Como Funciona um Restaurante com Cardápio Digital

Confira aqui como funciona um restaurante com cardápio digital e elimine todas as suas dúvidas em relação ao assunto!

O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica que veio para facilitar as vidas de todos aqueles envolvidos no ramo dos bares, restaurantes, pizzarias, cafeterias, e assim por diante. Seja qual for o seu negócio, o menu digital irá conseguir ajudar para aumentar a eficiência e atendimento do estabelecimento através da facilidade de atendimento via tablets em que os próprios clientes realizam seus pedidos.

Não apenas ele é de grande ajuda para a equipe de funcionários como também é um ótimo instrumento para que os clientes se sintam confortáveis e seguros de fazer seus próprios pedidos. Você provavelmente se questiona sobre o por quê trazer esse cardápio para o seu estabelecimento, qual as vantagens? O que vai mudar no sistema do restaurante? Como funciona um restaurante com cardápio digital?

Todas essas perguntas são bastante comuns para quem está apenas começando a conhecer essa nova tecnologia, e todas elas serão respondidas com calma a seguir. Cada tópico aqui cobre uma função importante do tablet que transforma o seu restaurante num local super moderno e com o melhor e mais eficiente atendimento possível. Dito isso, continue lendo para entender melhor como o seu restaurante irá mudar e continuar funcionando ao se adaptar ao cardápio digital.

A função da equipe

acessibilidade cardápio digital

Para quem ainda está começando a entender essa tecnologia, uma preocupação comum é com o fato de ter que remanejar a equipe para se adaptar a esse novo estilo de atendimento. Os garçons, por exemplo, não precisam mais entregar cardápios, atender mesas, anotar pedidos, etc., sendo responsáveis apenas pela entrega do pedido já pronto e retirada de possíveis dúvidas dos clientes sobre o funcionamento do cardápio digital. Apesar de o cardápio ser bastante intuitivo, dúvidas surgem de vez em quando, então é bastante importante que toda a sua equipe seja treinada e saiba como utilizar o menu digital com facilidade.

Além disso, a equipe da cozinha também vai ter uma nova organização. Visto que os pedidos do cardápio digital vão diretamente para esta, os cozinheiros podem começar a produzir assim que o cliente confirma o pedido. Isto que é uma imensa ajuda na organização e rapidez dos preparos.

Para quem estiver como caixa, o trabalho será apenas o de encaminhar o fechamento das contas e efetivar o pagamento. Assim que o cliente quiser se retirar, ele pode selecionar a opção “fechar conta” no aplicativo e quem estiver no caixa irá imediatamente pedir a um garçom encaminhar a mesma para o cliente. Fácil e eficiente!

O design do cardápio

design do cardápio digital

Pode não parecer, mas o design do seu cardápio faz toda a diferença na hora de conquistar o cliente. Existe uma psicologia por trás do desenho do cardápio que, seja pelo uso de cores, fotos, ou descrições criativas, torna todos os detalhes envolvidos uma forma de facilitar a vida do cliente. Uma das coisas mais importantes é que os produtos estejam bem expostos, induzindo os clientes a consumir mais. E, pensando nisso, o cardápio digital foi desenvolvido com um modelo bastante prático e interativo.

Assim, o menu digital tem uma ferramenta específica para criar páginas de destaques no tablet que ficam visíveis o tempo todo e, por terem fotos ampliadas bem em frente aos olhos do consumidor acabam chamando bastante atenção. Dessa forma, essas páginas acabam criando um desejo maior nos clientes e estes acabam consumindo mais.

Essa é uma das características mais marcantes do cardápio digital, porém existem outras questões no design que também trazem vantagens. Por exemplo, a possibilidade de adicionar fotos em todos os pratos e a facilidade de utilizar promoções diárias.

Destaques Proativos

Destaque Proativo Cardápio Digital

Vamos então explicar um pouco melhor como funcionam os destaques para você entender a diferença que eles fazem no faturamento do seu restaurante. Não apenas você pode escolher um prato para ser o principal do dia, por exemplo, mas você também pode utilizar a opção de destaques pró-ativos. E como funciona essa função?

Bom, basicamente, a ideia é que estes destaques sejam programados para dar sugestões aos clientes de acordo com um tempo pré-determinado. Por exemplo, você pode programar uma sobremesa para ser sugerida em torno de 45 minutos após o cliente ter feito seu pedido do prato principal, ou então uma bebida ser sugerida 2 minutos após esse mesmo pedido (caso o pedido não tenha já incluído a bebida).

Agora você já deve conseguir ver como um restaurante que utiliza cardápio digital possui um ticket médio maior do que outros, certo?

Informações no tablet

informações do tablet no cardápio digital

Em relação ao uso de tablets, existem inúmeras incertezas. Seja por questão de gasto de bateria, medo de estragar os tablets, a adaptação dos clientes ao estilo de atendimento, entre muitas outras. Mas para isso, existem ferramentas dentro do próprio cardápio que com certeza irá tranquilizar você em relação a essas dúvidas.

Ao acessar a opção “tablets” no cardápio digital, você conseguirá visualizar todas as informações necessárias para ter um melhor controle e administrar o que está acontecendo dentro do seu restaurante. Dentre elas:

  • A numeração dos tablets (em que foram configurados no sistema)
  • Nível de bateria do tablet
  • Conexão do tablet com a internet
  • Se o tablet está atualizado na versão atual do OiMenu
  • Qual mesa cada tablet está conectado
  • Quando o tablet está conectado ao OiMenu

E você ainda possui a opção de atualizar todos os tablets ao mesmo tempo (ou individualmente), de acordo com o status de cada um. Então, além de todas as opções que o cardápio digital do OiMenu traz para benefício dos clientes, também há algumas ferramentas próprias para visualização e controle de tablets pelo dono do estabelecimento!

Preocupações com navegação no tablet

cardápio digital na mesa

Além disso, outra preocupação que costuma surgir com frequência é sobre a navegação nos tablets pelos clientes. E se eles saírem do menu para ficar acessando a internet ou baixando jogos? Isso pode acontecer principalmente com clientes mais jovens, ou clientes que vem com a família e com as crianças. Entretanto, em relação a essa questão, você não precisa se preocupar nem um pouco.

Isto porque o cardápio digital conta com uma ferramenta que bloqueia todos os botões do tablet para que ninguém possa sair do menu (nem mesmo os garçons). É necessário que tenha um administrador com senha para conseguir acessar e sair do aplicativo. Dessa maneira, o tablet fica protegido a noite inteira, a bateria dura mais, e o cardápio fica a mostra o tempo todo. E, claro, você fica com a mente tranquila e apenas aproveita o sucesso do seu restaurante.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário