10 benefícios do cardápio digital para o seu restaurante

Listamos uma dezena de benefícios do cardápio digital – alguns ocultos, outros muito evidentes – para você conhecer. Fique sabendo: quem usa cardápio digital aumenta o ticket médio entre 20% e 40% e está mais à frente da concorrência do que nunca nos dias de hoje!

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Benefícios cardápio digital

Se você ainda não usufrui dos benefícios de um cardápio digital no seu restaurante, é hora de começar a pensar sobre implementar essa tecnologia! Em alguns meses, você aumentará o ticket médio do estabelecimento e terá conquistado e fidelizado muito mais clientes.

O cardápio digital é benéfico tanto para o estabelecimento quanto para quem o administra, entre outras coisas porque ajuda na economia financeira e maior agilidade do serviço. Também traz vantagens aos funcionários, já que reduz o tempo de cada atendimento.

É claro que o cliente também sai ganhando quando essa tecnologia está implementada nos restaurantes frequentados por ele. A experiência fica verdadeiramente completa, as chances de acertarem o pedido são inúmeras vezes maiores e até o pagamento acaba facilitado.

Não à toa, quase 50% dos brasileiros já preferem menus digitais no lugar dos cardápios físicos e outros 32% utilizam essas alternativas sem o menor problema de acordo com a pesquisa "O futuro do food service", feita em dezembro de 2022 pela Fispal Food Service.

A preferência pelas versões digitais está relacionada principalmente à higiene, praticidade, rapidez, sustentabilidade e fotos e descrições melhores do que quando o menu chega impresso ao cliente.

Todos os outros benefícios do cardápio digital – até mesmo os ocultos! – você confere neste artigo. Continue a leitura!

O que é cardápio digital?

É o menu com opções de bebidas e comidas de um estabelecimento transformado em versões que podem ser acessadas pelo celular ou através do uso de alguma tecnologia disponível fisicamente no local, como tablets ou totens de autoatendimento.

Food services que utilizam esse tipo de cardápio podem dizer aos seus clientes que estão preocupados com a transformação digital do serviço e do atendimento e que fazem essa transformação usando recursos que nunca ficarão obsoletos, porque são sempre atualizados.

Além disso, ganham mais dinheiro a cada cliente e atraem novos interessados em conhecer seus produtos também, entre outros benefícios sobre os quais falaremos mais adiante.

Existem dois tipos de cardápios digitais mais utilizados atualmente e mais práticos de usar do que todos os outros: o cardápio em tablet e o cardápio em QR Code. Conheça-os no próximo tópico.

Quais os tipos de cardápio digital mais usados?

Sem dúvida, os cardápios digitais mais usados por estabelecimentos no Brasil são os menus em tablet e QR Code.

O primeiro depende do interesse do gestor de cada restaurante em instalar a tecnologia em cada uma das mesas do seu salão, já o segundo não requer mais nada além do celular do próprio cliente para ser acessado e utilizado.

Veja detalhes!

Cardápio digital em tablet

Cardápio digital tablet

Gestores que escolhem usar o cardápio digital em tablet nos seus estabelecimentos precisam contar com uma empresa especializada para instalarem tablets em todas as mesas do local ou em alguns pontos específicos de atendimento por lá.

Uma vez instalados, todos os dispositivos têm os mesmos recursos e o mesmo cardápio disponíveis para os clientes.

Esse cardápio poderá ser atualizado em tempo real pelo gestor e conquista o coração de muita gente porque traz fotos maiores das opções de alimentos e bebidas que estão disponíveis para compra e descrições mais detalhadas de cada item.

Cardápio digital QR Code

Cardápio qr code

O cardápio digital em QR Code também pode ser atualizado em tempo real, mas, ao contrário do menu em tablet, ele não precisa da tecnologia instalada nos restaurantes para trazer vários benefícios tanto aos estabelecimentos, gestores e funcionários quanto aos clientes.

Portanto, não requer nenhum investimento em novos equipamentos para funcionar a todo vapor.

Mesmo assim, recomenda-se que seja igualmente desenvolvido por uma empresa especializada.

Depois de criado o QR Code, caberá ao responsável pela comunicação do food service imprimi-lo e fixá-lo, de alguma forma, às mesas disponíveis no salão, ao balcão de atendimento e às proximidades do caixa do restaurante, por exemplo.

Clientes interessados em saber quais são as opções disponíveis para comer e beber utilizarão a câmera do próprio telefone celular para escanear o código e acessar o menu, sem necessidade de baixar qualquer aplicativo.

Qual é o melhor cardápio digital?

Como você viu acima, existem benefícios e vantagens evidentes no uso do cardápio em QR code, bem como no uso do cardápio digital em tablet.

O melhor será aquele com maior custo-benefício e que se adequará mais facilmente às necessidades de cada estabelecimento e aos objetivos de cada empreendedor.

Ainda não sabe qual escolher? Você pode ter os dois! Ou então analisar, ainda, os benefícios ocultos de cada um deles antes de tomar a sua decisão. O que acha da ideia?

Quais os benefícios de usar cardápio digital?

Pensando em ajudar você a fazer a sua escolha, reunimos todos os benefícios – ocultos ou não – dos cardápios digitais em tablet e em QR Code mais modernos do mercado. Comece a analisá-los a partir deste exato momento, avaliando cada ponto da nossa lista completa.

1.  Gestores podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo

O cardápio digital permite aos gestores de restaurantes que estejam, ao mesmo tempo, no escritório, trabalhando com estratégias, e no salão ou no espaço físico do estabelecimento, de olho nas operações.

Essa modernização permite ao gestor participar do controle de caixa, dos processos da cozinha e até do atendimento no salão! Primeiro, porque se integra ao sistema de gestão e, segundo, porque traz dados atualizados em tempo real.

2.  Os dados ficam reunidos em relatórios fáceis de entender

Todas as informações sobre o fluxo de caixa, a experiência do consumidor, a entrada e saída de pedidos da cozinha e do balcão e até mesmo sobre o atendimento podem ser reunidas pela inteligência do cardápio digital em relatórios muito fáceis de acessar, ler e interpretar.

Essas informações ajudam nas tomadas de decisões e na compreensão do que é preferência de cada cliente, além de contribuírem com corte de gastos quando necessário e orientarem em relação a pontos que merecem investimentos maiores.

Com os dados, fica mais fácil fazer promoções e campanhas de marketing, sabendo que elas não trarão prejuízos para o restaurante e as promoções podem ser informadas aos consumidores através do próprio cardápio assim que o cliente se sentar à mesa.

3.  O cardápio pode ser atualizado em tempo real

Bastam alguns cliques para que os gestores adicionem ou removam itens do menu sem precisar gastar tempo e dinheiro com mudanças no layout ou com impressões. O cardápio digital pode ser atualizado em tempo real, inclusive com novas promoções do restaurante!

Vale lembrar que os clientes conferem as promoções antes de qualquer outra coisa, então o recurso pode surpreendê-los positivamente.

De quebra, ele permite ao estabelecimento se tornar mais sustentável e atuar a favor do meio ambiente, o que é ótimo para a sua reputação.

4.  As fotos e descrições chamam mais atenção

Outro benefício do cardápio digital é a possibilidade de conter fotos em tamanhos maiores e com cores mais reais e descrições mais detalhadas e fáceis de ler, o que ajuda o consumidor no momento da escolha e reduz erros nos pedidos.

Você já deve saber que muita gente escolhe o pedido pelo que vê nas imagens, não é mesmo? Então, por que não incentivar seu consumidor a pedir aquela sobremesa extravagante cheia de chocolate de encher os olhos? Capriche no clique!

5.  Caem os erros nos pedidos

Pela facilidade de saber o que querem pedir e entender quais alternativas condizem mais com as suas preferências ou os seus interesses, os consumidores tendem a fazer pedidos acertados quando escolhem através do cardápio digital.

Além disso, por causa da ausência de necessidade de anotações em papel por parte dos atendentes ou de registro dos pedidos em qualquer outro sistema, o próprio restaurante também tende a registrar menos erros.

Isso reduz o desperdício de alimento e de dinheiro e aumenta as chances de o consumidor voltar outras vezes para repetir a dose e, quem sabe, levar mais pessoas ao estabelecimento na próxima vez, inclusive turistas estrangeiros interessados em comer e beber bem.

6.  O cardápio é traduzido automaticamente para outros idiomas

Não se preocupe com a ida de estrangeiros ao seu restaurante! O cardápio digital é traduzido por completo e de forma automática do português para o inglês e do português para o espanhol.

Aliás, todo o conteúdo desse cardápio pode ser personalizado de acordo com o que o gestor ou a gestora do estabelecimento julgar mais adequado para as vendas.

Também não precisa se preocupar caso os garçons responsáveis por fechar a conta não saibam falar uma língua estrangeira: o cardápio fecha a conta para você!

7.  Dá para pagar a conta sem chamar o garçom

O cardápio digital permite ao consumidor ver e fechar a conta sem precisar esperar o garçom trazer a Nota Fiscal impressa, calcular o valor do serviço quando é cobrado ou providenciar a maquininha para pagamentos no cartão.

Mas, se em algum momento qualquer cliente quiser acionar o atendente para tirar dúvidas ou fazer algum outro pedido, a tecnologia disponibiliza o botão "chamar garçom”: é só clicar e aguardar. Nada de assobios ou tentativas de levantar o braço até conseguir atenção.

8.  Dá para avaliar o restaurante secretamente também

A avaliação do prato, do atendimento e do serviço, feita de forma segura e secreta pelo consumidor, é outro recurso disponibilizado no cardápio digital.

Ela acontece diretamente através do dispositivo que estiver com o cardápio aberto e não demora mais do que alguns segundos. O gestor, inclusive, recebe todos os feedbacks da clientela. Que tal essa pesquisa de satisfação do seu negócio em tempo real?

9.  A experiência do cliente fica em um nível muito superior

Principalmente quando comparada com a concorrência, a experiência de clientes que usam o cardápio digital em restaurantes é muito melhor e mais completa do que aqueles que utilizam cardápios impressos ou em qualquer outro formato.

Ao usar o cardápio digital, o cliente percebe que cada centavo gasto no seu pedido vale ainda mais a pena e sente que está vivendo uma verdadeira ocasião especial, mesmo que ela seja somente um almoço ou um jantar durante a semana, por exemplo.

O estabelecimento ganha pontos na sua reputação por causa disso e, com certeza, ganha mais dinheiro também.

10.  O ticket médio tem um aumento de 20% a 40%

Por todas as razões que você conheceu até este momento do artigo, restaurantes que usam cardápios digitais aumentam sua lucratividade e rentabilidade. Comprovadamente, esses estabelecimentos conseguem um ticket médio de 20% a 40% maior.

Quanto mais inteligente e moderna a solução de menu digital selecionada para uso no food service, mais dinheiro em caixa no fim de cada dia. Conheça a inteligência de mesa dos cardápios digitais Abrahão e entenda!

Análise de dados de pedidos com a inteligência de mesa

Além de trazer aos estabelecimentos e consumidores todos os benefícios citados, os cardápios digitais Abrahão possuem a chamada "inteligência de mesa", uma união de Inteligência Artificial (IA) com Internet das Coisas (IoT) que faz indicações sob medida para cada cliente.

Cruzando as preferências dos consumidores com o ticket médio desejado pelos gestores, a inteligência de mesa sugere combinações atraentes a toda e qualquer pessoa que se senta à mesa do estabelecimento que utiliza cardápios digitais Abrahão.

Essas combinações serão, em paralelo, mais lucrativas para o restaurante.

Portanto, através do uso de algoritmos inteligentes, os cardápios digitais Abrahão elevam o ticket médio de maneira surpreendente, gerando:

✅  mais pedidos por mesa;
✅  mais pedidos por minuto; e
✅  mais pedidos por m². 


E trazendo resultados até para aqueles lugares que não têm espaço físico disponível para adicionar mais mesas e receber mais clientes.

Relatórios completos

Os cardápios digitais Abrahão também trazem relatórios muito mais completos aos gestores de food services e com todos os principais dados necessários para tomadas de decisão assertivas, como:

  • receita no período;
  • ticket médio no período;
  • ticket médio por comanda;
  • volume de vendas;
  • avaliação dos clientes;
  • giro de mesa; e
  • tempo médio de permanência por mesa.

O que você está esperando para criar um?

Como criar um cardápio digital?

Seguindo sete passos básicos, você pode criar um cardápio digital para o seu restaurante hoje mesmo e apresentá-lo aos clientes o quanto antes, já colhendo os frutos do novo investimento a curto prazo. Vamos lá?

  1. Acesse o site da Abrahão e escolha o cardápio digital que deseja utilizar.
  2. Preencha o formulário para solicitar uma demonstração e aguarde o contato de um representante nas próximas horas.
  3. Enquanto isso, organize os produtos do seu restaurante em categorias: entradas, pratos principais, sobremesas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas etc.
  4. Se ainda não tiver descrições para cada um deles, comece a pensar em textos curtos, mas atrativos e faça uma lista dos principais ingredientes de cada prato, destacando os mais "diferentões".
  5. Marque com um asterisco os pratos que não são individuais, para você saber quais sinalizar na hora de colocar no ar o seu menu digital.
  6. Defina os preços de todos os itens e providencie, pelo menos para as estrelas da casa, fotos reais, tiradas em local com iluminação – de preferência – natural.
  7. Quando conversar com um representante Abrahão, esclareça dúvidas que ainda tiver.

Então, é só começar a sua transformação digital por aí!

Como implementar cardápios digitais?

A implementação de cardápios digitais é mais fácil do que você imagina e, ao contratar soluções Abrahão, não será necessário se preocupar com isso, já que os especialistas da empresa estarão à disposição para ajudar no decorrer de todo o processo.

O cardápio digital em tablet (Abrahão tablet) é implementado no espaço físico do restaurante de acordo com o plano que você contratar, enquanto o cardápio digital em QR Code (Abrahão pocket) pode ser desenvolvido e implementado completamente à distância.

Solicite uma demonstração e saiba mais!

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