Como criar e usar QR Code no cardápio do seu restaurante?

Um QR Code para restaurante não é só um código de barras evoluído, não! Ele pode ser uma poderosa ferramenta para aprimorar a experiência de seus clientes e a eficiência do serviço. Veja como funciona e como implementar.

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Cliente com seu smartphone, escaneando QR code

Você consegue usar QR code para restaurante para hospedar um PDF com o menu do food service e para informar o consumidor sobre promoções, pedir avaliações ou mesmo visitar as páginas do estabelecimento na internet, por exemplo. Melhor ainda se decidir seguir com um QR Code digital e dinâmico específico para o setor, feito por especialistas!

Esse modelo pode ser alterado a qualquer momento e permite que o público consiga até mesmo pagar a conta ou chamar o garçom diretamente do próprio celular.

É verdade que, ao pensar nesse tipo de recurso, pode ser tentador apelar para uma alternativa um pouco mais “preguiçosa”, mas versões profissionais transmitem uma imagem muito melhor da sua marca e ajudam a transformar cada segundo em uma experiência gastronômica de fato.

A tecnologia tem potencial para ir além de algo meramente conveniente e o código QR é apenas uma ferramenta e o que realmente importa é a forma como essa ferramenta é utilizada! Que tal entender melhor cada um dos formatos?

Como criar cardápio QR Code?

Para criar um cardápio QR Code de forma gratuita, você deve ter seu menu já pronto em um arquivo no formato PDF e recorrer a sites gratuitos, como o QR Code Fácil. Então, basta preencher todas as informações que deseja que sejam convertidas no código ou fazer o upload do seu PDF seguindo o passo a passo indicado abaixo.

  1. Escolha a informação à qual o código vai remeter (link, texto, e-mail e por aí vai).
  2. Preencha todos os campos de conteúdo que precisar.
  3. Se o seu menu estiver salvo em PDF, faça o upload do documento para um link na nuvem de sua preferência e configure o compartilhamento para que qualquer pessoa com link possa acessar. Em seguida, cole a URL no campo solicitado.
  4. Personalize o código com formato e cor.
  5. Procure pelo botão para gerar o QR Code, veja como ficou e teste algumas vezes.
  6. Salve o resultado final no seu computador e/ou celular.

Com o código salvo, basta imprimir ou inserir no local que achar mais conveniente, como o site do seu restaurante, balcão ou mesas do seu food service, e explorar as maneiras de utilizá-lo.

Os códigos gerados gratuitamente são estáticos, o que pode limitar bastante sua funcionalidade e principalmente a forma como podem ser aplicados.

O que é cardápio QR Code?

Um cardápio QR Code é basicamente um menu digital, um catálogo online, que pode ser apenas uma simples lista com preços ou uma experiência interativa que permite aos seus clientes não só escolher o que querem, mas até mesmo fazer o pedido diretamente pelo celular, sem ter que esperar o garçom.

Confira as principais características de um cardápio por QR Code:

  • é fácil de usar e pode ser acessado de qualquer dispositivo com câmera;
  • não precisa ser fisicamente compartilhado entre os clientes;
  • pode ser personalizados para combinar com o seu restaurante.

O código quadriculado é basicamente um atalho que traz um conjunto de informações. Utilizando a versão dinâmica, os celulares dos seus fregueses podem se tornar um QR Code menu, uma variante digital de cardápio interativa, mais intuitiva e agradável e sem necessidade de instalar aplicativos!

Calma, você vai entender melhor logo adiante. Primeiro, aprenda a criar um código de forma gratuita e já saiba que ele será estático. Depois, pondere a diferença entre QR Code estático e dinâmico e escolha o seu. Continue a leitura!

Como usar QR Code no restaurante?

Aplicar a tecnologia de QR Code no seu restaurante é simples, você pode recorrer à impressão do código e então fixá-lo nas próprias mesas ou em objetos que fiquem à mão dos seus fregueses, apenas estude para compreender como funcionam a versões estática e dinâmica do código!

QR Code estático x QR Code dinâmico
  QR Code estático QR Code dinâmico
Dados Informação única Diversas informações
Editável Não Sim
Disponibilidade Geralmente gratuito Custo do serviço do servidor de dados
Usos comuns

Panfletos digitais, cartões de visita

Cardápios, catálogos e campanhas de marketing

A diferença essencial entre uma alternativa e outra é que um QR Code dinâmico pode ser atualizado sempre que você quiser, mas o código gerado não muda nunca e, portanto, toda vez que alguém escaneá-lo com o celular conseguirá acessar o mesmo menu, só que atualizado.

A versão estática oferece sempre o mesmo dado e o código precisa ser alterado para oferecer uma informação nova, ou seja, muda o cardápio, muda o QR Code e aí você tem que fazer e imprimir tudo de novo.

O QR Code dinâmico também transmite mais profissionalismo, inclusive porque é desenvolvido por empresas especializadas no assunto e, recorrendo a ele, você pode tirar um prato esgotado do menu enquanto o cliente come a última “unidade” e ainda oferecer atualizações constantes, como tempo de espera, promoções relâmpagos e testar todo tipo de engenharia de cardápio!

Percebeu como é um meio para muitos fins? Segue a leitura para explorar o recurso de forma mais aprofundada.

4 passos para criar um cardápio por QR Code diferenciado

O segredo para fazer um cardápio por QR Code atraente e funcional é tirar proveito do que uma interface digital tem a oferecer de melhor. Interatividade é, sim, importante, mas um conteúdo agradável e estimulante para seu público não tem preço! Aí, para todo o resto, eles usam o cartão.

Confira algumas dicas rápidas para fazer do seu cardápio digital um sucesso.

1.  Use um design criativo e atraente

O seu QR Code não deve apenas ser fácil de identificar e escanear, mas também deve ser visualmente atraente.

Para isso, experimente aplicar as cores da marca ao design e inclua ícones personalizados no centro. Ainda que exista a limitação das barras bidimensionais, dá pra fazer seu código ter um toque especial, alinhado-o com a identidade do seu negócio.

Lembre-se que, se ele for desenvolvido por outra empresa, apenas o fato de ser um QR Code profissionalizado já vale muito!

2.  Adicione informações extras ao menu

O seu menu por QR Code não deve ser apenas uma “listinha”. Acrescente informações mais detalhadas, como fotos profissionais dos pratos, vídeos ou textos mais elaborados sobre cada item.

Esses fatores ajudam os clientes a decidirem melhor sobre seus pedidos e, dependendo da sua criatividade, podem até se transformar em entretenimento nos momentos de espera.

3.  Promova seu QR Code

Uma vez criado o código, é importante torná-lo disponível para seus fregueses, e isso não se resume a grudar quadradinhos por todo o restaurante.

Mesmo que você não faça vendas por telefone ou delivery, disponibilize o QR em seu site e faça publicações sobre ele em suas redes sociais. Encaminhe por WhatsApp, coloque na parede de fora da loja, deixe todo mundo ter acesso. Saber o que você tem a oferecer é uma oportunidade para atrair clientes novos!

4.  Incentive o uso do QR Code

Às vezes, mudar de hábito pode ser complicado e sempre existirão aqueles que insistem em pedir um menu físico. Fazer a mudança na marra não é a melhor opção, mas oferecer incentivos aos clientes para que eles escaneiem o código, como descontos ou ofertas especiais, é uma ótima jogada.

Com o tempo, a procura por vantagens vai transformar o uso em hábito e até aquilo que você nem pensava virar algum tipo de programa de fidelidade vai acabar tornando muita gente frequentadora diária, semanal ou mensal do seu estabelecimento.

Não tem muito segredo, tirando a parte criativa que você vai pensar com todo o carinho, não é? Para garantir o bom funcionamento do seu código, considere soluções mais robustas e confiáveis, não caia na tentação do barato – que pode sair bem caro a longo prazo. Você já leu orientações parecidas no decorrer do assunto, mas não custa reforçar! Faz realmente a diferença!

Ainda se perguntando se cardápio digital realmente vale a pena?

Por que o QR Code precisa estar na mesa do seu restaurante?

Um cardápio digital QR Code é uma solução tecnológica não só para reduzir custos e proporcionar mais praticidade para seu negócio e seus clientes, mas também para permitir toda uma nova experiência de consumo que pode abrir uma ótima oportunidade para expandir os seus negócios.

Ampliando sua capacidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera sensivelmente, você terá fregueses mais satisfeitos, gerando um ciclo virtuoso de qualidade e rapidez nos seus serviços.

E por falar em rapidez, qualidade e tudo o mais…

Conheça o cardápio digital QR Code Abrahão: o melhor amigo do seu cliente

Com o cardápio QR Code Abrahão, seu cliente não precisa esperar pelo garçom para pedir, fechar a conta ou mesmo pedir o limão e gelo pro refrigerante: tudo é feito pela tela do celular do próprio consumidor, que escaneia o código com a câmera do dispositivo.

Esqueça o upload de materiais que precisarão ser refeitos e deixe para lá o processo burocrático que você viu até aqui. Com esse recurso, seu menu é montado por uma equipe de especialistas, otimizado a partir da engenharia de cardápio e você só precisa colocá-lo em uso e aguardar seu ticket médio aumentar em até 40%!

Olha como o processo fica bem mais simples. ⬇

  1. O cliente usa o celular dele para fazer a leitura do QR Code imediatamente ao chegar ao estabelecimento ou se quiser pedir um delivery.
  2. Em seguida, acessa o cardápio e escolhe o que vai consumir, podendo até customizar o prato ou complementá-lo com adicionais que, certamente, geram mais lucro para você!
  3. O pedido é enviado diretamente para a cozinha, diminuindo as chances de erros de anotação ou comunicação.
  4. O prato fica pronto e o garçom só precisa levá-lo até a mesa, conseguindo mais tempo para realizar tarefas estratégicas ou focar em oferecer o melhor e mais personalizado atendimento ao cliente.
  5. O consumidor pode fechar a conta, chamar o garçom e deixar avaliações sobre o serviço quando quiser, tudo ao alcance de um toque na tela do próprio celular!

Além de um recurso eficiente por si só, o menu QR Code ainda pode ser integrado a outras tecnologias simultaneamente, como seu sistema ERP ou os cardápios digitais por tablet na mesa.

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