Cardápios digitais vão substituir os garçons? Entenda!

Este artigo serve como prova para você de que não haverá substituição de garçons por cardápios digitais. Apresentamos todos os pontos do atendimento nos quais os garçons são e continuarão sendo 100% necessários e trouxemos argumentos importantes que você precisa conhecer e compartilhar.

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Garçom cardápio digital

Pode acreditar! Não haverá substituição de garçons por cardápios digitais nem agora e nem no futuro. Algumas tarefas que antes eram feitas por eles acontecerão através da tecnologia, mas eles não perdem o emprego, já que, em vez disso, assumem uma posição mais estratégica.

Os garçons continuarão fazendo coisas que só eles sabem fazer!

É isso o que a gente não só defende como constatou entre os gestores de restaurantes que usam as nossas soluções: quem se responsabiliza pelo atendimento fica disponível para quando for solicitado e se dedica a outras atividades no meio tempo.

Aquele charme de sempre precisa seguir existindo e a relação humano-humano também. Além da entrega da comida à mesa e de sua devida apresentação nesse momento.

Cardápios digitais servem para otimizar o tempo de quem já está contratado como garçom em um food service e ajudam gestores a evitar gastos com funcionários extras, por exemplo, mas não chegam para tomar o lugar de ninguém. Vem entender melhor.

Como os cardápios digitais estão mudando a indústria de alimentação?

Os cardápios digitais fazem parte da transformação digital dos bares e restaurantes ao redor do mundo, que acompanha a das empresas de todos os outros setores do mercado e da indústria.

Eles melhoram o lucro e a experiência do consumidor e ajudam nas tomadas de decisão dos gestores.

Essas tecnologias facilitam o fechamento e o pagamento da conta, fazem pedidos personalizados sem que eles precisem ser escritos à mão ou gritados para a cozinha e oferecem sugestões que, com certeza, os clientes vão aprovar.

Portanto, não foram criadas para serem inimigas de quem trabalha como garçom ou garçonete em um estabelecimento, mas sim amigas – muito amigas!

Soluções para restaurantes digitais como as que estamos tratando neste artigo mudam a indústria de alimentação para melhor e têm pouquíssimos pontos negativos relacionados à sua implementação. Conheça-os a seguir e veja benefícios também.

Prós e contras dos cardápios digitais

Aproximadamente 20% dos brasileiros ainda preferem cardápios físicos e quase 50% já optam pelos digitais, segundo um estudo sobre o futuro do setor de alimentação no Brasil, feito pela Fispal Food Service.

Quem fica com a opção mais moderna busca por higiene e praticidade, se preocupa com sustentabilidade ou valoriza descrições mais detalhadas e fotos mais nítidas e reais. Então, qual é o "contra" de escolher esse recurso?

Em seu formato QR Code, o menu só pode ser acessado por clientes com acesso à internet e celulares com câmera que façam a leitura do código, semelhante a um código de barras. Eis aqui o único ponto negativo da solução, que não espanta ou preocupa porque:

  • atualmente, a maioria dos estabelecimentos têm rede própria de Wi-Fi à disposição dos clientes; e
  • mesmo os aparelhos mais simples possuem câmeras capazes de ler QR Code.

De um jeito ou de outro, muitos gestores optam por colocar em seus restaurantes cardápios digitais em tablet, em adição ao primeiro formato ou para experimentar individualmente.

Outra coisa que precisamos dizer a você: tanto menus em QR Code quanto os desenvolvidos e implementados em tablet trarão problemas se não forem contratados através de empresas certificadas e capacitadas, inclusive, para oferecerem atendimento pós-vendas.

Agora, vamos ao que interessa: os benefícios!

Vantagens do cardápio digital

Você vai conhecer abaixo os benefícios do uso do cardápio digital que impactam positivamente no trabalho de gestores e de garçons e permitem ao restaurante dar a devida atenção aos seus clientes, conquistando novos frequentadores e fidelizando quem vai pela primeira vez.

Eficiência nos restaurantes

No quesito eficiência, o menu digital é nota 10.

Primeiro, porque os gestores podem adicionar e remover itens dele em tempo real, atualizando-o quando quiserem e de onde estiverem. Além disso, recebem dele relatórios super fáceis de interpretar para tomarem suas próximas decisões.

Segundo, porque ele torna o atendimento e organização do dia a dia dos bares e restaurantes bem mais eficientes, enviando os pedidos diretamente para a cozinha e permitindo o acréscimo de observações pelos clientes sem que precisem deixar notas com o garçom.

Isso diminui as chances de erros e desperdício!

A eficiência também aparece na hora de pagar a conta sem precisar chamar a pessoa responsável pelo atendimento da mesa e, ao mesmo tempo, na possibilidade de acionar o garçom clicando em um único botão.

Tudo sendo mais rápido, mais prático e mais flexível traz o lucro como resultado.

Lucratividade nos restaurantes

Cardápios digitais como os da Abrahão aumentam em até 40% do ticket médio dos estabelecimentos, elevando as vendas por minuto, por mesa e por m².

Eles maximizam o retorno por espaço útil, entre outras razões, porque usam a Inteligência Artificial para sugerir aos clientes opções de pratos e bebidas que eles com certeza vão gostar. Isso melhora a experiência.

Relacionamento com o cliente nos restaurantes

E por falar em experiência do cliente, os cardápios digitais mudam a maneira como cada frequentador se relaciona com o estabelecimento e fazem com que todo esse relacionamento aconteça de forma mais pessoal.

Os garçons entram na história e deixam tudo ainda mais incrível e único! Já que podem trabalhar de maneira mais estratégica e menos operacional e deixam de ser apenas as pessoas que servem para anotar os pedidos ou tirar as dúvidas, tornando-se verdadeiras referências da marca.

Com a solução tecnológica fazendo a parte dela, um garçom pode, por exemplo, conversar com o cliente sobre curiosidades do bairro, das receitas e do empreendimento, deixando-o interessado em conhecer mais, mas nunca em dúvida sobre o que vai pedir.

Tem mais! Porque terminar a refeição precisando apoiar a mão no queixo e esperar minutos a fio a maquininha chegar para fazer o pagamento se dá para acertar a conta pelo menu digital e ir embora numa boa, passando pelo garçom para se despedir e não para reclamar?

Fica com o ser humano a hospitalidade e o serviço que só ele pode oferecer.

Garçons são mais do que as pessoas que tiram o pedido ou cobram a conta e as soluções Abrahão estão aqui para provar.

Qual é o papel dos garçons nos restaurantes com cardápios digitais?

Garçons em restaurantes que se transformam digitalmente trabalham como consultores tanto para oferecer harmonizações entre alimentos e bebidas quanto para ensinar os consumidores a usarem a solução.

Eles continuam responsáveis pela limpeza e pelo serviço e atendem quem prefere os meios mais tradicionais.

A rotina dos garçons incluirá mostrar às pessoas como o menu digital funciona e ensiná-las a usar a ferramenta. Talvez, vez ou outra, podem ainda anotar o pedido no lugar delas através do próprio menu em tablet. Um, dois cliques e pronto! Tudo já chegou na cozinha.

Depois, estarão disponíveis para uma troca, um bom papo e a transmissão daquela sensação gostosa de aconchego, colocando o consumidor no centro de tudo, afinal, essa é a prioridade da transformação digital.

Um levantamento feito pela Salesforce no ano passado mostrou:

  • 95% dos consumidores brasileiros acreditam que a experiência seja mais importante que os produtos e serviços propriamente ditos; e
  • 92% recomendam uma empresa ou marca baseados no serviço que oferecem a eles como clientes.

Em restaurantes, não tem como ser diferente!

Garçons bem preparados e mais disponíveis, felizes pelo trabalho que fazem aliado ao uso da Inteligência Artificial, são o futuro da indústria de alimentação. Esse combo é exatamente o que a gente procura.

Existe cobrança de taxa de serviço em restaurantes com cardápio digital?

Sim, porque a ferramenta não anula o trabalho do garçom e a taxa de serviço envolve várias outras partes do atendimento além da realização do pedido e do pagamento da conta.

Tendo lido o que trouxemos até aqui, você provavelmente imaginava que essa fosse a resposta para a pergunta. Em todo caso, decidimos trazê-la pensando que a dúvida é bastante comum entre gestores e colaboradores.

A decisão de pagar ou não a taxa cabe ao cliente e o restaurante tem direito de inseri-la na conta.

Enfim, convencer atendentes de que a tecnologia chega para somar é um dos maiores desafios da implementação de cardápios digitais em restaurantes e a gente espera que cada informação apresentada a você possa ajudá-lo ou ajudá-la a fazer isso com mais tranquilidade e harmonia por aí.

Se precisar de ainda mais ajuda, procure por nossa equipe de atendimento ou, caso queira começar aos poucos, escolha um cardápio em QR Code e depois alie a sua utilização à do menu em tablet. Deixe seus funcionários comprovarem por si mesmos a importância dessa aquisição!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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