ChatGPT para restaurante: guia completo de como usar

Aprimore a arte do atendimento no seu restaurante com a ajuda do ChatGPT, um assistente virtual inteligente que encantará seus clientes e impulsionará suas vendas, se usado de acordo com as necessidades dos negócios, é claro!

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Chatgpt restaurante

O ChatGPT é uma ferramenta que pode ajudar você a impulsionar as vendas do seu restaurante de muitas formas! Você consegue escrever posts para as redes sociais, responder perguntas dos clientes no WhatsApp, elaborar cardápios e criar promoções com a ajuda desse e de outros recursos com Inteligência Artificial (IA).

Imagine automatizar o processo de reservas, por exemplo? A IA de softwares específicos permite que seus clientes façam reserva de mesa e recebam confirmações instantâneas. O sistema ainda pode ser programado para enviar lembretes, reduzindo os cancelamentos de última hora.

Com a ajuda da inteligência artificial conhecida como “inteligência de mesa” e presentes nos mais modernos cardápios digitais em tablet, você também consegue recomendar pratos com base nas preferências dos consumidores, dar sugestões de combinações deliciosas e retornar feedback, dando respostas mais rápidas e eficazes.

Quer saber mais sobre o que esse recurso inovador sobre o qual todo mundo está falando ultimamente pode fazer pelo seu negócio e conhecer especificamente o ChatGPT de forma mais aprofundada? Então, prepara o caderninho e segue a leitura com a gente!

O que é ChatGPT e para que serve?

O ChatGPT é uma inteligência artificial (IA) que pode conversar com as pessoas. É uma ferramenta “pré-treinada” para gerar diálogos online, capaz de entender o que qualquer um escreve e oferecer respostas de maneira adequada, dando informações, oferecendo sugestões e resolvendo problemas.

Criado em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI, esse robô de interação serve como “uma mãozinha virtual” em várias situações: desde escrever textos para diferentes plataformas, criar tutoriais interativos, sanar dúvidas, encontrar informações relevantes sobre algum assunto ou até mesmo responder comentários e mensagens diretas de clientes.

Como o ChatGPT funciona?

O ChatGPT funciona graças a um modelo de linguagem que usa técnicas avançadas de deep learning e machine learning, recursos responsáveis por fazer o computador aprender sozinho, como um “bebê máquina” que constrói sua inteligência artificial a partir da repetição de informações que ele recebe de nós, seus “pais” humanos.

Essa curva de aprendizado do “robozinho” acontece graças ao algoritmo baseado em redes neurais: um método de computação que se inspira no funcionamento do cérebro humano para resolver problemas complexos.

Resumidamente, o algoritmo fornece uma quantidade enorme de dados e informações ao ChatGPT, o que ajuda a IA a estabelecer uma conversa com quem recorrer à plataforma e gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando.

Como usar ChatGPT no dia a dia?

Esse assunto ainda parece ficção científica para você? Então, aqui vai um tutorial básico para você começar a usar o ChatGPT como facilitador da rotina diária do seu restaurante.

  1. Acesse o site da IA, crie a sua conta e faça login.
  2. Escreva um comando claro e objetivo. Quanto mais informações específicas você der ao ChatGPT, mais assertiva e completa será a resposta recebida.
  3. Verifique se as informações da resposta estão corretas. O modelo GPT-3.5 oferece dados apurados até setembro de 2021, por isso, alguns dados podem estar desatualizados ou serem falsos. Vale checar sempre!

Vamos a um exemplo? Dá uma olhadinha abaixo no comando que demos para essa IA e na resposta da máquina!

Comando

Precisamos criar uma mensagem de saudação, que será enviada automaticamente quando um cliente entrar em contato pelo WhatsApp.

Estas são as informações sobre o nosso restaurante:‍

‍Ele se chama “Della Nonna”. Nós vendemos pizzas e massas em geral.
Atendemos no local, e também recebemos pedidos para delivery e take away.
Nossos produtos mais vendidos são os combos de pizza salgada e doce.
Nós aceitamos reservas e recebemos pedidos por telefone, WhatsApp, e também no nosso site.

Precisamos que essa mensagem tenha o seguinte link, convidando o cliente a fazer um pedido:
seusiteaqui.com.br/dellanonna/pedidos

A mensagem precisa ter um tom descontraído e emojis

Resposta do ChatGPT

Resposta chatgpt restaurante mensagem saudação

Mas esses são apenas os recursos básicos desse chatbot. Continue a leitura e descubra como facilitar ainda mais o seu trabalho usando o bot de bate-papo.

Como usar o ChatGPT no seu negócio?

Se você leu até aqui, provavelmente já entendeu que o ChatGPT tem várias funcionalidades, é inteligentíssimo e muito útil, mas como aproveitar tantos recursos no dia a dia de um restaurante?

Um exemplo prático é quando você tem equipe reduzida e multitarefas.

Nesse caso, o chatbot vai contribuir com a otimização do tempo no seu restaurante, podendo automatizar algumas atividades e até contribuir para um melhor relacionamento com os seus clientes ao gerar respostas rápidas e assertivas para as dúvidas deles.

Confira outras três possibilidades de uso dessa nova tecnologia para as rotinas do seu estabelecimento!

1.  Crie promoções e estratégias de marketing digital

Use o ChatGPT para gerar ideias de conteúdo para suas redes sociais, blog ou campanhas de marketing. Você pode pedir à IA para sugerir tópicos interessantes, criar títulos cativantes ou até mesmo elaborar textos completos.

Para ilustrar, fizemos a solicitação de algumas ideias de promoções para um restaurante fictício, chamado LeRouge.

No primeiro comando, inserimos as informações apresentadas a seguir.

― Preciso de ideias de promoções para o meu restaurante vender mais. Aqui estão algumas informações sobre ele:

Ele se chama LeRouge. Nós vendemos comida francesa.

Atendemos no local, e também recebemos pedidos para delivery e take away.

Nossos produtos mais vendidos são o Magret de canard ao molho de laranja e o petit gateau.

Nós aceitamos reservas e recebemos pedidos por telefone, WhatsApp, e também no nosso site.

O LeRouge também tem uma página no Instagram.

Agora, dá uma olhada na resposta do ChatGPT para meu restaurante.

Resposta chatgpt promoções restaurante

Você pode usar as respostas da IA como fonte de inspiração constante para suas promoções no Instagram e em outras redes, mas lembre-se de personalizar o conteúdo, publicar fotos profissionais dos seus pratos, por exemplo.

Originalidade e criatividade são essenciais para criar posts para restaurante que vão incentivar os seguidores a visitarem seu negócio ou fazerem pedidos.

2.  Use a inteligência artificial como assistente virtual para o seu delivery

Desde que você integre o chat GPT ao seu canal de atendimento principal, os clientes poderão fazer pedidos diretamente pelo assistente virtual ligado à IA, especificando os pratos desejados, as opções de personalização e os detalhes de entrega.

Isso proporcionará uma experiência de compra conveniente e simplificada.

Existem várias opções de sistemas ERPs (Enterprise Resource Planning) que permitem a integração de sites de restaurantes com chatbots como o ChatGPT. Algumas alternativas mais populares são as que listamos a seguir!

Oracle Hospitality

O Oracle Hospitality oferece soluções de gestão para restaurantes que incluem integração com chatbots. Seu sistema ERP permite que os restaurantes integrem seus sites e aplicativos móveis com chatbots alimentados por inteligência artificial.

SAP S/4HANA

Buscando uma suíte de aplicativos de negócios que forneça recursos completos de gerenciamento para restaurantes? O SAP S/4HANA proporciona tudo isso e ainda permite a integração com chatbots, facilitando a comunicação e a automação de processos.

Microsoft Dynamics 365

O Microsoft Dynamics 365 é um sistema ERP e CRM (Customer Relationship Management) que oferece recursos abrangentes para a gestão de restaurantes. Ele pode ser integrado com chatbots, permitindo a interação com clientes por meio de assistentes virtuais também.

Salesforce

Reconhecida como uma das opções mais populares no mercado, a Salesforce é uma plataforma de CRM popular que também oferece recursos de ERP.

Com sua capacidade de integração com chatbots, os restaurantes podem criar experiências de atendimento ao cliente baseadas em inteligência artificial.

A disponibilidade de integração com o ChatGPT pode variar entre esses sistemas ERPs e é importante entrar em contato com os fornecedores para obter detalhes específicos sobre a integração desejada, além de acionar um especialista em TI para ensinar você e sua equipe a usarem a ferramenta.

Agora, de volta aos outros usos da IA!

3.  Ofereça recomendações personalizadas de pratos para os clientes

Use o ChatGPT para pedir ideias de pratos e bebidas com base no perfil do seu público-alvo e testar as novidades no seu menu!

Essa ideia, quando aliada à inteligência de mesa dos cardápios digitais, tem tudo para dar certo, já que você pode disponibilizar as sugestões de consumo na primeira página dos dispositivos e convencer o consumidor a comprá-las através de fotos bem chamativas.

Seja na tela do próprio celular ou no visor do tablet instalado no estabelecimento, as opções sugeridas pela IA do chatbot e melhoradas pela do menu inteligente se combinam e despertam o interesse do cliente, que tende a consumir mais.

O resultado? Mais ticket médio e consumo por mesa!

Aproveite a onda e crie até descrições para os produtos a partir da tecnologia. Ela é sua aliada, não esqueça.

4.  Use o ChatGPT para criar descrição de produtos no seu cardápio

Pode acreditar, com essa ferramenta, você vai conseguir elaborar um cardápio completo em questão de minutos! Basta acessar o ChatGPT e inserir os detalhes dos pratos que você deseja incluir no menu, como ingredientes e instruções de preparo, para obter descrições inéditas.

E quanto mais informações você fornecer, melhores serão os resultados. Além disso, é possível solicitar à IA dicas de harmonização e sugestões de combinações entre os pratos.

Um cardápio moderno é parte da experiência gastronômica do seu consumidor – e o primeiro vendedor do seu restaurante!

5.  Crie posts para as redes sociais aliando o ChatGPT ao Canva

Ao unir as facilidades do ChatGPT e do Canva, plataforma de design bem popular na internet, você pode desenvolver publicações cativantes e impactantes para as suas redes sociais.

Basta iniciar uma conversa com a IA, fornecendo as informações sobre a sua empresa e a promoção que deseja criar e pedir um texto que seja bom para uma propaganda.

Em seguida, utilize o Canva para criar um layout personalizado e incorpore nele o texto gerado pelo bot. Assim, você otimiza tempo e cria posts bonitos e atraentes para compartilhar com o seu público.

6.  Otimize o atendimento ao cliente, feedbacks e suporte

Além de lidar com as perguntas e consultas frequentes, fornecer informações sobre o cardápio, horário de funcionamento, localização e outros detalhes relevantes, a inteligência artificial para restaurantes também consegue ajudar na manutenção do seu relacionamento com os clientes.

Como consequência, você fideliza cada vez mais gente.

Isso porque ChatGPT também serve para coletar feedbacks e fornecer suporte pós-atendimento, já que, uma vez integrada ao seu site e canais de atendimento, a IA pode criar pesquisas de satisfação, lidar com reclamações ou responder a perguntas adicionais dos clientes, garantindo um acompanhamento automatizado.

O assunto é tão importante que falaremos mais sobre ele no próximo tópico!

Como usar o ChatGPT para atendimento ao cliente?

Comece integrando o ChatGPT ao seu site ou às plataformas de atendimento que você já utiliza, como WhatsApp ou Facebook Messenger. Isso permitirá que os seus clientes façam perguntas sobre horários de funcionamento, opções de menu e outros detalhes relevantes.

Depois, use o ChatGPT para restaurante contando com ajuda do robô para reservas de mesa e para fornecer às pessoas outras respostas instantâneas sobre questões essenciais, como as que você confere adiante.

Como usar o ChatGPT para fazer reserva de mesa e reserva de restaurantes?

Os clientes podem verificar a disponibilidade de mesas no seu restaurante, fazer reservas e receber confirmações de todas elas através do ChatGPT se você tiver o seu site integrado ao recurso.

Uma vez feita a integração, a IA pode ajudar você a enviar lembretes aos clientes antes da data da reserva, inclusive, garantindo que eles não se esqueçam do compromisso.

Para utilizar o ChatGPT e aumentar o volume de reserva de mesa no seu restaurante, você deve seguir as etapas que nossa equipe preparou para você. Outra opção, com melhor custo-benefício, será contar com um sistema de reserva de mesa inteligente que vai poupar bastante do seu tempo.

Integre o ChatGPT ao seu site

Aqui está um passo a passo de como fazer essa integração:

  1. Escolha uma plataforma de chatbot que melhor se adeque às suas necessidades e crie sua conta. Alguns exemplos populares são o Chatfuel, o Tidio, o Intercom e o ManyChat.
  2. Volte ao ChatGPT e, com a ajuda dele, crie os textos das mensagens e respostas automáticas que você precisa. Forneça o máximo de informações específicas sobre seu restaurante, cardápio e clientes.
  3. Configure o assistente virtual na plataforma escolhida, incluindo as respostas automáticas que você deseja enviar aos usuários. Selecione também em quais situações cada mensagem deve ser disparada.
  4. Integre o chat ao seu site: a plataforma de chat geralmente fornecerá instruções ou código para a integração da IA ao seu site. Talvez você precise adicionar um código de incorporação ou instalar algum plugin específico. Siga as instruções fornecidas para concluir a integração.
  5. Certifique-se de que o ChatGPT esteja configurado para lidar com solicitações de reserva e fornecer informações relevantes.
  6. Uma vez feita a integração, teste o chat em seu site para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Faça ajustes conforme necessário, personalizando as respostas da IA e melhorando o fluxo de conversação.
  7. Analise as interações dos clientes e as métricas relevantes, como taxas de conversão e índice de satisfação. Com base nesses dados, faça ajustes contínuos para otimizar a eficácia do sistema e melhorar a experiência geral do usuário.

Como a integração do ChatGPT ao site do seu restaurante pode exigir conhecimentos técnicos ou a assistência de um desenvolvedor, se necessário, considere buscar ajuda profissional para garantir uma implementação adequada.

Aproveite para adicionar a tecnologia também ao aplicativo de mensagens e à plataforma de atendimento ao cliente que você já usa (como WhatsApp Business ou Facebook Messenger).

1.  Escreva diálogos amigáveis

Use o assistente de conversação para criar mensagens automáticas e enviá-las aos seus clientes, utilizando uma das plataformas de conversação e CRM que já citamos aqui neste artigo.

Dependendo dos seus comandos, a IA pode gerar mensagens agradáveis para cumprimentar os clientes e perguntar se desejam fazer uma reserva para uma determinada data e hora.

2.  Programe o ChatGPT para a coleta de informações

As mensagens criadas no bot e configuradas na plataforma de chat devem solicitar ao cliente todas as respostas necessárias para ele efetuar a reserva no seu restaurante, como o número de pessoas, data e horário preferidos e também se há alguma preferência de localização no restaurante (área interna ou terraço, por exemplo).

Certifique-se de que a IA entenda essas informações corretamente.

3.  Configure a IA para confirmação de disponibilidade

O ChatGPT poderá até mesmo verificar a disponibilidade das mesas com base nas informações fornecidas pelo cliente. Uma vez integrado ao site do seu restaurante, ele conseguirá consultar um sistema de gerenciamento de reservas em tempo real para verificar a disponibilidade e confirmar se a reserva é possível.

4.  Elabore mensagens automáticas para confirmação da reserva

Depois de verificar a disponibilidade, a IA integrada ao seu bot de atendimento precisa informar ao cliente se a reserva foi confirmada ou se é necessário oferecer uma alternativa, caso não haja mesas disponíveis na data e horário desejados por ele.

A resposta automática dada pela ferramenta tem que fornecer também uma confirmação clara com os detalhes da reserva, como data, horário e número de pessoas.

5.  Envie lembretes e notificações ao cliente antes da data da reserva através da IA

Esta etapa é importante para garantir que seus clientes não se esqueçam do compromisso e possam confirmar sua presença, o que dá a você, gestor(a), mais previsibilidade.

Se quiser oferecer uma experiência personalizada, programe o recurso para trazer opções de preferências alimentares ou recomendações especiais com base no histórico do cliente ou em informações adicionais que ele fornecer.

Outra sugestão! Invista em cardápios digitais modernos e reconhecidos no mercado que são garantia de ticket médio mais alto.

Com tudo encaminhado, realize testes e ajustes para garantir que as novidades estejam funcionando corretamente e, daí pra frente, é só correr pro abraço! Aproveite as dicas de quem entende de inteligência na gestão de restaurantes e boas vendas.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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