Como diminuir a rotatividade de garçons: dicas essenciais

Chef, traz a boa! Mas, em vez de bebidas ou aperitivos, você vai receber cinco dicas incríveis de como diminuir a rotatividade de garçons neste artigo. Leia mais!

Compartilhe

Garçom com dor de cabeça segurando uma bandeja com recipientes de tempero em um fundo de parede amarela

Se você quer saber como diminuir a alta rotatividade de garçons, precisa promover um ambiente de trabalho que seja saudável e agradável para todos os seus funcionários, oferecer salários atraentes,possibilidade de crescimento, dispor de benefícios e realizar treinamentos.

A rotatividade, também conhecida como “turnover” ou giro de funcionários, quando é muito alta, acaba sendo um dos maiores custos de um restaurante, influenciando até mesmo na saúde financeira do negócio.

Arcar com tudo o que está ligado à demissão de um colaborador é caro, sem contar que ações para abrir novas vagas, entrevistar candidatos e habilitá-los pedem por um grande investimento, não só financeiro, mas de tempo.

Então, é uma boa ideia pensar em estratégias para manter seus colaboradores com você, não acha?

Até porque eles são a alma de qualquer bar ou restaurante, já que representam o negócio frente aos consumidores e fazem a clientela voltar quando trabalham felizes e, consequentemente, da melhor forma.

Mas o que muitos gestores não pensam é que podem ser os responsáveis por manter essa galera cada dia mais feliz no trabalho! Quer saber como preservar a motivação e o engajamento da sua equipe, fazendo todo mundo vestir a camisa do negócio?

Segue a leitura para descobrir, neste artigo, todos os detalhes de como diminuir a rotatividade de garçons!

O que é a alta rotatividade de garçons?

A rotatividade de funcionários nada mais é do que o balanço entre o número total de contratações e demissões na equipe em determinado empreendimento durante um determinado período de tempo.

Rotatividade
 
A comparação entre demissões – sejam elas uma iniciativa da empresa ou não – e contratações no mês, semestre ou ano, por exemplo.

Essa dinâmica, até um certo ponto, pode ser benéfica se você pensar que novos colaboradores trazem um certo “ar fresco” e podem facilitar a rotina com sua disposição.

Só que o cenário fica complicado se o giro acontece com muita regularidade, inclusive em um restaurante, porque, quando várias pessoas se desligam em um pequeno espaço de dias ou semanas, quem continua trabalhando acaba recebendo funções que sobrecarregam.

Além disso, os clientes que vão ao local à espera de um atendimento de alguém já conhecido podem ficar frustrados com a saída.

Quais os principais motivos que levam aos vários tipos de rotatividade de garçons?

É comum que, em certas ocasiões, o(a) empregador(a) fique sem saber o que poderia ter feito para manter aqueles funcionários, isso quando não acontece de o próprio estabelecimento fazer os cortes, mas, de forma geral, a ausência de satisfação ou uma oferta melhor são os principais fatores que levam a pedidos de demissão.

Portanto, quando vários garçons deixam de trabalhar em um restaurante por escolha própria, possivelmente não estão felizes no ambiente de trabalho ou receberam uma oferta mais atrativa. Um misto dos dois fatores também costuma acontecer.

Por isso, fique ligado(a) nos sinais e garanta um bom local para a equipe trabalhar (e descansar) e preocupe-se com incentivar o desenvolvimento de todo mundo. Busque, inclusive, oferecer treinamentos que ajudem cada atendente a se tornar um bom garçom ou garçonete.

Lembrando que uma das formas mais eficientes de diminuir o turnover dos garçons é eliminando o problema pela raiz, ou seja, combatendo as causas desse giro e não tentando evitá-lo só depois que ele começa a acontecer.

Veja como proceder!

Quais são as causas da rotatividade entre os garçons? Conheça cada uma e saiba combatê-las

Baixos salários ou a ausência de aumentos de tempos em tempos, relações conflituosas com a gerência ou com os colegas, comunicação ineficiente, sobrecarga, desvalorização e um ambiente de trabalho tóxico costumam influenciar muito no giro de funcionários de um food service.

Faça um exercício prático
 
Se alguém entrar no seu restaurante neste momento e perguntar aos trabalhadores se eles estão felizes sob a sua chefia, o que você acha que o pessoal vai dizer? Será que as respostas vão ser positivas?

Uma das primeiras medidas para você ter certeza de que sim é resolver todas as questões trazidas logo acima e, consequentemente, eliminar causas do turnover antes mesmo que elas comecem a existir.

Adiante, conheça cada um dos fatores de rotatividade de garçons em detalhes para pensar em como proceder.

Baixos salários

Seja qual for o cargo, todo trabalhador se esforça o mês inteiro para receber o “faz-me rir” e, na vida de garçons e garçonetes, não acontece diferente! Sem uma remuneração satisfatória, as pessoas ficam desmotivadas e prontas para partir para outra bem rapidinho.

E não pense que, por receberem gorjeta, os funcionários não precisam de um bom salário. Os 10% do garçom – que vão para a famosa caixinha – são uma forma de reconhecimento de um atendimento exemplar e servem como bônus, não para complementar o ordenado, viu?!

Relações conflituosas com a gerência ou com os colegas

Ninguém gosta de trabalhar em um local no qual exista, todos os dias, aquele clima pesado entre os funcionários ou entre alguns colaboradores e suas lideranças.

Lidar com o público já é bem estressante, então, é essencial que toda a equipe esteja alinhada entre si e também com a missão, os valores e a visão do restaurante.

Isso impacta na qualidade do atendimento, mas, acima de tudo, na convivência.

Lideranças muito autoritárias também tiram a vontade que um garçom tem de realizar seu serviço, mesmo que não haja conflito entre as duas partes, por isso, tome cuidado! Caso se sintam acuados e desrespeitados, é provável que os empregados “fujam” para um emprego mais acolhedor.

Comunicação ineficiente

Você provavelmente já foi a um restaurante em que o pedido chegou errado ou atrasado. Quando isso acontece, toda a equipe fica tensa, o que pode atrapalhar na logística dos próximos pedidos.

A clientela fica irritada, o(a) gerente sob estresse, os subordinados sobrecarregados e assim vai… Tudo por causa de uma comunicação ineficiente que poderia ser evitada.

Incentive seus garçons a usarem recursos que facilitem o trabalho deles e ajudem o restaurante a não perder dinheiro.

Outra ideia: você pode experimentar um cardápio digital com autoatendimento e direcioná-los a atividades mais estratégicas, eliminando qualquer risco de o pedido chegar errado à cozinha.

Assim, eles se sentirão valorizados e, de quebra, o clima organizacional não será afetado.

Sobrecarga

Servir às mesas é a atribuição oficial dos garçons, porém, eles vão muito além disso: contam a história do restaurante, ouvem desabafos, dão conselhos e, em paralelo, muitas vezes, acabam precisando realizar outras tarefas práticas que não estão no contrato.

A sobrecarga existe quando há uma demanda excessiva da mão de obra e as jornadas de trabalho ficam muito longas ou falta a folga que qualquer ser humano precisa ter – inclusive por lei!

Essa é mais uma das razões que fazem alguém pedir demissão e, vale dizer, garçom saiu, problema surgiu. Imagine só se forem várias saídas em um pequeno espaço de tempo?

Garçom saiu, problema surgiu! Como o turnover prejudica um estabelecimento?

Diminuição da produtividade, custos de recrutamento e seleção, abalo na reputação da marca e gasto em treinamentos entram na lista dos impactos da rotatividade entre os garçons. O problema é sério e afeta até a propaganda do restaurante!

  • A troca de garçons a todo momento prejudica a rotina operacional do negócio, afinal, quem é gestor acaba sempre precisando treinar novos funcionários, e isso é ruim para os processos já estabelecidos.

  • Os clientes, muitas vezes, têm carinho e estima pelos garçons – já que eles são a alma do restaurante. Se os atendentes vão embora, a qualidade do atendimento muda e o público pode estranhar.

  • Sempre que alguém novo chega, será preciso investir tempo e dinheiro em treinamentos, algo que afeta a saúde financeira da empresa.

  • Existem, ainda, os gastos com recrutamento e seleção de novos talentos que, de uma forma ou de outra, sempre sugam mais do que o esperado do caixa.

O que acha de dar uma olhada em dicas cruciais para reverter esse quadro? Segue o fio!

Como diminuir a rotatividade de garçons: 5 dicas práticas!

São dicas valiosas para diminuir a rotatividade de garçons: ser mais criterioso(a) no primeiro recrutamento e na primeira seleção para não ter que fazê-los novamente, verificar se o salário oferecido está de acordo com o mercado, investir em treinamentos com frequência e manter um ambiente de trabalho saudável. 

1.  Trace uma boa estratégia de recrutamento e seleção

Na hora de contratar a equipe do restaurante, seja criterioso(a) e tenha todas as especificações de cada profissional anotadas em um papel ou no seu computador: o que você espera de quem ocupar cada um dos cargos disponíveis?

Depois de tudo o que você leu neste artigo sobre a relevância de um bom atendimento para a imagem do restaurante, já sabe que não rola negligenciar essa estratégia, né?

Lembre-se de que a escolha do profissional ultrapassa as habilidades técnicas e priorize também as competências pessoais, que são igualmente significativas.

2.  Ofereça salários competitivos e benefícios

Bons funcionários precisam se sentir valorizados para permanecer em seus empregos, por isso, organize-se, estude a concorrência e ofereça salários justos e competitivos.

Preocupe-se também com fazer um plano de carreira ou, pelo menos, de aumentos para todos os contratados e tratar desse plano com transparência quando dialogar com eles.

Outro ponto que não deve ser deixado de lado é a questão das caixinhas: respeite seu repasse, sabendo que as gorjetas não incidem imposto, mas têm outras regras definidas por lei e que precisam ser seguidas.

No mais, vale-refeição, vale-transporte, horários flexíveis e descontos em empresas parceiras podem ser ótimas opções de benefícios e ajudam a reter talentos. Ah, e outra coisa que segura funcionário: treinamento!

3.  Invista em treinamento

Todo mundo precisa de treinamento e suporte, especialmente garçons e garçonetes de food services que, vira e mexe, têm que saber vender um prato novo ou explicar o sabor e o aroma de uma bebida recém-chegada ao menu.

Investir em capacitações dará aos colaboradores todas as informações necessárias para eles fornecerem sempre a melhor experiência gastronômica para o público.

E, quanto mais você incentivar o desenvolvimento da equipe, mais ela vai se sentir valorizada e disposta a crescer sem sair fora.

Além dos treinamentos de praxe, voltados para o serviço das mesas e a recolha de louças, que tal pensar em capacitar os garçons em um curso de línguas, por exemplo, se eles toparem?

Seu restaurante vai se destacar, as oportunidades de lucro serão bem maiores e eles terão ainda mais certeza de que fizeram a escolha certa ao decidirem trabalhar com você.

4.  Crie um ambiente de trabalho saudável

Ter um ambiente de trabalho saudável e com boas condições – espaço para descanso, sanitários limpos, ar-condicionado ou ventilador para os dias quentes etc. – também é imprescindível para diminuir a rotatividade de garçons e não só para agradar a freguesia.

Ao pensar em criar esse ambiente, você talvez possa avaliar se vale a pena investir em cardápio digital e outras ferramentas tecnológicas que facilitem a rotina, porque elas ajudam na saudabilidade do dia a dia.

Acima de tudo, priorize que os colaboradores desfrutem de condições básicas para trabalhar.

5.  Planeje um programa de incentivo, mesmo que seja para valer no futuro e não agora

Programas de incentivo podem ser estratégias muito eficazes e de baixo custo para motivar o time e, talvez, valha pensar neles como recompensas diárias ou semanais para reconhecer o trabalho bem feito dos garçons.

Você não precisa fazer um programão que vá dar brindes incríveis ao time, pode pegar leve e, ao mesmo tempo, ser o(a) melhor gestor(a) do mundo!

Experimente:

  • pausas extras em dias menos movimentados;
  • um dia extra de folga se a equipe conseguir se alternar corretamente;
  • uma ida ao boliche ou algo semelhante caso a meta seja batida.

Você que manda, mas, para elaborar qualquer uma das estratégias para lidar com a rotatividade de garçons, reflita sobre quais objetivos quer que o restaurante alcance e sobre como a equipe é capaz de ajudar.

Criar um programa de incentivo motiva os colaboradores, os deixa mais felizes no cotidiano e, consequentemente, auxilia com que eles fiquem na empresa por mais tempo, reduzindo demissões.

Viu só como dá para vencer a batalha contra a rotatividade sem perder nenhuma luta? Para mais informações que podem ajudar você a obter outras vitórias também, dá uma olhada no restante dos artigos publicados no blog da Abrahão e xô turnover!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais