7 tendências Gastronômicas para investir em 2023

Se você está procurando novas maneiras de atrair clientes para o seu restaurante, invista nessas tendências gastronômicas!

Compartilhe

Se você administra um restaurante, já deve ter percebido até o momento que a gastronomia gira em torno de seu próprio universo. A cada ano novos pratos, bebidas e ideias inovadoras surgem e deixam todos se perguntando porque nunca pensaram naquilo antes. Claramente, 2023 não seria diferente!

Há agora uma onda de jovens tomando interesse por locais com um cardápio diferente, divertido e, acima de tudo: delicioso. Seja utilizando novos sabores, novos ingredientes, ou apenas uma nova maneira de preparar o prato, é possível transformar seu restaurante em tendência ao utilizar algumas dessas ideias.

1. Comida em Bowls

Comida em Bowls

Não há dúvidas de que a comida em bowls tem se tornado cada vez mais popular desde que surgiu no Brasil. Os pokes, estilo de comida havaiano servido em bowls, são a grande aposta do mercado gastronômico. Porém, opções como frutas, saladas, smoothies e mesmo comidas quentes já estão se tornado bastante comuns também.

Esse estilo “grab and go” (pegar e levar) que os bowls trazem é ainda mais popular em cidades grandes, onde o estilo de vida agitado permite pouco tempo para sentar e fazer uma refeição.

2. Reinvenção do Chá

Talvez você nem tenha percebido até então, mas o chá está sendo reinventando a todos os momentos atualmente! Seja em drinks no bar ou em smoothies na cafeteria, essa com certeza é uma tendência para o ano de 2023. Já há até mesmo quiosques gourmet que vendem milk-shakes com chá na composição!

3. Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Claro que os fast food não estão nem perto de perder seu espaço no mercado alimentício, porém tornam-se cada vez mais comuns clientes em busca de opções mais saudáveis. A procura por opções vegetarianas, veganas, sem glúten e sem lactose cresce a cada dia. Até mesmo aqueles que não abrem mão do churrasco de domingo estão se tornando adeptos dessas opções saudáveis na indústria de restaurantes.

Isso tem acontecido porque as opções saudáveis não são apenas saladas! Já existe, por exemplo, a possibilidade de comer uma pizza deliciosa feita com massa de couve flor ou brócolis. O que encaixa perfeitamente na proposta que a maioria busca em restaurantes atualmente: é diferente, delicioso e além disso, também é saudável! Nada como comer sem culpa!

4. Cardápio com Valores Nutricionais

Além da busca por opções mais saudáveis, as pessoas têm se tornado cada vez mais conscientes no consumo de carboidratos, proteínas e afins. O que pode ser um grande atrativo a seu restaurante é aderir ao cardápio com valores nutricionais! Sua vida será mais fácil se o seu estabelecimento oferecer um cardápio digital, visto que estes são mais fáceis de alterar caso necessário.

5. Kombucha

Kombucha

Influência do estilo de vida saudável que muitos jovens adultos buscam hoje em dia, a kombucha fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino. Na verdade essa bebida já existe há muito tempo, mas parece que do ano passado pra cá, o consumo aumentou consideravelmente. Antes era possível encontrar essa bebida apenas em lojas específicas de produtos naturais, mas agora já vemos mercados e muitos estabelecimentos aderindo à venda das mesmas.

6. Cogumelos

Tendo uma grande variedade de tipos, os cogumelos ganham destaque como um ingrediente para o ano de 2023. As possibilidades de receitas, tendo os cogumelos como ingrediente principal ou apenas um tempero complementar, são muitas! Além disso, é um ingrediente que costuma agradar a todos os públicos - desde crianças à adultos e de veganos à carnívoros.

7. Consumo Consciente

Consumo Consciente

A onda da “gourmetização” alcançou até mesmo a forma de consumo dos produtos. Hoje em dia é comum encontrar restaurantes que adotam a política do “lixo zero” - tudo que puder ser reutilizado dentro de receitas novas, tal como cascas de laranja e limão, será utilizado e o que não for possível reutilizar, é colocado em compostas de decomposição.

Outra coisa que tem ganhado bastante atenção é a troca de canudos plásticos por reutilizáveis de metal, bambu e vidro. Assim como a troca de copos, pratos e talheres de plástico descartável por materiais reutilizáveis.

Até as opções grab and go estão aderindo a materiais menos prejudiciais ao meio ambiente (tal como copos de papel) ou opções que possam ser lavadas e trazidas de volta para uma próxima compra no restaurante. Basta ver qual a melhor opção para você aderir.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais