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Os modelos de cardápios para bares mais usados

Um cardápio organizado, estruturado e com modelo próprio, tende a ganhar a atenção dos clientes. Saiba como o menu pode aumentar as vendas do seu bar.

Modelo cardápio bar

Dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? Então, saiba que a primeira impressão do seu bar - depois do ambiente, de um modo geral - é o cardápio.

E, para cativar a atenção do cliente, é preciso inovar no modelo e manter seu menu sempre atualizado.

Um cardápio atrativo faz com que os clientes voltem ao estabelecimento para poder consumir aquilo que despertou desejos e curiosidades.

E a melhor forma de despertar essa curiosidade é alimentar, antes de mais nada, o sentido visual. Isto mesmo: as pessoas são conquistadas primeiro pelo visual - e só depois pelo paladar.

É importante que o modelo do cardápio seja elaborado seguindo o mesmo estilo do estabelecimento. Por exemplo: para um bar temático, é interessante que as bebidas e os pratos tenham nomes diferentes, mas que sejam na mesma vibe do tema local.

Entretanto, lembre-se de que junto a um prato com um nome diferenciado é preciso que seja disponibilizada uma boa descrição no cardápio, explicando os ingredientes que compõem o pedido e, também, o valor.

Esta descrição precisa ser completa, para que o cliente não sinta dúvidas em relação ao prato.

Organização do cardápio para bar

As fotos coloridas podem transmitir uma imagem de produtos deliciosos, incentivando os clientes a consumirem aquilo que desejam e aumentando aquela curiosidade sobre os outros itens apresentados no cardápio.

Outra dica é organizar os produtos por ordem de consumo, colocando os itens mais vendidos em lugares mais visíveis e atrativos, isso para que o cliente sinta o desejo de provar o prato que está sendo mais consumido pelo seu público.

Quando você conquista o consumidor do seu bar através de imagens ou fotos juntamente com interessantes e boas descrições, automaticamente desperta o interesse no cliente em saber o preço daquilo que está sendo oferecido. Por isso, demonstrar o valor de cada item é muito importante.

No entanto, o preço não deve estar mais evidente do que as fotos, para que o cliente não desvie o foco do produto para o preço.

Pensando nisso, capriche nessa jogada de marketing e ofereça sempre fotos bem produzidas dos melhores itens da casa, pelo menos.

Combine seus produtos

Uma dica importante para aumentar o consumo no seu bar é apresentar combinações prontas para os seus clientes.

Esta tática de venda é popularmente conhecida pelos "combos" e, em algumas franquias, esta opção chega a vender mais do que produtos avulsos.

Para um bar, algumas combinações de bebidas e petiscos vendem bem e, por isso, merecem lugares de destaque no cardápio, já que os consumidores que frequentam o local em busca de drinks, geralmente, curtem algo para petiscar enquanto “jogam conversa fora” com os amigos.

Cardápios mais usados em bares

Cada estabelecimento deve desenvolver um cardápio único, que combine com os produtos e com o ambiente.

Porém, alguns modelos são mais utilizados que outros, seja pela praticidade, modernidade ou estilo.

Para auxiliar a sua escolha, nós trouxemos cinco formas para expor seus pratos, bebidas e produtos em geral.

1.  Cardápio de papel

Essa é a forma mais tradicional e pode ser encontrado em vários estilos e designs diferentes.

Grande, pequeno, dobrável, dentro de pastas com capas bem trabalhadas ou em forma de pergaminhos.

Ideias para este modelo não faltam, entretanto, a sua manutenção não é tão simples.

A cada modificação, é necessário fazer uma nova impressão, mesmo que ela seja pequena.

Lembre-se da importância de atualizar o seu cardápio, pois as atualizações frequentes são necessárias para a melhoria do atendimento ao cliente. Além do que, os cardápios desatualizados passam uma imagem de desorganização.

2.  Cardápio digital

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço dentro dos estabelecimentos e o atendimento através do cardápio digital tem conquistado uma boa parcela de consumidores.

Se você quer deixar o seu bar mais moderno e ainda economizar, deve optar por introduzir um atendimento automatizado, com o auxílio dos tablets para restaurantes e bares.

Outra vantagem deste modelo é a praticidade quanto à atualização dos produtos e preços e à manutenção, pois a tecnologia permite que isso seja feito a qualquer momento, sem custo algum, possibilitando ao seu estabelecimento oferecer sempre um material atualizado e moderno.

3.  Cardápio em quadros

Todo mundo já frequentou algum bar em que o cardápio estava pintado na parede ou disponível em algum quadro com letreiros, certo?

Caso o atendimento no seu bar seja feito somente no balcão, esta opção de cardápio facilita muito o serviço, pois otimiza o tempo a cada cliente novo.

Com o menu estampado de forma visível, os consumidores vão escolhendo seus pedidos e, por fim, o atendente é solicitado somente para anotar as escolhas feitas.

Também pode ser considerada uma forma diferenciada, caso seja aplicada de uma maneira criativa, com desenhos produzidos em giz, por exemplo.

4.  Cardápio de bebidas

Não importa se o cardápio será de papel ou digital, as bebidas merecem destaque! Isto porque, num bar, os drinks são os carros-chefes de todos os pedidos.

Como citado acima, as pessoas frequentam os bares com o intuito de beber algo diferente e delicioso, para relaxar, assim como procuram por petiscos e ambientes aconchegantes para um noite divertida entre os amigos.

No seu cardápio de bebidas, pode ser oferecido:

  • cervejas;
  • chopps;
  • doses de destilados;
  • drinks elaborados em copos diferentes e com cores fora do comum;
  • energéticos;
  • sucos naturais diversificados;
  • água e refrigerantes.

Com as bebidas disponíveis em uma lista completa, é muito válido criar promoções que envolvam doses de destilados e porções de petiscos leves que estimulam o apetite, especialmente no caso dos cardápios digitais que oferecem essa vantagem de atualização em tempo real.

Além disso, lembre-se de criar combos para finalizar a experiência do seu cliente com chave de ouro.

5.  Cardápio completo: entradas e sobremesas

Para que o consumo no seu bar aumente, não esqueça de dar o devido destaque para as entradas e sobremesas no cardápio.

Dar destaque não quer dizer que seja obrigatório colocar esses produtos nas primeiras páginas ou na página de entrada do tablet, mas que merecem as melhores fotos e descrições de todo o seu cardápio.

Afinal, quem nunca pediu uma sobremesa só por que a foto era bonita e chamou a atenção?

Ou, ainda, quem nunca chegou em um bar antes de todos os amigos e precisou pedir uma entrada para dar aquela “enganada” no estômago?

Esses pequenos detalhes associados à organização do seu menu é que aumentam o consumo e a lucratividade do seu estabelecimento, são as chamadas vendas extras.

Dica extra: clientes x cardápios

O menu deve refletir o seu bar e os seus clientes, ou seja, para montar um cardápio infalível é preciso “estudar” seus consumidores e seus concorrentes.

Conhecer as preferências de quem frequenta o seu bar e lugares semelhantes influenciam no seu produto e naquilo que você pode oferecer.

Isto porque desenvolver algo sabendo exatamente o que o público procura pode tornar esta jornada muito mais simples e certeira.

Procure descobrir quais são os pratos e os drinks mais pedidos nos seus concorrentes, os drinks mais favoritados pela galera que frequenta os bares das redondezas e, claro, qual o produto que não pode faltar no seu bar, aqueles clássicos.

Mas, lembre-se de que copiar seu concorrente não faz com que seu bar se diferencie e ganhe mais clientes, muito pelo contrário. Por isso, procure sempre usar a informação para desenvolver produtos exclusivos para os seus consumidores.

Leve o seu cardápio a sério e mantenha-o atualizado para garantir o sucesso do seu bar!

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