Restaurante pet friendly: como se adaptar a essa tendência

Quer criar um restaurante pet friendly e oferecer um ambiente mais acolhedor para os bichinhos e seus donos? Vamos explicar tudo o que você precisa saber para criar um ambiente confortável e convidativo para quem tem duas e quatro patas.

Compartilhe

Restaurante pet friendly

Para ter um restaurante pet friendly, seu estabelecimento deve se adequar às normas da Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentar um menu não só para os humanos, mas também para seus amigos de quatro patas, divulgar a novidade e ter um funcionário específico para cuidar da área pet.

Ter um estabelecimento que aceite bichinhos é um diferencial. Uma pesquisa realizada pela Forbes indicou que 46% das pessoas que têm pets no Brasil já deixaram de frequentar um lugar só pelo fato de não aceitarem animais no estabelecimento.

Inclusive, os lares brasileiros estão ficando cada vez mais preenchidos com cães, gatos e outros bichos de estimação. Muitos até optam por não ter filhos e escolhem adotar um bichinho no lugar dessa opção.

Por isso, a grande maioria das pessoas tende a não tratar mais seu pet como um animal, mas sim um membro importante da família, levando ele para todos os lugares e fazendo com que participem ativamente do seu dia a dia.

Com isso, diversos estabelecimentos se adaptaram para receber esse público e o ramo alimentício não ficou de fora dessa. Confira, agora, como criar um restaurante pet friendly e tornar seu ambiente mais acolhedor para bichinhos e seus donos!

O que é um restaurante pet friendly?

É um restaurante onde todos os animais de estimação são bem-vindos. Nesses estabelecimentos, os donos podem trazer seus pets para acompanhá-los em uma refeição e, inclusive, comer junto com eles.

O termo pet friendly vem do inglês e pode ser traduzido de forma literal como “amigo dos animais” e se refere a todos os locais onde os animais de estimação são bem-vindos. Legal, né?

E os benefícios não param por aí!

Mas por que seu restaurante deve ser pet friendly?

Segundo o censo do Instituto Pet Brasil (IPB) de 2021, 70% da população brasileira tem um animal de estimação em casa, sendo o terceiro país com mais pets no mundo. Então, por que não aproveitar essa oportunidade e criar um ambiente para esse público?

Além de deixar o espaço mais vivo e descontraído com a presença desses bichinhos, você ganhará um público fiel, que não encontra uma variedade de lugares que aceitam pets, tudo isso por um investimento mínimo, quer ver?

Como transformar seu bar ou restaurante em pet friendly?

Essa pode parecer uma tarefa difícil, mas, se você seguir algumas dicas simples, pode deixar esse processo mais fácil e rápido do que imagina! Pronto para receber novos clientes? Vamos lá!

1.  Conheça as leis da Vigilância Sanitária

Existem leis e recomendações da Vigilância Sanitária (Anvisa) que podem variar de cidade para cidade e que você precisa estar atento caso queira ter um restaurante pet friendly.

Confira algumas dicas gerais:

  • Crie um espaço pet friendly reservado e exclusivo, isolado das áreas de recepção, armazenamento, preparo e venda de alimentos.
  • Caso não tenha dinheiro para criar um espaço do zero, você pode aproveitar a área externa do seu restaurante para fazer isso.
  • Não se esqueça de determinar quais áreas os pets não podem entrar. Dessa forma, todos os clientes podem ficar confortáveis.
  • Forneça itens de higiene e limpeza, como saquinhos para recolher dejetos e produtos para limpar o local.
  • Treine uma equipe específica para cuidar dessa área, recepcionar os clientes e manter o local em ordem e limpo.

Em algumas localidades, como na cidade de São Paulo, os gestores não precisam chamar um agente da Anvisa para regularizar o local. É só seguir as recomendações que você já pode receber os bichinhos!

2.  Crie um menu exclusivo para os pets

Não são só os donos que merecem comer uma comida gostosa, né? Não deixe de oferecer snacks e lanchinhos exclusivos para os nossos amigos de quatro patas. Isso com certeza vai chamar mais clientes (e doguinhos) para o seu restaurante.

Além disso, não deixe de disponibilizar potes para comida e água. Isso ajuda tanto os bichinhos a se alimentarem quanto a manter a limpeza do local.

3.  Providencie um selo pet friendly

Essa certificação foi criada para identificar comerciantes que permitem o público pet em seus estabelecimentos e também serve como uma forma de divulgação para clientes aproveitarem serviços voltados para donos de pet.

Além de restaurantes, esse selo também reconhece hotéis, lojas e bares. Você pode personalizar o seu com a identidade visual do seu restaurante, comprar o selo pronto na internet ou checar com a prefeitura da sua cidade se eles disponibilizam esse material.

4.  Divulgue a novidade

Dependendo da região, ainda são poucos os restaurantes que são pet friendly. Não deixe de falar para seus clientes sobre o novo espaço e divulgar nas redes sociais do seu restaurante.

Você pode, inclusive, oferecer alguns "mimos" para o cliente que postar uma foto com seu animalzinho de estimação e marcar seu restaurante. Assim, o próprio consumidor faz propaganda do seu estabelecimento para alcançar cada vez mais pessoas. Legal, né?

E por falar em conquistar a clientela…

5.  Faça promoções exclusivas para clientes humanos e pets

Algumas promoções também são bem-vindas. Elas são ótimas para incentivar as pessoas a aproveitarem o novo espaço e chamar mais clientes.

Algumas promoções que podem funcionar são:

  • Descontos para o cliente que trouxer seu pet junto com outro amigo que também tenha um animalzinho.
  • Oferta especial no menu para a primeira visita de um pet.
  • Ações em parceria com pet shops locais e doação de alimentos para animais que moram nas ruas.

As possibilidades são infinitas! Uma promoção sempre agrada novos e antigos clientes. Que tal tentar?

Como receber bem os animais no meu restaurante?

Se você está se perguntando isso, significa que você está indo no caminho certo. Você pode ser receptivo com animais da mesma forma que é com humanos. Aqui vão algumas dicas:

Não se esqueça que os pets também amam e têm necessidades como qualquer ser humano. Não deixe de conversar com os donos para entender melhor a individualidade de cada um dos bichinhos.

Restaurantes pet friendly para se inspirar

Alguns restaurantes foram pioneiros na arte de receber donos e bichinhos. O primeiro surgiu em 2014, na Itália, em uma sorveteria que ficava perto do museu canino onde muitos clientes pediam para entrar com seus cachorrinhos.

Confira alguns restaurantes pet friendly que se destacam e tenha novas ideias para aplicar no seu estabelecimento!

Sal Gastronomia

Foto: Instagram @salgastronomia
Foto: Instagram  @salgastronomia

Com duas unidades em São Paulo, o restaurante do Masterchef Henrique Fogaça é especializado em comida brasileira e conta com uma área externa ampla e coberta para receber o seu pet até nos dias de chuva.

Brado Casa Restaurante

@bradocasarestaurante
Foto: Instagram @bradorestaurante

Fica localizado no bairro Pinheiros, em São Paulo, e oferece 90% do espaço para os pets se acomodarem. Além disso, eles também oferecem bifinhos e água de cortesia para os bichinhos.

Gatocafé

@gatocafeoficial
Foto: Instagram @gatocafeoficial

O primeiro cat café do Rio de Janeiro une o amor por café e gatos em um só lugar. O espaço conta com uma área exclusiva para os felinos onde as pessoas podem fazer atividades com eles, brincar e inclusive adotá-los.

E você? Já visitou algum desses lugares? Não deixe de curtir as nossas redes sociais e marcar a gente quando você montar a sua própria área pet!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais