7 dicas incríveis para aproveitar o Dia do Cliente em restaurante

Vamos além do planejamento? Este artigo traz sete dicas valiosas de como aproveitar o Dia do Cliente em um restaurante, e foi feito especialmente para você.

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Imagem de um garçom servindo uma xícara de bebida para uma mulher em um restaurante.

Planeje-se com antecedência se quiser fazer bonito no Dia do Cliente! E dê descontos e brindes, além de lembrar de agradecer cada freguês pela preferência.

O Dia do Cliente é em 15 de setembro, e essa representa só mais uma das várias datas comemorativas que são excelentes para empreendedores que querem aumentar suas vendas.

E Páscoa, Natal e Dia das Mães também se destacam no foodservice, então, explore ou adapte as dicas deste artigo sempre que achar que vale a pena!

Como aproveitar o Dia do Cliente em restaurante?

Não há momento melhor do que o dia 15 de setembro – ou até a semana que abriga essa data! – para demonstrar gratidão às pessoas que fazem o seu negócio girar. Quer aproveitar bem o Dia do Cliente? Planejamento é a chave!

Muitos empreendedores perdem oportunidades pela simples falta de antecipação e cuidado no que diz respeito às datas especiais e, quando eles lembram de que cada momento realmente dá um empurrãozinho nas vendas, já é tarde.

Então, prepare-se para atender com qualidade! E aproveite as outras dicas além dessa, enumeradas adiante.

7 dicas para aumentar as vendas do seu restaurante no Dia do Cliente

Além de se planejar, defina muito bem a sua estratégia, divulgue suas ações específicas para a celebração, prepare o estoque e a equipe – não só um ou outro.

Tome nota do checklist completo agora mesmo.

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1. Defina bem a sua estratégia

Antes de colocar a mão na massa, decida o que você fará no Dia do Cliente: vai dar um desconto especial, oferecer um brinde, preparar um prato exclusivo, vender um combo ou qual outra alternativa?

Una o que é bom para o cliente e o que é bom para a empresa, então, se você tem uma hamburgueria temática e atende muitas crianças, por exemplo, talvez seja uma boa ideia contratar personagens que fazem parte do universo que inspirou seu negócio para atividades divertidas no 15 de setembro.

Prefere apostar em algumas ideias de promoção para fazer no Dia do Cliente em seu restaurante?

  • Os descontos são clássicos, e podem ser aplicados na conta final, em todos os produtos do menu ou em pratos específicos.
  • As sobremesas e/ou bebidas como cortesia sempre caem bem!
  • Os combos promocionais não só ajudam você a colocar mais dinheiro no bolso como agregam valor aos pedidos.

Só cuidado para fazer as contas de quanto vai cobrar por itens combinados para que o estabelecimento não saia no prejuízo e o cliente não se sinta enganado, pagando mais por escolha do que pagaria se fizesse compras separadas.

Em relação aos descontos, calculadora em mãos e precificação do cardápio na ponta do lápis pra você não ser aquele(a) gestor(a) que dá “míseros” 5% numa data tão especial, né?

Brindes e prêmios também podem ser excelentes, mas talvez só valha oferecê-los para quem faz parte da sua estratégia de fidelização.

2. Divulgue suas ações antes do dia

Através das redes sociais, principalmente, e de panfletos exclusivos distribuídos pelo bairro, você pode mostrar ao seu público-alvo o que será oferecido no dia ou na semana de comemoração.

Também é possível fazer anúncios para divulgar o Dia do Cliente através das próprias redes e do perfil do seu restaurante no Google Meu Negócio, apenas certifique-se de definir muito bem quem os anúncios vão atingir e quanto você pretende pagar por eles.

Outro artigo publicado aqui no blog da Abrahão ensina o passo a passo para anunciar no Meta Ads, do Facebook. Vale a leitura!

