As principais opções de modelos de cardápio disponíveis no mercado de food service hoje em dia são os cardápios em quadro negro, tipo folheto, com dobra, minimalista, menu digital e por QR Code.
Eles são de extrema importância para um restaurante, pois anunciam a identidade do negócio e permitem que os consumidores conheçam melhor as opções do menu, como valores, pratos e bebidas.
Entretanto, a forma como essas informações são dispostas pode impactar diretamente na venda, por isso é fundamental estudar os diferentes tipos de cardápio antes de escolher o seu.
Se antes os menus eram pensados de maneira exclusiva para aqueles que frequentam o estabelecimento, hoje, com o aumento do delivery, os menus digitais e online também estão presentes nos serviços de alimentação que desejam alcançar seus clientes através da tecnologia com alternativas modernas.
Mas não basta focar em modernidade, é preciso apostar em modelos que oferecem as informações mais relevantes e atualizadas e, por isso, quanto mais objetivo e claro, melhor.
Além disso, priorizar o tipo certo pode favorecer as suas vendas, uma vez que a harmonia dos elementos do restaurante resulta numa melhor experiência aos clientes e, consequentemente, na atração deles.
A seguir, mostraremos quais os estilos de cardápio que existem. Ficou curioso? Continue com a gente!
6 tipos de cardápios para bares e restaurantes
1. Quadro negro para cardápio
Uma boa opção para hamburguerias, cafeterias e bares temáticos, o cardápio de parede se destaca por ser mais visível, além de conter elementos feitos à mão, o que deixa o estabelecimento mais moderno. Este tipo pode servir como decoração para ambientes menores também.
2. Cardápio tipo folheto
Este modelo oferece segurança aos estabelecimentos por ser uma opção barata e muito conhecida. Ele inclui todas as opções do menu e pode utilizar tanto o espaço da frente, quanto do verso.
Suas informações separadas simetricamente são agradáveis para a leitura do cliente e, ao plastificá-lo, ele se torna ainda mais durável.
3. Cardápio com dobra
O modelo conta com a construção mais completa, pois é composto por dobras, podendo ser dividido em capa, índice e interno.
O cardápio é mais utilizado em pizzarias e hamburguerias, sendo geralmente colorido e com imagens mais chamativas. Além disso, costuma ser compacto e pode ser levado para casa.
4. Cardápio minimalista
Este tipo busca ser o mais simples e direto possível, sem grandes imagens e informações que preencham todo o campo de visão do consumidor.
Com opções assertivas e uma paleta de cores que compõem o estabelecimento, essa é uma boa alternativa para os ambientes mais discretos.
5. Cardápio digital por tablet
Por se tratar de um modelo digital, o cardápio por tablet evita gastos com impressão, uma vez que não há necessidade de imprimir um novo quando for preciso alterar alguma informação.
Além disso, é um diferencial por se tratar de um recurso moderno, prático, intuitivo, com fotografias chamativas e opções de realização de pedido, pagamento e avaliação do local, podendo agradar mais os clientes.
6. Cardápio digital por QR code
Esta opção visa economizar o tempo do cliente e da equipe, já que, para acessar o cardápio, basta apenas apontar a câmera do celular para o QR Code e abrir o link indicado pelo aplicativo da câmera.
Através do modelo de cardápio por QR Code, o consumidor tem acesso a informações sobre os pratos e seus preços na tela. Além disso, ele é editável e o cliente tem a possibilidade de alterar ingredientes e adicionar extras, assim como no menu por tablet.
Como podemos ver, a importância do cardápio se dá pela facilidade do cliente em acessá-lo e, claro, também serve como principal fonte de marketing de um restaurante, já que é através dele que os consumidores poderão escolher entre os produtos ofertados.
Por isso é essencial que você, gestor, encontre o modelo que mais se adapte ao seu estabelecimento.
Falando nisso, a oimenu conta com um cardápio digital, sem necessidade de impressão, ajudando você a diminuir os gastos, além de oferecer a possibilidade de atualizar o menu em tempo real e permitir que o cliente pague na mesma tela em que efetuou o pedido.
Por ser desenvolvido para todos os tipos de negócio, seu segmento não fica de fora, pois o serviço é perfeito para bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, sorveterias, cafeterias, entre outros, ou seja, completamente personalizado.
E então, gostou de algum modelo? Não fique de fora, aplique essas dicas agora no seu negócio e leve a identidade do seu restaurante para as mãos da clientela!
Deixe seu comentário