5 melhores sistemas de autoatendimento para restaurantes

Aumente a eficiência e lucratividade do seu restaurante com um bom sistema de autoatendimento. Este artigo lista as cinco melhores opções para agilizar processos e conquistar a satisfação dos seus clientes como nunca!

Compartilhe

Duas mulheres sentadas sobre uma mesa de restaurante realizando pedidos via tablet. Na mesa um prato com uma fatia de sobremesa e uma xicara de café

Um sistema de autoatendimento para restaurantes oferece diversas funcionalidades com o objetivo de aumentar as vendas, reduzir os custos, melhorar a produtividade da equipe e deixar os clientes mais satisfeitos. Ele pode ser implementado através de cardápios em tablet ou QR Code, gestor de filas e reservas, menus para delivery e chatbots para WhatsApp, por exemplo.

Em um mundo onde tudo acontece cada vez mais rápido, agilidade e conveniência devem ser levadas a sério, e, no foodservice, não é diferente.

É aí que o autoatendimento entra como parte integral da estratégia do seu restaurante, permitindo que os clientes participem do processo de compra do início ao fim e controlem desde a escolha dos pratos até o pagamento da conta.

Pronto(a) para descobrir como deixar sua operação ainda mais eficiente e disparar à frente da concorrência? É só continuar na leitura.

O que é e como funciona o autoatendimento em um restaurante?

Em um restaurante, o autoatendimento diz respeito a um sistema com funcionalidades específicas que permitem ao cliente realizar diversas tarefas relacionadas ao pedido, sem precisar interagir diretamente com um funcionário.

Através dele, o cliente navega pelo cardápio, personaliza o pedido, adiciona ou remove itens de forma rápida e, inclusive, escolhe como fechar a conta, o que torna a experiência mais ágil, controlada e conveniente e, ao mesmo tempo, otimiza o trabalho da equipe que está focada em outras atividades mais estratégicas.

Por que usar o autoatendimento para restaurante?

Criar um sistema de autoatendimento para o seu restaurante pode ser um divisor de águas. Imagine um cliente durante o horário de almoço num dia de semana: além de uma boa refeição, o consumidor também busca agilidade, pois precisa voltar ao trabalho logo em seguida.

Ele passa pela porta, senta à mesa e fica esperando ser atendido pelo garçom, que está ocupado com outros clientes, espera looongos minutos até fazer o pedido, almoça e, depois, precisa enfrentar uma fila enorme para efetuar o pagamento.

Dá para pensar na frustração de quem, devido à falta de tecnologias no processo, se atrasou para voltar ao trabalho, né? Tudo isso enquanto um sistema mais moderno, usado pelos próprios atendentes ou disposto à mesa ou disponível para celular, poderia ter resolvido o problema.

E, para além da agilidade, na prática, as vantagens do autoatendimento em um restaurante envolvem:

  • eficiência operacional, porque processa os pedidos mais rapidamente, levando a uma redução no tempo de espera dos clientes e uma maior rotatividade das mesas, permitindo que você atenda mais pessoas em menos tempo;
  • redução de erros nos pedidos, pois oferece ao cliente a possibilidade de ele mesmo fazer o pedido, o que reduz os erros e elimina problemas de comunicação com os funcionários do salão e da cozinha;
  • personalização dos pedidos, já que permite que clientes possam adicionar e remover itens do pedido com muita facilidade;
  • múltiplos canais de venda que otimizam toda a dinâmica do processo não só no salão, mas também no delivery e no sistema take away;
  • maior satisfação do cliente, já que, quanto melhor a experiência do cliente, maiores as chances de ele voltar ao seu restaurante, e a agilidade e a conveniência do autoatendimento podem ser fatores cruciais nesse sentido;
  • redução de custos operacionais, pois você pode contar com menos pessoas trabalhando nos horários de pico e não precisa contratar freelancers para dar conta da demanda;
  • filas menores, porque oferece opções de pagamento online que, além de agilizar o processo para o cliente, reduz significativamente a espera;
  • aumento do ticket médio, já que o cliente pode adicionar ingredientes extras ou consumir os combos deixados em destaque no cardápio por você, fatores que contribuem para um aumento do ticket médio entre 15% e 30%;
  • aumento da produtividade, pois sua equipe poderá se concentrar em outras atividades que só humanos podem fazer e, quando necessário, terá tempo para prestar um atendimento personalizado; e
  • vantagem competitiva, porque, ao oferecer uma experiência dinâmica, conveniente e agradável para o cliente, ele enxerga mais valor no seu restaurante, colocando-o à frente de concorrentes que não focam em inovação e melhoria dos processos.

São tantos os benefícios que bate até a curiosidade de descobrir as opções disponíveis no mercado!

5 melhores modelos de autoatendimento em restaurantes atualmente

O cardápio digital em tablet, a versão em QR Code, o gestor de filas e reservas e até mesmo um cardápio para delivery que permita ao cliente fazer o pedido e fechar a conta sozinho são os melhores modelos de autoatendimento para restaurantes atualmente. Sem mencionar aquelas ferramentas com chatbot que ajuda no atendimento!

Conheça todas as alternativas em detalhes a seguir.

1. Cardápio digital no tablet

O cardápio no tablet é ideal para aumentar as vendas de bares, restaurantes, casas noturnas, pizzarias, hotéis e vários outros tipos de negócios. Através de um tablet instalado em cada mesa, o cliente pode fazer e customizar o pedido e até efetuar o pagamento.

Além dessas possibilidades, a versão da Abrahão Goomer, empresa especialista em cardápios inteligentes, ainda oferece funcionalidades exclusivas, como:

  • possibilidade de criar promoções e combos exclusivos que guiam o cliente e o ajudam a decidir o pedido;
  • botão para chamar o garçom, sem precisar ficar com o braço erguido para ser notado quando precisar de talheres extras, limão e gelo no copo etc.;
  • área de feedbacks integrada no sistema, para que a clientela possa avaliar o estabelecimento pelo próprio menu; e
  • recurso multi-idiomas, que traduz todo o menu para outros idiomas com um simples clique na tela, o que permite que clientes estrangeiros façam o pedido com facilidade e sem passar perrengue.

Fora que, com o cardápio digital, você não precisa mais imprimir versões de papel e nem usar cadernos para anotar os pedidos, o que torna a opção sustentável não só para o seu bolso, mas para o meio ambiente também.

2. Cardápio digital QR Code

Outra opção é o cardápio digital QR Code. Nesse formato, o cliente faz tudo através do próprio celular, então, se você receber uma mesa com mais pessoas, basta que cada um use o seu smartphone para escanear o código e ter acesso ao cardápio simultaneamente.

Este modelo não exige que o cliente baixe qualquer aplicativo, mantém o cardápio sempre atualizado e não requer qualquer investimento em equipamentos novos.

3. Gestor de filas e reservas

O modelo de autoatendimento que ajuda com o gerenciamento de filas e reservas garante comodidade para seu cliente, que pode aguardar a hora de sentar à mesa de onde quiser, sem a necessidade de aglomerações ou de ficar esperando do lado de fora do estabelecimento.

Além de reduzir a taxa de desistência em 30%, o gestor de filas e reservas da Abrahão Goomer, por exemplo, cuida automaticamente da movimentação de entrada e saída, sem deixar mesas vazias, e funciona de forma super intuitiva, dá uma olhada!

  1. O atendente ou o próprio cliente insere o número do celular e nome no aplicativo.
  2. O cliente acompanha sua posição na fila de espera de onde quiser.
  3. Um SMS é disparado para o cliente avisando que a mesa está disponível.

Enquanto isso, o cliente pode navegar pelo cardápio antes mesmo de se sentar à mesa, o que otimiza o tempo de todos os envolvidos.

4. Cardápio digital para delivery

O cardápio digital para delivery é outro recurso de fácil uso e permite que você configure as opções disponíveis no seu restaurante, o horário de funcionamento, as formas de pagamento aceitas e a taxa de entrega.

Para o seu cliente, a comodidade do autoatendimento e de poder fazer o pedido no seu próprio tempo é mais um atrativo – e todos podem acompanhar todos os pedidos em tempo real através do celular ou computador.

5. Chatbot para WhatsApp

Outra ótima alternativa no que diz respeito ao autoatendimento é a implementação de um chatbot no WhatsApp do restaurante e, portanto, de um atendente virtual que possa receber o pedido do seu cliente enquanto sua equipe está ocupada preparando os vááááários pedidos que vão chegar depois de você implementar o autoatendimento por aí.

O chatbot fica, nesse caso, responsável por responder, automaticamente, quaisquer clientes que queiram fazer pedido pelo seu WhatsApp, direcionando-os para o link exclusivo do seu cardápio digital e fornecendo atualizações periódicas sobre o andamento do pedido deles.

Aí você não precisa se preocupar em perder vendas porque demorou para olhar o telefone!

Que tal se tornar mais um dos vários cases de sucesso da Abrahão Goomer e implementar a opção que melhor se adeque às necessidades do seu negócio?

Comece você também a vender mais e melhor: solicite uma demonstração gratuita para conhecer todos os detalhes do sistema de autoatendimento para foodservices mais completo do mercado. Seu negócio e seus clientes merecem!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais