10 melhores tablets para cardápio de restaurantes e bares

A inovação é a cara dos food services contemporâneos e uma tendência que veio para ficar! Descubra aqui quais os melhores tablets para restaurante e revolucione a forma de atender, deixando tudo mais dinâmico e eficiente

Compartilhe

Tablets restaurante bares

Tablets desenvolvidos e comercializados pela Samsung são imbatíveis quando falamos sobre as melhores alternativas para restaurantes, principalmente por causa da maior vida útil e duração de bateria, da tela e da facilidade de manuseio. Destaque para os modelos Tab A8 e A SM-T280, A7 Lite e E SM-T560.

Além deles, alguns modelos Apple e Xiaomi podem ser interessantes, a depender das necessidades do food service. Apresentaremos todas as opções em uma lista mais adiante neste artigo – inclusive destacando as que costumamos recomendar!

Antes, lembre-se: seguindo a pegada da modernização do atendimento em food service, na hora de escolher os melhores tablets para o seu restaurante, prefira os modelos mais resistentes, com interface intuitiva e que possam combinar cardápio, pagamentos e gestão inteligente.

Pense também em aliar a tecnologia à praticidade no pagamento, por exemplo, disponibilizando alternativas de acerto de contas por meios virtuais, apps de carteira digital e Pix: essa combinação de ingredientes dá uma cara nova ao serviço do seu food service!

Além do apelo visual e prático, é preciso destacar que os tablets coletam dados essenciais sobre as dinâmicas de consumo da clientela, revolucionando a tomada de decisões para definir os rumos do bar ou restaurante.

Mas essa é apenas uma das vantagens de apostar na inovação, viu? Vamos, enfim, contar um pouco mais sobre seus benefícios logo adiante e mostrar a você o que levar em consideração na hora de decidir qual o modelo de tablet ideal para seu empreendimento.

Agora sim, boa leitura.

Quais as vantagens de ter um tablet no restaurante?

Contar com a tecnologia dos tablets para restaurantes vai dar mais praticidade para atualizar seu cardápio, ajudar a poupar com contratação de pessoal ou de freelancers para dias mais movimentados e potencializar sua gestão, além de tornar a experiência do seu cliente ainda mais gostosa.

Bora entender melhor o que você ganha com toda essa inovação?

Cardápio atualizado em tempo real

A praticidade de fazer alterações pelo cardápio digital é incomparável. Imagine o custo para imprimir novas listas cada vez que você adiciona ou remove um prato do menu? Pelo tablet, dá para fazer qualquer mudança em um só clique e em tempo real, onde quer que você esteja!

E o cliente sai ganhando também, pois, com essa ferramenta, você pode marcar itens como "indisponíveis" assim que um insumo se esgota, além de sinalizar valores promocionais com a mesma simplicidade, sem precisar rabiscar ou etiquetar nada.

Economia com contratação de pessoal

O cardápio digital em tablet permite que os garçons façam outras atividades estratégicas e/ou que só um humano pode desempenhar, enquanto o atendimento é feito todo pela telinha.

Assim, reduz gastos com contratação de freelas em dias mais cheios, por exemplo, e permite que você possa, na hora de reforçar o seu time, priorizar outros setores.

Facilidade no pagamento

Outro recurso que facilita muito a vida do seu público é poder fechar a conta, conferir tudo e fazer o pagamento direto no tablet.

A sua existência vai depender do sistema escolhido e instalado no tablet: algumas ferramentas permitem pagamentos em Pix, outras facilitam pagamento com cartão por aproximação ou usando apps de carteira virtual de smartphones.

Em alguns tablets, dá até para pagar a conta com dois ou três cliques e voilà!

Melhores experiências para o cliente

Usar um tablet para gerenciar os pedidos entrega uma experiência de alto nível ao cliente, começando pela inovação. A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e novos recursos sempre chamam a atenção. Até rimou!

A experiência fica melhor também pela praticidade que o tablet oferece tanto na hora de pedir quanto de pagar a conta. Em vez de aguardar o garçom para pedir ou pegar uma fila para chegar ao caixa, o cliente resolve tudo na mesa e sobra tempo para curtir o momento.

Vale mencionar que ainda dá para surpreender o consumidor em relacionamentos futuros que ele terá com a sua marca, caso você opte por um tablet com sistema desenvolvido e implementado por especialistas do mercado. Isso graças à coleta de dados e geração de relatórios personalizados que as melhores inovações podem oferecer.

Base de dados sólida para auxiliar sua gestão

O setor de food service é muito dinâmico, isso é fato! A cada dia, surgem novas tendências de consumo, interesses pela estética e pela culinária de outras culturas. Além de tudo, a maneira de se relacionar com a comida também muda, ficando mais moderna a cada geração.

Estar conectado com o mundo e ser capaz de prever mudanças – e, mais importante, de se adaptar a elas – é o que define um grande gestor e, considerando que as variáveis são muitas, saber usar a ferramenta certa para embasar suas decisões é fundamental.

Detalhes vitais para o sucesso do negócio, como definir ticket médio, decidir estratégias para períodos de baixa procura e até acrescentar ou remover itens do cardápio, podem ser alinhados de acordo com as informações cada vez mais precisas que os tablets mais modernos entregam.

Apostar neles, portanto, é um investimento que compensa a curto, médio e longo prazo!

Seu restaurante ganha mais qualidade e agilidade no atendimento e sua gestão ganha em mais precisão na distribuição das funções e na capacidade de entender profundamente seu cliente, garantido que cada mudança de direção seja a mais correta e lucrativa!

Então, se você está convencido dos benefícios do cardápio digital, deve estar se perguntando o que levar em conta na hora de escolher o modelo ideal para seu restaurante, certo?

Nós temos as dicas e aproveitamos para trazer uma lista completa das melhores alternativas! Não deixe de continuar lendo para saber as que recomendamos por aqui.

10 melhores tablets para restaurante

Os melhores tablets para restaurantes são os desenvolvidos e comercializados pela Samsung, porque esses aparelhos têm telas com qualidade superior (e não necessariamente um tamanho tão grande), melhor duração da bateria e maior vida útil.

Apesar de muito bons para pessoas físicas, tablets da Apple nem sempre compensam quando falamos sobre instalação em food services, mas são excelentes também se você precisa deles para processos mais gerenciais, sem sombra de dúvidas!

Na lista de mais usados (e aprovados) aparecem, ainda, tecnologias fornecidas pela chinesa Xiaomi.

Veja abaixo as dez alternativas que trouxemos como sugestões e alguns detalhes sobre cada uma delas. Fique de olho nas mais recomendadas pelos nossos especialistas também!

1.  Samsung Galaxy Tab S8

Galaxy tab s8

Fonte: Samsung

Esse modelo oferece duas versões: a "plus" e a tradicional e tanto uma quanto a outra são consideradas tablets excelentes para pessoas físicas e empreendimentos. O Samsung Galaxy Tab S8 Plus está no mesmo nível dos iPads Apple Pro e Air e, portanto, é um tablet topo de linha. O Samsung Galaxy Tab S8 é incrível em termos de custo-benefício, além de ser muito fácil de manusear.

2.  Samsung Galaxy A7 Lite

Galaxy a7 lite

Fonte: Samsung

Recomendado pela Abrahão, o famoso "bom, bonito e barato", tem a tela um pouco menor do que a maioria dos outros tablets no mercado – 8.7 polegadas em comparação com 10 polegadas ou até 11 dos outros aparelhos – e é mais fino também. Compatível apenas com 4G.

3.  Samsung Galaxy Tab A SM-T280

Galaxy tab a sm-t280

Fonte: Samsung

Talvez você não tenha ouvido falar tanto sobre esse modelo, mas ele é o mais indicado pelos nossos especialistas para todos os clientes.

Além de conter todos os recursos de outros tablets samsung da mesma categoria, pesa muito pouco e tem instalação extremamente fácil e rápida nas mesas ou balcões dos estabelecimentos. Destaca-se pelo desempenho, pela versatilidade e por ser muito fácil de manusear.

4.  Samsung Galaxy Tab A8

Galaxy tab a8

Fonte: Samsung

Tem a tela um pouco maior do que o SM-T280 (10.5 polegadas), mas também é ultrafino e de fácil utilização. Vale experimentar!

Acaba saindo um pouco mais caro quando comparado com o modelo sugerido anteriormente porque tem mais memória RAM e armazenamento interno, o que pode ser ou não necessário para um restaurante, por exemplo, a depender de quais recursos seu gestor quer aplicar ao cardápio digital.

5.  Samsung Tab E SM-T560 9.6

Tab e sm-t560 9.6

Fonte: Samsung

Foi pensado para ser fácil de configurar, tem tela de 9.6 polegadas e é apenas um pouquinho mais pesado do que os outros da mesma fabricante que estão no mesmo patamar em termos de ano de fabricação, atualizações e recursos. Mais uma ótima alternativa. A gente recomenda!

6.  iPad Pro

iPad pro

Fonte: Apple

Na versão mais atual até o momento (2022), o iPad Pro está entre os tablets melhores classificados do mercado global. É considerado topo de linha e excelente para quem depende dele no trabalho, assim como o iPad Air, sobre o qual falaremos a seguir, mas nem sempre é utilizado em restaurantes por causa do custo-benefício.

7.  iPad Air

iPad air

Fonte: Apple

O iPad Air é o queridinho dos designers em sua versão mais recente (2022) e, assim como o iPad Pro, tem vários pontos positivos para quem o utiliza para trabalhar.

No entanto, quando usado como cardápio digital de um estabelecimento, dificilmente todos os recursos que ele oferece são aproveitados ou sequer percebidos pelos consumidores, então, talvez seu custo-benefício não compense em alguns casos.

8.  iPad 9ª geração

iPad 9ª geração

Fonte: Apple

É menos recente e, consequentemente, mais barato. Atende bem às necessidades de estabelecimentos menores e que não precisam de tantos recursos na ferramenta e, portanto, planejam utilizar o tablet somente para apresentar o menu em seu formato digital e não físico.

Vale ressaltar que, caso você queira um menu digital com todas as funcionalidades de pedidos feitos na mesa e pagamento pelo tablet, o número de soluções é consideravelmente menor para aparelhos da Apple, já que o sistema operacional é diferente da vasta gama Android.

9.  iPad 10ª geração

iPad 10ª geração

Fonte: Apple

Para pessoas físicas que usam a tecnologia principalmente no dia a dia profissional, o iPad 10ª geração ganha destaque no mercado pelo custo-benefício. Assim como o anterior, é considerado um tablet intermediário.

Tanto ele quanto o iPad 9ª geração podem ser boas alternativas de tablets para restaurantes que tenham interesse em facilitar a vida do consumidor, não necessariamente surpreendendo-os.

10.  Xiaomi Pad 5

Xiaomi pad 5

Fonte: Xiaomi

Tem tela de 11 polegadas, também usa Android, tem sido muito elogiado por oferecer uma experiência de visualização de imagens mais nítidas e em alta qualidade. A manutenção ou substituição podem acabar sendo mais frequentes em comparação aos tablets Samsung.

Tudo bem até aqui?

Antes de seguirmos às próximas dicas, é importante que você saiba: a principal diferença entre os tablets Samsung e Xiaomi e os aparelhos da Apple é justamente o sistema operacional – enquanto a Samsung trabalha com Android, a Apple utiliza o famoso iOS.

Veja a diferença entre eles!

Qual a diferença entre Android e iOS?

Basicamente, o Android é mais customizável (tela inicial, menus etc) e o iOS acaba sendo mais intuitivo e minimalista. A navegação nos dois sistemas tem inúmeras semelhanças, só que muitas pessoas acham mais fácil usar o Android – principalmente no Brasil.

Atualizações são melhores e mais bem distribuídas também no Android e aparelhos que contam com esse sistema operacional são mais livres para receberem instalações de outros sistemas e recursos de outras marcas e desenvolvedores.

Com o iOS, algumas atualizações acabam sendo mais prejudiciais do que positivas, levando os aparelhos a se tornarem obsoletos mais rapidamente quando comparados com outras tecnologias. Agora, continuando…

Como escolher tablet para restaurante?

Pense que as melhores opções são as que agregam mais ferramentas – de pagamento, de entretenimento e de coleta de informações – numa interface bonita e acessível e com uma bateria que dura todo o expediente do seu empreendimento.

Um grande diferencial para o seu tablet é contar com um sistema que tenha descrição em áudio do conteúdo na tela, especialmente dos pratos no menu, e assim garantir a acessibilidade no restaurante.

Outros fatores a levar em consideração são:

  • tamanho da tela – seu cliente quer saber o que vai consumir, então, nada de fotos pequenas e de baixa qualidade, ou descrições em letrinhas de bula de medicação.
  • praticidade – o sistema deve ser gostoso e prático de usar, se não, o consumidor acaba precisando de ajuda e a estratégia perde o sentido.
  • recursos – quanto mais recursos, melhor, com certeza, mas é fundamental que os recursos se adequem às necessidades do estabelecimento e do público-alvo. Você não precisa de um super-tablet, mas de um sistema com inteligência de mesa.
  • durabilidade – leve em conta a capacidade e duração da bateria, a resistência da tela a riscos e a capacidade da carcaça de suportar bem eventuais quedas.
  • frequência das atualizações – escolha um sistema que seja atualizado com frequência anual no mínimo, para poder contar com uma tecnologia em constante renovação e com programas que rodam sem travar na hora que você mais precisa.

Pondere também se você quer um tablet só para o menu ou um aparelho que suporte um sistema completo!

Tablet para cardápio digital

Os cardápios digitais começaram como uma estratégia de marketing para cativar o cliente com uma novidade high-tech e como uma iniciativa ecológica, para reduzir o lixo gerado com cardápios de plástico e papel.

Os primeiros modelos tinham uma função mais demonstrativa e descritiva, sendo usados para mostrar imagens de alta qualidade dos pratos, preços e a descrição dos ingredientes, além de exibir propaganda, combos e promoções.

Esses tablets podiam ser dinâmicos e interativos ou mais simples, exibindo os itens do menu de forma estática. Depois de navegar pelo display, o cliente solicita o atendimento do garçom na mesa.

Em seguida, aproveitando a plataforma, os sistemas se reformularam para permitir que o pedido fosse feito diretamente no tablet. Ainda existem cardápios digitais em tablet sem nenhum recurso adicional, mas os mais buscados e recomendados, atualmente, são bem completos.

Tablet para pedidos no restaurante

Os primeiros softwares para fazer pedidos apareceram nas mãos dos garçons, que registravam o pedido no seu tablet de acordo com a numeração da mesa. Logo, os aparelhos ganharam lugar na mesa e, em conexão direta com a cozinha, agilizaram ainda mais o atendimento.

Outro avanço nos tablets para pedidos foi a conectividade com diferentes métodos de pagamento, tecnologia que segue evoluindo até hoje, aproveitando as novas formas de cobrança por Pix e QR Code na tela do aparelho.

E, por falar em conectividade, vamos encerrar com maestria deixando nossa dica final.

Aposte em um sistema para restaurante com tablet

Se um tablet que funciona como cardápio digital e efetua pagamentos é um investimento rentável, imagine poder contar com um sistema que alia tudo isso a poderosas ferramentas de gestão de restaurantes e análise de consumo.

Atualmente, o topo das soluções para um restaurante digital é a aplicação de inteligência artificial para assessorar o gestor no controle e na tomada de decisões do seu negócio, aproveitando o sucesso do atendimento por tablets.

A experiência proporcionada por essa inteligência de mesa permite ao cliente criar um vínculo digital com seu restaurante preferido e ter seu atendimento personalizado, com o app identificando padrões e sugerindo pedidos, elevando a lucratividade por mesa.

Além disso, os softwares mais modernos também reúnem dados com alto nível de precisão, para que o gestor entenda cada vez melhor seu público-alvo e saiba definir estratégias pensando em aumentar as vendas, elevar seu ticket médio e maximizar o retorno por espaço útil.

Investir num sistema completo, que conta também com um gestor de filas para gerenciar reservas e organizar a casa nos dias mais concorridos é o passo certo para levar seu empreendimento a outro nível de tecnologia e rentabilidade.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais