Cardápio de sobremesas: como montar em 4 passos

O cardápio de sobremesas deve seguir a mesma ordem dos demais pratos, descrevendo os ingredientes e o valor unitário de cada produto. Confira 4 passos para criar o seu!

Compartilhe

Montar cardápio de sobremesas

O cardápio precisa estar bem organizado com descrições e valores completos, divididos em categorias como as entradas, pratos principais e sobremesas. Além disso, consultar o mercado e pensar no tipo de serviço oferecido no seu estabelecimento também são questões fundamentais na hora de criar um cardápio de sobremesa de restaurante.

É importante saber que o menu do seu estabelecimento funciona como um cartão de visitas e é ele um dos grandes responsáveis pelo crescimento nas vendas.

Principalmente na categoria de sobremesas, o empreendedor deve apostar em fotos de qualidade com o objetivo de despertar o apetite do consumidor.

Mas lembre-se de que as fotos devem ser reais, isto é, a sobremesa descrita no menu e representada por uma imagem deve chegar exatamente igual à mesa do cliente. Caso contrário, pode ser considerada propaganda enganosa, prejudicando a imagem do seu estabelecimento.

4 passos de como montar um cardápio de sobremesas

São muitos os detalhes que fazem de um cardápio um cartão de visitas completo e atrativo.

Confira, abaixo, algumas dicas essenciais que precisam ser consideradas no momento em que você for montar o seu cardápio.

1.  Pesquise informações e tendências

Busque entender o que está em alta no mercado, quais são as novas tecnologias que estão conquistando os clientes e quais os modelos mais modernos de cardápios.

Procure oferecer um tipo que possibilite manter as informações atualizadas sem a necessidade de rasuras ou reimpressão frequente, já que esse fator pode acabar aumentando os gastos do seu caixa.

Dito isso, saiba que implementar cardápios digitais através de tablets na mesa ou por meio de QR Code pode ser uma boa alternativa.

Afinal, ambos possuem fácil acessibilidade por parte do cliente e, ainda, permitem atualização frequente sem acrescentar qualquer gasto ao restaurante.

Esses modelos permitem também a inclusão de fotos de alta qualidade, divisão por categorias, descrições mais completas e agilizam o atendimento e o serviço realizados pelos garçons.

2.  Crie um cardápio de acordo o serviço

Caso seu estabelecimento ofereça o serviço à la carte, saiba que as sobremesas oferecidas no cardápio devem combinar com esse tipo de serviço.

Por isso, antes de estruturar seu menu, considere o tamanho da cozinha do seu restaurante e se há profissionais suficientes para a demanda que tal trabalho oferece.

Em outras palavras, permitir que os clientes modifiquem os ingredientes que compõem a sobremesa pode demandar mais tempo de serviço e maiores custos em relação ao estoque de alimentos.

Um dos maiores segredos na hora de elaborar um menu de acordo com o serviço é saber harmonizar as sobremesas com o estilo do restaurante e estar preparado para a preparação dos pratos que estão no menu.

3.  Organize as categorias

Um cardápio atrativo deve ter seus produtos bem organizados, separados por categorias e por sabores. Em um menu de sobremesas, é interessante que todos os bolos estejam na mesma categoria, facilitando a visualização do cliente.

O mesmo serve para os doces e as trufas, que precisam estar listadas de acordo com seus sabores, seguindo uma organização.

Imagine um menu que não possua uma ordem e, em uma mesma coluna, fosse possível encontrar pratos principais, como massas, proteínas e sobremesas de diversos sabores, seria confuso e demandaria muito tempo para a escolha.

Sendo assim, aposte na praticidade que a divisão por categoria proporciona ao cliente, que saberá exatamente em qual coluna procurar o que deseja.

4.  Descrição e precificação

É fundamental que cada item do seu cardápio tenha uma descrição informando o cliente sobre os ingredientes que compõem aquele prato.

Essa prática faz com que o cliente saiba, por exemplo, se o prato leva glúten ou não, o que ajuda em situações nas quais o consumidor possua algum tipo de intolerância ou alergias alimentares.

Além disso, os clientes podem realizar seus pedidos de uma maneira mais segura, obtendo a certeza de que vão gostar do resultado, pois saberão detalhadamente quais ingredientes estão no seu pedido.

Por último, informe o preço, mas lembre-se de que ele não deve tirar o foco do cliente, por isso, coloque em letras menores do que as demais e em espaços nos quais não terão tanto destaque.

Ao estruturar o cardápio, detalhe o preço dos acompanhamentos e de cada item que poderá ser acrescentado ao prato pelo cliente.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Como criar um cardápio via QR code de sobremesas?

Para oferecer um cardápio de sobremesa inovador no seu restaurante, opte pela criação de um QR Code e disponibilize esse código nas mesas individuais.

Dessa maneira, o cliente terá acesso ao menu sempre que precisar, sem a necessidade de chamar o garçom ou perder espaço na mesa com os modelos físicos.

Criar um cardápio via QR Code não é difícil, basta acessar a página do Abrahão Pocket e conhecer os planos disponíveis.

Ele permite que o seu cliente realize o pedido através do próprio smartphone - apenas apontando a câmera do celular para o código disponível na mesa - chame o garçom sempre que houver necessidade e efetue o pagamento da conta de forma independente.

Além disso, utilizando um cardápio digital, você consegue atualizar seus produtos, as descrições e os preços sempre que necessário e sem gastar nada mais para isso.

Assim, você estará oferecendo um serviço completo, atualizado e tecnológico aos seus clientes, além de seguro, pois todo o processo será feito exclusivamente através do próprio celular do consumidor.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais