Como inserir hambúrguer doce no cardápio e lucrar muito

Aposte na tendência do hambúrguer doce e aumente seus lucros. Saiba como criar opções, incorporá-las no menu e até vender no delivery essas iguarias inovadoras. Não deixe escapar essa oportunidade saborosa!

Compartilhe

Quatro hambúrgueres doces com chocolate e morango expostos três ao fundo sobre uma caixa azul e um à frente em um pedestal preto

Para inserir hambúrguer doce no cardápio, não basta só decidir apostar na tendência: você vai precisar escolher o pão com bastante carinho, descobrir o que colocar no recheio, e pensar no formato do seu serviço. Dá até para vender várias mini opções se quiser!

O mundo da gastronomia está em constante evolução, e uma das últimas modas que têm conquistado os corações e paladares dos clientes é o inovador e exótico hambúrguer doce, uma novidade com poder de impulsionar seu ticket médio e atrair um novo público para o seu negócio.

Quer apostar nos discos redondos que não sejam de carne? Apenas lembre de planejar tudo muito direitinho. O marketing com tecnologia na hora de divulgar e vender também não pode ficar de fora.

Aqui, você confere um guia completo para colocar a mão na massa de forma estratégica e bem-sucedida. Boa leitura!

Vale a pena investir em hambúrguer doce?

Antes de mergulhar na preparação e incorporação dessas sobremesas incríveis, é essencial você entender o potencial do seu investimento. E dá para cravar sem medo: o hambúrguer doce é uma opção lucrativa com uma capacidade incrível de atrair quem busca novidades.

Segundo a Mordor Intelligence, empresa global de pesquisas de marketing, o setor de produtos doces vai experimentar um crescimento anual de 3,2% entre 2023 e 2028. Junto disso, não dá para ignorar o amor dos brasileiros por hambúrguer, iguaria que teve um aumento de 140% nas vendas entre 2020 e 2022.

Está criada uma oportunidade de ouro para qualquer modelo de hamburgueria que conte com gestores ousados e interessados em diversificar seus cardápios para fugir do lugar comum.

Como fazer hambúrguer gourmet doce?

A qualidade do burger doce – que quase sempre é um preparo gourmet, porque precisa levar ingredientes de mais qualidade e ter uma receita cautelosamente planejada para vender bem – é fundamental no sucesso da empreitada de servi-lo, e a escolha do pão é apenas o primeiro passo.

Depois de selecionar as duas “bandas” do preparo, seja criativo(a) para combinar o molho e a “proteína”, ou melhor, o que vai no lugar dela: você pode experimentar desde brownies ou chocolate derretido até massa de sorvete!

Tem que manjar de confeitaria para fazer hambúrguer que não seja salgado? Sim. Além de ter cuidado redobrado com os fornecedores de insumos.

O chocolate, por exemplo, não pode ser de procedência ruim ou enganosa e o mesmo vale para todo o resto, afinal, o cliente não quer pagar caro num produto artesanal e consumir, no lugar dele, algo cheio de gordura hidrogenada.

3 passos para fazer hambúrguer doce

Abaixo, você confere os três passos principais que devem ser seguidos na hora de criar seu novo destaque no cardápio. A sua lista de compras para a hamburgueria vai aumentar, mas, como dizem por aí, confie no processo!

1.  Escolha do pão do hambúrguer doce

O pão é a base de qualquer hambúrguer e, no caso dos preparos doces, a escolha requer cuidado extra. Você já leu sobre isso anteriormente, mas não custa reforçar.

Pães tradicionais são uma opção, mas pães mais doces, como brioche, de leite, e até a massa usada no preparo da sobremesa “pretzel” combinam melhor com os recheios, criando uma experiência mais agradável.

Outra dica dos chefs é usar o “Egg Sponge” ou similar, um pãozinho de massa doce e molinha que casa bem com molhos mais densos e cremosos e que, geralmente, é entregue pelos fornecedores em tamanho reduzido – ideal para hambúrgueres menores do que os comuns.

2.  Defina o que usar no lugar da carne

Assim como o seu par salgado, um bom hambúrguer artesanal doce tem como foco principal a escolha da “proteína” que vai no seu recheio – que, aqui, pode ser (quase) tudo, menos carne!

Massa de brigadeiro? Vale experimentar. Donuts ou brownie molhadinhos? Bom também! Frutas caramelizadas ou geleia da casa? Vão muito bem, obrigado. Tem muitas opções, inclusive saudáveis e vegetarianas ou veganas, quer ver?

Hambúrguer de feijão preto

O feijão preto é uma ótima base para hambúrgueres vegetarianos e pode ser combinado tranquilamente com ingredientes como abóbora ou batata-doce.

Tem quem use o ingrediente de maneira parecida com a adotada pelos japoneses para a produção da famosa sobremesa Mandiu: uma espécie de bolinho cozido no vapor com recheio de pasta de feijão.

Hambúrguer de lentilha

Assim como o feijão, a lentilha também pode ser usada para fazer hambúrgueres deliciosos e servidos na sobremesa! Cozinhe-a normalmente e depois combine-a com gengibre. Adicione também frutas, como maçãs ou pêras para um toque doce.

Hambúrguer de grão-de-bico

Mais um insumo versátil e que pode ser misturado com outros ingredientes pra rechear hamburguer doce, o grão-de-bico vai bem com cenoura ralada e tâmaras. E você sabia que a água do seu cozimento pode funcionar como uma versão vegana das claras em neve?

Hambúrguer de quinoa

A quinoa é uma outra excelente opção para hambúrgueres e pode ser combinada com cranberries e diversas frutas secas para ganhar um sabor doce e exótico. Depois de alguns testes com ela, você provavelmente vai encontrar uma receita única de burger doce que, ainda por cima, é vegano!

Hambúrguer de abóbora

Tem quem feche os olhos e consiga sentir o cheiro e o gosto do doce de abóbora da avó consumido na infância, então, que tal despertar essa nostalgia? Dá para usar abóbora tranquilamente como base para hambúrgueres doces, especialmente quando ela é combinada com nozes e especiarias, como cravo e canela.

Hambúrguer de batata-doce

Anote: uma combinação de batata-doce, espinafre e um toque de mel cria um prato doce, saboroso e altamente nutritivo. Já pode ir visualizando a propaganda de hambúrguer, com uma chamada arrasadora: “burger doce fitness, você só encontra aqui”!

Hambúrguer de tofu

Por último, o tofu é um ingrediente coringa, dado o seu sabor neutro, e que pode ser usado como base para hambúrgueres doces se combinado, dentre outras alternativas, com uma bela geleia de frutas. Receitas de sobremesas com ele que talvez sejam inspirações interessantes não faltam na web.

Apenas teste bastante até encontrar o match perfeito antes de servir.

Essas são apenas algumas opções criativas para substituir a proteína em hambúrgueres doces, e você pode complementá-las com molhos e acompanhamentos ou até substituí-las por recheios mais procurados. Creme de avelã com leite em pó, talvez?!

Deixe a criatividade fluir e experimente novas combinações, então, você vai ver a magia acontecer na sua cozinha e no seu caixa.

3.  Ofereça uma variedade de molhos para hambúrguer doce e acompanhamentos também

Junto com um hambúrguer doce escolhido dentre os apresentados acima ou só no meio de duas bandas de pão, faça questão de oferecer uma variedade de molhos e acompanhamentos. Sem isso, você não pode dizer que implementou a sobremesa no cardápio da sua hamburgueria!

Aqui, a criatividade vai ser sua melhor aliada.

Pense na apresentação desejada – se mais lúdica, imitando hambúrgueres tradicionais, ou com texturas mais delicadas e cremosas –, experimente vários recheios – ganache de chocolate, brigadeiro, confeitos, chantilly, frutas secas, geleias e por aí vai – e crie sobremesas únicas!

Para aguçar sua fome por inovação, confira abaixo quantas opções cabem nessa novidade.

MOLHOS ACOMPANHAMENTOS
GANACHE DE CHOCOLATE
BRIGADEIRO
CALDA DE CARAMELO
CREME DE AVELÃ
MORANGO
COMPOTA DE FIGOS
CHANTILLY
BAUNILHA
GELEIA DE FRUTAS
AMENDOIM COM MEL
FRUTAS SECAS
NOZES OU AMÊNDOAS PICADAS
MARSHMALLOWS TOSTADOS
GRANULADO DE CHOCOLATE
COOKIE CRUMBS
SORVETE
BANANA CARAMELIZADA
MORANGOS FRESCOS
KIWI EM CUBOS
CEREJAS EM CALDA
 

Adicionar outras possibilidades às apresentadas fica por sua conta. Sem esquecer de selecionar bem cada ingrediente para a receita não desandar e de, junto com amigos, familiares e sua equipe, aprovar as combinações antes de levá-las aos fregueses.

E por falar nisso, investigue, ainda, de que maneira é melhor fazer essa apresentação para o seu público-alvo. Vai valer a pena mais esse trabalho!

Como incluir hambúrguer doce no cardápio?

Uma vez você tendo dominado a a arte de criar um hambúrguer doce excepcional, sua próxima responsabilidade será a de incorporá-lo de maneira inteligente no seu cardápio. A ideia é apostar em formatos mais dinâmicos, que facilitem a experimentação e ajudem a controlar o desperdício.

Ajuda muito nesse processo ter, na sua hamburgueria, algum tipo de menu digital que permita a adição ou remoção de produtos à venda com mais praticidade e sem gerar custos com impressão, assim, dá para ir testando novidades e ficando com as que mais funcionam.

Quanto aos formatos dinâmicos, estude as sugestões a seguir e veja qual faz mais sentido pra você!

Combo de mini hambúrguer doce

Oferecer combos promocionais ou kits com mini burgers doces é uma opção atrativa, além de muito versátil. As porções menores permitem a você variar tanto na disponibilidade dos sabores, quanto na possibilidade de experimentação, aumentando o interesse dos seus clientes pelas novidades do estabelecimento.

A recomendação dos confeiteiros é intercalar sabores mais fortes com outros mais suaves, para que a combinação não seja enjoativa. Dessa forma, a chance de você satisfazer mais gente (de todas as idades) também aumenta.

Rodízio de hambúrguer doce

Se sua hamburgueria já oferece rodízio de hambúrguer, uma boa pedida é incluir opções doces como parte do rodízio e, mesmo que não ofereça, uma noite por mês com rodízio incluindo as principais estrelas do cardápio – para o jantar e para a sobremesa – em tamanhos menores também pode ser interessante.

“Todo dia 27, noite do rodízio de hambúrguer com opções doces e salgadas. Venha experimentar!”
 

Ofereça pelo menos três sabores diferentes para diversificar o menu e agradar a todos os gostos, mas, antes de tomar a decisão, observe apenas se sua cozinha é funcional para manter os insumos em boas condições para a montagem das opções, já que os fregueses esperam agilidade num serviço de rodízio.

Montagem livre de hambúrguer doce e colorido

Esta é para encantar as crianças e quem gosta de uma “bagunça-do-bem”: deixe os clientes personalizarem suas sobremesas, escolhendo entre diversos acompanhamentos e recheios!

Você vai criar uma experiência única no seu restaurante, que ajuda a fidelizar mais gente justamente pelo formato inovador.

A montagem pode acontecer num buffet ou na mesa mesmo, mas vai demandar uma boa estrutura. E, se seu negócio contar com a praticidade de um cardápio digital em tablet, dá para cada pessoa personalizar o lanche direto na tela, sem sequer precisar chamar o garçom.

Trabalha com delivery? Todas as dicas trazidas até o momento valem para a modalidade também. De quebra, você atende aquele desejo de docinho que bate depois do trabalho, vende a sobremesa e, até por causa dela, pode acabar comercializando um burger salgado, uma porção de batata aqui e outra ali…

Como vender hambúrguer doce no delivery?

Delivery de comida é coisa séria e, se você pretende disponibilizar a novidade do hambúrguer doce nos seus serviços de entrega, redobre a atenção com a qualidade das embalagens para manter a apresentação e o sabor exatamente como eles têm que ser e fidelizar o cliente que faz o pedido para comer em casa.

Preocupe-se com o preço porque quem vai no seu espaço tem todos os estímulos sensoriais provocados enquanto experimenta a novidade, mas quem pede online talvez acabe precisando de uma promoção para ser convencido.

Anote mais detalhes dessas dicas e algumas outras para facilitar!

  • Use embalagens de polipropileno ou similares, com compartimentos na medida do lanche, para evitar que as sobremesas cheguem amassadas ou com o recheio todo para fora do pão

  • Inclua, dentro ou fora da embalagem, instruções de consumo e aquecimento, se necessário, para que seus clientes aproveitem ao máximo suas deliciosas criações

  • Nos pedidos tradicionais, se você não for sair no prejuízo, ofereça um kit de mini burger doce de brinde ou pelo menos uma receita, mesmo que de tamanho menor

  • Agende promoções e ofertas especiais específicas para delivery em horários estratégicos. Não esqueça das promos especiais de hamburgueria no Dia dos Namorados e outras datas comemorativas

  • Capriche na divulgação online da nova tendência nas redes sociais da sua hamburgueria

  • Escreva recadinhos à mão na embalagem, dando um toque humano que cative os corações de quem pede (se precisar de dicas, outro artigo publicado no blog Abrahão traz 27 frases para colocar nos envios de delivery!)

  • Invista num aplicativo ou site de delivery que não cobre taxas por vendas e se liberte da dependência das principais plataformas para aplicar preços mais competitivos sem pesar no caixa

O desafio compensa! Só para dar um ânimo: o mercado brasileiro de delivery tem um peso enorme no faturamento de food services de todo tipo e 50% dos lucros obtidos com ele ao redor da América Latina como um todo vêm do Brasil. Com hambúrguer não é diferente.

Agora, se quiser diversificar para agradar clientes que sejam verdadeiras formiguinhas, ainda não pare de ler. Fica, vai ter bolo! Ou quase.

Outras 5 ideias de doces para hamburgueria

Se o perfil do público-alvo definido para o seu food service se assemelhar ao das pessoas que podem entrar para um fã-clube do Willie Wonka – e que vivem uma vida mais doce! – ou alcançar famílias e crianças, por exemplo, você precisa anotar as opções de sobremesas para hamburgueria apresentadas abaixo.

  1. Milk-shake gourmet com sabores exclusivos, como milk-shake de brownie, torta de maçã ou bolo de cenoura.
  2. Waffles doces servidos quentes e com uma variedade de coberturas, como sorvete, frutas frescas, chocolate derretido, chantilly e nozes. (Se organize para aproveitar os mesmos complementos do cardápio de hambúrguer!).
  3. Sundaes personalizados que sejam “construídos” a partir da escolha do cliente tanto do sabor do sorvete quanto da(s) cobertura(s) e dos complementos.
  4. Churros recheados fresquinhos, com doce de leite, nutella ou creme de chocolate.
  5. Bolos de pote individuais preparados a partir de combinações únicas, mas certeiras, como morango com chantilly, creme de avelã com leite ninho (de novo, sim!) ou cookie com ganache de chocolate.

Sua meta, claro, é aumentar o ticket médio, mas, enquanto você faz isso, vá conquistando o estômago e dominando o imaginário da sua freguesia através de ingredientes incríveis e sabores inéditos.

Você tem todas as ferramentas e informações necessárias para agir, então, não perca mais tempo! E se a fome por dicas que aumentam seu faturamento voltar, já sabe onde obter informação sempre recém-saída do forno, né? Volte sempre!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais