Como criar cardápio digital em QR Code?

Ao oferecer um cardápio digital em QR Code para os seus clientes, você está investindo em segurança, tecnologia e praticidade, tanto para o seu estabelecimento quanto para os seus consumidores.

Compartilhe

Cardápio digital qr code

O cardápio digital em QR Code é uma ótima alternativa para o restaurante que deseja proporcionar uma experiência mais segura e confortável ao seu cliente. A razão é bem simples: através do código exposto na mesa, o cliente consegue ter acesso ao menu diretamente do seu celular.

Além disso, é possível fazer o pedido e efetuar o pagamento da conta sem a necessidade de maiores interações, tudo utilizando apenas o seu smartphone pessoal, garantindo agilidade, segurança e praticidade, tanto para o cliente quanto para o estabelecimento, que recebe os pedidos de maneira automática, diretamente na cozinha.

Desta forma, os garçons conseguem atender as mesas com mais tranquilidade, uma vez que o trabalho será reduzido em apenas servir.

A tecnologia também apresenta outras vantagens, como menu em outros idiomas e direcionamento dos visitantes diretamente para as redes sociais do restaurante.

Como funciona um cardápio digital em QR Code?

Basicamente, a tecnologia é um código composto por um gráfico 2D, que armazena dados e redireciona o consumidor para um link específico.

Para que isso aconteça, o cliente deve direcionar a câmera do seu celular para o código, de modo que o cliente será automaticamente levado para o link desejado e programado pelo estabelecimento.

O processo de leitura e identificação do código é o mesmo, independentemente de qual for o link escolhido para o QR Code, de modo que é possível criar códigos para qualquer situação direcionando o cliente para qualquer tipo de link e estratégia traçados.

Para utilizar a tecnologia como um cardápio digital, é interessante que esse link ofereça mais do que somente o menu estático, como oferecer a opção de finalizar pedidos, pagamentos e chamar o garçom quando necessário.

Essa automatização permite que o consumidor tenha maior autonomia com o seu pedido, o que pode aumentar a quantidade consumida, pois os pedidos podem ser feitos com tranquilidade, sem a "pressão" de ter alguém esperando.

É importante que a equipe de garçons esteja treinada para orientar os clientes e, também, é fundamental disponibilizar um aparelho celular para emprestar ao consumidor que, por acaso, não possuir um — algo raro atualmente, mas não impossível de acontecer.

Existem smartphones que não fazem a leitura em tempo real apenas através da câmera do celular. Neste caso, é preciso baixar um aplicativo na loja virtual do aparelho para efetuar a leitura. O que também não é comum, porém, pode ocorrer.

Como oferecer um cardápio digital em QR Code?

Em primeiro lugar, é preciso ter um cardápio digital personalizado, que apresente os pratos, os drinks, com fotos, descrições e preços. E a obtenção de um cardápio digital é simples: basta encontrar um sistema completo que ofereça a opção de criar um menu de acordo com as suas preferências e necessidades.

É o caso do sistema Abrahão, que oferece a criação do cardápio digital, permitindo que você atualize seu menu sempre que necessário e sem complicações, sendo possível descartar os cardápios impressos sem receios.

É importante entender que os gastos com novas impressões, a cada atualização, também serão extintos com o uso do sistema digital.

Além disso, você consegue criar promoções diárias ou de acordo com a sua necessidade, deixando-as em posição de destaque para que o cliente a encontre com facilidade.

Outro ponto positivo é a pontualidade na entrega dos pratos, que ocorre devido aos pedidos serem enviados diretamente para a cozinha, sem probabilidade de erros humanos ou atrasos.

Por ter autonomia sobre os seus pedidos, através do sistema de cardápio digital, o cliente consegue personalizar o seu prato, trocando os acompanhamentos, os molhos ou o recheio, caso o restaurante libere esta opção.

E, para ficar ainda melhor, a empresa também oferece o cardápio via QR Code, um jeito novo de apresentar o seu cardápio, diretamente do smartphone do seu cliente.

Após solicitar a criação do QR Code, cada mesa do seu restaurante ganhará um código único. Desta forma, a cozinha consegue manter a organização dos pedidos, sabendo de quem é cada pedido.

Para que a operação funcione perfeitamente, cada código deve ser colocado na mesa em uma posição visível, de forma que não atrapalhe o consumo e a disposição dos pratos.

Em seguida, basta o cliente direcionar a câmera do celular para o código, que automaticamente será redirecionado para o sistema de pedidos pelo cardápio digital, através do link associado ao código.

Resumidamente, ao oferecer o QR Code, seu cliente precisará seguir o passo a passo abaixo:

  1. Escanear o QR Code com a câmera do celular para ser direcionado automaticamente para o cardápio digital.
  2. Realizar seu pedido através do link que abrirá no celular, permitindo que o consumidor personalize seu prato, tudo de maneira simples, prática e digital.
  3. Esperar que a cozinha prepare o pedido, já que ele é enviado diretamente para os cozinheiros, por meio de uma impressora ou uma tela.
  4. Comer! O prato será servido pelo garçom, rapidamente e, após o consumo, o cliente pode finalizar sua conta, sozinho, sem a necessidade de esperar em filas.

Simples, não é mesmo?

Veja uma amostra de um cardápio por QR code

Para que você entenda melhor, abra a câmera do seu smartphone e escaneie o código abaixo. Você será redirecionado para um cardápio que criamos especialmente para que você curta a experiência que está prestes a oferecer para seus clientes.

QR code cardápio digital

Como fazer um cardápio digital QR Code grátis?

Através do Abrahão Pocket, o restaurante consegue criar um QR Code personalizado. Para desenvolver o código grátis, deve escolher o plano grátis, para permitir que o cliente acesse o cardápio digital através do celular pessoal, mas não consegue enviar o pedido diretamente para a cozinha.

Já o plano “Chef” possui um valor de assinatura que certamente pode caber no seu bolso, pois permite melhorar a experiência do seu consumidor e a sua também. Nesse plano, o dono do smartphone consegue enviar os pedidos diretamente para a cozinha, contactar o garçom sempre que necessário, efetuar pagamentos - inclusive por meio de cartão de crédito - além de avaliar o atendimento e os pratos recebidos.

Todas as funções sem estresses, de maneira segura e assertiva.

Para obter o sistema ou entender um pouco mais sobre o Abrahão Pocket, solicite uma demonstração gratuita e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe de atendimento.

Quem pode usar um cardápio digital em QR Code?

Qualquer estabelecimento gastronômico pode - e deve! - possuir um cardápio digital.

Com isso, saiba que a modernização está disponível para todos os nichos:

  • hamburguerias;
  • pizzarias;
  • pastelarias;
  • lanchonetes;
  • bares;
  • pubs;
  • churrascarias;
  • sorveterias;
  • hotéis;
  • casas noturnas; e
  • cafeterias.

Vantagens de usar um cardápio digital com QR Code

O cardápio por QR Code é totalmente online, sem que haja necessidade de baixar aplicativos ou fazer download de arquivos.

Para somar nessa lista de vantagens, o restaurante que optar pelo menu digital, consegue obter uma economia significativa com contratação de garçom.

Isto porque o consumidor realiza a maior parte do processo sozinho, necessitando de atendimento apenas para a entrega dos pratos e, com isso, a equipe de garçons pode ser reduzida.

A economia não para por aí: com o auxílio do Abrahão Pocket, o investimento em equipamentos para cardápio digital se faz desnecessário, sendo que o cliente usará seu próprio smartphone para realizar o pedido.

Utilizando um dos dois planos, seu cardápio estará sempre atualizado, de acordo com a necessidade do seu estabelecimento e sem nenhum adicional por isso.

Por último, ter um cardápio digital é contribuir com o meio ambiente, afinal não será mais necessário nenhum tipo de papel, impressões ou plastificações, reduzindo a quantidade de lixo produzido, contribuindo para um planeta mais sustentável.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais