Tudo o que você precisa saber sobre cardápio digital para lanchonete

Entenda, neste artigo, como um cardápio digital pode transformar sua lanchonete, melhorando o atendimento, reduzindo custos e aumentando o ticket médio, por exemplo!

Compartilhe

Tablet com cardápio digital Abrahão Goomer em seu display. Ele está posicionado em uma mesa de lanchonete, ao lado do tablet alguns pasteis e copos com cerveja

O sucesso de uma lanchonete é composto pela excelência em diversos quesitos, como qualidade dos produtos, ambiente, atendimento, marketing etc., e quem quer garantir nota máxima em todos eles precisa entregar a melhor experiência para que o cliente saia sempre satisfeito.

Sem contar que, em um mundo onde as coisas tendem a migrar cada vez mais para o digital, lanchonetes também precisam se adaptar se não quiserem ficar para trás.

Confira tudo o que você precisa saber sobre cardápio digital para lanchonete, entenda por que resistir a ele não é uma opção, e descubra como implementar a inovação de forma eficaz. Boa leitura!

Para começo de conversa: o que é um cardápio digital?

O cardápio digital é um menu que pode ser acessado através de dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets ou monitores instalados na própria lanchonete.

Ele representa uma forma ágil e interativa de o cliente visualizar os produtos disponíveis no seu estabelecimento e pedi-los exatamente do jeitinho que deseja, o que agiliza o atendimento e proporciona uma experiência mais dinâmica.

Se você quer oferecer autoatendimento no seu estabelecimento, aposte no recurso: ele pode ser a virada de chave que você precisa para atrair e fidelizar mais clientes.

Por que usar o cardápio digital em sua lanchonete?

Toda inovação serve para resolver um problema ou melhorar um processo já funciona. Com o cardápio digital, não é diferente: usando a tecnologia a seu favor, dentre outras coisas, você elimina gastos com reimpressões de menus físicos que precisam ser atualizados quando um prato está indisponível ou quando os preços mudam.

Sem contar que o recurso permite que você venda mais em menos tempo através de vendas sugestivas automáticas.

Isso porque o fato de não terem que esperar um garçom para ser atendido faz com que seus clientes peçam mais rápido, enquanto o envio dos pedidos direto para a cozinha reduz taxas de erros e aquela necessidade chata do “vamos mandar um novo prato”.

Em resumo, essa tecnologia tem o poder de transformar seu atendimento, ajudar no corte de despesas desnecessárias e colocar a sua lanchonete à frente da concorrência por conta do diferencial oferecido.

E estabelecimentos com cardápios digitais podem aumentar em até 40% o ticket médio, viu?

Como o cardápio digital aumenta o ticket médio da sua lanchonete?

O cardápio digital aumenta o ticket médio porque faz sua lanchonete vender mais para o mesmo cliente através do oferecimento de combos e ofertas programados por você através da tecnologia, além de ter uma inteligência de mesa capaz de ajudar na venda de produtos relacionados aos que o consumidor já tenha pedido.

Sempre que o cliente clica em um prato no cardápio em tablet, por exemplo, outros itens relacionados são sugeridos como complementos para que ele possa adicioná-los ao pedido com mais praticidade.

Em paralelo, você também pode criar e personalizar promoções de produtos específicos quando quiser, configurando-as para aparecerem no menu somente nos dias e horários de sua preferência.

No cardápio digital, ainda é possível destacar o carro-chefe da sua lanchonete ou aqueles produtos com uma margem de lucro maior, apresentando-os não com uma, mas com, pelo menos, três fotos diferentes, e despertando a curiosidade do público, que pode acabar pedindo esses pratos.

O upselling também acontece de forma intuitiva com o digital, aumentando seus lucros ao oferecer versões maiores do produto que está sendo vendido. Ao selecionar uma porção média de batata frita, por exemplo, o sistema mostra ao consumidor que, por um pequeno acréscimo, ele pode pedir uma porção grande.

Confira outras vantagens adiante!

Mais vantagens do cardápio digital para lanchonetes

Da redução de custos a um menor tempo de espera: tanto gestores quanto clientela saem ganhando quando o assunto é automatizar o atendimento em lanchonetes.

Eliminação ou redução de custos

O cardápio digital elimina a necessidade de papel, extinguindo seus custos com impressão cada vez que você quiser adicionar ou remover itens. Com ele, também não há necessidade de contratar mais pessoas em dias de maior movimento, afinal, o próprio cliente faz os pedidos sozinho com ajuda da tecnologia.

Atualização dos produtos em tempo real

A tecnologia ajuda você a manter os itens da sua lanchonete sempre atualizados no menu, adicionando ou removendo produtos rapidamente através do painel de controle do sistema, a qualquer hora e de qualquer lugar. Acabou algum ingrediente e precisou dar “86” num prato? Oculte-o do cardápio em poucos segundos!

Descrições detalhadas e imagens de alta qualidade

Os cardápios digitais possuem campos específicos para que você possa descrever os produtos da sua lanchonete de forma mais detalhada, além de permitirem que você adicione fotos que demonstram toda a qualidade dos pratos servidos por aí.

Mesmo nos menus para celular as descrições conseguem informar o freguês o suficiente a ponto de ele não precisar procurar pelo atendimento só para tirar uma dúvida sobre “se o produto tem ou não tal ingrediente”!

Aliás, você sabia que existem pelo menos quatro tipos diferentes dessa inovação?

4 exemplos de cardápios digitais perfeitos para lanchonetes

Tablets, QR Codes, totens de autoatendimento e menu exclusivo para delivery são alguns dos melhores formatos de cardápio digital para lanchonetes, e você não precisa sofrer para escolher dentre eles!

De acordo com a sua necessidade e objetivos, dá até para implementar mais de um deles ao mesmo tempo.

1. Tablet

Tablet com cardápio digital Abrahão Goomer em seu display mostrando um delicioso hambúrguer

Já imaginou oferecer ao seu cliente a possibilidade de ele escolher, com calma e o tempo que precisar, seu pedido sem precisar ficar com o braço levantado chamando o garçom?

Com o cardápio digital em tablet, a lanchonete instala um dispositivo em cada mesa e automatiza o processo de venda, permitindo que o público personalize e até pague os pedidos direto pelo sistema.

2. QR Code

Cardápio digital via QR code Abrahão Goomer e, ao lado, smartphone após escanear o QR code mostrando cardápio de hambúrgueres

Usando o próprio smartphone, o consumidor aponta a câmera para um cardápio via QR Code e tem acesso ao cardápio digital sem a necessidade de baixar um aplicativo. O modelo é ideal para uma mesa mais cheia, já que cada cliente pode acessar o cardápio de forma individual.

Ao oferecer esse formato, apenas certifique-se de disponibilizar uma boa internet para que a galera possa acessar seu menu sem quaisquer problemas.

3. Totem de autoatendimento

Totem de autoatendimento disposto em um estabelecimento

Comum nas lanchonetes com uma “pegada” mais fast food, os totens são aqueles monitores touch que permitem ao cliente fazer sua escolha e retirar uma comanda com senha para saber quando o pedido está pronto.

E o monitor nem precisa ser uma daquelas televisões grandonas! Já estão sendo apresentados, no mercado, totens de tamanho reduzido e que podem atender a negócios de diferentes tamanhos.

4. Cardápio exclusivo para delivery

SmartPhone dividido em dois e em seu display layout do app cardápio exclusivo para delivery Goomer

Quem trabalha com entregas não pode ignorar o fato de que enviar uma foto ou material em PDF como cardápio para o cliente via WhatsApp é pouco apresentável. A boa notícia é que existem também os menus digitais exclusivos para delivery, que são tão personalizáveis quanto as versões para espaço físico.

Neles, você personaliza o menu e as opções do jeitinho que quiser e ainda ganha um link exclusivo para divulgar seu delivery por onde desejar: WhatsApp, Instagram, Facebook e até no TikTok. Bem mais profissional, né?

Convencido(a)? Então, não espere mais para implementar a tecnologia por aí!

Como colocar um cardápio digital na sua lanchonete: a resposta é simples

Para colocar um cardápio digital na sua lanchonete, você precisa contar com uma plataforma do mais alto nível de segurança, tecnologia e confiança e, pensando nisso, a Abrahão Goomer é a escolha certa para quem quer melhorar o serviço e aumentar o faturamento.

Ao criar um cardápio digital para a sua lanchonete com a empresa que é líder nesse mercado, você garante acesso a todas as vantagens mencionadas neste artigo e ainda terá acesso a relatórios exclusivos que permitirão tomadas de decisões mais assertivas.

Solicite uma demonstração ainda hoje para conhecer as funcionalidades de cada modelo e entender, na prática, como revolucionar o seu negócio.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais