Como medir o sucesso da implementação do cardápio digital?

Aqui estão as informações que você procurava para acertar em cheio na hora de medir o sucesso da implementação do cardápio digital no seu food service! Vá além dos números e obtenha uma transformação significativa na sua operação e na experiência do seu cliente.

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Mulher à frente com lenço no cabelo e avental segurando um tablet e feliz com a utilização de cardápio digital, homem ao fundo também utilizando avental, ambos atrás de bancada de confeitaria

Medir o sucesso da implementação de cardápio digital em um food service envolve mais do que acompanhar dados financeiros: é essencial considerar números ligados à eficiência operacional tanto quanto o feedback dos clientes e o aumento na velocidade e qualidade do atendimento.

A revolução digital chegou ao universo gastronômico e transformou a maneira como as pessoas interagem com o catálogo – antes, de papel, agora, virtual – no qual estão expostos os alimentos e as bebidas.

Os menus digitais já se tornaram não apenas uma moda passageira, mas uma ferramenta estratégica que impulsiona o sucesso dos negócios.

Eles têm transformado a dinâmica no setor de food service, a agilidade, a praticidade e a experiência tanto dos clientes quanto dos colaboradores de bares e restaurantes, e essas são apenas algumas das vantagens evidentes de sua implementação.

Agora, como saber se seu investimento em tanta inovação está realmente gerando resultados? Explore, neste artigo, métricas práticas e termine a leitura com a certeza de que você conseguiu insights valiosos para garantir o primeiro lugar no pódio na disputa com a concorrência!

Como medir o sucesso do cardápio digital? 11 dados para observar

Taxa de conversão de pedidos, evolução do ticket médio e aumento bruto nas vendas entram na lista de indicadores que dão uma visão precisa do impacto direto do menu digital no caixa do seu restaurante.

Quer ir além? Observe indicadores-chave de desempenho secundários também, como a taxa de utilização do recurso pelos clientes, o tempo médio de navegação na ferramenta e a taxa de adoção de promoções especiais expostas exclusivamente na tela dos tablets ou celulares.

Ainda tem dúvidas sobre quais métricas deve acompanhar para medir o sucesso do seu food service? O segredo está numa abordagem abrangente que vai permitir uma avaliação aprofundada do desempenho da inovação e a visualização do nível de equilíbrio entre experiência dos clientes e controle financeiro.

Abaixo, você encontra tudo o que é obrigatório – para recolher e organizar o quanto antes!

1. Avaliando o impacto financeiro da novidade

Fica nítido que a agilidade na realização de pedidos, a promoção efetiva de itens e a personalização da experiência são vantagens dos cardápios digitais que ajudam a vender mais, mas é bom você saber exatamente para onde olhar quando quiser mapear o crescimento do seu lucro a partir da implementação da tecnologia.

O aumento nas vendas entra como o melhor indicador a ser monitorado. Em paralelo, acompanhe também no crescimento do ticket médio, visto que um menu digital equipado com inteligência de mesa pode aumentá-lo em até 40%.

2. Calculando o aumento nas vendas

Para detectar o aumento nas vendas, basta comparar os dados antes e depois da implementação do recurso, analisando relatórios e observando variações positivas no volume de pedidos e nos valores médios arrecadados.

Certamente, a sua análise fica muito mais fácil a partir dos relatórios gerados pelo seu cardápio digital – se ele for uma tecnologia desenvolvida e implementada por especialistas –, mas não deixe de buscar métricas comparativas de antes da novidade, mesmo que elas sejam menos assertivas.

Além disso, usufrua do seu novo melhor amigo na hora de identificar padrões de compra e estudar o desempenho de promoções específicas, para saber quais estratégias repetir ou manter e quais modificar.

A dica dos gestores mais experientes é segmentar os resultados por períodos específicos e categorias de produtos, conseguindo uma compreensão mais detalhada dos hábitos de compra dos clientes.

3. Observando os níveis de redução de custos operacionais

O cardápio digital ajuda a reduzir custos operacionais e outros, porque diminui falhas na comunicação e desperdício de insumos e ajuda sua equipe a atender mais mesas da melhor forma em menos tempo.

Se quiser ter garantia dessa redução, estude números relacionados à eficiência da equipe e ao tempo médio de atendimento, além de fazer o bom e velho “antes e depois” do controle de estoque do restaurante.

Coloque na balança os custos associados à impressão de cardápios físicos a cada atualização de preços ou produtos: fica evidente que eles são drasticamente reduzidos ou até eliminados com a transição para o digital.

4. Medindo a satisfação e a taxa de retenção de clientes

A facilidade de navegação, a personalização de pedidos e a experiência interativa são fatores altamente eficientes, presentes nos melhores cardápios digitais, e aspectos funcionais para atrair e manter consumidores mais ativos e exigentes.

Sendo assim, meça a satisfação e a taxa de retenção se quiser calcular o sucesso da tecnologia por aí!

E, para garantir que a freguesia continue consumindo semanalmente ou mensalmente, invista também em programas de fidelidade além de recolher feedbacks para identificar eventuais insatisfações e tomar medidas na busca para solucioná-las. Dá pra fazer isso através do próprio menu, coletando feedbacks.

5. Recolhendo feedbacks dos clientes

Cardápios digitais QR Code ou em tablet ainda se destacam como aliados eficazes na monitoria de feedbacks dos frequentadores do seu estabelecimento, porque contam com a área para avaliações e comentários – anônimos ou não – disponível diretamente no aplicativo, assim, você consegue coletar dados precisos sobre a food experience de cada pessoa.

Se estiver tudo indo de vento em popa, sucesso! Caso não, o cliente não vai se sentir intimidado pela tecnologia e pode lhe dar aquela super dica para melhorar através do cardápio.

6. Monitorando o tempo médio de atendimento

Mais um indicador-chave para medir sucesso de implementação do cardápio digital: agarre-se à relação entre eficiência operacional e satisfação do cliente que fica evidente no tempo médio de atendimento.

Sabe aquele cliente que sempre faz uma alteraçãozinha no prato? A comunicação direta do menu à mesa com a cozinha e o espaço separado exclusivamente para observações e alterações na ferramenta têm impacto direto nessa métrica!

Estude o tempo que passa desde a realização do pedido até a entrega da refeição, faça uma média de cada atendimento e identifique gargalos e áreas de oportunidade para:

  • aprimorar a eficiência da equipe;
  • ajustar a disposição de espaço do estabelecimento, pensando em como decorá-lo com funcionalidade; e
  • integrar outras tecnologias aos processos, que agilizem a preparação dos pratos e o trabalho do chef.

Aproveite para observar a taxa de erros por pedidos.

7. Observando a taxa de erros de pedidos

Ainda no escopo da relação qualidade do atendimento versus tempo, outra métrica fundamental para medir o sucesso da implementação de um cardápio digital é a taxa de erros dos pedidos.

Se a tecnologia escolhida por você for adequada às necessidades do seu negócio, essa taxa pode cair para zero! Por alguns fatores, dentre os quais merecem destaque:

  • a possibilidade de os clientes revisarem cuidadosamente seus pedidos antes da confirmação;
  • a clareza nas descrições dos pratos e informações mais detalhadas sobre ingredientes; e
  • a eliminação de possíveis mal-entendidos no “telefone sem fio” entre garçons e cozinha.

Quer mais?

8. Ultrapassando a concorrência em sustentabilidade com garantia de qualidade

É fato que os menus digitais são de grande ajuda na promoção da sustentabilidade e economia de recursos sustentáveis, afinal, eles reduzem ou eliminam o consumo de papel para impressão das alternativas de pratos e bebidas e para pesquisas de satisfação, por exemplo.

Essa integração fortalece a imagem do seu estabelecimento e ajuda a atender às buscas crescentes dos consumidores por práticas comerciais preocupadas com o presente e o futuro.

9. Estudando o aumento do acolhimento à diversidade por parte do food service

Outra métrica que vai além dos dados propriamente ditos é o acolhimento à diversidade, tão procurado quanto a sustentabilidade por pessoas que estão readequando seus hábitos de consumo. E esse indicador também deve ser observado!

É inspirador perceber que restaurantes que utilizam o cardápio digital para destacar descrições e imagens daquilo que servem acabam conhecidos como mais abertos a receber diferentes públicos.

Eles deixam evidente sua capacidade de servir opções vegetarianas ou veganas; de trabalhar com ingredientes locais e de firmar parcerias com fornecedores de produtos orgânicos e similares.

Essas iniciativas, além de beneficiar o meio ambiente, também atraem consumidores conscientes, fortalecendo a reputação do estabelecimento e impulsionando uma mudança positiva na indústria alimentícia como um todo.

E, em se tratando da “parte técnica da coisa”...

10. Fazendo uma avaliação da velocidade de carregamento

Avaliar a velocidade de carregamento da versão de menu digital que você escolher também entra como forma de calcular o sucesso de sua implementação, afinal, a experiência do usuário é diretamente impactada pelo tempo que ele demora para conseguir enxergar uma imagem por completo, ler uma descrição, visualizar um valor ou colocar um produto no carrinho.

Garantir um processo rápido e eficiente ajuda a evitar frustrações, e nada que um cardápio digital robusto e com presença consolidada no mercado não resolva!

As cerejas do bolo (sim, mais de uma) vão ser: uma boa internet, aparelhos sempre carregados se você optar por trabalhar com cardápio em tablet e usabilidade simples.

Quando um ou mais desses pontos não estiverem indo bem, a taxa de abandono de carrinho e, consequentemente, a quantidade de clientes que não deram sequência ao consumo ou decidiram levantar e escolher outro lugar antes mesmo de começar a consumir vai crescer.

Aí, caberá a você analisar a jornada de compra, identificando em quais pontos cada pedido foi deixado para trás.

11. Descobrindo o que mudou no seu engajamento nas mídias sociais

Por último, uma métrica um pouco mais distante do “trabalho” do cardápio digital propriamente dito, mas tão importante quanto todas as outras trazidas no decorrer deste artigo, o engajamento nas mídias pode servir como base para você saber como vai a aceitação da inovação.

Algumas ideias de posts para restaurantes dão um destaque divertido para novidades como essa logo nas primeiras semanas de implementação, enquanto outras podem ajudar você a coletar a opinião das pessoas sobre o uso da tecnologia.

Bons destaques online e frases que dão a entender que os investimentos foram feitos porque o estabelecimento se preocupa com o conforto e a praticidade do consumidor – dois fatores amplamente buscados hoje em dia – fortalecem a divulgação online da marca, o alcance de novos públicos e a proposta de manter uma conexão contínua com quem já é fiel.

Anota aí!

  • Crie enquetes interativas para envolver os seguidores na escolha de novos itens
  • Compartilhe as histórias por trás da implementação do cardápio digital para criar conexão emocional
  • Lembre os seus seguidores de que eles vão encontrar promoções exclusivas ao usarem o recurso
  • E destaque as imagens de pratos especiais que ficam lindas no menu em tablet, como na foto abaixo.

Cardápio digital em tablet abrahão mostrando, na tela, a imagem real de um delicioso hambúrguer com carne, queijo, cebola roxa e alface, fundo da imagem branco

Monitore curtidas, compartilhamentos e comentários sem esquecer de responder às interações e crie um diálogo transparente com todo mundo, mostrando compromisso com a qualidade do atendimento.

Seja o exemplo de que virar menutech é algo muito positivo!

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