5 tipos de cardápio digital e suas funcionalidades

Existem diferentes tipos de cardápio digital, sendo que alguns modelos possuem uma tecnologia mais avançada e maiores vantagens que outros. Conheça cinco cardápios digitais diferentes e saiba qual escolher para o seu estabelecimento.

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Tipos cardápio digital

O cardápio digital serve para facilitar e agilizar os pedidos efetuados pelos clientes, assim como auxiliam e melhoram a qualidade do serviço na cozinha. São cinco os principais tipos: tablet na mesa, totem de autoatendimento, por QR Code, menu board e cardápio digital para delivery.

As melhorias já são percebidas quando o sistema do cardápio digital é integrado à cozinha, pois o pedido chega automaticamente ao chef sem qualquer possibilidade de rasuras ou erros.

Mas, para que isso aconteça, é importante escolher entre os vários tipos de menu digital, analisando entre eles as vantagens e desvantagens. É fundamental que o sistema escolhido preencha as necessidades do estabelecimento.

Como escolher os melhores tipos de cardápios digitais?

Além do custo-benefício da integração do produto digital, é preciso considerar outros tópicos, como a praticidade e agilidade do sistema utilizado.

Para restaurantes híbridos, ou seja, que trabalham com atendimento delivery e no salão, é fundamental encontrar um sistema de cardápio que abranja as duas funções.

Outro ponto importante é a praticidade de atualização do cardápio. Dê preferência aos modelos que possuem a opção de alterar qualquer item do cardápio a qualquer momento.

Essa facilidade em tempo real evita situações de constrangimento e de desatualização, já que o gestor pode retirar itens do menu caso eles não estejam disponíveis por qualquer razão.

Caso seu restaurante trabalhe com o salão e atendimento ao cliente em mesas, escolha uma opção que dê autonomia ao consumidor para realizar seu pedido sem a necessidade de esperar por um garçom.

Dessa maneira, o cliente consegue efetuar o pedido sem esperas longas, além de ter em mãos a possibilidade de realizar novos pedidos sempre que quiser.

Contudo, considere seu tipo de serviço, para lugares em que a maior procura está no delivery e na opção takeaway, preferindo os cardápios digitais que facilitam esses procedimentos.

Saiba que alguns sistemas de menu digital disponibilizam a função de acompanhar os pedidos em tempo real, conseguindo controlar a quantidade de pedidos realizados, em andamento e entregues.

Quais as funcionalidades de um cardápio digital?

Uma das principais funcionalidades de um cardápio digital completo é a interatividade intuitiva que o aparelho e o sistema oferecem ao cliente.

Isso porque o consumidor consegue, sozinho, realizar seus pedidos e registrar os produtos consumidos em uma comanda particular, o que facilita e agiliza o pagamento quando apresentado ao caixa.

Inclusive, alguns modelos de cardápio digital, como os sistemas de cardápio por QR Code, oferecem a possibilidade de pagamento automático por parte do cliente, que realiza todo o processo utilizando apenas o próprio smartphone.

Sem falar na praticidade de adicionar fotos de alta qualidade e descrições mais completas para os pratos, mais uma funcionalidade que faz parte dos benefícios de se adotar esse tipo de menu.

Isso porque os clientes acabam efetuando mais pedidos quando as fotos e as descrições dos pratos são atrativas.

Outra atração do produto digital é a impressão automática do pedido diretamente na cozinha, o que anula qualquer chance de erro e confusões de escrita.

5 formas de atendimento com o cardápio digital

Conheça abaixo um pouco sobre cada cardápio digital, suas funções, praticidades e vantagens.

1.  Cardápio digital no celular via QR Code

Cardápio por qr code

Ele funciona de maneira prática e muito funcional, pois o cliente consegue abrir o cardápio, realizar pedidos e até finalizar o pagamento, tudo através de um código escaneado pela câmera do próprio smartphone.

Ou seja, não é preciso disponibilizar nenhum outro equipamento além de um código gráfico 2D, chamado de QR Code, impresso e colado à mesa, possibilitando manter a organização do salão para que os pratos possam ser entregues corretamente.

O mais legal é que a própria Abrahão trabalha com a criação e gerenciamento de QR Code. Para isso, basta acessar o nosso cardápio por QR code e completar o cadastro do seu estabelecimento.

2.  Cardápio digital no tablet

Cardápio por tablet

Através de um tablet disposto na mesa, o restaurante consegue promover de maneira mais assertiva seus pratos e promoções, uma vez que a organização do conteúdo fica por responsabilidade total do gestor, que consegue gerenciar os destaques do menu de acordo com a necessidade.

Além disso, as descrições também podem ser mais elaboradas, o que se torna um atrativo, visto que o cliente poderá conhecer melhor os ingredientes de cada prato.

É importante ressaltar a qualidade das fotos que podem ser adicionadas aos pratos, promovendo um resultado visual atrativo que aumenta consideravelmente as vendas tanto dos pratos quanto das bebidas.

Por último, o tablet garante maior autonomia ao cliente, que consegue efetuar o seu pedido sempre que necessitar, sem a necessidade de chamar o garçom ou de esperar por um atendimento.

Você também pode encontrar essa tecnologia de cardápio por tablet na Abrahão.

3.  Menu board digital

Menu board digital

A versão digital traz a facilidade e a praticidade na atualização dos pratos e das promoções disponíveis no estabelecimento.

Esse tipo de cardápio digital é comum em redes de fast food, confeitarias e lanchonetes, uma vez que um board (painel, em inglês) é fixado em algum espaço do estabelecimento, demonstrando os produtos disponíveis e seus preços.

A maioria desses modelos de cardápio não oferecem a opção de realizar pedidos, apenas servem como um cardápio demonstrativo, compartilhando as fotos dos pratos, as promoções do dia e a precificação de cada item.

4.  Cardápio digital por totem

Cardápio digital totem

Seu aspecto físico se assemelha ao menu board, isto é, o totem é um dispositivo fixo no estabelecimento, porém, sua tecnologia avançada permite que o cliente efetue o pedido direto na máquina.

Além disso, os consumidores conseguem efetuar o pagamento após realizar o pedido, sem a necessidade de ir até o caixa ou pegar filas.

A quantidade de totem espalhados pelo estabelecimento deve estar de acordo com a demanda que o restaurante possui, para que assim o atendimento seja fluido e cumpra com seu intuito de otimizar e agilizar o processo.

5.  Cardápio digital para delivery

É preciso pensar tanto nos clientes de delivery quanto naqueles que frequentam seu restaurante e, para isso, é preciso fornecer um cardápio que possa ser acessado de qualquer lugar a qualquer momento.

Busque por sites de delivery, como o Deliway, em que você consegue cadastrar e disponibilizar seu cardápio, facilitando a realização dos pedidos e do pagamento.

É válido ressaltar que o gestor responsável pela gestão do cardápio consegue atualizar os itens sempre que necessário, trocar fotos, descrições, preços e outros quesitos, sem pagar nada a mais por isso na maioria dos aplicativos de delivery.

Por fim, saiba que os pedidos realizados através desses sites ou aplicativos também são impressos diretamente na cozinha, o que agiliza o preparo e facilita a organização do restaurante.

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