Montando um cardápio diferenciado para atrair clientes

O que mais conquista os clientes são os detalhes do seu restaurante e, para começar, lembre-se que o seu carro chefe sempre será um cardápio diferenciado.

Compartilhe

Cardápio diferenciado

Cativar o cliente é o principal objetivo de qualquer restaurante e, para isso, é preciso investir em quesitos diferenciados, desde a proposta do ambiente até o cardápio.

Apostar em um ambiente moderno e diferenciado pode ser um grande atrativo para o público, porém, o seu cardápio e as refeições oferecidas são os itens mais importantes do seu estabelecimento, sem sombra de dúvidas.

Afinal, de nada resolve um ambiente totalmente atrativo se o seu cardápio não seguir a linha de modernidade e de qualidade esperadas.

Investir em tecnologia é uma excelente solução para colocar seu restaurante à frente da concorrência e causar esse espanto saudável na experiência do seu cliente - e um cardápio digital na mesa pode fazer isso por você.

Ao disponibilizar um menu totalmente digital, há aumento na satisfação dos clientes, tanto aqueles que já estão fidelizados com o restaurante quanto os que o visitam pela primeira vez. Ou seja: é um ótimo jeito de aumentar sua carteira de novos consumidores.

Entretanto, não basta somente criar um cardápio digital, é preciso cuidar de cada detalhe, garantindo sempre a qualidade do estabelecimento.

Cuidados com o cardápio

O cardápio digital traz consigo a facilidade da atualização em tempo real, com a maior facilidade e sem custo.

Ao contrário dos cardápios impressos, em que é preciso gastar mais a cada alteração, resultando na demora e nas informações ultrapassadas.

Com o menu disponível em um tablet, manter os preços no cardápio sempre atualizados é fácil e prático, assim como manter as demais informações administrativas em dia.

Imagens e descrições

As descrições dos pratos nunca devem estar sozinhas. Em outras palavras, elas devem sempre acompanhar as imagens dos produtos que precisam ser atraentes e em alta qualidade.

A gente já sabe que somos influenciados pelo que vimos e as imagens bem produzidas fazem com que os clientes aumentem seu consumo, pois eles já começam a "comer com os olhos".

Por isso, dê sempre preferência aos:

  • pratos mais bonitos;
  • entradas especiais;
  • menu kids (caso seu restaurante possua);
  • drinks diferentes; e
  • sobremesas mais apetitosas.

As imagens dos pratos interferem diretamente na escolha dos clientes, mais até do que o próprio preço do produto. Contudo, a qualidade dos pratos deve ser a mesma das apresentadas nas fotos do menu.

Se você utilizar uma imagem "meramente ilustrativa", além de não oferecer nenhum diferencial, poderá frustrar o seu cliente com o resultado do prato em relação à foto, gerando propaganda negativa ao estabelecimento.

Ideias e promoções

Um excelente diferencial é dedicar sua atenção nas promoções e que, inclusive, pode aproveitar a facilidade do cardápio digital ao oferecê-las instantaneamente, além de atualizá-las diariamente e em tempo real.

Dá para, praticamente, personalizar cada promoção. Por exemplo: pode-se criar uma rotina de promoções. Assim, toda sexta-feira, ao escolher algum prato da casa, o consumidor ganha um drink especial.

Isto porque a melhor propaganda para o seu restaurante, sem dúvida alguma, é ainda a "boca a boca", aquela que o cliente faz quando deixa seu estabelecimento totalmente satisfeito com o que consumiu e com a maneira como foi atendido.

Coloque seu foco em criar novas promoções e ideias para o restaurante, mantendo seu cardápio digital sempre atualizado, pois isso, por si só, já é um diferencial.

Novos produtos

A elaboração de produtos novos faz parte de pensar e criar diferenciais. É preciso estar sempre atento às novidades do mercado.

Conforme você definir um novo produto, coloque-o em posição de destaque no tablet, para que atraia a atenção dos clientes.

Acrescente, na descrição do prato, a informação de que este produto é uma criação nova e peça a opinião dos clientes que o consumirem.

Isto permitirá uma avaliação do seu próprio mercado e público, proporcionando a você um conhecimento maior sobre o seu público e sobre os gostos da clientela.

Exclusividade: o maior diferencial

Estudar e pesquisar a concorrência não significa copiar o ambiente, os pratos ou bebidas, afinal, o que torna um estabelecimento único é a exclusividade oferecida.

Entenda as exigências dos clientes e o que o seu consumidor busca em relação aos pratos. Um cardápio diferenciado é a sua principal opção para atrair clientes e, sendo assim, é preciso apresentar aquilo eles querem.

Para bem atender, entenda, por exemplo de:

Com esse estudo em mãos, busque algo realmente exclusivo, como por exemplo, uma noite especial de karaoke ou, então, um som acústico para que seus clientes desfrutem de um jantar acompanhados de uma boa música. Mas só faça isso se for viável para você e se, dentre os seus concorrentes, você oferecer isso exclusivamente.

Utilizando o cardápio digital no seu restaurante, você tem facilidade na divulgação destes eventos, junto com o menu.

Na tela inicial do tablet, é possível dar destaques aos eventos do restaurante, de modo a informar seu cliente sobre as atrações e noites especiais que o restaurante proporciona.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais