O que precisa e quanto custa abrir um restaurante?

Você já se perguntou quanto custa abrir um restaurante? Será que esse modelo de empreendimento é para você? Leia o artigo e descubra!

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Mulher sorrindo a frente da bancada de um restaurante. Ela usa um avental jeans.

O investimento inicial para abrir um restaurante depende do modelo de negócio estabelecido e do seu plano de ação, então, tenha em mente que não há uma fórmula exata para calcular valores, pois cada empreendimento possui suas particularidades.

Um estabelecimento menor vai exigir menos recursos do que um restaurante de luxo, por exemplo. Além disso, a localização, os equipamentos, a quantidade de funcionários e até o cardápio influenciam!

Mesmo assim, este artigo foi escrito para ajudar você a entender o assunto em detalhes e conhecer custos aproximados. Continue lendo.

O que precisa para abrir um restaurante?

Pense nos detalhes (que talvez não sejam tão “detalhes” assim!), contrate bons funcionários, treine-os e preocupe-se em legalizar o empreendimento.

Pense nos “detalhes”

Para montar um restaurante, antes de tudo, crie um plano de negócios bem estruturado.

Esse documento vai ser essencial para que você e todos os envolvidos com o estabelecimento conheçam as atividades pensadas para ele, a exemplo dos colaboradores, as responsabilidades, os cargos e as funções de cada um, bem como os recursos disponíveis.

A escolha da localização será o próximo passo: seu espaço comercial precisa ter fácil acesso para pedestres e veículos e abrigar, dentre outras coisas, uma boa área de estoque.

Em seguida, considere desenvolver a estrutura do restaurante de forma convidativa ao público e de acordo com o plano de negócios para, então, planejar com muito carinho o seu menu, preferencialmente baseado(a) na chamada “engenharia de cardápio”.

Contrate e treine sua equipe

É fundamental que os funcionários sejam contratados dentro do que você considerar critérios importantes para que suas visões e seus valores se alinhem com os do estabelecimento.

Outra coisa fundamental é treiná-los para todos serem polidos e capazes de garantir um bom atendimento ao cliente, já que isso conta muito na experiência da freguesia.

Para dias de mais movimento você pode contar com garçons freelancers, mas outra alternativa interessante é implementar, logo de cara, cardápios digitais em tablet que lhe ajudem a reduzir despesas desnecessárias, como a que o restaurante terá com a contratação de extras.

Legalize o seu empreendimento

Em paralelo às suas outras iniciativas, obtenha um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e faça o registro do seu negócio na Junta Comercial e na Secretaria da Fazenda.

Realize a inscrição do estabelecimento também na prefeitura da sua cidade e procure órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obter as autorizações e os alvarás necessários para funcionamento.

Conte com especialistas em contabilidade e direito nesse processo, mas não deixe de ler outros artigos publicados aqui, no blog para donos de restaurantes e bares da Abrahão, para se manter informado sobre como agir!

Saiba que tudo é dinheiro, ou melhor, investimento, e que, agindo com antecipação, você gasta menos depois porque evita emergências.

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Quanto custa para montar um restaurante?

A pergunta que não quer calar! O valor para abrir um restaurante será a soma dos seus investimentos em plano de negócios, aluguel, reforma, contratação e treinamento de pessoas, obtenção de documentos para funcionamento dentro da lei, compra de equipamentos etc.

Não à toa, esse montante varia de acordo com o modelo do estabelecimento. Veja alguns cálculos aproximados a seguir.

Restaurante pequeno

O valor para abrir um restaurante pequeno que atenda seus clientes num espaço físico devidamente legalizado e organizado gira em torno de R$ 50 mil. Considere entre R$ 500 e R$ 3 mil seus investimentos para ter uma empresa, mais ou menos R$ 3 mil para os registros e as inscrições nos órgãos públicos e de R$ 8 mil a R$ 10 mil para a compra de insumos e produtos iniciais.

Some a isso as despesas com reforma do espaço e aquisição de balcões, prateleiras, pias e armários preferencialmente em aço inox (R$ 5 mil a R$ 7 mil, em média) e o valor de equipamentos de cozinha que você vai precisar, como os listados abaixo.

  • Fogão industrial de 6 bocas: R$ 2 mil
  • Freezer 510 litros: R$ 7 mil
  • Refrigerador comercial: R$ 5 mil
  • Forno: R$ 6 mil
  • Fritadeira elétrica: R$ 2 mil
  • Liquidificador industrial: R$ 500

Por fim, considere seu aluguel, já sabendo que a ideia é encaixá-lo em 4% a 7% do total da sua receita mensal.

Restaurante de luxo

Para abrir um restaurante de luxo, o orçamento inicial fica entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e será necessário considerar, ao montar a estrutura de custos fixos, por exemplo, o salário do chef, que ficará em torno dos R$ 10 mil mensais por conta de seu prestígio e sua experiência, e de toda a equipe que, somado, pode ultrapassar os R$ 200 mil.

Os clientes esperam que um restaurante de luxo tenha os melhores equipamentos, a melhor decoração e os melhores funcionários e esteja na melhor localização da cidade, então, o próprio aluguel do espaço será mais caro.

Aqui está uma lista para você fazer a conta final!

  • Móveis: R$ 250 mil a R$ 1 milhão
  • Equipamentos: R$ 500 mil a R$ 2 milhões
  • Decoração e iluminação: R$ 50 mil a R$ 200 mil
  • Treinamento inicial da equipe: R$ 25 mil a R$ 120 mil
  • Aquisição de produtos e insumos para começar a funcionar: R$ 500 mil, em média

Novamente: os preços podem variar para mais ou para menos a depender do plano de negócios.

Restaurante por quilo

Estima-se um investimento inicial de R$ 120 mil para abrir um restaurante por quilo, valor que leva em conta toda a estrutura física do estabelecimento, assim como móveis, decoração, equipamentos e compra de insumos, considerando uma área de 100 m² a 120 m².

A máxima do aluguel “comendo” entre 4% e 7% da receita vale para esses casos também: fique de olho!

E coloque na ponta do lápis ou na calculadora gastos a exemplo dos que virão agora.

  • Reforma e instalações: R$ 30 mil
  • Exaustão e ar condicionado: R$ 15 mil
  • Registro de funcionários: R$ 4 mil a R$ 5 mil
  • Móveis e equipamentos: R$ 35 mil a R$ 50 mil
  • Estoque inicial: R$ 8 mil a R$ 10 mil
  • Capital de giro: R$ 20 mil

Obs.: o capital de giro é quanto você precisa ter no caixa ao abrir para evitar qualquer surpresa desagradável por aí.

Restaurante delivery

Abrir um restaurante delivery custa entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, incluindo gastos com documentação e registro, contratação da equipe, cardápio e estrutura inicial. Apenas não se esqueça de que, diferentemente de outros restaurantes, este modelo de negócios vai trazer despesas também com entregadores e plataformas intermediadoras.

Uma ideia é você já evitar esse último custo optando por um cardápio digital exclusivo para delivery que é contra as taxas abusivas praticadas por aplicativos!

Você vai precisar direcionar parte do que tiver de dinheiro também aos registros e às licenças, à compra de equipamentos, ao estoque tanto de insumos quanto de produtos de limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e às embalagens dos seus envios.

Pesquise, mas não economize se quiser fazer bonito logo de cara!

Franquia

O valor inicial para abrir uma franquia de um restaurante pode variar dos R$ 20 mil até os R$ 20 milhões, por isso, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para calcular seu investimento, o ideal é adotar a fórmula:

capital para instalação + taxa de franquia + capital de giro
 

Além dos gastos comuns à abertura de outros estabelecimentos de comida e bebida, como os com equipamentos, mobília e estrutura física, a taxa de franquia definida no momento da assinatura do contrato impacta no montante final: ela é o valor que um empreendedor paga para virar franqueado e pode chegar, sozinha, a R$ 20 mil.

Em alguns contratos, também é comum encontrar royalties cobrados semanalmente ou mensalmente aos franqueados pelo uso contínuo da marca registrada. Essa taxa gira entre 4% e 10% da receita da franquia no período da cobrança.

As taxas de marketing não ficam esquecidas, e são pagas para servirem como uma espécie de “fundo investido”, por parte do franqueado, em toda a estratégia de divulgação que promova a marca como um todo. Geralmente, ela é cobrada no formato de porcentagem de vendas no mês, variando entre 1% e 4%.

Use as informações deste artigo como referências e converse com outros empresários sobre a realidade do mercado antes de se considerar certo(a) de quanto sairá do seu bolso. Ter um guia como o que você acompanhou agora é sempre importante, mas nada como ouvir quem já passou pela experiência!

Até a próxima.

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