Como aumentar as vendas da sua hamburgueria com 10 ideias

Este artigo está cheio de dicas, várias outras sugestões de artigos para você ler em seguida, diversas ideias e exemplos que você pode adaptar para aumentar as vendas na sua hamburgueria! Leia agora.

Compartilhe

Demonstração de dois hamburgueres completamente diferentes acima de uma mesa de madeira

Aumentar as vendas em hamburguerias requer atenção (e adequação) ao comportamento dos consumidores e do mercado, além do oferecimento de experiências envolvendo combos e promoções, cuidados com os erros, apresentação de produtos exclusivos e investimentos em tecnologia. Pelo menos!

A receita para esse tipo de sucesso não tem tantos ingredientes assim, e tampouco é difícil de preparar, mas, com certeza, vai deixar aquele gostinho de quero mais.

Preparado(a) para conferir tudo o que você precisa saber? Siga na leitura!

Como alavancar uma hamburgueria?

Uma vez estando com as portas abertas, se o seu objetivo for aumentar o ticket médio, mesmo sem atrair mais consumidores ou ampliar a quantidade de mesas e cadeiras no salão, a dica é implementar um cardápio digital pensado para a sua hamburgueria.

Além de mais higiênico para os consumidores e mais fácil de atualizar (para você!), essa tecnologia pode, inclusive através de vendas sugestivas, elevar seus lucros em até 40%.

E mesmo tendo um menu moderno, não deixe de caprichar nas fotos dos seus produtos, porque elas vão aparecer em alta definição na tela!

Precisa de mais clientes? Nesse caso, outras orientações – somadas a essa aqui de cima – podem ajudar. Elas estão apresentadas no próximo tópico.

O que fazer para atrair mais clientes para hamburgueria?

Para captar fregueses, planeje ofertas e combos promocionais que tenham a ver com os desejos manifestados pelo seu público-alvo e, em paralelo, acompanhe as novidades e tendências do mercado.

Talvez você também se surpreenda com o resultado de publicar vídeos no Instagram seguindo as famosas “trends”, principalmente porque essa é uma das várias estratégias de marketing para as hamburguerias que querem vender mais hoje em dia.

Agora, que tal uma lista completa de todas as dicas já apresentadas e mais algumas? Com adicional de exemplos e detalhes!

10 ideias para uma hamburgueria aumentar as vendas

O foco na experiência do cliente, o oferecimento de combos e promoções tão deliciosos quanto seus hambúrgueres e um menu caprichado são só algumas das melhores ideias para aumentar suas vendas. Escolha quais aplicar por aí o quanto antes!

1. Estudar o comportamento do consumidor

E as tendências de mercado também! Saber vender para as pessoas certas, do jeito certo, oferecendo mais do que só os seus deliciosos pratos, como também a chance de a freguesia se emocionar a cada mordida ou se empolgar antes mesmo de chegar ao restaurante, tem muito impacto no sucesso dos negócios.

Quem são as pessoas certas? Seu público-alvo! E qual é o jeito certo? Aquele adequado aos interesses desse público e às tendências do mercado.

Para conhecer o público-alvo Para se adequar a ele
Descubra preferências e restrições, entenda dias e horários de mais consumo e faça pesquisas e avaliações Monitore o que funciona nas redes sociais, acompanhe estudos e notícias sobre o mercado e converse com outros empreendedores
 

Assim, até as suas promoções vão ser mais assertivas!

2. Fazer combos e promoções

Outra técnica infalível para aumento das vendas, os combos e as promoções precisam ter a capacidade de atender aos desejos do seu público-alvo sem prejudicar o seu caixa.

Em outros artigos publicados aqui no blog Abrahão, você entende exatamente como planejar os seus combos promocionais e como fazer promoção de hambúrguer para aumentar as vendas. Salve para ler depois!

3. Priorizar a experiência do cliente

Colocar a experiência do cliente em primeiro lugar e mostrar para ele que você realmente se importa com como ele se sente ao consumir os seus produtos é mais um fator que influencia diretamente nas vendas.

De acordo com um levantamento da Galunion (consultoria em foodservice), feito em 2022, 45% dos brasileiros buscam pratos baratos e gostosos quando comem fora, e pelo menos 15% almejam experiência e hospitalidade. 95% desejam encontrar novidades nos locais que frequentam.
 

Conceitos como “conexão emocional”, “cultura do encantamento” e “love brand” precisam entrar no seu dicionário de uma vez por todas! Priorização + as novidades e os combos promocionais + qualidade + preço justo = sucesso na certa.

4. Ter cuidados com os erros

Mais um ponto que conta na experiência, principalmente, os erros podem trazer grandes dores de cabeça quando o assunto são as vendas e o faturamento, tanto aqueles que existem na hora de o garçom transmitir informações quanto os percebidos pelo próprio consumidor quando o pedido chega à mesa!

Para evitá-los, capacite quem está na linha de frente do atendimento, ofereça treinamentos periódicos para o time e invista em tecnologias que ajudem na otimização e simplificação dos processos.

5. Investir em tecnologias (que façam sentido!)

Os investimentos em tecnologias ajudam a cortar muitas falhas pela raiz, elevam a experiência do cliente e contribuem com a divulgação de promoções, por exemplo, desde que as inovações escolhidas para implementar no seu restaurante façam sentido para as necessidades da equipe e dos consumidores.

Quer apostar certo? Comece por um cardápio digital QR Code ou por cardápios digitais em tablet. Eles vão ajudar a manter o menu sempre atualizado, afinal, você consegue adicionar e retirar produtos em tempo real e de onde estiver dentre outras coisas.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

6. Manter o menu sempre atualizado

Nada vende menos do que um cardápio sujo, rasurado ou que traga para o consumidor produtos que não estejam mais disponíveis no restaurante. E nada pior em termos de experiência do que o cliente ter que ouvir o garçom dizendo coisas do tipo “está no menu, mas não temos hoje, senhor(a)”.

Isso explica por que as atualizações podem levar ao sucesso do negócio, né?

Por isso, faça um bom controle de estoque e garanta que seu cardápio esteja sempre atualizado.

7. Caprichar no cardápio e nas fotos

Capriche! Use fotos profissionais dos seus pratos ou, se decidir capturar as imagens por conta própria, pelo menos priorize cliques sob luz natural e deixe os hambúrgueres os mais suculentos possíveis.

Cuidado para não editar muito e acabar fugindo do que eles são “na vida real” e seja criativo(a) ao escolher nomes de hambúrgueres para o cardápio também: isso faz toda a diferença para a sua clientela.

Uma boa ideia nessa etapa é utilizar a engenharia de cardápio ao organizar os seus produtos no menu e ao precificá-los, mas vá além da ciência exata e traga detalhes que você sabe que vão mexer, de forma positiva, com o coração do consumidor.

Aplicar o tom de voz do seu estabelecimento nos textos que contam a receita de cada prato, relendo todos eles em voz alta para ver se estão fáceis de compreender,sem espaço para dupla interpretação e com a gramática correta.

8. Vender produtos exclusivos

Através do seu novo menu, você também pode apresentar, divulgar e vender produtos exclusivos, ou seja, que só a sua hamburgueria tem. E não precisa “mirabolar” muito, viu? Um molho especial da casa, uma batata frita diferentona ou um milk-shake inspirado numa receita dos seus pais ou avós já representam grandes diferenciais!

Nas suas idas e vindas a outras hamburguerias (o que é importante para pesquisa de mercado), você vai ver que algumas vendem bonés e camisetas, outras vendem pacotes de hambúrgueres para viagem e ainda tem as que apostam em itens como aventais e talheres para fazer o disco de carne na grelha.

Alguma alternativa assim condiz com o que o seu público-alvo procura? Se sim, experimente. Só cuidado com o bolso.

9. Criar perfis nas redes sociais e no Google Meu Negócio

Crie perfis nas redes sociais e no Google Meu Negócio para divulgar o seu empreendimento e o delicioso cardápio dos hambúrgueres que você vende, mas lembre-se de que não basta abrir e preencher as páginas e nunca mais atualizá-las: você precisa fazer publicações periódicas em todas as plataformas nas quais decidir marcar presença.

Além de criar um cardápio no Google, informe horários de funcionamento do estabelecimento e dias nos quais ele está aberto. Experimente também cadastrar o restaurante no Google Maps para que as pessoas que buscam por experiências gastronômicas na sua região consigam encontrar você!

Nas redes sociais, publique:

  • vídeos mostrando a rotina antes de a casa abrir;
  • histórias contadas pelos colaboradores;
  • mais sobre a proposta do estabelecimento;
  • fotos de dar água na boca;
  • Stories com caixinhas de perguntas;
  • receitas especiais;
  • destaques das suas promoções;
  • depoimentos de clientes;
  • etc.

Ficar cada vez mais conhecido online, vai ajudar até nas vendas de delivery se você quiser partir para esse lado da força em algum momento.

10. Abrir operação de delivery

Montar um delivery de hambúrguer é algo que tem ajudado muitos empreendedores a crescerem e aumentarem as vendas, principalmente depois da pandemia causada pelo coronavírus, que obrigou o distanciamento social durante meses a fio.

Estudos e análises feitos por diversos órgãos do foodservice comprovam que as entregas são uma tendência já em fase de consolidação para imperativos no mercado, então, talvez valha apostar nelas por aí.

Preocupe-se com:

  • a qualidade dos produtos ao chegar no endereço final;
  • as embalagens escolhidas para cada envio;
  • o tempo de deslocamento; e
  • a cordialidade do(a) entregador(a), tanto no trânsito quanto no relacionamento com o cliente.

Calcule suas taxas de entrega de forma justa e personalize as sacolinhas com sua logomarca e um recado carinhoso para cada freguês. Se o hambúrguer estiver do jeitinho que o cliente esperava, com toda essa atenção, as chances de um novo pedido são certas!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais