Como começar a empreender na gastronomia? Passo a passo!

Para empreender na gastronomia e sentir o sabor do sucesso, não basta você fazer uma especialização ou entender só de gestão eficiente. É preciso saber da importância da experiência para os seus clientes e muito mais! Vem ver algumas ideias!

Compartilhe

Empreender na gastronomia

Para o gosto de empreender na gastronomia não ser amargo – seja com a venda de pizzas “basiconas” ou de uma complexa maniçoba, ensopado de mandioca parecido com uma feijoada (mas sem feijão) que chega a ficar 80 horas cozinhando –, você precisa planejar seus investimentos e fazer uma gestão eficiente.

Isso é o mínimo para seu negócio não acabar queimado!

E, mais do que servir boa comida, é preciso compreender que as pessoas têm fome de experiências marcantes. Mesmo que você vá investir fortemente em delivery, muita coisa que não está relacionada diretamente ao sabor dos alimentos também pesa bastante.

Sendo assim, prepare-se para conferir um cardápio de ideias de sucesso! É só continuar a leitura.

Qual a importância da gastronomia no Brasil?

A importância da gastronomia no Brasil está, principalmente, na sua versatilidade, consequência de uma rica diversidade cultural, mas o sucesso de quem empreende nesse nicho não trata apenas de uma grande oferta de pratos variados e, sim, do toque inovador e autêntico dado pelos restaurantes, mesmo ao que é mais tradicional.

Num país em que a mistura de culturas é parte essencial da história, nada mais natural do que uma cozinha temperada com os mais diferentes costumes e, consequentemente, nada mais esperado do que um empreendedor de food service acabar tendo papel bastante relevante na preservação de tradições tão ricas e diversificadas.

Considerada muito boa por turistas locais e estrangeiros, a gastronomia brasileira é o apelo de muitos destinos dentro do país, então, aqueles que conseguem transformar seu negócio em algo além da comida, criando experiências marcantes, não costumam “passar fome” de fregueses.

Quais tipos de gastronomia mais influenciam a culinária brasileira?

A diversidade cultural do Brasil se reflete na culinária e, por isso, comidas típicas do país englobam uma mistura de diferentes tipos de gastronomia, incluindo, principalmente, as com influências indígenas, africanas e europeias.

Às vezes, o caldeirão de influências é tão complexo que fica até difícil descobrir de onde vem uma receita original!

Às quartas e sábados, por exemplo, você pode até pensar que saboreia uma delícia criada por povos escravizados, mas muitos historiadores apontam inconsistências no folclore em torno da feijoada: pratos similares já existiam milhares de anos antes e os tais “restos” de porco (focinho, pé, orelha) eram, na verdade, iguarias consumidas já no século XIX.

Em resumo, a intensa presença de imigrantes na história do país acabou gerando uma gastronomia com “versões brasileiras” de algumas culinárias internacionais, como a japonesa, a árabe e a chinesa.

Aliás, garantir a identidade gastronômica de cada cultura – e especificamente da cultura que marca a identidade do seu restaurante –, preservando suas origens, sejam elas quais forem, é um dos papéis dos empreendedores de food services.

Qual é o papel do empreendedor na gastronomia?

O principal papel do empreendedor na gastronomia é criar experiências autênticas e marcantes para os fregueses do seu restaurante, só que, para fazer isso, não basta ter a faca e o queijo na mão: quem empreende também precisa de alguns ingredientes básicos para fazer o bolo crescer!

Abaixo, estão listadas algumas etapas obrigatórias da gestão de um food service.

  • Pesquisar o mercado e identificar a melhor oportunidade de negócio
  • Definir conceito, cardápio, público-alvo e localização do estabelecimento
  • Elaborar plano de negócio, orçamento e estratégia de marketing
  • Contratar, treinar e liderar uma equipe de profissionais qualificados
  • Garantir qualidade de produtos, serviços e atendimento ao cliente
  • Monitorar tendências, novidades e exigências do setor gastronômico
  • Buscar parcerias para o negócio com fornecedores e investidores
  • Avaliar resultados, feedbacks e indicadores de desempenho
  • Estar atento(a) às mudanças, desafios e oportunidades do mercado

Você até pode fazer uma ou outra substituição nas receitas desses processos, mas, sem manter alguns elementos essenciais, o resultado não vai sair como o esperado. Além disso, não custa reforçar: atenha-se a preservar as visões e os valores que a sua culinária defende.

Como ter sucesso na gastronomia?

A melhor forma de ter sucesso na gastronomia de forma duradoura é sentir paixão pela comida, mas não achar que seu empreendimento se resume a ela e compreender que saber o que agrada o paladar de seus clientes é essencial, mas saber tudo o que os desagrada talvez seja mais importante.

Imagine que seu negócio de entregas esteja em franco crescimento e que a jornada do seu cliente no delivery esteja sendo seguida a ponto de fazer os pedidos aumentarem absurdamente.

Cuidado para o pessoal não começar a se questionar se a comida vai demorar muito para chegar!

O tempo de espera excessivo pode fazer seu negócio passar do ponto, algo que vale também para quem está sentado à mesa de um restaurante e não pediu para comer em casa ou levar, e cabe a você tentar transformar esse período em uma experiência agradável.

A transformação de algo normal ou até de uma situação mais tensa em experiência vale para qualquer aspecto do seu empreendimento e servirá como fermento para o seu caixa. Tenha isso em mente desde a fase de planejamento até depois de abrir as portas.

Como começar a empreender na gastronomia? Anote 6 passos!

O primeiro passo para começar a empreender na gastronomia e conseguir sucesso sem salgar demais o caixa no fim do mês é definir que tipo de comida você quer oferecer aos seus clientes e estudá-la a fundo.

Depois, você vai precisar de um plano de negócios, de diferenciais, de parcerias e de muita divulgação.Veja!

1.  Identifique seu nicho e defina um conceito

Defina seu público-alvo e que tipo de experiência você pretende criar para atraí-lo, escolhendo não só a culinária específica do restaurante, mas a forma como vai oferecê-la.

Seu estabelecimento será casual, sofisticado ou temático? Os pratos, lanches ou afins serão personalizáveis, fixos ou sazonais? As pessoas serão servidas ou servirão a si mesmas? Pense em tudo que vai afetar – positiva e negativamente! – quem decidir se tornar freguês.

2.  Desenvolva um plano de negócios

Defina metas e estratégias para desenvolver seu empreendimento gastronômico. Isso inclui:

  • determinar o formato do negócio (restaurante, food truck, delivery etc.);
  • escolher o local;
  • fazer uma boa análise financeira e traçar metas para o caixa a curto, médio e longo prazos;
  • criar um plano de marketing; e
  • desenhar a operação para que ela seja a mais eficiente possível.

Atenção: planejar não é o mesmo do que definir o futuro, então, deixe espaço para adaptações e reavaliações até nos planos mais “infalíveis”.

3.  Estabeleça um diferencial

Analise o mercado local para entender as demandas do seu público-alvo, como trabalha a concorrência e quais são as preferências dos consumidores.

Procure por oportunidades e possíveis lacunas na oferta gastronômica que possam ser exploradas pelo seu food service para você proporcionar uma experiência memorável para os clientes.

Isso pode envolver investimentos em cardápio digital e/ou em decoração, cuidados com a música, atendimento diferenciado, uso de ingredientes de qualidade, apresentação criativa dos pratos e outras estratégias.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

4.  Faça parcerias com fornecedores

As parcerias com fornecedores são fundamentais porque garantem maior estabilidade e confiabilidade – por parte dos clientes – na qualidade e na entrega; ajudam a promover preços finais mais competitivos e oferecer melhor suporte e atendimento.

Elas também permitem que você se concentre no que é mais importante: gerir a criação de uma experiência única e o crescimento do seu empreendimento.

5.  Invista em treinamentos

Não só antes de abrir, mas, sempre que possível, invista em treinamentos! Pessoas impactam fortemente o comportamento de outras pessoas e o atendimento ao cliente tem um papel essencial na experiência gastronômica.

Sua equipe precisa ser bem treinada para oferecer um serviço de qualidade, cordialidade e eficiência. Garçonetes precisam aprender como ser boas garçonetes e o mesmo vale para os garçons, bartenders e caixas.

Todo mundo também precisa ser agradável o bastante para que a equipe se torne um dos motivos para o retorno dos fregueses!

E, ao compor seu time, priorize candidatos focando em temperamento além das expertises: será muito mais difícil corrigir eventuais desvios ou inadequações de comportamento do que ensinar técnicas.

6.  Utilize marketing digital

Recorra a estratégias de marketing digital para atingir seu público-alvo.

Use anúncios segmentados, faça parcerias com influenciadores digitais ou experimente ações promocionais de tempos em tempos.

Crie perfis específicos do food service nas redes sociais mais bombadas e foque em divulgar conteúdos que representem bem a experiência que seu negócio oferece, através, por exemplo, de Reels para restaurantes.

7.  Busque feedbacks e preste atenção neles

Peça feedbacks dos clientes para entender suas preferências e necessidades e saber o que melhorar e o que já está bom. Não apenas receba os comentários e descarte-os!

Além disso, estimule os fregueses a compartilharem sua satisfação com outras pessoas, através de fotos e vídeos ou oferecendo a eles programas de retenção.

Se for do seu interesse, aqui está um vídeo sobre a criação de cartão fidelidade para você conhecer mais:

 

Bolo no forno? Hora de vê-lo crescer!

Tendências do empreendedorismo na gastronomia

No Brasil, o empreendedorismo na gastronomia se mostra uma área promissora devido à grande atenção que atrai e às oportunidades que oferece. O setor de alimentos e bebidas é um setor em constante crescimento, uma vez que a experimentação e o interesse por diferentes culturas se tornaram hábito entre os brasileiros.

São consideradas tendências da gestão de food services:

  • foco no aumento da demanda por alimentos saudáveis e ações sustentáveis;
  • maior preocupação étnica e regional;
  • personalização de cardápios de acordo com preferências individuais;
  • uso de tecnologias para melhores tomadas de decisão e evolução da experiência de consumo; e
  • valorização de ingredientes locais e sazonais.

Da coxinha de doce de leite ao mais refinado prato vegano, existe gosto para tudo e, exatamente por isso, o mercado gastronômico do país é amplo e diverso, ao mesmo tempo que se mostra muito competitivo e, às vezes, volátil também.

Planejamento, inovação e constantes reinvestimentos – ou mudanças de rumo dos investimentos que estão sendo feitos – entram na lista de pontos essenciais para o sucesso.

A internet é outro elemento importante e apoia tanto operações de delivery quanto o aumento da divulgação dos negócios no geral e, ainda que você opte por um restaurante tradicional, daqueles com toalhas xadrez nas mesas, criar um cardápio digital, ativado por um código também quadriculado (o famoso QR Code) pode ser um tremendo diferencial. Fica a dica.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais