Previsões para bares e restaurantes: o que esperar em 2023?

Pelo visto, nem mesmo os obstáculos vão impedir food services brasileiros de crescerem em 2023. Isso se eles se adequarem às tendências, é claro. Leia aqui tudo sobre as previsões para bares e restaurantes e comece a pensar na sua próxima estratégia!

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Setor bares e restaurantes 2023

Como estão as suas expectativas para o setor de alimentação até o final deste ano? As nossas estão altíssimas! Principalmente porque as previsões para bares e restaurantes são otimistas, mesmo com sinais de uma possível recessão global.

O Instituto Foodservice Brasil (IFB) diz esperar um crescimento de 7,5% para estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas ainda em 2023.

Empreendedores e gestores, apesar de altas taxas e da inflação nacional aparecendo entre as que mais subiram em todo o mundo, acompanham um cenário que prova que essa expectativa deve se tornar realidade.

Só para você ter uma ideia: um crescimento de 7,5% coloca bares e restaurantes do nosso país no mesmo patamar em que eles estavam antes da pandemia — entre 2011 e 2019. Não é ótimo?

Como anda o mercado de restaurantes?

Os brasileiros gastaram mais com comida em 2022 do que em 2021 e a tendência é que valores despendidos em alimentação aumentem ainda mais até o fim deste ano.

Foram quase R$ 56 bilhões investidos em comer e beber fora de casa ou via delivery entre outubro e dezembro do ano passado, o que equivale a 20% mais do que o contabilizado no último trimestre de 2021.

Esse dado pertence a um levantamento cheio de números interessantes sobre o qual falamos em nossa primeira newsletter publicada lá no LinkedIn. Segue a gente na rede e dá uma olhada no conteúdo para conhecer outras informações!

Agora, apesar do otimismo, o risco de recessão global preocupa? É claro que sim! Mas seguir algumas tendências que se destacam no setor pode ser o segredo para donos de restaurantes eliminarem temores e acompanharem as expectativas.

Trouxemos essas tendências listadas nos próximos tópicos.

Quais as principais tendências no mercado de alimentação?

O crescimento esperado e a evolução já acompanhada no setor de food service no Brasil são impulsionados pela inovação, a transformação digital e a omnicanalidade, pela disponibilidade de crédito para empreendedores, pelas parcerias mais estratégicas e pelo delivery.

Transformação digital

Bares e restaurantes têm investido cada vez mais em soluções tecnológicas responsáveis por ajudar no crescimento do ticket médio, na oferta de serviço e atendimento melhores – pensando na experiência dos consumidores – e na melhor organização do dia a dia operacional e estratégico.

Ferramentas como o cardápio digital, que utilizam a Inteligência Artificial para se relacionar com os clientes, são um exemplo da transformação digital no setor. Ainda por cima, elas fornecem relatórios cheios de detalhes, que ajudam os gestores a tomar melhores decisões.

Omnicanalidade

O "ser omnichannel" ou a ideia de se apresentar para os clientes em diversos canais ao mesmo tempo também faz parte da transformação digital em restaurantes e se tornou imprescindível para lucrar mais e manter relações mais próximas com os clientes, realizando atendimentos personalizados.

Quando um bar ou restaurante adere à omnicanalidade, passa a marcar presença nos meios de comunicação ou nos espaços digitais em que seu público-alvo também está e mostra para essas pessoas que tem interesse em se adequar às suas necessidades e possibilidades.

Isso nada mais é do que criar uma sensação de pertencimento até mesmo para quem ainda nem conhece o estabelecimento ou sequer pediu um delivery para provar.

Marcou presença e se fez visto? Pode apostar que esse primeiro encontro entre a sua marca e um novo interessado não demora a chegar.

Parcerias estratégicas

Quando falamos sobre parcerias estratégicas, não estamos tratando apenas do laço com os consumidores que mencionamos anteriormente, mas de relações sólidas, principalmente entre o restaurante e seus fornecedores, por exemplo.

Donos de food services que firmam parcerias estratégicas com quem vende para seus estabelecimentos os insumos utilizados na produção dos pratos saem à frente porque trabalham única e exclusivamente com pessoas que têm as mesmas missões, visões e valores.

Além de tudo, podem contar com a expertise de gente que entende mesmo dos negócios.

Crédito e empréstimos

Apesar de não tão rápido quanto a maioria de nós gostaria, crescem as liberações de crédito para donos de restaurantes de todos os portes e em diferentes partes do país. Muitos empréstimos também estão ficando um pouco menos burocráticos.

Essa é outra tendência que impulsiona o crescimento do setor de alimentos e bebidas, apesar de não ser a de maior destaque entre todas as que trouxemos aqui. Por outro lado…

Crescimento do delivery

O delivery, sim, merece uma salva de palmas, assim como cada empreendedor brasileiro que, desde o início da pandemia, se reinventou e plantou bananeiras com uma mão só para conseguir adequar a rotina de seus food services às entregas – e durante um bom tempo, viver só com elas!

Nos últimos anos, pedir comida virou um hábito para pelo menos 60% da população, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Além disso, só entre 2020 e 2022 o número de pedidos no país cresceu quase 10%, conforme informou a Kantar em pesquisa recente.

E quem implementou delivery, implementou e, quem não implementou, não implementa mais? Que nada! Sempre é tempo de dar esse passo, conseguir um alvará e começar a planejar entregas deliciosas na sua região. Aliás, recomendamos fortemente que você analise a possibilidade.

Fique sabendo

Outra suposta tendência para 2023 é o crescimento do interesse dos consumidores em snacks e lanches que geralmente são comprados no decorrer do dia e acabam substituindo almoço e jantar, mesmo não sendo comidos nesses horários.

Alimentos e bebidas veganos e vegetarianos, produtos e embalagens sustentáveis e hábitos saudáveis continuam em alta, mas uma coisa talvez tenha mudado: mesmo quem compra esse tipo de coisa quer sentir prazer ao fazer qualquer refeição e se preocupa com custo-benefício.

Então, como estão as suas expectativas para o setor de alimentação até o final deste ano? Depois de tudo isso, achamos que valeria repetir a pergunta! Comente.

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