Como ganhar tempo com a comanda eletrônica

A comanda eletrônica está no ramo alimentício para apenas um propósito: facilitar a sua vida. Confira aqui como ganhar tempo e qualidade de atendimento ao utilizá-la no seu restaurante.

Ganhar agilidade em atendimento é com certeza uma maneira de tornar o seu negócio muito mais atraente. Para que já está no ramo há algum tempo ou para aqueles que estão apenas começando a atuar na área alimentícia, é importante estar sempre ligado nas novidades que surgem a cada ano.

Dessa vez, a tecnologia chegou com a comanda eletrônica para revolucionar bares, restaurantes, pizzarias, entre muitos outros estabelecimentos ao redor do mundo.

Na verdade, a comanda eletrônica já está no mercado há alguns anos, mas ela está ganhando reconhecimento aos poucos devido ao investimento que é adquirir ela para o seu restaurante. O que queremos mostrar é que esse investimento vale cada centavo!

Mais especificamente,

Focando aqui no como você ganha tempo usando esse tipo de comanda. Mesmo se você for iniciante nesse ramo de restaurantes, você com certeza sabe a importância que a agilidade em atendimento tem para tornar o seu negócio um sucesso e até mesmo um diferencial de qualidade em relação à competição.

Sendo muito mais que apenas uma melhora na agilidade e qualidade de atendimento do seu estabelecimento, a comanda eletrônica traz ainda mais benefícios - dentro os quais estão a redução de erros e aumento do ticket médio. Confira um pouco mais sobre todas essas vantagens a seguir!

comanda eletrônica restaurante

Como funciona a comanda eletrônica

Antes de mais nada, vamos esclarecer como funciona o sistema de comanda eletrônica para deixar bastante claro o tipo de serviço que você está interessado em adquirir. Se você já pesquisou algo sobre, deve ter percebido que existe vários sistemas diferentes que oferecem seus próprios diferenciais.

Alguns funcionam via smartphone, outros via tablet, outros ainda funcionam em ambos meios. Em alguns locais os clientes recebem uma comanda por mesa, a qual está cadastrada no sistema e terá os pedidos feitos e linkados através do smartphone de cada garçom. Em outros locais, cada pessoa recebe uma comanda eletrônica com um cadastro feito na entrada do restaurante ou bar e os pedidos são feitos individualmente (e podem ser agrupados na hora do pagamento, se assim for necessário).

Contudo, um cardápio digital facilita ainda mais a sua vida já que não há a necessidade de o garçom ir até as mesas realizar os pedidos. O próprio cliente é quem utiliza os tablets já disponíveis em cada mesa para fazer seu pedido (que será enviado imediata e diretamente para a cozinha e/ou para a copa). Dessa forma, o cardápio digital já funciona como a própria comanda eletrônica também.

E, se preocupações como a divisão de conta para uma mesa de 10 pessoas surgir, você não precisa se preocupar porque o próprio sistema também já tem a opção para calcular e tornar essa tarefa o mais prática possível na hora do fechamento de conta.

Ou então, se você está em dúvida em relação ao cliente mudando de mesa no meio do atendimento, o menu digital permite uma troca muito fácil e prática no sistema. Assim como a possibilidade de reabrir uma conta que já foi havia sido encerrada também é bastante viável.

Qualquer que seja a sua preocupação, todas estas podem ser tranquilizadas com um sistema de restaurante de fácil utilização e adaptação como cardápio digital.

comanda eletrônica atendimento

Como a comanda eletrônica economiza tempo

Agora vamos ao que mais interessa, não é mesmo? Afinal, você veio até aqui procurando por essa informação. Então, visto que a comanda funciona com todo o sistema via smartphone ou tablet, isso já economiza um certo tempo de atendimento ao não precisar esperar o garçom em questão anotar cada pedido e cada detalhe de adicionais ou observações. A comanda de papel teve o seu auge, mas com essa nova tecnologia, é fácil perceber que o papel, na verdade, não é eficiente e nem um pouco prático.

A comanda eletrônica é muito mais rápida tanto na hora de anotar os pedidos como também para agilizar o processo de preparação de comidas e bebidas já que assim que o pedido é confirmado, o sistema já envia uma cópia do pedido para a cozinha. Bastam alguns cliques para que o tablet envie o pedido através do servidor sem que o funcionário precise se encaminhar até a cozinha ou até o caixa.

Em estabelecimentos com a comanda de papel podem ocorrer problemas tais como o garçom ter que ir até o caixa para lançar o pedido, aumentando o tempo de espera do cliente.

Outra coisa:

Muitas vezes acontece de o cliente fazer uma personalização do pedido, como, por exemplo, retirar algum ingrediente ou substituir por outro. O que na comanda de papel pode levar a muitos possíveis erros, na comanda eletrônica é bastante fácil de fazer. Quando o cliente muda de ideia depois de fazer o pedido, as alterações e cancelamentos também são mais práticos de fazer.

Ou mesmo, às vezes acontece de o cliente encerrar a conta, mas decide consumir mais alguma coisa antes de ir embora. Ao invés de ter que esperar o garçom ir até o caixa e reabrir a conta, basta um clique diretamente no tablet da mesa para que a comanda eletrônica possa novamente ser utilizada por aquele cliente.

Além disso, o tempo para pagar a conta também é reduzido. Isso porque as comandas eletrônicas são facilmente encerradas através do próprio aplicativo do sistema do restaurante, evitando de o cliente ter que pegar filas e esperar que o seu pedido seja fechado no caixa para então realizar o pagamento. Seus clientes com certeza estarão mais satisfeitos com o atendimento e a qualidade do serviço oferecido!

Outros benefícios da comanda eletrônica

Se a economia de tempo não é motivo suficiente para você aderir à comanda eletrônica, aqui estão alguns outros benefícios que ela pode trazer para o seu restaurante:

  • Redução de erros
  • Evita a perda de comandas
  • Atendimento padronizado
  • Controle de consumação
  • Aumento do faturamento

De maneira geral, os erros são reduzidos devido à comunicação do sistema diretamente com a cozinha, evitando erros de compreensão no que foi anotado.

Além de que:

A comanda torna mais fácil para criar um atendimento padronizado, ou seja, todos os funcionários terão o mesmo estilo de atendimento visto que seu papel será apenas o de tirar dúvidas dos clientes e levar os pedidos prontos até a mesa.

Além disso, a comanda de papel pode facilmente ser perdida dentro do restaurante, e há estabelecimentos que aderiram à cobrança de uma multa para clientes que perderem a comanda. Para evitar esse tipo de confusão, a comanda eletrônica é a melhor solução já que é impossível de a perder.

Outra coisa que ajuda na padronização para os garçons mencionada antes é que o sistema de restaurante permite ter um controle sobre a consumação de cada mesa. Isso ajuda você a entender melhor o seu público e também permite que o garçom possa identificar quais mesas estão a mais tempo sem consumir (e o que consumiram por último) para que possam então interferir e oferecer um atendimento personalizado e estratégico.

Consequentemente, a partir disso, o faturamento médio do seu restaurante irá também aumentar. Agora que você já tem todas as informações, você pode tomar a decisão para aderir a comanda eletrônica no seu negócio!

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