Como habilitar a câmera para ler QR code

O QR Code está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e, para ter acesso a informações, promoções e contatos, é necessário saber utilizar o recurso. Veja passo a passo como habilitar a câmera para ler esse código.

Compartilhe

Habilitar camera ler qr code

Atualmente, é possível encontrar o QR Code em muitos lugares, por isso, é muito importante que você saiba utilizar esse recurso que chegou para inovar. Caso o seu aparelho móvel tenha falhado ao escanear um código, vamos ajudá-lo a habilitar a câmera para ler QR Code em Android e iOS.

O QR Code é um código bidimensional que pode ser encontrado em panfletos, cartazes, embalagens e todo lugar em que possa ser impresso, carregando informações e dados que, para serem lidos, será necessário utilizar a câmera ou aplicativo de um dispositivo móvel.

O que a câmera do celular ou aplicativo faz é a interpretação do código, fazendo a tradução rapidamente e encaminhando você a um site ou documento informativo. É só continuar a leitura para entender como ele funciona.

O que é QR Code

É um tipo de código bidimensional conhecido como “código de barras avançado”, que pode ser encontrado estilizado em até 40 tamanhos e pixels diferentes e impresso em materiais como papéis e adesivos ou transmitido em telas.

Criado em 1994 pela empresa Denso-Wave, do grupo Toyota, para catalogar peças na produção de veículos, o QR Code pertence a essa marca que, apesar dos direitos de patente, permitiu o uso livre do código que vem tomando cada vez mais espaço no nosso dia a dia.

No ramo gastronômico, esse código tem facilitado a vida de muitos gestores de restaurante, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, já que o cardápio digital por QR Code se tornou uma opção acessível e prática para os clientes visualizarem o menu sem ter contato com cardápios compartilhados ou entregues pelos garçons.

Qualquer dispositivo móvel é capaz de lê-lo com o uso da câmera ou aplicativo compatível, extraindo informações, links, redes sociais, promoções e demais dados salvos no código com um simples apontar da câmera.

Além disso, essa é uma ótima alternativa para restaurantes, que podem criar um QR Code para levar o cliente às redes sociais do estabelecimento ou até mesmo oferecer um cardápio digital mais moderno.

Como usar a câmera para ler QR Code

  1. Abra o aplicativo da câmera no seu Android ou iOS. Se ele possui os recursos de leitura de QR Code integrados, a leitura do código será feita automaticamente sem a necessidade de baixar aplicativos.
  2. Posicione a sua câmera, preferencialmente centralizando o código no meio da tela, sem inclinações do dispositivo e sem movimentar excessivamente as mãos. A posição, firmeza e distância correta colaboram para que a leitura aconteça.
  3. Em seguida, através de uma notificação, o sistema lhe dará a opção de abrir o aplicativo, link ou documento armazenado no código. Basta clicar para abri-lo.

Como habilitar a câmera para ler QR Code

Na maioria dos dispositivos, a leitura acontece de maneira automática, pois o sistema reconhece o código naturalmente, seja iOS ou Android. Geralmente, o iPhone não apresenta problemas, porém, celulares com sistema Android podem necessitar do uso de um aplicativo, principalmente se o aparelho for mais antigo.

Caso isso aconteça, vá até a Play Store e procure entre os aplicativos mais recomendados:

Clique para baixar o aplicativo, permita o uso da câmera e é só apontar para o código para realizar a leitura. Se mesmo assim não for possível, vá até as configurações do seu celular, procure o aplicativo leitor que baixou, habilite o uso da câmera e tente ler novamente.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais