Inovação em bares e restaurantes: mudando a experiência do cliente

Quer modernizar seu food service investindo somente o necessário? Leia este artigo para entender como usar a inovação em bares e restaurantes a seu favor. Melhore a experiência dos consumidores e atraia mais clientes: vem conferir algumas ideias!

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Inovação bares e restaurantes

Implementar inovação em bares e restaurantes significa acompanhar as tendências do mercado e, mais do que isso, definir novas prioridades para os negócios.

Com a inovação, você consegue traçar estratégias de forma mais assertiva e reduzir despesas desnecessárias, por exemplo. Além de tudo, você garante a entrega de momentos marcantes e experiências novas e deliciosas ao seu público!

Mas atenção: existem passos importantes que precisam ser conhecidos antes de colocar em prática todas as ideias e novidades. Vamos descobrir quais são? Confira abaixo.

Importância da inovação no setor de bares e restaurantes

A inovação ajuda quem comanda um bar ou restaurante a entender com mais clareza o que o público-alvo procura e qual a essência e personalidade que essas pessoas esperam que o estabelecimento traga, além disso, ela também melhora a organização do serviço e o atendimento.

Inovar serve para fazer o seu negócio crescer e conseguir levar consumidores a terem uma experiência memorável e especial e, ainda que o mercado de food service seja um dos mais competitivos, por mais difícil que pareça pensar em ideias "fora da caixa", elas são necessárias.

Podemos dizer que, quando bem observados e analisados, até mesmo os mais simples detalhes podem provocar uma nova sensação na sua clientela, fazendo toda a diferença.

Como a inovação em restaurantes está mudando a experiência do cliente?

Encontrar o mix perfeito entre a praticidade que a tecnologia traz e uma troca humana e personalizada do começo ao fim da presença do consumidor em um restaurante ou de seu consumo via delivery é o que causa impacto positivo na experiência.

Isso só acontece através da inovação, quando ela é selecionada e implementada de acordo com as necessidades do público-alvo e dos consumidores.

Como aplicar isso na prática? A seguir, explicamos melhor e ilustramos tudinho com alguns exemplos de lugares que já têm usado das novidades como estratégias de negócio.

O que fazer para inovar em um restaurante ou bar?

Ambientes temáticos e que rendem ótimas fotos, pratos e drinks diferentões, preocupação com sustentabilidade e uso de cardápios digitais em QR Code ou tablet são exemplos de inovações que não só podem como devem ser aplicadas a bares e restaurantes.

Já faz um tempo que a tendência de fazer vídeo "review" de lugares que oferecem alimentos e bebidas está crescendo e, com esses vídeos, a gente consegue até mesmo perceber algumas semelhanças entre esses lugares, não é?

São muitas as ideias inovadoras que têm realmente funcionado para atrair mais público e até mesmo fidelizar clientes, tornando os estabelecimentos referências em seu segmento.

E, como diria Lavoisier: nada se cria, tudo se transforma! Inovar também é transformar e adaptar seu negócio para novas demandas de clientes cada vez mais exigentes.

Quer entender como essas tendências se aplicam na prática e ver exemplos de lugares que já estão utilizando? Então, segue o fio.

1.  Crie ambientes instagramáveis e temáticos

A criatividade será a sua principal aliada na hora de fazer com que o estabelecimento aparente mais originalidade, personalidade e traga um novo ar para o público. Você pode atualizar a decoração, inspirando-se em estilos como:

  • vintage;
  • minimalista;
  • industrial; ou
  • futurista.

A We Coffee, cafeteria com várias franquias espalhadas por São Paulo, tem viralizado nas redes e formado filas gigantes em todas as suas unidades justamente pela aparência, que é, ao mesmo tempo, minimalista e tecnológica.

E como se não bastasse, se tornou uma das primeiras que aparecem no Google quando alguém busca por "cafeterias futuristas em SP".

Restaurantes e bares temáticos que trazem interatividade em sua decoração, como O Lúdico Bar, que abriu no início do ano na Vila Mariana, em São Paulo, também servem de exemplo e encantam porque instigam a imaginação e transportam os clientes para outros universos.


2.  Tenha pratos e drinks autorais ou com apresentações diferentes

Não quer mudar a decoração ou fazer reformas? Investir em pratos e drinks autorais é uma ótima estratégia para deixar o seu estabelecimento mais original e único!

O Sweet Secrets, também localizado na cidade de São Paulo, na região do Jardins, é temático no atendimento, na decoração com atrações artísticas e até na hospitalidade, que traz todo um storytelling e prende o consumidor do início ao fim da experiência, mas também encanta pelas opções do menu.

No local, que busca levar você para Nova Iorque nos anos 20, existe uma equipe de coquetelaria de peso, que prepara drinks autorais deliciosos, de qualidade e apresentados de forma única. Essas delícias são servidas em torres, unicórnios, maçãs e muito mais.

