Nomes de hambúrguer para cardápio: catálogo de ideias

Um artigo que reúne várias inspirações interessantes para criação de nomes de hambúrguer para cardápio e que, em vez de limitar a sua criatividade, a coloca para trabalhar a todo vapor? Aqui tem!

Compartilhe

Prato branco com hambúrguer artesanal bem decorado com batatas e molho em um pote de molho especial

Os melhores nomes de hambúrguer para cardápio são, acima de tudo, aqueles que estão de acordo com a proposta, as visões e os valores da sua hamburgueria. Além disso, precisam trazer diferenciais do prato e serem fáceis de ler e entender para que atraiam o interesse dos consumidores.

Ao criar um título saboroso aborde os ingredientes únicos, a textura diferenciada e os molhos exclusivos do seu hambúrguer, por exemplo. Assim, vai ser fácil despertar a fome da clientela e aumentar as vendas.

E, se você chegou a este artigo em busca de inspirações, fique até o final. Seu cardápio vai sair pronto daqui!

Quais são os nomes de hambúrguer? Começando do básico

Antes de definir a nomenclatura de cada um dos hambúrgueres que você vai vender na sua hamburgueria, anote os nomes dados aos diferentes tipos dos discos de carne redondos vendidos entre duas bandas de pão!

  • Tradicional: o que todo mundo conhece
  • Gourmet: feito com ingredientes de maior qualidade, e mais frescos
  • Artesanal: aquele 100% feito à mão, pouco ou nada industrializado
  • Smash: o disco de carne amassadinho, mais fino e crocante
  • Mini-hambúrguer: servido em alguns tipos de rodízios
  • Vegano/vegetariano: feito à base de plantas

Você pode chamar um hambúrguer da casa, com pão de fermentação natural, por exemplo, de “Artesanal de verdade”, mostrando que todos os ingredientes são feitos por você ou pequenos empreendedores dos arredores, por exemplo, assim como pode chamar um X-Burger beeem prensado de “X-Smashed-Burger”.

Por que não? Use a criatividade!

Como dar nome para hambúrguer? 9 etapas fundamentais

Existem algumas orientações que não podem deixar de ser seguidas num momento como esse, e elas foram reunidas em uma lista para você. Veja.

  1. Seja criativo(a).
  2. Destaque diferenciais relacionados ao modo de preparo ou aos ingredientes utilizados.
  3. Escolha nomes fáceis de ler e pronunciar.
  4. Investigue a concorrência para saber se você, mesmo sem querer, não está copiando uma ideia que já foi usada.
  5. Convide familiares e amigos para experimentarem suas delícias e, só depois do consumo dos hambúrgueres, conte para eles o nome que pensou em dar aos produtos. Observe as reações de quem estiver presente: elas serão seu termômetro.
  6. Pergunte se essas pessoas conseguem fazer uma associação fácil ao sabor ou à textura e se têm alguma objeção em relação a como a nomenclatura soa para os ouvidos. Em caso de resposta afirmativa, questione o porquê.
  7. Anote tudo! Você vai precisar de um tempo para ponderar e digerir cada opinião.
  8. Compartilhe-a com o chef, a equipe de cozinha e todos os outros funcionários também, buscando feedbacks para finalizar a reflexão.
  9. Faça uma votação se ficar em dúvida entre duas ou mais alternativas de denominação para um ou mais produtos.

Dessa forma, vai ficar mais fácil bater um martelo sobre o seu cardápio de hambúrguer! Agora, inspire-se com algumas ideias de nomes que os especialistas Abrahão reuniram para ajudá-lo(a).

Inspirações para nomes de hambúrguer tradicional

Classic Burger” cai bem para o pão + carne + queijo e “Old-Fashioned Burger” combina com algum preparo da casa que seja bem tradicional, mas também exclusivo. “Our Signature” pode ser um excelente nome para o mais pedido. “Salad Sensation” e “Fresh Burger” são opções que combinam com lanches que levam salada também.

Bastante ideia em inglês, né? É porque a origem desse lanche delicioso é controversa, já que tanto os Estados Unidos quanto a Alemanha requerem a autoria dessa receita sem igual. Justamente pelo burger ter essa origem “universal” que a maioria das ideias puxa para o idioma do Tio Sam.

Quer apostar no bom e velho português? Evite ficar preso(a) ao “X-Salada”: você pode, em vez de ir no básico do básico, apostar em algo como “Burger do Rancho” ou “Clássico da Casa”.

Ideias de nomes para hambúrguer gourmet

Da Rainha” ou “Do Rei”, “Burger Tentação”, “Supremo Burger”, “Delícia da Casa” e “Carne Nobre” são sugestões de nomenclaturas para preparos gourmet, assim como outras inúmeras possibilidades que remetem à alta gastronomia e a um sabor indescritível e inigualável.

A comunicação da sua hamburgueria tem um tom mais informal e brincalhão? Que tal “Gourmet, sim senhor!” ou similar?

Ideias de nomes de hambúrguer artesanal

Pelas mãos do chef artesão”, “Handmade Burger”, “Burger do Chef”, “Receita de Família”, “Feito na Brasa” e “Burger Raiz” se encaixam perfeitamente nas possibilidades de nomes para preparos artesanais de hamburgueria.

Outras alternativas podem incluir as palavras “Handmade” ou “Handcrafted”, que significam “Feito à mão” no inglês, “Artisanal” ou “Artigianale”, que significam, justamente, “Artesanal”, no francês e no italiano, respectivamente. É ideia para cardápio de hamburgueria que não acaba mais!

Nomes criativos para hambúrgueres

Seu público-alvo é aquela galera que gosta de aproveitar as refeições descontraídas fora de casa para fugir um pouquinho da realidade? Aposte em composições contendo os termos “Dream” (“Sonho”), “Magic” (“Mágica”), “Cosmic” (“Cósmico”), “Epic” (“Épico”) e “Galaxy” (“Galáxia”).

Mais nomes diferentes de hambúrguer, ainda na mesma pegada:

  • Eclipse Burger;
  • X-Nebulosa;
  • Quantum Burger;
  • O Intergalático; e
  • Stellar Burger.

Outras ideias igualmente criativas podem incluir nomenclaturas que remetam a personagens marcantes de novelas brasileiras ou mexicanas, como Floribella e Rebelde, video games famosos, como Wii, Atari e PlayStation, ou destaques da Fórmula 1, como Ayrton Senna e Lewis Hamilton.

E vale até seguir pelo caminho dos nomes dedicados a pessoas que tenham sido importantes na sua família, no seu bairro ou na sua cidade!

Você também pode querer vender produtos ligados às várias partes do mundo! Se for esse o caso, não deixe de escolher pelo menos um ingrediente local para cada preparo e de seguir a onda de chamar cada item por nome da cidade ou país + algum complemento, tipo “NY Burger” para aquele prato tradicional de Nova York.

Quer inspirações atuais (ou que serão para sempre lembradas)? Segue o fio!

Nomes para hambúrgueres inspirados na cultura pop

Continue anotando, hein?

  • Tay Burger Salad: um hambúrguer de frango grelhado com salada, feito em homenagem à Taylor Swift, loirinha que está fazendo tanto sucesso mundo afora.
  • Burger Vader e R2DBurger: hambúrgueres suculentos, com molhos especiais da casa, dedicados ao filme “Star Wars”.
  • Neo Burger: para um preparo que você tem certeza de que seria o mais pedido pelo Neo, do Matrix.
  • Ross & Rachel Burger: um hambúrguer doce, feito com a combinação de queijo e goiabada, dois ingredientes que não vivem um sem o outro, cujo nome homenageia os personagens de mesmo nome na famosa sitcom “Friends”.
  • Jurassic Burger: um preparo de costela com molho barbecue ao melhor estilo Jurassic Park.
  • Burger Bang Theory: aquele hamburgão de dois andares, complexo, mas delicioso, como a série “The Big Bang Theory”

Ah, aproveitando a deixa, também cabe, para hambúrgueres maiores, nomenclaturas com adjetivos ligados à grandiosidade, como “Big”, “Mega”, “Ultra”, “Hiper” e “Super”. Da mesma forma, receitas mais chiques podem ser chamadas de “Deluxe”, “Prime”, “Gold” ou “Royal”.

Não custa reforçar: acima de tudo, a seleção vai depender da proposta do estabelecimento, tudo bem? Quando o seu menu estiver completamente decidido, compartilhe-o nas redes sociais e mostre para todo mundo. Propaganda é a alma do negócio!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais