6 situações que indicam que é hora de atualizar o cardápio

O cardápio de um restaurante, assim como a fachada do estabelecimento, funciona como porta de entrada para a fidelização e atração de novos clientes. Por isso, saber quando atualizá-lo deve ser uma das suas prioridades.

Compartilhe

Atualizar cardápio do restaurante

O cardápio pode parecer algo simples e, por isso, costuma ser deixado para depois pelos restaurantes. Tem-se a crença de que se a comida é boa, pouco importa o resto. No entanto, na prática, as coisas não são bem assim.

O cardápio de um restaurante é uma das peças-chave para a permanência de um cliente no estabelecimento.

Quem aí não viu, com tristeza, um cliente sentar no restaurante, folhear o cardápio, levantar e ir embora? Isso acontece por muitos motivos, um deles é a desatualização do menu do casa. Por isso, o cardápio deve ser reavaliado frequentemente.

Quando devo atualizar o cardápio do restaurante?

Ficou ansioso só de pensar que isso possa estar acontecendo com o seu restaurante? Calma, selecionamos os principais momentos em que você deve repaginar o cardápio do seu estabelecimento. Veja:

1.  Quando um novo prato começar a ser servido em seu restaurante

Sabe aquela receitinha de família que você resolveu disponibilizar em seu restaurante? Pois é, ela precisa ser incluída no seu cardápio assim que começar a ser servida, certo?

2.  Quando algo que está sendo oferecido no cardápio não está disponível

Coloque-se no lugar de seu cliente, pois, provavelmente, você já passou por essa situação frustrante: demorar minutos para decidir o que realmente gostaria de jantar e, quando realiza o pedido, ouvir do garçom que o prato, infelizmente, não está sendo servido naquela noite.

Essa é uma situação desagradável que em curto, médio e longo prazo pode trazer problemas de credibilidade e fidelização para o seu restaurante. Evite-a atualizando o cardápio.

3.  Quando novas tendências gastronômicas entrarem no mercado

Atenção: não é qualquer novidade culinária que você deva incluir em seu cardápio, ok? É importante manter a coerência e não incorporar em seu restaurante qualquer comida da “moda”.

No entanto, se você gerenciar um restaurante italiano, por exemplo, é importante estar atento à culinária em questão e incluir o que há de novo no mercado. Proporcione aos seus clientes o que eles esperam.

4.  Quando precisar atualizar o cardápio de acordo com os pratos de mais sucesso

É bem provável que você saiba que há certas estratégias para elaboração de cardápios para restaurantes, não é mesmo?

Uma delas é atualizar o cardápio de acordo com os pratos mais vendidos e aprovados pelos seus clientes. Assim, será possível que eles continuem tendo sucesso e encontrá-los com mais facilidade pode ajudá-los a continuarem ocupando o topo.

5.  Quando tiver que atualizar a média de preços dos pratos e bebidas

De tempo em tempo é necessário atualizar a média dos preços de seus produtos e serviços. É natural que essa atualização aconteça, já que um restaurante sofre influência direta dos preços dos alimentos, por exemplo.

Por consequência, alguns ajustes têm de ser feitos na precificação dos pratos e bebidas. Nesse momento, é preciso rapidamente alterá-los no cardápio, portanto, a atualização deve ser realizada.

6.  Quando elementos do cardápio utilizado não atenderem mais às necessidades do local

Pode ser que, ao analisar o seu cardápio, você perceba que não é necessário continuar oferecendo no seu estabelecimento um prato que nunca sai.

Em situações como essas, a repaginação deve ser feita, pois é desperdício de espaço mantê-lo. Este lugar poderá ser ocupado por aquela receitinha que você sempre quis incluir no seu menu. Aproveite-o.

Além disso, o recomendado é atualizar o cardápio, no mínimo, duas vezes ao ano. No entanto, como apontado anteriormente, nem tudo está sob o nosso controle e alguns imprevistos podem acorrer. Nesses casos, será necessário despender uma atenção maior e colocar em ordem o seu.

Para providenciar essas atualizações e não estar à mercê da sorte, temos uma dica: da próxima vez que precisar atualizar as informações do seu menu, faça a transição do seu cardápio tradicional para um cardápio digital.

Assim ficará mais simples e prático fazer as mudanças necessárias, pois imagine que pavor ter que esperar a próxima leva de cardápios atualizados chegarem da gráfica. Desconfortável, não é?

Com o cardápio digital você ganha praticidade, tempo e autonomia e, de quebra, disponibiliza uma cara nova para uma das portas de entrada do seu restaurante.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais