Como montar um cardápio de barzinho

Se você está montando o seu bar e ainda está perdido sobre o que oferecer para o seu cliente, preparamos ótimas sugestões de como iniciar a criação do cardápio de um barzinho.

Cardápio barzinho

Se você quer fazer de um bar um negócio de sucesso, uma coisa é certa: o seu cardápio precisa ser completo e agradar aos clientes. Não existe outra maneira de alcançar o seu objetivo.

Um cardápio de bar precisa de personalidade, fazer das bebidas a estrela da carta e servir bons acompanhamentos para saciar a fome.

Hoje, muito mais do que apenas o conteúdo, valoriza-se também a estética do que o seu negócio oferece. Saber adequar a beleza visual a um produto de qualidade irá fazer a sua empresa decolar no ramo alimentício.

Existem alguns conceitos que servem como base para o momento de montar o menu do restaurante e nós preparamos algumas dicas que irão ajudar você a criar um cardápio de barzinho.

Vamos conhecê-las?

Crie um conceito

Pense nas grandes marcas e franquias de alimentação. Verá que todas elas possuem um tipo de comida bem específico, que faz as pessoas pensarem no prato e rapidamente associarem e lembrarem da marca.

Isso é conceito: uma comida lembrar uma marca, um ambiente e uma sensação de forma direta. Comer torna-se uma experiência repleta de sentimentos.

Possuir uma boa decoração, minimalista ou temática, vestimentas padronizadas para funcionários e cardápio adequado a um mesmo conceito são formas de tornar o seu bar memorável.

Mas não se deixe levar somente pela imagem, claro, tudo isso precisa estar atrelado a uma cozinha que produz alimentos saborosos e atendentes prestativos e atenciosos.

Adeque-se ao seu público

Para a venda dos itens do seu cardápio ser um sucesso, você precisa levar em consideração o perfil de consumidor que quer atrair.

Estude idade, classe social, interesses e demais itens que forem relevantes para a definição de um público.

É importante observar a localização do seu restaurante na hora de levantar todos esses dados. E, aproveitando a região, observe quais outros estabelecimentos existem nas redondezas, ou seja: estude a concorrência.

Busque saber o que eles servem, o que mais vendem e quais são as tendências mais populares.

Essa investigação deve contribuir para que o seu bar seja diferente do restante, pois irá ajudá-lo a entender o que é considerado clássico e tendência, fazendo-o procurar formas de se destacar e criar um cardápio único para a sua empresa.

O que posso oferecer no meu bar?

O que posso oferecer no meu bar

Ter um cardápio completo e que cumpra o papel de suprir todas as necessidades do cliente é fundamental. Isso implica servir bebidas e também algo que sacie a fome do cliente, como você já sabe.

Quem procura um bar, normalmente possui interesse no consumo de bebidas, fazendo deste o principal item de venda do negócio.

É importante, portanto, manter em destaque no seu cardápio:

Busque oferecer marcas populares, mas também sabores gourmet e artesanais que podem, inclusive, serem produzidos na sua região ou proximidades, valorizando o trabalho local.

Mesmo que aquilo que seja “o de sempre” em todos os estabelecimentos, é o que somente o seu negócio vende, ou seja, o seu diferencial, que irá caracterizar o seu cardápio como original.

Em outras palavras: combine o clássico com a novidade. E, claro, os acompanhamentos também não podem faltar, servindo de complemento não somente para o consumidor e sua bebida, mas também para a renda do bar.

Nos petiscos, você pode incluir itens como, por exemplo:

  • batata e polenta fritas;
  • calabresa acebolada;
  • bolinhos de carne seca;
  • tábuas de frios;
  • salgadinhos (como mini pastéis e coxinhas); e
  • mini pizza.

As porções podem ser únicas e padronizadas, possuir tamanhos como pequeno, médio e grande ou inteiras e meias porções.

Esses itens de petiscos devem estar parecendo os mesmos de muitos lugares, mas com dedicação e pesquisa, você é capaz de servir o mesmo, em outro formato ou apresentação e com um tempero exclusivo - além do mais, essas são apenas sugestões, pois você pode criar o cardápio que desejar!

Ofereça sabores diferenciados, mude os temperos e a maneira de servir. Pequenos detalhes que demonstram preocupação com uma experiência única e saborosa, farão abrilhantar os olhos dos clientes e fazer com que recordem do seu bar.

O formato do cardápio

No momento de escolher qual será o formato do cardápio, pense em todo o ambiente do bar como iluminação, decoração e público.

O formato impresso disponibiliza uma lista enorme de tipos de modelos. Se optar por cardápio de papel ou laminado, o modelo aberto ou o livro são os mais recomendados. Existem também diversos materiais que podem compor o cardápio, por exemplo, as capas podem ser dura de papel ou de couro sintético.

Não exagere no tamanho físico do cardápio - por isso, se tiver muitos itens para oferecer, o formato livro é ideal. Caso contrário, o aberto será suficiente. Lembre-se de distribuir bem os elementos e harmonizar visualmente, não importa o formato.

A outra forma de oferecer o cardápio ao cliente é o meio digital. Ele é feito através de tablets que são anexados às mesas, através dos quais o cliente faz o seu próprio pedido.

É uma maneira mais moderna e prática que cresce cada vez mais no mercado gastronômico de restaurantes e bares.

Inicialmente, o custo do cardápio digital pode parecer superior, mas é um produto que irá trabalhar para você a longo prazo - e que faz reduzir muito o custo com a equipe de atendimento, que pode ser diminuta.

Além disso, esse modelo disponibiliza personalização, atualizações constantes e sem limites, que você mesmo pode fazer - e ainda apresenta a alternativa de destaques para melhorar as vendas com promoções personalizadas.

Valorize o feedback

O que irá tornar o seu cardápio o mais próximo da perfeição é o feedback dos seus clientes. Faça pesquisas, online ou física, esperando saber o que mais agrada o consumidor e o que eles buscam em um bar.

Através dessas respostas, você pode absorver tudo que combina com a identidade do negócio e adaptar o cardápio, na intenção de manter os atuais clientes e trazer novas pessoas para conhecer o bar, tomando o seu espaço no mercado e firmando a sua marca.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

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