3. Prepare o estoque

Tendo decidido e divulgado sua estratégia, será de se esperar que o movimento no restaurante seja maior naquela semana ou data comemorativa, então, prepare o estoque para não deixar nenhum cliente na mão.

E atenção, ao mesmo tempo, para não acumular insumos ou itens que você não vai usar em nenhum outro momento no decorrer do ano!

4. Prepare a equipe

Aproveite a oportunidade também para treinar ou atualizar os conhecimentos e as capacitações da sua equipe. Especificamente para uma data comemorativa pontual, todos devem saber, na ponta da língua, quais as promoções, os descontos e as condições.

Fazer uma FAQ – uma folha contendo possíveis perguntas e suas respectivas respostas – e distribuir entre o pessoal do atendimento para eles treinarem os diálogos com os clientes um pouco antes do grande dia é outra ideia legal.

Pensando em contratar garçons freelancers? Aproveite a sua antecedência para experimentar o uso de um cardápio digital que o(a) ajude a eliminar esse tipo de gasto extra! Você vai ler mais sobre ele adiante, ainda neste artigo.

5. Firme parcerias

Esse também pode ser o momento de o seu restaurante estabelecer parcerias com outras empresas e, talvez, se aliar à uma produtora de brindes personalizados!

  • Do seu lado, clientes que consumirem determinado produto ganham a lembrança.
  • Do outro lado, quem gastar um valor “X” em personalizações com a produtora, ganha um combo ou um prato grátis no restaurante.

Em paralelo ou substituindo a parceria entre pessoas físicas, criar vínculos com personalidades cujo posicionamento na internet converse com as visões e valores do negócio pode representar um caminho de sucesso

Usar o marketing de influência é valioso no foodservice, mas desde que as expectativas de ambos os lados estejam alinhadas!

6. Agradeça muito!

Envie mensagens pelo WhatsApp, produza e-mail marketing, publique frases legais nas redes sociais ou escreva um bilhetinho que será entregue pelo delivery ou junto a um brinde para quem for ao seu estabelecimento: seja qual for a sua escolha, agradeça!

O quadro abaixo traz ideias de frases para você.

Frases para usar no Dia do Cliente em hamburguerias, bares e restaurantes
  • Neste Dia do Cliente, agradecemos a você por tornar a nossa vida tão especial!
  • Nossos clientes são o ingrediente mais importante para a receita do nosso sucesso!
  • Feliz Dia do Cliente! Obrigado por fazer parte da nossa história.
  • Hoje o dia é todo seu! E ainda bem que você existe, senão, nós não existiríamos.
  • Você faz tudo valer a pena, então, vem comemorar conosco!
 

Use esses exemplos como inspiração para escrever seus próprios recados!

7. Tenha a tecnologia como aliada

Finalmente – e tão importante quanto todo o resto – experimente implementar inovações e modernizações no seu restaurante que vão contribuir com o sucesso do faturamento no Dia do Cliente e em todos os outros dias do ano.

Você pode escolher, por exemplo, entre cardápio digital em tablet e cardápio em QR Code para aumentar o ticket médio entre 20% e 40% e eliminar da sua planilha de gastos o dinheiro que até agora era direcionado para freelancers e (re)impressões de menu físico!

Dentro desses recursos, também é possível criar alguns combos e promoções que só terão validade nos dias e horários que você programar. Sem contar que, se, durante a data comemorativa, algum prato der o famoso “oito-meia”, ou seja, não puder mais ser produzido porque um ou mais insumos acabaram, é só desativá-lo para que ele não apareça mais para os fregueses.

As vendas sugestivas, de acompanhamentos, molhos e opcionais, também aumentam através da tecnologia porque, obrigatoriamente, os seus clientes precisam passar por uma tela com esse tipo de oferta antes de concluírem o pedido.

Enfim, somadas, as dicas deste artigo farão o Dia do Cliente virar seu grande dia também, então, boa sorte e um excelente trabalho!

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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