A satisfação do cliente com cardápio digital é maior? Descubra

Descubra como e por que existe maior satisfação do cliente em food services com cardápio digital e de que maneira essa inovação revoluciona a experiência, tornando-a mais conveniente, precisa e personalizada.

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Cliente mulher asiática sentada em mesa de restaurante, com os dois cotovelos apoiados sobre a mesa e suas mãos segurando seu celular apontado para cardápio em qr code

Satisfação do cliente e cardápio digital têm tudo a ver! Essa inovação desempenha um papel importantíssimo na melhora da experiência dos consumidores em qualquer bar ou restaurante, oferecendo comodidade, precisão nos pedidos e personalização. Sem contar que ajuda imensamente no atendimento e na gestão.

A tecnologia está ocupando um papel cada vez mais crítico e que não pode ser ignorado pelos empreendedores, inclusive do ramo de alimentos e bebidas, sob o risco de seus negócios perderem espaço para concorrentes menores e até menos experientes e, dentre tantos recursos, os menus em tablets e QR Codes se destacam.

Neste artigo, você entende por que e fica por dentro dos detalhes desse impacto, além de descobrir como agir de agora em diante para vender mais. Continue a leitura!

Por que a satisfação do cliente é crucial?

Antes de qualquer coisa, gestores de food services precisam compreender que a satisfação dos clientes é o alicerce sobre o qual se constrói qualquer tipo de lealdade às marcas: fregueses satisfeitos não só retornam com frequência aos estabelecimentos, como os recomendam a amigos e familiares.

Além disso, ficam muito mais inclinados a divulgar o restaurante nas redes sociais organicamente e, portanto, sem que haja necessidade dos famosos anúncios pagos.

E como conseguir essa satisfação? Bem, a implementação de um cardápio digital é uma estratégia certeira para atingir esse objetivo, e ainda aumenta a eficiência operacional enquanto contribui com a agilidade na escolha e no pedido dos pratos: o combo perfeito para proporcionar aos clientes uma experiência mais conveniente e saborosa.

Vale para bares também – e cafeterias, hamburguerias, e o que mais seu coração mandar!

Qual o impacto do cardápio digital no food service?

O cardápio digital trouxe uma revolução extremamente positiva para o setor de food service. Ao substituir os cardápios tradicionais, feitos em papel ou plástico, os tablets ou QR Codes para restaurantes se tornaram responsáveis por impactos relevantes em vários aspectos, como:

  • aumento do ticket médio do estabelecimento em até 40%;
  • redução de gastos com contratações de freelancers em dias mais movimentados;
  • possibilidade de personalização dos pedidos pelos próprios clientes;
  • pagamento da conta sem necessidade de esperar pelo garçom ou a maquininha; e
  • envio de feedbacks anônimos sobre o serviço, a comida e a bebida.

A implementação desse recurso já ganhou vários corações e, comprovadamente, o cardápio digital é o preferido das novas gerações. Não é à toa, já que todo mundo busca exclusividade e conveniência hoje em dia.

Quer entender como funciona na prática esse impacto tanto por trás das cortinas quanto para a freguesia? Segue o fio.

Como o cardápio digital pode melhorar a satisfação do cliente?

Não subestime a influência do cardápio digital na satisfação do cliente! A maneira como os itens são apresentados e a facilidade de uso da tecnologia mudaram completamente a forma como os clientes percebem sua experiência em um restaurante – para melhor, é claro.

Desde a facilidade e a praticidade ao pedir até a agilidade para pagar nos melhores menus digitais, tudo conspira a favor da ideia de deixar o cliente mais à vontade. Veja alguns diferenciais!

  • As melhores tecnologias apresentam imagens atraentes, nítidas e de alta qualidade dos pratos e das bebidas, tornando a escolha visualmente estimulante e apetitosa.

  • A navegação intuitiva e a organização clara dos cardápios digitais também ajudam clientes de qualquer idade a encontrar o que desejam em questão de segundos, reduzindo a frustração e aumentando a satisfação na hora de pedir.

  • Menus inteligentes, que deixam gestores incluírem, nas descrições dos pratos, detalhes como ingredientes, modos de preparo e opções de personalização, ainda dão aquela moral aos fregueses, permitindo-os decidir e saber exatamente o que vão comer.

  • Os pedidos também geram menos desperdício, além de serem mais precisos! Afinal, fazê-los diretamente pelo cardápio em tablet ou pelo QR Code reduz erros de comunicação, já que a tecnologia “corta” a necessidade de um intermediário entre cliente e cozinha e fica mais fácil entender e fazer ajustes – tipo tirar as azeitonas da pizza –, deixando o prato com a cara do freguês.

  • Alguns modelos de menus digitais dão ao público um caminho fácil de enviar feedbacks sobre a comida e o serviço, ajudando a casa que conta com esse recurso a melhorar o atendimento em geral, enquanto faz com que os clientes se sintam valorizados.

Sem mencionar o emprego da inteligência de mesa, especificamente, válido para os cardápios mais modernos, através da qual um algoritmo de Inteligência Artificial prevê e apresenta combinações e promoções personalizadas que agradem quem estiver consumindo naquele momento.

Pensando assim, vale a pena explorar um pouquinho mais cada um dos benefícios da ferramenta… Diz aí!

Quais os principais benefícios do cardápio digital? Explore 4 destaques dentre várias vantagens

Dentre outros diferenciais, vale mencionar que a ferramenta reduz erros em pedidos e, consequentemente, desperdícios de insumos, além de reduzir outros custos também, assim como o tempo gasto pedindo ou pagando, e ainda aumenta o lucro!

As vantagens da tecnologia são inúmeras e afetam tanto a operação dos restaurantes quanto os clientes – até os mais exigentes! – e os proprietários de cada estabelecimento.

Os dez principais benefícios do cardápio digital foram listados em outro artigo publicado no blog da Abrahão e, navegando pelo blog, você encontra muito mais informações sobre as funcionalidades e os diferenciais dessas tecnologias.

1. Muito mais comodidade para os clientes

Quase 80% dos brasileiros preferem fazer compras perto de onde moram e mais de 60% optam por adquirir produtos online em vez de em lojas físicas.

Dados como esses, extraídos, respectivamente, de pesquisas feitas pela Confederação Nacional dos Lojistas junto ao Serviço de Proteção ao crédito e pela plataforma de atendimento Octadesk são mais uma prova de que para qualquer freguês, a comodidade é fundamental!

Para quem decide consumir presencialmente em um bar ou restaurante, os cardápios digitais oferecem uma experiência cômoda e, ao mesmo tempo, interativa, além de uma escolha mais intuitiva e agradável.

Com a tecnologia, dá para explorar cada item no seu próprio ritmo, examinando-os tranquilamente e tendo, nas mãos, o controle sobre como, quando e de que forma pedir. O resultado? Uma experiência gastronômica – a food experience – 100% satisfatória.

2. Redução de erros nos pedidos

Outro fator favorável para a experiência é a eliminação de erros nos pedidos, uma preocupação crítica para clientes e restaurantes.

Quando você sai para jantar e recebe algo completamente diferente do que pediu ou do que esperava, certamente, a sua primeira reação é torcer o nariz, não é? Mesmo que discretamente! Por que outras pessoas agiriam diferente?

A reputação do estabelecimento acaba negativa por um problema que poderia ser evitado, enquanto quem é gestor enfrenta um prejuízo relacionado ao desperdício de insumos e de dinheiro porque o prato precisa voltar para cozinha e ser refeito.

Um menu em tablet ou QR Code extingue esse problema.
 

Através dele, as informações dos pedidos são transmitidas com precisão à cozinha, inclusive os famosos ajustes na receita, quando permitido pelo food service, evitando erros de comunicação entre garçons e cozinheiros.

3. Corte de gastos para os restaurantes

O recurso que melhora a satisfação da freguesia também oferece economia dupla para os empreendedores.

Primeiramente, por causa da óbvia eliminação dos cardápios impressos está diretamente ligada ao fim dos investimentos em impressões – que precisam ser refeitas a cada atualização de preço ou mudança de descrição, por exemplo.

E, em segundo lugar, graças aos ajustes de ofertas e promoções facilitados pelas atualizações em tempo real e possíveis de serem feitos de acordo com a demanda, evitando desperdícios de alimentos e otimizando o controle de estoque e inventário.

Dois caminhos que levam a restaurantes mais eficientes e lucrativos, com aumento comprovado de faturamento.

4. Ganhos de rotatividade e/ou ticket médio por m²

Mais um destaque vai para a otimização dos processos de atendimento e serviço graças aos cardápios digitais, que têm um impacto direto na rotatividade de mesas ou, em restaurantes nos quais a maior rotatividade não é um objetivo, no aumento do ticket médio sem necessidade de ampliação de área ou quantidade de lugares.

Pedidos mais eficientes e um atendimento personalizado e pontual levam à rápida liberação de mesas, o que dá a chance de o restaurante acomodar um maior número de clientes ao longo do dia sem perder em termos de lucratividade em muitos casos.

Em outros, eles levam, na verdade, a outros novos pedidos feitos pelos mesmos fregueses, que acabam decidindo consumir mais porque estão à vontade, o que permite o aumento do ticket médio por pessoa e por metro quadrado sem necessidade de ampliação da área física do estabelecimento.

Seja qual for o cenário, dá até para pensar em implementar também um sistema de reservas para restaurantes e aproveitar esse dinamismo todo, reduzindo desistências na fila em até 30%! Que tal? E ainda tem mais!

Como os cardápios digitais melhoram a eficiência operacional de food services?

Especificamente no que diz respeito à eficiência operacional, um dos aspectos mais impactantes de menus tecnológicos em tablet ou QR Code está na possibilidade de gerenciamento de dados, por parte dos gestores, a partir de relatórios automatizados amigáveis e de fácil interpretação.

Investir em cardápios digitais é algo que transforma completamente a maneira como donos de bares e restaurantes pensam em suas estratégias de vendas e marketing, afinal, a tecnologia permite que tudo seja planejado a partir da coleta e análise de:

  • preferências dos clientes;
  • pedidos mais e menos populares;
  • horários de pico de consumo;
  • sazonalidade etc.

O gerenciamento de dados se torna, por isso, uma poderosa chave para a tomada de decisões assertivas e o desenvolvimento contínuo dos negócios.

Ênfase também para a já mencionada personalização do cardápio: tendência crescente no setor de food service, voltada para os estabelecimentos serem mais capazes de atender às preferências individuais dos clientes.

Ela envolve, além da possibilidade de personalização dos pedidos – com ajustes dos ingredientes, do tamanho das porções e até de acompanhamentos de acordo com as preferências de cada pessoa – o armazenamento dessas preferências e o direcionamento de ofertas especiais dentro do que já se sabe que é ou não escolhido por aquele determinado freguês.

A capacidade de personalização dos cardápios modernos coloca qualquer food service à frente dos concorrentes, sem contar que apostar num ambiente tech é o futuro dos restaurantes. Ou talvez já seja o presente…

E aí, convencido(a) da imensa vantagem que é atender seu público com uma solução digital no lugar do cardápio tradicional? Veja agora como é fácil implementar o recurso!

Como implementar um cardápio digital em 5 passos

A implementação bem-sucedida de um cardápio digital requer uma abordagem planejada, partindo da escolha da empresa provedora da tecnologia e do modelo, passando pela inserção das informações no menu e chegando à capacitação da equipe e apresentação da novidade ao público.

É como seguir uma receita já testada e aprovada: não precisa ter medo de surpresas! Aqui estão cinco passos práticos para ajudar você na adoção do recurso e mais algumas dicas.

1. Escolha a solução certa

Pesquise e selecione a melhor desenvolvedora de cardápio digital do mercado, que, acima de tudo, ofereça suporte humanizado e seja capaz de atender às necessidades específicas do seu restaurante. Antes de escolher, também considere fatores como tipos de cardápio disponíveis (tablet ou QR Code, de preferência), custos e diferenciais oferecidos.

2. Prepare seu conteúdo

Organize as informações que você quer colocar no seu menu, dê nome aos pratos e bebidas, distribua-os em categorias, faça a precificação de todos e prepare descrições detalhadas para cada um, enfatizando o que o seu restaurante tem e os concorrentes não.

Separe também imagens de alta qualidade para “publicar” junto com os conteúdos: alternativas modernas de menus digitais em tablet permitem a exibição de até três fotos por produto – e elas ficam o tempo todo passando na tela, justamente para “hipnotizar” o consumidor.

3. Aplique um treinamento para a equipe

Ou melhor, conte com a própria empresa desenvolvedora da tecnologia para obter um treinamento para você mesmo(a) e, junto, capacitar a sua equipe para usar a tecnologia do cardápio digital e para auxiliar os clientes, caso necessário. Todos devem estar familiarizados com o sistema e ser capazes de solucionar problemas comuns.

4. Faça testes e colete feedbacks

Antes de lançar o novo menu para todos os clientes, faça testes internos e colete feedbacks de amigos e parceiros que possam ir até o seu restaurante experimentar a nova ferramenta. Isso ajudará a identificar possíveis problemas, ajustar o sistema e estabelecer exatamente quais serão as possibilidades de personalização oferecidas tanto nos pratos quanto no atendimento.

5. Divulgue a novidade

Finalmente, informe seus clientes sobre a transição para o cardápio digital e forneça orientações sobre como acessá-lo. Certifique-se de que todos se sintam confortáveis ao usá-lo. Não deixe de divulgar a novidade nas redes sociais nesse momento!

Use seu novo menu digital para oferecer promoções e ofertas especiais, incentivando a galera a experimentar a novidade e colete feedbacks – dessa vez, dos clientes em geral – continuamente, estando sempre aberto(a) a melhorias.

Experimente implementar recursos adicionais com base nas sugestões dos clientes também.

A implementação de um cardápio digital pode ser uma transição suave desde que feita com a abordagem certa. Continue priorizando a experiência acima de tudo: ela é fundamental para o sucesso da estratégia. Lembra de tudo o que você leu sobre satisfação?
 

Salta aos olhos até do observador mais distraído que os cardápios digitais não são apenas uma onda a ser surfada, mas um boost que veio para ficar no que diz respeito à gestão estratégica de restaurantes que desejam prosperar no cenário competitivo da venda de comida no Brasil.

Ao adotar essa tecnologia e priorizar a satisfação do cliente, seu empreendimento ganha destaque, conquista e fideliza mais clientes e permanece na vanguarda do setor. Acredite.

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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