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15 tipos de entradas para oferecer no cardápio

Existem alguns tipos de entradas específicas para restaurantes mais chiques, outras podem ser criadas para um estabelecimento mais descontraído. Seja qual for o seu caso, neste artigo você vai encontrar opções para todos os gostos e ainda vai aprender a promover o seu cardápio. Confira!

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Tipos de entradas

Saladas, canapés, torradinhas com patê, batatas ou polenta frita são alguns dos tipos de entradas mais comuns em restaurantes, seja qual for o ramo alimentício, mas você sabe o porquê disso? A resposta é simples, são pratos que agradam a maioria dos paladares.

Mas nem por isso devem ser unânimes, afinal, como surpreender o cliente e se destacar frente à concorrência servindo as mesmas opções?

Por isso, neste artigo, você vai conhecer outros tipos de entradas e vai entender o conceito de servir algo antes do prato principal. Além disso, nós trouxemos dicas incríveis para promover e aumentar as vendas do seu restaurante. Veja só!

O que são entradas de restaurantes?

Na gastronomia, é a maneira mais leve de saciar um pouco a fome do cliente ao chegar no restaurante e o maior objetivo é fazer com que ele aproveite a refeição principal mais lentamente.

Dessa maneira, o prato em destaque pode ser apreciado integralmente, ou seja, o cliente consegue saborear a comida recebida com calma, sem pressa, sentindo todos os sabores e aromas da refeição.

Deu para entender o conceito, não é mesmo? Mas a pergunta que fica é: se a entrada deve saciar a fome apenas parcialmente, o que oferecer para o cliente a fim de deixá-lo com aquela vontade de quero mais? Descubra logo abaixo.

O que servir de entrada no restaurante?

A resposta aqui pode ser bem simples: você pode oferecer de tudo um pouco, desde que as porções sejam pequenas. Isso mesmo! Oferecer grandes quantidades de comida logo no começo pode atrapalhar a refeição principal do cliente.

Lembre-se de que a entrada deve ser uma opção leve, sutil, que abra o apetite do cliente para o próximo prato. Por isso, é comum que a maioria dos restaurantes possua saladas como opções de entradas para refeições, pois são pratos leves, saborosos e com poder de saciedade.

Porém, existem clientes que não curtem muito esse tipo de comida e buscam por novidades gastronômicas, sendo assim, é importante ter outras opções no seu cardápio. Lembre-se que as entradas são o início de uma viagem pelo cardápio, por isso, elas devem combinar com o restante dos pratos, tanto o principal como a sobremesa.

Em um restaurante italiano, por exemplo, não há harmonização em servir um harussame (salada japonesa) e em seguida oferecer massas, nhoques ou risotos. Para esse segmento, dê preferência a entradas com molhos vermelhos, como bruschettas, baguetes com azeites aromatizados, patês e até a tradicional polenta frita é válida.

Assim, você oferece uma combinação harmoniosa entre os pratos, melhorando a experiência gastronômica do cliente, mas, para que ele saiba o que pedir e se interesse pelas opções de entrada, é preciso saber promover o cardápio. Veja como fazer isso de forma fácil e prática.

Como promover um cardápio de entrada?

Algumas técnicas podem ser aplicadas com o intuito de aumentar as vendas e promover os pratos de entrada, basta um cardápio digital com boas imagens, nomes criativos e, claro, promoções.

Essas estratégias, sem dúvidas, são o carro-chefe de qualquer restaurante que tenha como meta aumentar suas vendas e a lucratividade do local.

Veja agora, de maneira mais detalhada, como pôr essas dicas em prática. Vamos lá!

1.  Dê nomes atrativos aos pratos

Os nomes são ótimos atrativos para ganhar a atenção do cliente, por isso, use sua criatividade para nomear os pratos.

É válido usar a história do restaurante ou o tema, caso se trate de um estabelecimento temático, para criar o nome de cada prato.

Lembre-se de fazer a conexão de um nome com o outro, para que o cliente perceba que você tem um modelo de cardápio bem elaborado, atrativo e que faz sentido.

2.  Tenha um cardápio digital

Aqui, é preciso lembrar que, na maioria das vezes, o cliente se sente atraído pela foto do prato, não é? Por isso, o cardápio digital pode ser um ótimo aliado na busca por aumento nas vendas.

Com ele, você pode incluir fotos de comidas atrativas e atualizar o menu a cada vez que for necessário, sem qualquer custo extra para isso. Inclusive, é possível oferecer promoções e criar uma sequência de fotos que fique passando a todo instante, instigando o consumo do cliente.

3.  Ensine a sua equipe

Uma equipe bem treinada é capaz de aumentar as vendas e instigar o cliente a consumir determinados pratos. Mas é claro que a venda deve ser feita de maneira sutil para que o cliente não se sinta pressionado a pedir o prato.

É interessante treinar os garçons para que eles saibam como funciona o cardápio, oferecendo ao cliente opções harmônicas, desde a entrada até a sobremesa e incluindo as bebidas, proporcionando uma boa experiência gastronômica ao consumidor.

4.  Aposte em promoções casadas

Que o brasileiro adora uma promoção, todo mundo já sabe. Por isso, usar o fator promocional casado, ou seja, a venda de uma entrada e um prato principal com um grande desconto pode ser uma boa sacada de venda e marketing para o restaurante.

Não esqueça que a promoção deve ser feita de maneira que não traga prejuízo ao restaurante, deve ser algo benéfico ao cliente e ao estabelecimento ao mesmo tempo.

Sendo assim, vale a pena estudar estratégias financeiras para criar promoções válidas e coerentes para todos os envolvidos. Não esqueça de usar os combos promocionais como marketing, postando em redes sociais, com o intuito de atrair novos clientes para o seu negócio.

Agora que você sabe como promover seu cardápio e entendeu o conceito de entrada para a gastronomia, veja algumas opções que podem ser oferecidas.

15 pratos de entrada para restaurantes chiques ou tradicionais

Para acertar nas dicas, nós selecionamos três categorias diferentes com cinco opções de entradas para cada uma.

Vamos começar com as opções que um restaurante italiano pode servir como entrada, quais as melhores opções para um estabelecimento mais refinado e, por fim, cinco opções de entradas coringas para servir aos seus clientes.

1.  Bruschettas

Esta é uma entrada fácil e que deve ser servida em pequenas porções com 4 fatias. O recheio pode ser variado, mas o tradicional conta com molho vermelho e tomates cerejas confitados.

2.  Carpaccio

Talvez umas das entradas mais versáteis, pode ser preparada com peixe ou carne vermelha, leva azeite de oliva como molho, suco de limão, alcaparras e é finalizado com um bom queijo parmesão ralado.

3.  Espetinho caprese ao molho pesto

Composto por um espetinho de mussarela de búfala, tomate cereja e manjericão, o espetinho caprese é o combo favorito de quem é apaixonado pela culinária italiana e ainda acompanha um delicioso molho pesto.

4.  Cestinha de massa de pastel

Essa é a versão rápida da cestinha de queijo, porém, é feita com massa de pastel frita e pode ser recheada com creme de ricotta e tomate cereja.

5.  Salada italiana

Aposte na rúcula, tomates, alface, cenoura ralada e, claro, queijo. Tempere com sal, um pouco de vinagre, fios de azeite de oliva e outros temperos de sua escolha. Por fim, adicione queijo parmesão ralado ou cubos de mussarela de búfala.

6.  Petisco de maçã caramelizada, rúcula e parma

Os ingredientes são finos e devem ser de qualidade. O resultado é incrível e traz um sabor agridoce capaz de deixar qualquer um apaixonado pelo petisco. A ideia é enrolar um pedaço de maçã caramelizada em uma folha de rúcula, envolta por uma fatia de presunto parma.

7.  Salada com pasta de azeitona roxa

Rúcula, laranja pera picada, alface americana e uma pasta de azeitona roxa por cima. Esse prato sem dúvida alguma é leve, apetitoso e, quando acompanhado de um espumante, pode deixar a experiência ainda mais incrível.

8.  Caponata de repolho roxo

Berinjela, repolho roxo, suco de limão, cebola, pimentão, orégano, amêndoas e uvas-passas são os ingredientes usados para criar um picado temperado que deve ser usado como recheio para mini torradinhas feitas com pão temperado e selado na manteiga.

9.  Tartare de tomate com carambola

Nada mais chique que tartare, não é? Principalmente quando a entrada leva tomate amarelo, carambola e suco de limão siciliano. É válido ressaltar que esse prato é inteiramente vegano, um tartare sem carne ou peixe, em que a base é o tomate amarelo picado e sem semente.

10.  Sopa de inhame com cardamomo

Uma entrada leve e especial para os dias de inverno, sua receita conta com manteiga ghee, coentro, inhame, cebola e cardamomo. Não esqueça que entradas como sopas devem ser sempre entregues quentes e podem acompanhar pedaços de pães.

11.  Batata frita com queijo e bacon

Tradicional, coringa e saborosa, ela é a queridinha de muitos clientes. Essa entrada é fácil, rápida e tem um lugar reservado no coração dos consumidores, principalmente das crianças, por isso, pode ser uma boa opção para restaurantes familiares.

12.  Polenta frita com queijo ralado

Outra opção rápida e que também deve ser servida em pouca quantidade, afinal, pode cessar a fome por completo. O queijo ralado é opcional e pode ser servido separadamente.

13.  Salada de folhas

Nessa opção, não deixe de fora a alface crespa, a rúcula e a couve-folha. Além delas, para deixar o prato ainda mais gostoso, podem ser acrescentadas frutas à salada. As mangas e os morangos são ótimos ingredientes e deixam a salada com a cara do verão. Fica a dica!

14.  Torradas e molhos diversos

Outra entrada tradicional e muito deliciosa são as torradinhas de pão francês que combinam com molhos e patês, podendo ser de queijo, molho branco, vermelho, azedo, agridoce, caramelizado, enfim, opções não faltam.

15.  Queijo coalho com melado de cana

Conhecido como tennessee, o queijo coalho com melado de cana ganha espaço no menu de entrada e pode roubar a cena. O sabor agridoce é incrível e inesquecível, além de ser uma entrada de fácil preparo.

Independentemente de quais entradas compõem seu menu, não esqueça do conceito de entradas e esteja atento na hora de montar o seu cardápio. Depois de aprender um pouco mais sobre essa categoria, é hora de pôr a mão na massa e criar uma seção de entrada atrativa para o seu estabelecimento e arrasar nas vendas.

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