7 tecnologias para restaurantes que melhoram a experiência

Confira as últimas tecnologias para restaurantes que são tendência e vêm sendo usadas no mundo inteiro para proporcionar uma melhor experiência aos consumidores, aumentando as vendas!

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Você já parou para pensar que a tecnologia em restaurantes pode transformar a experiência do seu cliente? Atualmente, o que não faltam são inovações para esse setor, que precisou se reinventar nos últimos anos. Alguns dos recursos mais interativos que podem ser vistos por aí são:

  • sistemas baseados em nuvem;
  • quiosques de autoatendimento;
  • assistentes de voz para drive-thru;
  • cardápios digitais;
  • superfícies interativas;
  • e muito mais!

Movimentados por interrupções na cadeia de suprimentos, escassez de mão de obra, distanciamento social e aumento da inflação, os donos de restaurantes precisaram ter criatividade para continuar operando, e fizeram isso transformando a forma como trabalham.

Hoje, vivemos uma recuperação do setor no mundo inteiro, mas ainda é necessário buscar formas de se diferenciar. Estar atualizado sobre as tecnologias mais recentes que já estão sendo usadas pode ajudar você a ter ideias para se adaptar, evoluir e se destacar em meio à concorrência.

Vamos entender mais a importância disso e conferir ideias de como criar um ambiente tecnológico para restaurantes?

Importância da tecnologia em restaurantes

Primeiramente, é importante lembrar que a tecnologia está presente no dia a dia de todo mundo, tanto na vida pessoal como profissional. Só essa razão por si só já traz a necessidade de adaptação às novas tecnologias, usando-as a favor dos negócios, inclusive em restaurantes.

Em segundo lugar, a pandemia acabou acelerando esse processo de adequação, fazendo com que estabelecimentos em todo o mundo precisassem redefinir estratégias de acordo com o novo padrão de consumo, que inclui interação à distância e ações de conectividade.

Já se fala, inclusive, em consumidor 5.0, que é mais conectado à internet e domina o digital ainda mais do que as gerações anteriores. É alguém que busca ter uma boa experiência e, por essa razão, procura produtos e serviços, inseridos nessa realidade digital, tanto presente na internet e em redes sociais quanto em inovações no seu restaurante.

Assim, os benefícios do uso tecnológico para restaurantes são vários, envolvendo otimização de processos, métodos mais modernos de pagamento e melhor gestão do negócio como veremos a seguir, embora todas essas inovações nos levem, principalmente, para a conquista dos consumidores, que cada vez mais querem uma experiência diferenciada.

Tecnologias que você vai encontrar nos restaurantes do futuro

Existem várias tecnologias que melhoram a experiência do pedido no seu restaurante que já estão sendo testadas e que passarão a ser usadas cada vez mais daqui para frente. Vamos falar um pouco sobre sete delas para você vislumbrar esse futuro e também se inspirar para inovar no seu negócio!

1.  Sistemas POS baseados em nuvem

Diversos restaurantes estão abandonando caixas tradicionais para utilizar sistemas POS (Point Of Sale, traduzido do inglês como “ponto de venda”) baseados na nuvem. A principal diferença é a forma como os dados são armazenados: não mais em um servidor local, mas em um servidor remoto na nuvem.

Um sistema POS usa um software eletrônico que permite aos usuários processar pagamentos e rastrear dados de vendas, entre outras informações relevantes. Nos restaurantes, servem como um meio de processar pedidos e pagamentos dentro das configurações do negócio.

Esses sistemas mantêm os dados atualizados, permitindo um melhor gerenciamento do negócio, reduzindo erros humanos, pois as informações são inseridas assim que as transações são concluídas.

Há integração entre informações de vendas, de receita e níveis de estoque conforme os pedidos são realizados e os pagamentos efetuados, contribuindo para otimizar os processos do negócio como um todo, inclusive atendendo os clientes com mais agilidade e assertividade.

2.  Quiosques de autoatendimento

Eles basicamente possibilitam a automação dos pedidos. Os clientes do seu restaurante podem escolher o que vão consumir e pagar sem a ajuda da sua equipe.

Entre as vantagens desse tipo de tecnologia estão a maior precisão no pedido do cliente, que vai direto para a cozinha, e maior eficiência dos profissionais da equipe, que, sem precisarem se preocupar em anotar os pedidos ou fazer as cobranças, podem focar nas entregas e dar maior atenção aos consumidores.

3.  Assistente de voz com IA para drive-thru

Você sabia que a maior parte das vendas de restaurantes de serviço rápido são geradas a partir do drive-thru? Essa informação só mostra a relevância desse serviço, que pode ser aprimorado.

A nova tecnologia consiste em uma assistente de voz para drive-thru que interage com os motoristas quando eles param. A inteligência artificial (IA) pode receber pedidos, entender perguntas básicas e até vender promoções disponíveis no restaurante.

Com isso, o negócio reduz custos pela automação das tarefas que antes dependiam de mão de obra e também ganha com a retenção de talentos, já que os colaboradores não precisam mais fazer tarefas básicas e com remunerações baixas, permitindo maior satisfação no trabalho e salários mais altos.

O restaurante drive-thru norte-americano Checkers & Rally's instalou assistentes de voz em todos os seus estabelecimentos, em torno de 267, o que foi o maior lançamento único de IA de voz para drive-thrus até agora. Viu como os negócios estão atentos e testando as novas tecnologias?

4.  Sistemas de exibição de cozinha

Também conhecidos como KDS (Kitchen Display System, traduzido do inglês como sistema de display de cozinha), eles conseguem se integrar diretamente ao ponto de venda, obtendo informações de pedidos em tempo real e fazendo a exibição digital para a equipe da cozinha.

Entre os benefícios de adotar esse sistema estão a maior precisão do pedido, melhor gestão do estoque, eficiência aprimorada na cozinha e, por consequência, melhor experiência do cliente.

5.  Sinalização digital holográfica

Já pensou em utilizar uma sinalização holográfica em vez de sinalização digital convencional ou placas? A tecnologia 3D holográfica tem o potencial de melhorar a percepção da mensagem, criando engajamento emocional. Além disso, cria uma atmosfera única.

Empresas como o Burger King Rússia instalaram sinalização digital holográfica nos seus estabelecimentos, o que aumentou o reconhecimento da marca e o tráfego de pedestres no local com conteúdo holográfico atraente.

6.  Cardápio digital

O sexto recurso da nossa lista substitui os cartazes e menus impressos tradicionais e está cada vez mais popular nos restaurantes do mundo todo. Ele oferece a personalização do cardápio conforme a sua identidade visual e com preços e promoções atualizados, sem ter que gastar nenhum centavo com reimpressões.

Também é possível automatizar os pedidos como nos quiosques de autoatendimento.

Esses cardápios digitais inteligentes permitem que o pedido seja feito na hora pelo cliente, sem necessidade de garçom, de forma que cada um pode customizar os pratos da maneira que quiser. Seu cliente também pode avaliar os pedidos ao final da experiência, o que ajuda você a entender melhor sua clientela.

Também existe a possibilidade de o pagamento ser feito pelo próprio cardápio digital, facilitando a transação, evitando contato com garçom ou maquininha e agilizando o processo para o seu negócio.

7.  Mesas interativas

Esta é uma novidade na qual o consumidor pode não apenas ver cardápio e pedir sem ajuda de garçons, mas também:

  • acompanhar o pedido;
  • classificar pratos e o restaurante;
  • pagar a conta por aproximação;
  • trocar cores e layouts da mesa;
  • compartilhar a experiência nas redes sociais que podem ser acessadas através da própria mesa;
  • escolher uma trilha sonora enquanto faz a refeição;
  • e até mesmo jogar videogames.

Tudo isso usando tecnologia touch screen. O Inamo, que é um restaurante em Londres, usou essa ideia. Seus clientes podem pedir comida e bebida por meio de um menu visual, escolher qual toalha de mesa querem, assistir o jantar sendo feito, desenhar na superfície da mesa, jogar e muito mais, apenas tocando na mesa, como em um tablet.

Uau, são tantas tecnologias para restaurantes sendo usadas por aí, não é mesmo? A gente espera que este artigo tenha servido para inspirar você a começar a pensar em como diferentes tecnologias podem aprimorar os seus serviços, seja internamente ou no contato direto com o consumidor, melhorando a experiência dos clientes e aumentando suas vendas!

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