8 dicas de como aplicar comfort food no seu restaurante

Comfort food ou comida reconfortante é o nome dado para a culinária afetiva que tem ganhado espaço no coração do público e merece um canto no seu food service também. Descubra tudo sobre essa tendência e como implementá-la no seu negócio.

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Comfort food restaurante

Comfort food é aquele alimento que faz cada pessoa lembrar da infância ou de momentos aconchegantes e que deixa o estômago quentinho, mesmo não literalmente. O conceito vem do inglês e pode ser traduzido como “comida reconfortante”. Lembra da sopa que sua avó faz ou fazia? Pois é!

Todo mundo passa por momentos em que só um delivery bem gostoso ou uma comidinha caseira preparada por uma pessoa amada pode resolver as coisas. A comfy food aparece exatamente sob essas circunstâncias.

Inclusive, as buscas sobre o conceito no Google trazem como resultados principais receitas de canja de galinha, estrogonofe de carne e comida de mãe! Isso mesmo que você leu: tem gente tentando replicar aquele tempero que só uma figura materna sabe adicionar a um prato!

Para você, sugerimos esquentar – no microondas, mesmo! – uma generosa caneca de chocolate quente com marshmallows ou o Nesquik brazuca com leite que relembra a infância. Que tal?

É verdade que nós não podemos preparar o seu prato favorito de trás da telinha, mas experimente e consuma sua comidinha que abraça enquanto acompanha este artigo recheado de memórias. Aproveite e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto delicioso. Segue o fio!

O que é comfort food?

Comfort food é um termo utilizado para descrever alimentos que proporcionam uma sensação de conforto e bem-estar emocional. Essas comidas reconfortantes são pratos geralmente associados à infância ou a momentos felizes e que remetem sempre a uma memória afetiva.

As receitas “comfy” costumam ter um sabor familiar e dar aquele abraço na barriga e nem sempre envolvem muito “frufru” ou toques de alta gastronomia, principalmente porque precisam trazer aquele gosto de comida caseira.

Por isso, na maioria das vezes são preparadas de maneira simples e sem muita sofisticação, a exemplo da sopa de frango (a famosa canja), do pão sovado, do bolo de chocolate ou sorvete, entre outros que traduzem muito bem o significado de comfort food.

Além de tudo, é muito normal o consumidor optar por refeições como essas em momentos de estresse, tristeza, solidão ou nostalgia, já que elas podem ajudar a aliviar a tensão emocional e trazer uma sensação de segurança e bem-estar. Quase um cafuné de mãe ou abraço de pai, né?

Qual a tradução de comfort food?

Existem várias traduções desse conceito por aí: uns chamam de culinária afetiva, outros de comida afetiva e tem quem dê apelido para essa gastronomia tão especial, chamando-a de comfy food.

Mas não é porque a expressão deriva da língua inglesa que pode ser confundida com outras como “fast food”, viu? Principalmente porque o conceito representa bem o contrário. Dá uma olhada a seguir!

Como surgiu a comfort food?

A expressão surgiu quase como um movimento em oposição à pressa com que tudo acontece hoje em dia e tem raízes semelhantes às do “slow food”, que está famoso atualmente. Os primeiros registros da comida comfy datam da década de 90, sem muita precisão.

Claro que é bem difícil replicar a receita de cada avó pelo mundo afora, mas existem alguns alimentos que caem super bem em momentos difíceis tipo aquela sexta-feira chuvosa com direito à pé na bunda do crush antes do encontro.

Eles são super fáceis de serem comercializados, aliás. Por isso, essa gastronomia tem ganhado cada vez mais força e já conta com a existência de restaurantes especializados em cozinha afetiva.

Se você atua no ramo de food service e está buscando ideias para se inspirar e começar a vender comfort food no seu restaurante, preparamos uma lista mais adiante neste artigo: é só continuar a leitura.

Por que vender comfort food no seu restaurante?

Você certamente já viu por aí propagandas na TV ou em outras mídias que apelam para a culinária afetiva e a gente explica a paixão do marketing por elas: o conceito vende – e muito!

Imagine um(a) universitário(a) realizando o sonho de estudar o que gosta, mas vivendo longe da família. Aí, no intervalo do filme na TV, o(a) estudante acaba vendo aquela propaganda de margarina escorrendo em cima de um bolo de milho e lembra da especialidade feita pela vovó.

É bem provável que duas coisas aconteçam em seguida:

  1. a pessoa vai até o mercado comprar os ingredientes para replicar a receita – incluindo a margarina, que atingiu seu objetivo com sucesso; ou
  2. vai procurar um delivery perto que ofereça algo bem parecido para confortar o coração.

E, no caso da segunda situação, temos certeza de que você vai querer ser o(a) primeiro(a) a oferecer esse ombro amigo! Afinal, quem nunca ficou doente e buscou aquela sopinha reconfortante nos apps de entrega de comida?

Agora, você pode oferecer o que alguém precisa e ainda sair ganhando com isso com comidinhas comfy no menu, seja qual for a especialidade do seu food service, ou com o seu próprio restaurante de comfort food.

O que é um restaurante comfort food?

Um restaurante de comfort food nada mais é do que um food service especializado no nicho de culinária afetiva. É nesse tipo de estabelecimento que um cliente busca consumir pratos que remetem à infância por meio de aromas, texturas e sabores de receitas caseiras.

Quem o frequenta busca uma refeição reconfortante e emocionalmente satisfatória, então, caso você atue no mercado alimentício e queira começar a oferecer opções que alimentem o corpo e a alma da clientela, nós temos as dicas certas. Basta descer a tela mais um pouquinho!

8 dicas para vender comfort food no seu restaurante

Você pode comercializar comfort food usando a expressão “comida caseira” em destaque ou oferecendo culinária regional no seu menu, por exemplo.

Outras opções são: produzir refeições sem temperos industrializados, usar alimentos orgânicos e caprichar na embalagem – com direito a mimo no delivery e frases fofas.

Para fechar com chave de ouro, que tal uma bebida quente para acompanhar?

1.  Ofereça comida caseira no seu food service

É isso mesmo! Às vezes, a comida mais afetiva para alguém é o clássico feijão com arroz bem feito. Ofereça, no seu estabelecimento, opções que as pessoas costumam encontrar na casa das famílias. Entre elas:

  • lasanhas;
  • ensopados;
  • aperitivos como bolinhos de arroz, aipim frito ou “picadinhos”;
  • estrogonofes;
  • sopas e caldos;
  • bolos diversos;
  • rosquinhas de polvilho;
  • pão sovado;
  • biscoitos artesanais; e
  • geleias e patês.

Se você ainda não vende nenhum desses itens, considere incluí-los em seu cardápio.

2.  Abandone os temperos ultraprocessados

Temperos como os tabletes de caldo de galinha, carne ou legumes e misturas prontas devem ser abolidos da cozinha do seu food service se você decidir trabalhar especificamente com o nicho de gastronomia afetiva.

Ingredientes ultraprocessados costumam ser compostos de muito sódio ou podem apresentar em suas formulações alguns conservantes que fazem mal à saúde de quem os consome. Exatamente o oposto de confortável, né?

Uma boa saída para resolver o problema da falta de temperos à mão é cultivar uma horta – pode até mesmo ser aquelas verticais – no seu restaurante. Imagina preparar aquela canja de galinha com salsinha fresca colhida na hora? Delícia!

3.  Dê preferência aos alimentos orgânicos

Você não pode reproduzir a receita de todas as figuras maternas do país, mas pode cuidar de cada consumidor oferecendo uma alimentação equilibrada e de qualidade com alimentos orgânicos.

Busque por fornecedores que ofereçam essas opções e considere comprar insumos em feiras de agricultura familiar ou comunitária para se esquivar de insumos cheios de agrotóxicos e servir as melhores receitas de cozinha afetiva.

Temos certeza de que essa mudança vai agradar muita gente por aí.

4.  Capriche na embalagem ou no empratamento

A experiência da culinária reconfortante não acaba na cozinha! Para os pedidos feitos em salão, pense em uma apresentação do prato que remeta a aconchego, como bowls com caldos e sopas ou uma caneca bem bonita para servir um café quentinho e passado na hora.

Já para o seu delivery, que tal planejar embalagens que transmitam todo o carinho com que a refeição foi preparada? Obviamente, elas devem ser próprias para entrega, garantindo que a comida chegue quentinha e bem apresentável, mas podem ser fofinhas também!

Personalize-as para aumentar ainda mais a proximidade e o carinho com o seu consumidor e envie alguns mimos se puder.

5.  Envie mimos no delivery

Já dá para imaginar o sorriso de orelha a orelha do seu cliente ao abrir o pacote de entrega e ver que você mandou um chocolate, uma pequena sobremesa ou mesmo um chiclete que lembra a infância junto com a comfy food.

Muito food service não pensa por esse lado e não faz nem isso e, por mais que um chiclete seja coisa pouca, ele pode significar uma memória afetiva desbloqueada com sucesso na mente do consumidor.

Se quiser ir além, acha que vale enviar um bombom ou uma versão menor de sobremesa do seu cardápio? Nesse último caso, você ainda apresenta ao freguês um item do menu que pode ser pedido da próxima vez.

Já estamos imaginando aquele brigadeiro de colher em um potinho fofo chegando por delivery, então, quando colocar essa ideia em prática, não esquece de mandar pra gente também!

6.  Personalize frases nas embalagens e descartáveis

Para combinar com a experiência de aconchego que só a comfort food pode oferecer, que tal estampar suas embalagens de delivery ou os guardanapos do seu food service com frases incríveis?

Se estiver sem criatividade, pode ficar tranquilo(a) que nossa equipe pensou nisso também.

  • Gostoso como abraço de vó!
  • Não é a comida da sua mãe, mas a gente tenta.
  • Para hoje, um café e um cafuné.
  • Tem comida que é um abraço na alma. Sinta-se abraçado!
  • Cheguei para fazer seu dia mais feliz!

Temos certeza que qualquer uma dessas ideias ficaria lindíssima nas entregas ou até no ambiente físico do seu restaurante.

7.  Aposte na culinária regional

Muita gente busca o conforto da comida para se sentir mais perto de casa. Principalmente quem mora longe da terra natal! Por isso, apostar no mercado de culinária regional pode ser uma forma de oferecer alimentação afetiva aos seus clientes.

Nesse caso, a única recomendação é que seu restaurante realmente seja especializado no nicho e saiba fazer as receitas com as quais se compromete a produzir para não frustrar a expectativa do consumidor, que provavelmente serão altas – e terão tudo a ver com matar um pouco da saudade de casa através do pedido no seu food service.

8.  Inclua bebidas quentes e sobremesas no seu menu

Essa não é uma realidade do seu restaurante? Repense o menu agora mesmo para incluir essas clássicas comfort foods – and comfort drinks também! Muita gente relaciona o aconchego de uma comida ou bebida aos doces acompanhados de bons cafés ou a chocolates quentes, sabia?

Você mesmo(a) deve ter alguma lembrança de infância que desperte o desejo de comer um bom bolo de chocolate ou cookies com gotas de chocolate, então, por que não ser o estabelecimento que pode suprir essa necessidade do público-alvo?

Não deixe que a concorrência pense nisso antes e seja a primeira pessoa a oferecer o curativo para a dor da sua clientela! O menu não precisa trazer dezenas de opções de cada sobremesa ou bebida quente, mas uma ou duas das mais famosas e caprichadas já valem. Faça testes.

Ufa! Completamos a lista e agora só restou a vontade de acionar o delivery em busca daquela comidinha para aquecer o coração. Tem o cardápio do seu restaurante para compartilhar? Acho que vamos querer fazer um pedido…

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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