Será que vale a pena investir em cardápio digital?

Por que a gente fala tanto que investir em cardápio digital vale a pena? Descubra neste artigo! Aproveite para entender também quais as diferenças entre o cardápio em tablet e o QR Code e como escolher a melhor alternativa para o seu bar ou restaurante.

Compartilhe

Investir cardápio digital

Pensando sobre investir em cardápio digital? Fique sabendo que é uma das melhores coisas que você pode fazer! Principalmente se a solução que você decidir implementar estiver entre as melhores do mercado.

Isso vai aumentar seu ticket médio e atrair mais clientes!

Mas o seu investimento só será visto por você como uma aplicação e não como um gasto de dinheiro se você tiver certeza da sua decisão e souber escolher a tecnologia. Precisa de ajuda? Vem ler o que trouxemos neste artigo.

Vale a pena investir em cardápio digital?

Sim. Vale muito! Pra começo de conversa, um cardápio digital moderno e sempre atualizado vai ajudar o seu estabelecimento a aumentar em até 40% o ticket médio e torná-lo diferente dos concorrentes.

Também vai agilizar o atendimento e permitir a você conhecer melhor cada cliente – inclusive para fazer mudanças nos pratos e bebidas disponíveis, se for o caso.

A seguir, mostraremos as vantagens desse investimento e, logo depois, falaremos sobre como acertar em cheio ao escolher. Continue a leitura.

Quais as vantagens de investir em um cardápio digital?

A vantagem número um de se investir em cardápio digital é aumentar o ticket médio e as vendas por mesa sem precisar ampliar o espaço físico do bar ou restaurante, por exemplo. Mas ela não está sozinha!

Fizemos uma lista com todos os benefícios da escolha do recurso.

  • Facilidade de adicionar, remover ou alterar itens em tempo real e de onde quer que você esteja.
  • Apresentação de imagens reais e mais nítidas dos pratos e bebidas, para melhor convencimento de compra.
  • Comunicação simplificada dos pedidos à cozinha, com menos chances de erros e também redução do desperdício de insumos.
  • Direcionamento dos garçons para atividades mais estratégicas e outras tarefas importantes, como limpeza e sugestões de harmonização exclusivas para cada mesa.
  • Eliminação ou redução da necessidade de contratar colaboradores extras ou freelancers apenas para dias de mais movimento.
  • Transmissão de uma imagem de marca preocupada com a sustentabilidade e a higiene, por reduzir impressões em papel e substituir o cardápio impresso pelo digital, respectivamente.

Sem contar o atendimento ao cliente muito (muito!) mais personalizado e o serviço extremamente ágil – do momento que o consumidor chega ao food service até a hora de pagar a conta.

Os melhores cardápios digitais do mercado permitem pagamento da conta com cartão e até Pix sem necessidade de acionar o garçom, mas também possibilitam solicitar atendimento humano com apenas um clique de botão.

Além disso, menus inovadores e modernos usam a Inteligência Artificial (IA) para combinar preferências dos consumidores com pratos e bebidas que são estrelas de venda dos bares e restaurantes.

Assim, sugerem itens que com certeza serão aprovados por quem compra e que, em paralelo, trazem maior lucro para quem vende: você.

Quais os tipos de cardápio digitais?

Os dois principais tipos de cardápios digitais são o QR Code e o tablet.

O primeiro se popularizou durante a pandemia e costuma ser comparado com um código de barras lido pela câmera do celular. O segundo geralmente é instalado nos balcões e nas mesas dos estabelecimentos.

QR Code

Cardápio em QR Code é o menu na palma da mão do consumidor, acessado por ele mesmo, pelo próprio telefone celular, à distância – escaneando o código da embalagem, por exemplo – ou dentro do estabelecimento – fazendo a leitura da imagem, disponibilizada nas mesas ou em áreas visíveis no salão.

Permite adicionar observações ao pedido sem precisar repassá-las ao garçom e até pagar a conta sem contato com o atendente ou sem precisar ir ao caixa se assim o consumidor quiser.

Tablet

Tem praticamente os mesmos benefícios do QR Code, mas é instalado diretamente nas mesas ou nos balcões do bar ou restaurante e é acessado sem leitura de código. Já aberto e pronto para usar!

Quando escolhido entre os melhores do mercado, o cardápio em tablet usa a inteligência artificial para fazer sugestões perfeitas para os consumidores do estabelecimento – e que dão mais lucro também, você sabia?

Quais as diferenças entre os tipos de cardápios digitais?

Tanto o QR Code quanto o tablet aumentam o ticket médio, facilitam e simplificam as vendas, minimizam erros e desperdício de alimento e contribuem com o direcionamento dos garçons para atividades mais estratégicas.

Ambos também oferecem a quem administra o food service relatórios completos que facilitam tomadas de decisão.

O QR Code precisa ser lido com a câmera de um celular e, só então, aberto. O tablet já é instalado no espaço físico do estabelecimento, pronto para ser utilizado: essa é a principal diferença técnica entre os dois formatos.

Inclusive, os dois modelos oferecem inteligência de mesa e disponibilizam sugestões de alimentos e bebidas já personalizadas de acordo com os interesses dos clientes, garantindo satisfação com tudo o que será servido.

Cada sugestão tem como base as melhores alternativas no que diz respeito ao aumento do ticket médio, então, elas são igualmente vantajosas para o empreendimento.

A partir de tudo isso, você já pode imaginar qual é a nossa resposta para a próxima e última pergunta deste artigo, né?

Qual a melhor plataforma para cardápio digital?

O cardápio digital ideal é aquele que atende às necessidades do seu negócio e que corresponde às expectativas dos seus clientes, ou melhor: que consegue superá-las!

Seja em tablet ou em QR Code, você com certeza o encontrará no catálogo de soluções que oferecemos, com taxas e parcelas menores do que as praticadas no restante do mercado e com recursos inéditos a explorar.

Sabe tudo o que trouxemos de benefícios acima? A gente garante todos eles pra você! Solicite uma demonstração e comprove.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais