Anotar pedidos do restaurante com tecnologia: como funciona?

Na hora de anotar pedidos do restaurante, erros e problemas podem acontecer, deixando a cozinha desorganizada e os clientes frustrados. Só que já existem maneiras de fazer com que essa parte funcione em uma sincronia digna de relógio suiço: os cardápios digitais!

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Duas mulheres em uma mesa de restaurante, elas efetuam seus pedidos em um tablet com cardápio digital

Anotar os pedidos dos restaurantes usando tecnologias como o cardápio digital é a melhor maneira de garantir que tudo que sairá da cozinha do jeitinho que o cliente pediu, sem enganos e nem demoras, e de vender opcionais ou adicionais sem sequer precisar insistir.

Com o fluxo intenso de tarefas e pessoas dentro de um restaurante, não é raro que confusões nos pedidos aconteçam, e muitos erros acabam custando caro para os empreendedores. Sem falar na comida desperdiçada, na frustração da freguesia e nas avaliações negativas!

Quer evitar tudo isso e ainda lucrar entre 20% e 40% mais do que hoje? Veio ao lugar certo: este artigo, assim como vários outros do blog, explica tudo sobre o processo das anotações (como era versus como ficou) e sobre ter um restaurante com cardápio digital e por quê.

Comece pela importância da anotação dos pedidos em restaurantes

É somente a partir dos registros adequado dos desejos de clientes de um estabelecimento que tanto a cozinha quanto os responsáveis pelo serviço – e os empreendedores, na hora de avaliar resultados! – conseguem saber:

  • quantos e quais itens têm ou não saída;
  • quantos e quais itens são mais ou menos pedidos;
  • quais são as preferências individuais de cada consumidor (ponto da carne, retirar ou adicionar ingredientes e afins);
  • para onde foi/deve ser direcionado cada pedido;
  • o que foi vendido como “extra” para o cliente que pediu cada item.

Especificamente para os garçons, a anotação correta também ajuda na hora de checar novamente todas as informações antes de enviá-las à cozinha e, por fim, entregar os pedidos em ordem depois que eles forem preparados.

E, fora tudo isso, não deixar ninguém esperando por tempo demais pode influenciar no formato escolhido!

Confira as principais formas de anotar pedidos em um restaurante

Atualmente, existem várias maneiras de um estabelecimento receber um pedido, processá-lo, analisá-lo e enviá-lo à cozinha: alguns empreendedores ainda insistem no formato mais tradicional – da caneta e do papel –, enquanto outros fazem apostas certeiras na tecnologia.

Os restaurantes delivery, mais especificamente, podem contar com cardápios digitais feitos só para esse tipo de serviço, para terem, à disposição, um chatbot como aliado na hora de fazer o atendimento inicial.

Outros negócios dão preferência ao cardápio digital no tablet, como o da Abrahão, que permite aos clientes chamar o garçom, fechar a conta e até pedir o carro no vallet em apenas um clique.

E tem que comece a modernizar as operações implementando um menu em QR code, possível de ser escaneado pelos próprios clientes com o uso da câmera de seus celulares e que também servem como uma excelente alternativa para fixar nas embalagens, por exemplo.

Ao contrário do papel e da caneta, com a tecnologia, as chances de erros nos pedidos são muito menores e, consequentemente, as de frustração dos fregueses e de perda de dinheiro também!

Fora que dá para integrar os cardápios mais modernos aos sistemas de gestão e obter relatórios que ajudam muito nas tomadas de decisão – até rimou. Aliás, essa é uma das vantagens da “anotação modernizada”. Outros benefícios do cardápio digital estão mencionados adiante.

O que mudou na forma de anotar pedidos em um restaurante?

A adoção de inovações voltadas exclusivamente à coleta de pedidos dos clientes, seja online ou no ambiente físico de um restaurante, ajudou os gestores a entenderem o que funciona e o que pode ser melhorado em seus estabelecimentos e melhorou também a experiência dos clientes.

Com elas, atender aos desejos e às necessidades de cada consumidor se tornou uma realidade palpável e, como consequência, veio o aumento nas taxas de fidelização. Além disso, a tecnologia é importante na organização porque:

  • dá mais agilidade aos processos;
  • melhora a eficiência da equipe;
  • evita atrasos, erros e desperdícios;
  • facilita o controle de estoque; e
  • aumenta o ticket médio.

Por vários motivos, inclusive pela venda de adicionais (extras ou opcionais, como você preferir) sobre a qual você já leu anteriormente.

No que diz respeito ao trabalho dos garçons e aos cardápios digitais, toda mudança foi favorável, é claro, para o ganho de eficiência, mas, acima de tudo, a tecnologia permite que eles trabalhem de forma muito mais estratégica.

E o que isso significa?

Que eles podem deixar de lado a preocupação com entender como anotar os pedidos, passando a direcionar seus interesses em aprender como esclarecer dúvidas, como contar a história do restaurante, como explicar as texturas e os sabores de um prato deixando o freguês com água na boca etc.!

Agora, a pergunta que não quer calar…

Qual a melhor ferramenta para anotar pedidos de restaurante?

As melhores alternativas no mercado para anotar pedidos e ir muito além do atendimento básico em um restaurante são as ferramentas da Abrahão e da Goomer, duas gigantes do foodservice que se uniram na busca por tornar mais fácil e menos burocrático o dia a dia de gestores, atendentes e clientes.

Você talvez já imaginasse a resposta por causa de tudo o que leu, mas não custava reforçar, né?

Os cardápios digitais Abrahão Goomer se destacam pelos benefícios que você conferiu no decorrer deste artigo e por permitirem aos estabelecimentos:

  • utilizar fotos de alta resolução de cada prato;
  • criar descrições de todos os itens de maneira detalhada e apresentá-las sem poluir a visão;
  • avaliar tempo de permanência de cada mesa, receitas por horário e outras métricas importantes;
  • configurar e lançar promoções por dia ou horário, colocando-as em destaque para serem facilmente visualizadas pelos clientes;
  • apresentar as opções em diversos idiomas e não apenas em português;
  • atualizar o menu em tempo real para adicionar ou remover itens quando o gestor quiser ou precisar;
  • dentre outros.

Portanto, não importa se você é dono(a) de bar, pizzaria, confeitaria, casa noturna, churrascaria, restaurante ou mesmo hotel, pode apostar que essa tecnologia vai se adaptar ao seu negócio e aumentar sua receita de vendas enquanto diminui suas dores de cabeça e até a rotatividade dos seus funcionários.

Não deixe para depois a modernidade da qual você pode começar a usufruir hoje!

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