O que é um garçom digital?

A grande tendência que irá inovar bares e restaurantes: conheça a tecnologia do garçom digital!

Implementar novas soluções em seu restaurante é um grande e importante passo para o sucesso - ainda mais quando essa solução envolve uma inovação tecnológica. Hoje em dia, tudo gira em torno da tecnologia e da internet, então esse tipo de investimento com certeza irá trazer boas vantagens ao seu estabelecimento. E você já ouviu falar na tecnologia do cardápio digital? Muitos estão se referindo a essa novidade como o garçom digital.

Isto porque o equipamento utilizado faz todo o trabalho que um garçom faria, mas sem a necessidade de uma pessoa ter que ir até a mesa, levar cardápios, esperar a decisão, anotar pedidos e levar até a cozinha ou copa. Ao invés de todo esse trabalho, o cliente pode simplesmente chegar no estabelecimento, sentar-se à mesa, usar o tablet disposto e ficar à vontade para ver todas as opções e escolher o que quiser quando estiver decidido.

Sendo utilizado para diversos estabelecimentos, tais como bares, restaurantes, pizzarias, cafeterias, entre outros, o totem de autoatendimento está se tornando cada vez mais popular devido à sua praticidade e agilidade. Os pedidos são realizados na plataforma, também chamada de cardápio digital, através de um tablet ou smartphone - basta que este aparelhos venham com sistema Android e o aplicativo funcionará perfeitamente.

Os funcionários

garçom digital

Para a equipe de funcionários, uma mudança dessas pode parecer um pouco assustadora, então é importante que você esteja preparado para explicar como funciona o autoatendimento e quais os benefícios que este trará para o estabelecimento e mesmo para a própria equipe. Aos garçons, por exemplo, você pode explicar que o trabalho dele se tornará mais tranquilo visto que será apenas encarregado de levar os pedidos já prontos até a mesa.

Deste modo, as vantagens são não apenas para o cliente, que recebe um atendimento bem mais satisfatório por não precisar ficar chamando e acenando para que os garçons cheguem até a mesa. Também evita que tenham que levantar e ir até o caixa para realizar seus pedidos, mas além da comodidade para o cliente, também há grande satisfação para os funcionários e donos de estabelecimentos. Isto porque o garçom digital priva de reclamações por demora de atendimento e mesmo reclamações por serem mal atendidos.

Vantagens para os empresários

Mais que isso, os donos de bares e restaurantes também saem ganhando porque não precisam mais gastar dinheiro com cardápios impressos, tendo que fazer reimpressões a cada vez que um item entra e sai do cardápio ou muda de precificação. Ou mesmo tendo que gastar tempo e dinheiro para trabalhar em panfletos anunciando promoções especiais, a exemplo de locais que fazem eventos em datas comemorativas.

O fim dos cardápios de papel

Essa nova forma de atendimento que foi apelidada de “garçom digital” é uma ótima substituição para os cardápios de papel, garantindo maior eficiência de atendimento e uma visibilidade bem melhor para o cliente escolher suas comidas e bebidas. Sendo uma plataforma ilustrativa e contanto com um design de navegação bastante intuitivo, é um menu de fácil adaptação para qualquer público atendido.

Desde a quantidade de conteúdo disposto até a facilidade de atualizar o cardápio, o menu digital veio para ficar. E, apesar de a maioria dos estabelecimentos ainda utilizar cardápios de papel, o garçom digital está em constante crescimento, recebendo cada vez mais a aprovação de clientes e donos de restaurantes.

O cardápio digital

cardapio digital na mesa

O cardápio digital ainda conta com outros benefícios, tais como:

  • Aumento do faturamento
  • Eliminação de filas
  • Redução de erros

Estes se dão porque com a facilidade de visualização e interação com o cardápio, o cliente acaba escolhendo com mais calma e pedindo mais itens. Além do que, todos os pratos podem ser explicados claramente no menu, indicando quais os ingredientes, quais acompanhamentos ficam melhor e até mesmo qual a melhor opção de bebida para acompanhar. Coisa que o cardápio de papel não costuma possibilitar.

Da mesma forma, com a disponibilização de tablets em cada mesa, com a plataforma de fechamento de conta já disponível no próprio menu digital, as filas serão eliminadas do seu estabelecimento. Além disso, ao ser o próprio cliente quem faz o seu pedido, os erros em pedidos serão reduzidos praticamente a zero.

A gerência

Não apenas os funcionários podem estranhar uma mudança desse tipo, mas os gerentes também. Afinal, de certa forma, estes são os líderes a serem seguidos, tudo que precisa ser resolvido acaba caindo nas mãos do gerente. Por isso, qualquer coisa que venha a causar desconforto e problemas no novo sistema, o gerente precisará estar apto a resolver.

Ele precisará ser treinado para usar o menu digital e ainda auxiliar aos outros funcionários para que aprendam também. Além disso, o gerente precisa ter sempre na ponta da língua todos os benefícios que uma tecnologia como o garçom digital traz para o restaurante. Ele precisa saber comunicar para a equipe que a intenção não é tirar o emprego dos garçons reais, mas apenas tornar o trabalho destes mais prático e fácil no dia a dia - e isto deve ser ressaltado para todos os que estão receosos com a chegada dessa tecnologia!

Pode parecer um esforço exagerado para lidar com uma inovação tecnológica, mas é um esforço necessário para que todos entendam plenamente a importância e os benefícios que esta traz. Quando os treinamentos e esclarecimentos forem completos, com certeza todos da equipe estarão bastante animados com as novas possibilidades (e facilidades) do cardápio digital, o que também tornará bem mais fácil de ter um bom retorno dos próprios clientes!

A tecnologia

tecnologia restaurante

A tecnologia no restaurantes é uma bênção, mas ela deve ser constantemente trabalhada para não ser deixada para trás.

Antes de investir em qualquer inovação tecnológica para o seu estabelecimento, certifique-se de que você terá uma boa estrutura para usar um sistema de restaurante e esteja ciente do que será preciso para manter  em funcionamento. Assim que o seu planejamento estiver feito e você ver a vantagem que será para a seu restaurante, aí sim é a hora de cair de cabeça no cardápio digital!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um garçom digital, como este funciona e quais os benefícios que traz para o seu estabelecimento, você já pode começar o planejamento para implementá-lo o quanto antes possível. Mas apesar disso, faça tudo com a maior calma possível também. Não adianta querer correr para tornar seu restaurante o point da tecnologia se não tiver uma boa estrutura e funcionários bem treinados também.

O objetivo é que o garçom digital venha para auxiliar a equipe já existente, melhorando o atendimento e fazendo com que cada vez mais clientes escolham o seu restaurante!

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