Pesquisa mostra que novas gerações preferem cardápios digitais

As novas gerações preferem cardápios digitais e os desejos dos consumidores brasileiros não se limitam somente à digitalização e agilidade! Veja insights de uma pesquisa da Galunion que analisou o comportamento de quem sai para comer, pede delivery ou compra no formato take away.

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Novas gerações preferem cardápios digitais

Não acredite em tudo o que você vê na internet! Sabe aqueles memes de jovens que são contrários aos menus em tablet ou QR Code de bares e restaurantes Brasil afora? Eles são só memes, mesmo!

Está provado: as novas gerações preferem cardápios digitais.

A digitalização e a rapidez foram destaque da pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, publicada pela Galunion no primeiro trimestre de 2023. Além desse dado, o levantamento também trouxe outros insights referentes ao interesse das pessoas em sair para comer ou pedir comida em determinados lugares.

Impactam na decisão dos clientes:

  • preço;
  • alimentos gostosos e comfort food;
  • reencontros ou ocasiões específicas;
  • interesse em novidades; e
  • aumento dos níveis de consciência.

Para a obtenção dos dados, foram entrevistados mais de 1.000 consumidores ao redor de todo o país no mês de setembro de 2022.

O que os consumidores querem hoje em dia?

Restaurantes com comidas cheias de sabor, que prezam pela higiene e limpeza e que cobram de forma justa por cada prato e bebida são aqueles que saltam aos olhos do cliente de acordo com a 6ª edição do estudo “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, da Galunion, consultoria para food service.

Além disso, 24% dos entrevistados no levantamento disseram ter a rapidez no atendimento como um critério de escolha de onde comer: uma porcentagem maior do que a que apareceu em pesquisas anteriores.

Sem contar que alguns até deixaram de frequentar um estabelecimento querido ou passaram a ir menos a ele por causa da piora na hospitalidade e na qualidade do serviço!

Então, como fazer com que o seu negócio se encaixe apenas nas porcentagens positivas de pesquisas como essa e fique de fora do resto? Um dos principais segredos está no investimento em inovações específicas para bares e restaurantes.

Pesquisa clientes restaurante

Você pode atender a cada uma dessas vontades através da adoção de um cardápio digital em tablet com inteligência de mesa ou de um cardápio digital em QR Code!

Aliás, pensando nos principais desejos do consumidor brasileiro, podemos concluir que não é à toa que as novas gerações tendem a preferir pela digitalização e pela autonomia quando vão comer fora.

A maioria dos clientes de food services que têm entre 18 e 38 anos usa os menus digitais para acessar as opções de pratos e bebidas, realizar e pagar os pedidos. Dessa forma, não precisam esperar o garçom ou enfrentar filas e, em contrapartida, ajudam os donos dos estabelecimentos porque acabam impactando no aumento da lucratividade.

Veja o que o estudo da Galunion destacou sobre isso:

Pesquisa cardápio digital

Dá para dizer que a preferência é bastante clara, não acha?

Consumidores preferem cardápios digitais?

Com base na 6ª edição do levantamento “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, realizado pela Galunion em 2022 e publicado em 2023, é possível afirmar que quem vai comer fora tem dado preferência para cardápios digitais, sim.

Principalmente pessoas entre 18 e 38 anos!

A inovação é majoritariamente usada para acesso às informações sobre os pratos e as bebidas e para realização e pagamento dos pedidos.

Ela também pode ajudar no esclarecimento de dúvidas sobre os produtos ou o serviço e tem quem a utilize não quando vai comer fora, mas para receber um delivery ou retirar um take away.

Quando perguntados sobre o que pediriam a gestores de food services em relação a mudanças ou adaptações, os entrevistados pela consultoria especializada ainda trouxeram, entre outras respostas, os seguintes retornos:

➡ invista em experiência e hospitalidade (15%); e
➡ crie maneiras de me atender onde quer que eu esteja (7%).

Muitos enfatizaram também a importância do pedido de feedbacks, que pode ocorrer da maneira como você vê abaixo quando realizado através de plataformas online.

Imagem mostra pesquisa de satisfação aplicada para os consumidores do restaurante Sal&Limão através do cardápio digital em tablet Abrahão.
Imagem mostra pesquisa de satisfação aplicada para os consumidores do restaurante Sal&Limão através do cardápio digital em tablet Abrahão.

Cada um desses aspectos pode ser positivamente influenciado pela implementação dos cardápios digitais já preferidos por grande parte da população e a tecnologia também ajuda gestores a traçarem novas estratégias de marketing, por exemplo.

Sistemas modernos e implementados por quem entende do assunto levam a um aumento do ticket médio não apenas por pessoa, mas por – o que significa que dá para lucrar mais sem precisar aumentar o bar ou o restaurante ou sequer colocar mais mesas no espaço.

Por que esperar para experimentá-los se você pode fazer isso agora e seguir uma tendência que já está virando imperativo? Aposte no certo (e que deixou de ser duvidoso faz tempo)!

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