Conhecendo hábitos de consumo do foodservice

Este artigo mostra para você o que são hábitos de consumo, quais são os predominantes entre os brasileiros atualmente, como investigá-los e como planejar uma estratégia de publicidade que faça sentido para cada um deles. Leia mais!

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Garçom dispondo prato com refeição em mesa de restaurante ocupada por uma família

Em um levantamento realizado entre abril e maio de 2023, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o SENAC entrevistaram mais de 6 mil cidadãos de todas as regiões do país, diferentes idades, formações e rendas, e descobriram que muitos (≅ 76%) saem para comer e beber porque querem viver momentos de lazer, se divertir ou celebrar alguma data.

Além disso, o estudo também constatou que, no dia a dia, quase 72% “fazem um lanche fora de casa”, enquanto uma porcentagem muito menor (≅ 28%) consome o café da manhã em estabelecimentos do foodservice.

E esses não são os únicos hábitos de consumo que você, empreendedor(a), precisa conhecer e monitorar – e aos quais precisa se adaptar. Dá uma olhada!

Entendendo o comportamento do consumidor do foodservice

Ainda de acordo com a pesquisa feita pela Abrasel e o Senac em 2023, limpeza e higiene do espaço físico de um restaurante, ou seja, a escolha por parte de um cliente por consumir em determinado estabelecimento, são as características que mais impactam quando eles saem para comer.

Veja abaixo as porcentagens do estudo!

Ilustração abrahão com os fatores que mais influenciam na alimentação fora de casa: - Limpeza e higiene do espaço do restaurante 34,4%; Cordialidade educação e conhecimento dos garçons 17%; Ambiente 12,4%; Comida gostosa 10,3%; Preço acessível ou adequado à oferta.

Agora, como conhecer e interpretar as necessidades da sua clientela? Comece estudando, de forma mais aprofundada, o que são hábitos de consumo para conseguir explorar os aspectos mais importantes desse tema em seguida! Aqui vai uma sequência de explicações importantes.

O que são hábitos de consumo?

Esses comportamentos que os empreendedores donos de restaurantes estão sempre buscando conhecer são as maneiras como seu público-alvo mais tende a consumir e, portanto, as suas preferências comuns ou frequentes; seus desejos e interesses.

Por exemplo, pode ser que seus fregueses só comprem refrigerante de soda, independentemente da marca, ou que apenas peçam feijoada aos finais de semana (e nenhuma porçãozinha de pastel!), e esses hábitos vão determinar o consumo no seu estabelecimento, entendeu?

E dá para avaliar os pedidos cliente por cliente, de acordo com grupos (famílias, amigos etc.) ou até de toda a sua freguesia na busca por um padrão: não precisa se restringir! Depois de ter todas essas informações valiosas em mãos, basta planejar ofertas, promoções e publicidades bem direcionadas.

Como a publicidade influencia os hábitos de consumo?

De maneira geral, as campanhas e mensagens persuasivas são as duas principais armas para influenciar os hábitos dos consumidores e podem ser usadas até em momentos nos quais o seu restaurante precisa de um “empurrãozinho” para fazer a freguesia explorar novos sabores ou novas possibilidades.

Essas campanhas dependem de alguns fatores para acontecerem do jeito que você espera: conscientização, construção da imagem, construção da necessidade e engajamento.

  • Conscientização: é a apresentação do restaurante ou de determinado produto para o consumidor, mostrando que ele tem como objetivo principal atender a necessidade dessa pessoa, seja essa necessidade já conhecida ou desconhecida.
  • Construção da imagem: é a criação de uma percepção, para o consumidor, da existência daquele estabelecimento em específico e de seus diferenciais; uma etapa que vai além de conscientizar, e visa “firmar”, na cabeça do cliente, valores e visões do negócio.
  • Criação de necessidade: é a etapa mais persuasiva da publicidade no foodservice e tem como objetivo gerar uma ligação psicológica/emocional entre restaurante e consumidor, fazendo-o se identificar tanto com a marca a ponto de, primeiro, comprar e, depois, virar fã.
  • Engajamento: por último, mas não menos importante, o engajamento é o aumento da frequência com a qual o consumidor e o restaurante se relacionam, seja através de curtidas nas redes sociais ou do consumo de refeições.

E esse último ponto é, na verdade, consequência de uma publicidade boa, consistente, regular e bem direcionada, sim, mas também aparece quando o estabelecimento consegue mostrar ao freguês que “dá conta do recado” de atender aos seus desejos, interpretando os fatores que determinam o consumo.

Então, como conseguir o melhor dos dois mundos?

Conheça os hábitos de consumo do seu público através de 5 fatores

Se quiser entender exatamente as ambições das pessoas que você atende, interprete aspectos sociais, pessoais, culturais e emocionais. Analise também as novidades do mercado.

  1. Fator social: mostra que os grupos ou as comunidades aos quais o cliente pertence podem ter uma forte influência em seu gosto.
  2. Fator pessoal: indica que algumas de suas características, como idade, prioridades, estilo de vida, valores e objetivos, também impactam no consumo.
  3. Cultura: são os aspectos culturais nos quais o consumidor está envolvido, que afetam as suas principais decisões.
  4. Fator emocional: nada mais é do que a ligação emocional (positiva ou negativa) que o consumidor tem ou pode vir a ter com determinado produto ou com algum detalhe da decoração do restaurante, dentre outros.
  5. Novidades: são justamente as tendências espalhadas pelo mundo, as notícias que estão em alta e os vídeos que mais rendem visualizações nas redes sociais – e que podem levar o consumidor a aumentar o seu interesse em determinado estabelecimento ou perdê-lo completamente.

Feita a análise, pergunte-se, periodicamente, que tipo de produto ou serviço cada cliente mais compra (o ano todo, em datas e horários específicos, aos finais de semana…), de que forma as pessoas compram (em loja física ou delivery, no cartão ou no Pix) e por que elas têm essas preferências hoje em dia.

Em paralelo, a depender dos objetivos que você estiver tentando atingir por aí, cabe até tentar descobrir se alguma coisa ou alguém faria alguns clientes (ou vários) mudarem os hábitos.

Ah, busque compreender a relação entre os fregueses e a tecnologia! Implementar alguns recursos mais modernos pode ser, além de publicidade muito positiva, tanto uma maneira de se adequar ainda mais aos hábitos de consumo quanto uma grande ajuda para interpretá-los ou descobri-los.

Quanto mais dados você coletar e quanto antes você começar, melhor!

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