A má – ou boa – notícia é que você só pode conferir tudo isso pessoalmente e não dá para fotografar, já que o bar é secreto e não permite nenhum registro por câmera, provocando ainda mais o público que sente a curiosidade de conhecer o local.

Outra maneira de inovar: investir em sustentabilidade.

3.  Tenha práticas sustentáveis no seu food service

Cada vez mais os consumidores estão conscientes do quê, como e de onde consomem e querem saber quais espaços se preocupam com os atos sustentáveis, não só como forma de inovação, mas também como uma mudança de comportamento.

Então, seja apostando em embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis, torneiras automáticas que minimizam o gasto excessivo de água, sacos de lixo especiais para decomposição etc., estabelecimentos que funcionam com o menor impacto ambiental possível têm atraído olhares.

Tanto quanto os que fazem delivery e take away e evoluem em ambos os sentidos, sabendo que a opção de comer em casa veio para ficar – mesmo no pós-pandemia.

4.  Implemente delivery e take away

Tempo é dinheiro e, após passarem mais de dois anos em casa, as pessoas perceberam o valor — não apenas financeiro — de cada minutinho.

Seja por essa ou outra razão, vemos cada vez mais os clientes optando não só por deliveries, mas também por lugares que possuem a opção de retirada no balcão (take away). Investir nisso significa inovar tanto quanto qualquer outro investimento.

5.  Faça eventos específicos para o seu público-alvo

Do mesmo jeito que tem gente preferindo pegar a comida e consumir em casa, tem gente querendo sair para conhecer outras pessoas e você pode inovar nesse sentido, destacando-se de outros restaurantes que tenham o mesmo alvo que o seu.

Um exemplo de lugar que, além de um cardápio diferente e ambiente personalizado, traz também a ideia de eventos que têm tudo a ver com o espaço (e com as pessoas) é a Cave Pool (SP).

Seu público-alvo são os praticantes e entusiastas do skateboarding, que vão até o local para acompanhar apresentações musicais diferentes e eventos geralmente focados na cultura do esporte.

Esses eventos contam com marcas parceiras – o que muitas vezes ajuda financeiramente, inclusive! – e trazem até oportunidades para os clientes conhecerem seus artistas preferidos, levando na bagagem uma experiência mais que especial.

Vale a pena pensar em como o seu empreendimento poderia se destacar com uma ideia parecida, hein? E para agilizar o atendimento e aumentar o ticket médio até nos dias menos movimentados…


6.  Modernize seu negócio com um cardápio digital

A praticidade que a tecnologia traz é essencial para a vida no geral, certo? Na hora de os consumidores escolherem lugares novos para comer e beber, sozinhos ou acompanhados, não é diferente.

Nos últimos anos, o acesso ao cardápio dos estabelecimentos através de QR Code se popularizou bastante, mas outros modelos de cardápios digitais estão chegando para ficar, ajudando no marketing, no atendimento, no serviço e até naquele momento de pagar a conta.

Destaque para o cardápio em tablet, por meio do qual você pode dispor fotos reais e lindíssimas dos alimentos e bebidas e permitir que o cliente realize todo o pedido sozinho através da tela, inserindo observações para a cozinha se precisar.

Esse tipo de tecnologia é uma inovação essencial para o negócio porque, além de reduzir as despesas para o empreendedor e o desperdício de alimento, tempo e dinheiro, acaba trazendo uma experiência mais cômoda de autoatendimento.

Além de tudo, permite direcionar garçons para atividades mais estratégicas. Vale experimentar.

Quais as principais inovações em restaurantes e bares?

Enfim, se você nos perguntar o que traríamos como inovação obrigatória para o seu food service, com certeza responderemos: o menu digital em QR code ou tablet.

Acima, você compreendeu um pouco mais dos motivos pelos quais essas tecnologias vêm ganhando destaque entre o que é novidade do universo de alimentos e bebidas, mas tem mais: menus digitais também ajudam em outros dois pontos que não podem faltar – a hospitalidade e o famoso feedback.

Com ou sem inovação, eles precisam estar entre as suas prioridades, mas, quando você inova, principalmente no atendimento, conseguir as duas coisas ao mesmo tempo se torna algo muito mais fácil.

Aproveite a novidade para ouvir o seu público, fazer pesquisas e permitir que o consumidor seja parte das mudanças do seu empreendimento! Ao mesmo tempo, enquanto o cardápio faz o "grosso" do atendimento, treine seu time para ser cordial e intervir nos momentos certos.

Agora, é a hora de arregaçar as mangas, colocar a mão na massa e criar experiências inesquecíveis. Preparado(a)? Sucesso!

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