Como um cardápio digital pode ajudar em um restaurante à la carte

Entenda algumas características do cardápio digital e quais benefícios ele pode trazer para o seu restaurante à la carte

Cardápio digital.

Um restaurante pode ter muitos estilos, tanto quanto ao conceito e decoração quanto ao modo de servir os seus clientes. Podemos falar em rodízios, buffet livre ou por quilo, pratos feitos, dentre outros.

Nesta matéria, contudo, daremos enfoque ao estilo à la carte, expressão que provém da língua francesa e tem um significado aproximado de “como está no cardápio”.

Muitas pessoas podem confundir esse tipo de serviço com o prato feito, mas é diferente. Afinal, o prato feito é uma refeição composta em apenas um prato.

Já o à la carte trata-se de uma composição de pratos pré-definidos e dividida em algumas categorias, tais como:

  • Entrada;
  • Salada;
  • Pratos principais (normalmente 1º prato, 2º prato e prato principal);
  • Acompanhamentos;
  • Sobremesas.

Apesar de ser um estilo muito interessante para se trabalhar, ele requer planejamento e cuidado especiais. É bastante comum encontrar estabelecimentos que servem desta maneira, que frustram o cliente pois as receitas estão em falta, geralmente porque acabou algum ingrediente essencial.

Por isso a gestão eficiente deste tipo de restaurante é essencial.

Quando bem trabalhado, o serviço de restaurante à la carte serve como grande ajuda para conhecer exatamente quais matérias primas e a quantidade necessária para atender a média de clientes do local, inclusive evitando desperdícios.

A partir daí, é possível montar um cardápio digital para restaurante à la carte que será um sucesso. Confira mais informações para aprimorar o seu negócio.

Como funciona um restaurante à la carte

A ideia do restaurante à la carte é que o cliente vá com tempo, pois o atendimento não costuma servir rapidamente, como as redes de fast food, mas, sim algo para você aproveitar a experiência e relaxar com uma boa refeição.

Por isso mesmo o cardápio de restaurante à la carte conta com opções de entrada e saladas, para iniciar a refeição, visto que são pratos mais simples e servidos com maior velocidade, enquanto o cliente aguarda o preparo dos pratos principais.

Apesar de costumeiramente serem locais mais “sofisticados”, pois o cliente passa mais tempo dentro do estabelecimento, também há restaurantes à la carte com estilos mais populares, geralmente localizados perto de estações de ônibus e metrô, por exemplo.

É importante estabelecer qual o perfil do seu cliente, pois a decoração do restaurante e design do cardápio podem influenciar nas escolhas do consumidor. No restaurante à la carte, o cliente escolhe o que comer diretamente através das opções do cardápio - e o preparo de todos os pratos é feito na hora.

Qual a função do cardápio nesses restaurantes

Como esse é um tipo de restaurante que funciona principalmente através do cardápio de pratos à la carte, ele possui um papel bem importante - e é necessário que seja bem elaborado. Algumas dicas para montar o cardápio são:

  • Apelar para o paladar do cliente, com descrições especiais;
  • Usar fotografias bem feitas, para mostrar como é a montagem e o tamanho dos pratos;
  • Sugerir opções de combos dentro de todas as categorias do cardápio, para tornar a escolha do cliente mais fácil;
  • Disponibilizar uma carta de vinhos especial.

O cardápio é a direção do cliente para a viagem gastronômica que ele irá fazer dentro do restaurante, então é vital tirar um tempo para preparar algo de fácil entendimento e que seja atrativo.

Para alcançar este propósito, o cardápio digital pode vir a ser a melhor escolha para o estabelecimento.

Vantagens do cardápio digital

O cardápio digital possui muitas vantagens para todo e qualquer tipo de restaurante, mas, em se tratando do serviço à la carte, podemos mencionar alguns dos principais como sendo:

  • o aumento na lucratividade;
  • a funcionalidade e praticidade do autoatendimento;
  • o apelo visual;
  • a economia de custos a longo prazo, evitando novas impressões para atualizá-lo.

Apesar de o cardápio digital ser muito benéfico para o restaurante, e conceder ao cliente a possibilidade de realizar todo o atendimento por si só, o garçom ainda é uma peça chave no estabelecimento.

Isto porque, como há uma rotatividade de pratos sendo servidos, é necessário não apenas levar as refeições às mesas, mas, também, retirar os pratos a cada rodada e manter as mesas limpas.

Na verdade, uma das principais vantagens que o cardápio digital traz para ajudar a melhorar o seu restaurante à la carte, é aliviar o serviço do garçom. Além destes, você pode descobrir outros benefícios do cardápio digital ao começar a utilizá-lo no seu negócio!

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