11 tipos de hambúrguer que vão encantar a clientela

Do mais tradicional aos bem criativos, existem diversos tipos de hambúrguer que prometem trazer muito sabor ao seu cardápio! Neste artigo, você encontra detalhes das opções vegana, vegetariana, gourmet e de outras receitas inovadoras. Confira!

Compartilhe

Tipos de hamburguer

Você conhece os tipos de hambúrguer que fazem sucesso mundo afora? Clássico, vegetariano, vegano, artesanal e gourmet estão entre as diversas opções disponíveis – desde as tradicionais até as mais inovadoras – e é possível encantar os clientes com uma variedade de sabores e combinações irresistíveis!

Por ser uma receita versátil, o hambúrguer aceita diversas variações que podem dar muito certo! Ainda mais se aliadas à criatividade do cozinheiro.

Além disso, essa é uma área na qual vale a pena investir: nos últimos anos, o segmento viu o número de estabelecimentos aumentar consideravelmente.

Só para você ter uma ideia, entre os anos de 2020 e 2022, as vendas cresceram 140%, de acordo com uma pesquisa realizada pelo iFood e esse crescimento contempla o surgimento de tendências, como marcas artesanais.

Enfim, neste artigo, você vai conhecer 11 tipos de hambúrgueres para encantar os clientes e fazê-los voltar sempre em busca de lanches saborosos. Bom apetite (e boa leitura)!

1.  Clássico cheeseburger

Começamos com o favorito de muitos: o clássico cheeseburger. Com uma suculenta carne bovina, queijo derretido, alface, tomate e um molho delicioso para finalizar esta obra-prima, a receita é um sucesso global e irresistível.

Dê seu toque especial para chamar ainda mais atenção e passar à frente da concorrência, mas não ignore a importância de apostar no básico. Com certeza, essa receita não pode ficar de fora do cardápio de uma hamburgueria de sucesso.

2.  Hambúrguer vegano

É parecido com a opção vegetariana, mas, nele, não existe a utilização de nenhum ingrediente de origem animal, como ovo ou leite e seus derivados.

Os bifes veganos costumam ser feitos com ingredientes como grão-de-bico, cogumelos, soja e temperos naturais, que oferecem um sabor delicioso.

3.  Hambúrguer de frango grelhado

Para quem prefere uma opção mais leve, o hambúrguer de frango grelhado é uma ótima ideia. Sempre feito com peito de frango, ele pode ser preparado com aveia, cebola, abobrinha, cenoura e manjericão, entre outros insumos e temperos.

Com baixo teor de gordura, sem deixar de lado aquele sabor suculento, este preparo pode ser combinado com vários molhos e acompanhamentos. Destaque para o curry, o teriyaki e porções como a de batatas rústicas ou de bolinhas de queijo.

4. Hambúrguer recheado

Que tal inovar sem fugir muito do tradicional? A opção recheada pode contar com os ingredientes de sempre – queijo, carne e alface – com alguns ingredientes a mais para deixá-lo mais elaborado.

O recheio escolhido é colocado no meio da carne no momento em que ela está sendo preparada antes de ir ao fogo. Lembrando que, para evitar que o disco desmonte, vale utilizar uma porção de carne maior do que o usual.

Dentre as alternativas de recheio que você pode aderir, estão o cogumelo com queijo, o Catupiry ou uma versão quatro queijos.

5.  Hambúrguer de picanha

Já pensou em trazer a carne mais amada do churrasquinho da galera para dentro da sua hamburgueria? A picanha é nobre e muito saborosa e, justamente por isso, proporciona uma experiência única quando transformada em hambúrguer.

Com suculência e sabor marcante, ela é uma opção premium que certamente encantará seus clientes e que pode levar a margem de lucro da sua hamburgueria para as alturas!

6.  Hambúrguer de peixe

Por mais que possa parecer inusitado, vários restaurantes estão fazendo sucesso com diferentes tipos de peixe colocados em diferentes pães e servidos com os melhores complementos.

É o caso do Notorious Fish, de São Paulo, que apresenta um cardápio variado de lanches utilizando apenas frutos do mar!

Feito com salmão, atum, lagosta ou outro peixe de sua preferência, essa receita pode ser acompanhada por molhos cítricos ou maioneses especiais, criando uma combinação surreal de sabores.

No mais, o hambúrguer de peixe é uma escolha refrescante e saudável, já que pode ser preparado sem gordura, já que ele pode ser assado no forno ou em uma frigideira antiaderente utilizando o óleo da própria carne.

7.  Hambúrguer com/de cogumelos

Os cogumelos têm um sabor rico e terroso que combina perfeitamente com hambúrgueres – ou que os permitem ser transformados, justamente, numa bela receita de lanche –, oferecendo aos clientes uma opção saborosa e cheia de textura.

A especiaria, que já era extremamente conhecida no país, recebeu até uma versão nas franquias do McDonald's em Portugal. O “Maestro Cogumelos Maionese Trufada Single” reúne cogumelos, carne bovina, maionese trufada e espinafres. Parece bom!

E, se você quiser abrir mão da carne animal, é possível criar opções de bifes vegetais com o uso do cogumelo! Que tal misturar o ingrediente à abóbora ou à soja para inovar?

8.  Hambúrguer apimentado

Uma receita que precisa estar adequada à proposta da hamburgueria, como qualquer versão apimentada de um alimento: eis aqui o hambúrguer que faz sair fumaça dos ouvidos – ou não, vai depender de você.

Como essa é uma opção de sabor picante, o legal talvez seja pensar em propor um desafio entre os seus clientes para ver se eles aguentam a ardência!

Foi o que fez a franquia Burger King quando lançou o “Furioso Chipotle” e o “Furioso Jalapeño”, em 2021. A ideia era que os consumidores publicassem um vídeo nas redes sociais experimentando os lanches e provando (ou não!) se eram realmente fãs do sabor apimentado.

Quer tentar? Você pode adicionar pimenta jalapeño, pimenta-de-cheiro ou até mesmo criar um molho especial com pimentas selecionadas, elevando o nível de sabor e tempero.

9.  Hambúrguer gourmet

O hambúrguer gourmet é uma versão refinada e sofisticada da receita tradicional e pode, sim, se diferenciar do hambúrguer de picanha, por isso ele foi trazido à parte nesta lista.

Ele utiliza ingredientes selecionados de alta qualidade, técnicas de preparo mais elaboradas e combinações de sabores criativos, a começar pela carne, que costuma combinar dois ou mais cortes (conhecido como blends de hambúrguer) e que quase sempre é moída na hora.

A redução de molhos também é um método muito utilizado neste tipo de preparo: a técnica consiste em ferver um líquido até que ele atinja uma consistência espessa para, então, adicionar temperos e aromas de sua preferência e servir como acompanhamento ou complemento do prato.

Já imaginou um blend perfeito de costela com acém e, por cima, um molho reduzido de gorgonzola? É de salivar!

O pão dará um toque especial.

Tipos de pão para hambúrguer gourmet

Uma das principais características da gastronomia gourmet é o critério na escolha dos ingredientes, então, é natural que o pão selecionado seja um mais próximo do estilo rústico, porém refinado – o brioche, o pão italiano e o australiano se destacam.

10.  Hambúrguer vegetariano

Já é fato: o público vegano e vegetariano tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Segundo a Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), 46% da população – quase metade dos brasileiros! – já não consome carne pelo menos uma vez na semana.

O levantamento, feito em 2022, também aponta que o número de vegetarianos no país cresceu 75% entre o período de 2012 a 2018, ou seja, é importante ficar atento(a) às preferências desse público para lucrar mais com a sua hamburgueria.

Enquanto os hambúrgueres tradicionais são feitos com carne bovina, suína ou de frango, o hambúrguer vegetariano é preparado com ingredientes à base de plantas, como legumes, grãos, cogumelos, proteína de soja, entre outros.

São tantas possibilidades que você pode até ficar um pouco confuso(a), por isso, acima falamos especificamente da versão com cogumelos e, abaixo, selecionamos outras opções para você se inspirar!

Opções de tipos de hambúrguer vegetariano

Experimente estas alternativas que são um sucesso entre os amantes de comida vegetariana!

Hambúrguer de feijão

É feito, principalmente, a partir de uma combinação de feijões, como feijão-preto, feijão-vermelho ou feijão-branco, juntamente com outros ingredientes que, combinados, oferecem mais textura ao prato.

Algumas receitas também incluem aveia ou pão ralado para ajudar a ligar os insumos e dar mais consistência ao resultado final.

Hambúrguer de soja

Outra variação bacana e já bem tradicional, o hambúrguer de soja é preparado a partir da proteína isolada do grão, que é desidratada e processada para obter uma textura parecida com a da carne moída.

Hambúrguer de beterraba

Além de apetitosa, a receita atiça a curiosidade dos clientes com a sua coloração arroxeada.

Durante o preparo, a beterraba é descascada, ralada ou cozida e depois processada juntamente com outros ingredientes – cebola, alho, aveia, farinha ou pão ralado, e leva temperos como sal, pimenta e ervas, por exemplo.

O bacana é que existe uma gama de ingredientes para você criar pratos únicos para este segmento! Agora, voltando para a lista de tipos de hambúrguer, confira a última opção que também é um sucesso no mercado.

11.  Hambúrguer artesanal

Diferente dos industrializados e de grandes redes de fast food, o hambúrguer artesanal é preparado de forma cuidadosa e personalizada, utilizando ingredientes selecionados e frescos.

Ele é feito à mão, permitindo que cada detalhe seja trabalhado com carinho e dedicação, resultando em uma experiência gastronômica singular.

Ainda assim, ele se diferencia do gourmet porque nem sempre leva ingredientes super selecionados ou molhos da alta cozinha, mas é, com certeza, bem diferente dos sanduíches preparados para consumo em massa.

Dá uma olhada nas diversas oportunidades para inovar!

4 tipos de hambúrguer artesanal para investir

Existem hambúrgueres artesanais para todo tipo de paladar. Você pode apostar no clássico, com uma carne suculenta, numa opção com bacon ou até mesmo uma versão fitness ou low carb. Olha só!

1.  Comum

Utilizando cortes como fraldinha, maminha, picanha ou acém, nesta opção de sanduíche, a carne escolhida é moída e temperada de acordo com a preferência do cozinheiro.

Você pode escolher um corte magro para receitas light, nesse caso, as melhores opções são coxão duro, alcatra ou patinho.

Misturas também são bem-vindas: os blends de carne dão ainda mais singularidade ao prato, mas vale destacar que alguns cortes magros podem deixar o disco seco e sem liga, então tome cuidado e faça testes.

Um exemplo suculento e muito utilizado de blend é a mistura de duas partes dianteiras do boi, o peito e o acém. O blend perfeito costuma ter de 20% a 25% de gordura, já que uma parte da massa é “perdida” quando vai ao fogo.

2.  Com bacon

O bacon é o ingrediente queridinho de muitos, mas, no hambúrguer artesanal, ele carrega algumas particularidades. Acontece que essa versão artesanal, além de servir o ingrediente como acompanhamento, pode trazer um blend feito com a iguaria e a carne escolhida.

Imagina dar aquela mordida e ser surpreendido(a) com pedaços de bacon no bife? Uma delícia, né?

3.  Artesanal fitness

Existe ainda uma opção gostosa para pessoas que estão de dieta ou possuem alguma restrição alimentar.

Nas receitas fitness, é melhor dar preferência a cortes magros e com baixo nível de gordura, além de ingredientes com poucas calorias, como salada e queijo branco.

Lembra do bife com carne de frango que foi mencionado lá em cima na lista? É uma ótima pedida por aqui! Apenas se lembre de diferenciar o fitness do low carb – e deixar bem claras as diferenças aos clientes, nas descrições do menu, por exemplo.

4.  Artesanal low carb

As opções low carb, por sua vez, têm suas particularidades por conta do pão se comparadas às fitness e outras tradicionais.

Nesses hambúrgueres, a carne é acompanhada por proteínas como ovos e até mesmo bacon de vez em quando, mas o pão costuma ser zero carboidrato.

Também é comum encontrar opções em que a folha de alface faz o “papel do pão” e “enrola” a carne, dispensando o carboidrato.

São várias as alternativas bacanas que podem ser adequadas a todos os nichos e, quanto mais personalizado o seu prato, maiores as chances de você fidelizar clientes!

Fique à vontade para contar um preço justo para o seu negócio por cada item, pensando na qualidade dos insumos, principalmente. Defina o seu público, elabore frases para hamburgueria e, voilà! Você terá tudo para construir uma marca de sucesso.

Faça uma pesquisa da concorrência também, abuse da criatividade e ofereça um diferencial.

Todas essas ações vão ser fundamentais na hora de montar um cardápio para hamburgueria!

Gostou das opções? Bateu até uma fominha? Fique ligado(a) nos outros conteúdos do blog Abrahão para fazer o seu restaurante bombar ainda mais!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais