindo diretamente para a lucratividade no final de cada dia, do mês e do ano.

Basta avaliar as alternativas disponíveis no mercado e escolher a tecnologia corretamente.

3 tipos de cardápio digital disponíveis no mercado hoje em dia

São três os principais recursos comercializados e implementados por marcas de confiança nos dias de hoje. Dá uma olhada!

1.  Cardápios por QR Code

Acessados através da câmera do celular dos próprios clientes, que faz a leitura de um código parecido com o de barras, os cardápios em QR Code são uma opção flexível e que não exige a instalação de aplicativos específicos, apenas internet.

2.  Cardápios em tablet

São desenvolvidos em aplicativos ou sites abertos em tablets instalados nas mesas e balcões do food service e oferecem uma experiência mais personalizada e direta, podendo combinar recursos adicionais, como programas de fidelidade e promoções exclusivas.

3.  Totens de autoatendimento

São terminais instalados fisicamente no espaço do food service, muito usados em restaurantes do tipo fast food, que permitem que os clientes façam pedidos e efetuem pagamentos sem nenhuma interação com os atendentes.

Os mais avançados dos três formatos são, sem dúvida, aqueles que empregam a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA) para prever tendências de pedidos e comportamentos dos clientes e oferecer uma food experience aprimorada.

Qual o melhor cardápio digital e como acertar na escolha?

Para escolher o melhor cardápio digital para o seu restaurante, leve em conta os recursos oferecidos por cada uma das soluções disponíveis no mercado e a compatibilidade com as necessidades do seu estabelecimento e os interesses dos seus fregueses.

Os modelos que agregam mais recursos, via de regra, representam os melhores investimentos.

Avalie também se o cardápio digital selecionado se integra com outras plataformas usadas no seu food service e busque por:

  • integração de pagamentos;
  • personalização;
  • facilidade para pedidos online ou através de app de delivery;
  • análise de dados completa e envio de relatórios;
  • adicional de sistema de gestão de filas;
  • gestão de estoque facilitada;
  • suporte técnico especializado por parte de quem implementa;
  • instalação e manutenção inclusas; e
  • treinamento para você e seus colaboradores.

Tudo no mesmo pacote!

Pondere, ainda, a capacidade de a inovação se adaptar ao crescimento do seu restaurante e às tendências, sem ficar obsoleta. Um cardápio digital não se trata apenas de uma ferramenta de curto prazo, mas de um investimento estratégico para o futuro do seu empreendimento.

A implementação de um cardápio moderno para reduzir custos é mais do que uma simples atualização de um restaurante e pode ser considerada parte da adequação de gestores e equipes às demandas do mercado e ao gosto dos clientes.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual alternativa implementar, revise, mais uma vez, suas metas, necessidades e seu orçamento e leia outro artigo do blog Abrahão explicando tudo o que você precisa saber sobre cardápios digitais.

Tome a sua decisão com cautela para posicionar seu empreendimento rumo a um futuro ainda mais promissor e altamente rentável!

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