Ambient Tech é o futuro dos restaurantes

Entenda em primeira mão o que é ambient tech para restaurantes e descubra como fazer adequações no seu estabelecimento com o objetivo de ficar por dentro dessa tendência tecnológica. Modernize processos e saia ganhando, inclusive financeiramente!

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Ambiente tech restaurante

A tendência do ambient tech para restaurantes envolve avanços tecnológicos feitos dentro dos estabelecimentos, como o uso de cardápios digitais. Essa febre ganhou destaque ao redor do mundo durante a pandemia e se tornou um diferencial nos últimos meses.

A adoção do ambient tech foi essencial para a retomada das atividades em restaurantes quando a maioria da população já estava vacinada contra o coronavírus. Agora, essa modernização ajuda na melhora da experiência do consumidor e no aumento do ticket médio, por exemplo.

Enfim, se os avanços tecnológicos facilitam tantos aspectos das nossas vidas diariamente, desde a maneira como nos comunicamos até o nosso deslocamento de um lugar para o outro, por que deixar a sua empresa fora disso?

No artigo a seguir, você descobre como algumas inovações podem ser ferramentas importantes para a rotina de um restaurante e entende a importância da experiência digital na hora de conquistar e fidelizar clientes. Vamos juntos?

O que é um restaurante com ambient tech?

Um estabelecimento com ambient tech dispõe de diversas inovações tecnológicas que ajudam na automatização de processos, na melhora da experiência dos clientes e no aumento das vendas.

Essas inovações são pensadas para otimizar as operações dos restaurantes e podem se tornar peças-chave para o sucesso de qualquer empreendimento.

Elas permitem a realização de pedidos sem que seja necessário chamar o garçom e até mesmo o acompanhamento à distância, por parte dos clientes, do tempo de espera nas filas.

Sem contar que oferecer um ambiente tech pode ajudar a fidelizar uma nova clientela: as gerações Z e millenials.

Para essa galera, brindes e combos "Compre um, leve dois" são coisas do passado e os novos consumidores já estão mais exigentes e inclinados a optar por experiências mais interativas e tecnológicas, como é o caso dos cardápios digitais e sistemas de fidelização.

Ambient tech em pedidos por cardápio digital

Quando desenvolvidas e implementadas por empresas especializadas, algumas das inovações de ambient tech trabalham com o que chamamos de "inteligência de mesa".

De forma resumida, a inteligência de mesa alia Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) para atender, ao mesmo tempo, os desejos dos consumidores e as necessidades e metas dos gestores de restaurantes.

A sua função é recolher os dados de pedidos para analisar as preferências de cada cliente e, posteriormente, com base no ticket médio desejado por quem gere o estabelecimento, fazer sugestões de alimentos e bebidas personalizados a todos os frequentadores.

A coleta desses dados através da inteligência de mesa em soluções de cardápios digitais para tablets, por exemplo, reduz erros nos pedidos ao mesmo tempo, aumenta a satisfação dos consumidores, que têm mais autonomia para pedir exatamente o que desejam e aumenta também o ticket médio.

Todas as informações coletadas são transformadas em relatórios enviados diretamente para os gestores, contribuindo, assim, com tomadas de decisão importantíssimas para o futuro dos negócios.

Ambient tech no controle do processo de reserva

Outra inovação que tem tudo a ver com ambient tech são os sistemas de gestão de filas e reservas, que reduzem o tempo de espera e também a desistência de clientes que chegam ao restaurante e precisam aguardar uma mesa.

É fundamental que eles também sejam desenvolvidos e implementados por empresas especializadas.

Além de reduzirem o tempo de fila e ajudarem a evitar aglomerações, esses sistemas permitem aos gestores recolherem dados de cadastro dos clientes e aumentarem a quantidade de pessoas recebendo informativos e novidades sobre o estabelecimento.

Como você pôde perceber, características como agilidade, interatividade, comodidade e facilidade na hora de realizar o pedido ou chamar o garçom à mesa são grandes diferenciais obtidos por frequentadores de restaurantes tecnológicos.

Eles fidelizam o cliente e oferecem diversas vantagens também para a gestão do local e o traçado de novas e melhores estratégias de vendas e marketing.

Qual a importância do avanço das tecnologias nos restaurantes?

Quando você implementa tecnologias no seu restaurante, faz investimentos que vão deixar o food service à frente dos concorrentes e mostra que está acompanhando mudanças a nível global para atender melhor às expectativas dos consumidores.

Isso faz você ganhar mais dinheiro também.

A presença de inovações tecnológicas em nosso dia a dia, por si só, já é motivo suficiente para adaptar seu negócio às tendências de tecnologia em restaurantes, mas conquistar e fidelizar clientes e aumentar a qualidade do serviço e dos produtos são motivos melhores ainda!

Aliar tecnologia à otimização dos processos dentro de um food service permite, desde o aumento considerável do lucro até alterações positivas na performance da equipe e na divulgação da marca, inclusive através das redes sociais feitas para o restaurante.

Lembre-se: modernizar o seu espaço e aderir aos novos modelos tecnológicos que contém Inteligência Artificial (IA) ajudando-os a funcionar não é mais uma opção e sim uma necessidade. Afinal, você e o restaurante precisam evoluir junto com o público-alvo.

Confira, abaixo, como as soluções alimentadas por IA podem ajudar você a potencializar as percepções sobre o seu restaurante!

Por que usar soluções automatizadas alimentadas por inteligência artificial em restaurantes?

Anteriormente, neste mesmo artigo, você viu que algumas soluções digitais para restaurantes são alimentadas por Inteligência Artificial. Utilizá-las permite atender às necessidades e expectativas de um novo perfil de clientela – os consumidores 5.0.

Eles já nasceram na era da internet e, não à toa, têm preferência por comprar online e prezam pelo atendimento instantâneo, além de priorizarem a experiência, acima até mesmo do resultado final daquilo que compram ou contratam.

Mais do que qualquer outro perfil de cliente, os consumidores 5.0 se interessam completamente pelo uso de cardápios digitais em tablet e sistemas de gestão de reservas e filas, por exemplo.

Mesmo assim, é importante reforçar: uma vez aplicadas as soluções em um restaurante, pessoas de toda e qualquer idade ou com diferentes interesses de consumo ficam muito felizes em utilizá-las. Entre outras coisas, pela praticidade e até mesmo pela higiene.

Deu para perceber como as soluções ambient tech estão dominando todos os espaços e não apenas o mercado de food service? Justamente por proporcionarem diferentes tipos de vivência a todos os usuários e, em paralelo, agregarem valor aos negócios.

Pensa com a gente: você prefere fazer um pedido em um restaurante através de um tablet moderno e intuitivo, sem precisar esperar pelo garçom com o braço levantado, ou prefere se aventurar tocando nos cardápios ultrapassados de papel bem engordurados?

Assim como você, seu cliente também sabe que só tem a ganhar com uma experiência dessas.

Em meio a tantas opções tecnológicas, destacamos que você deve escolher a solução que melhor se adapte ao seu restaurante e que permita aos frequentadores um uso simples e intuitivo, funcionando como aliada e não como obstáculo.

Agora, é hora de buscar as melhores opções do mercado para revolucionar o seu negócio. Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades e investir, cada vez mais, em um futuro brilhante para o seu food service!

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