Aumente em até 40% o ticket médio do seu restaurante!

Conheça o oimenu

Tipos de taças: modelos e suas funções

Já se perguntou para que servem tantos tipos diferentes de taças? Nós separamos os modelos e suas funções para facilitar o uso na hora de oferecer ou comparecer em um jantar.

Compartilhe

Tipos de taças

Você já se deparou com uma mesa posta com diferentes tipos de taças sem saber a função de cada uma delas? Ao compor uma mesa, seja em uma reunião empresarial ou em um jantar romântico, uma taça vai além da estética e proporciona uma experiência única.

Isso porque, ao contrário do que se imagina, cada modelo oferece um desempenho, seja ao sentir o aroma ou ao degustar a bebida, independente da ocasião.

Quer saber para que serve cada tipo de taça ou copo? Vamos lá! Para entender melhor quais são os modelos de taças e suas funções, é importante primeiro saber qual é a estrutura de uma taça. Ela é formada por aro (borda), bojo (corpo), haste (para segurar) e base (pé).

Taça para vinho

Como existe uma grande variedade de vinhos para servir, existem muitos tipos de taças para serem degustados.

  • Taça para vinho tinto: é comum que o bojo seja largo para facilitar na degustação do sabor intenso que o vinho apresenta. A taça nesse formato também serve para agitar o vinho, potencializando o aroma.
  • Taça para vinho branco: a estrutura possui bojo menor e haste alongada para manter a temperatura refrescante. Com característica frutada e consequentemente mais ácida, o vinho servido em taça menor permite que a degustação seja feita de maneira mais equilibrada ao entrar em contato com a papila gustativa.
  • Taça para vinho rosé: este tipo de taça é a menor entre as taças de vinho tinto e branco. Ela possui o bojo largo e formato pequeno, permitindo que o aroma e o tanino se equilibrem.

Tipos de taças para vinho

  • Bordeaux: com o aro mais fechado e o bojo grande, esta taça evita a dispersão do aroma. O aro fino direciona o vinho primeiro para a língua e só então é possível a sensação de adstringência ao paladar.
  • Borgonha: em formato de balão, o bojo é ainda maior que o da Bordeaux. Esta taça é direcionada a vinhos de baixo teor de tanino, portanto preenchem toda a boca.
  • ISO: taça padrão que se adapta a todos os tipos de vinhos, com o bojo comprido e o aro mais fechado. É ideal para degustações.

Taça para drink

A taça costuma ter o aro largo, com bojo fino e haste longa, evitando que a bebida esquente e possa ser degustada em pequenos goles.

Tipos de taças para drinks

  • Coquetel: a taça mais famosa para servir drinks. Apresenta haste pequena e em forma de Y. Serve para doses pequenas, geralmente não acompanha gelo e nem canudo.
  • Coupette: recipiente famoso por servir margarita, a taça possui um aro largo e um bojo dividido em duas partes, sendo uma mais larga e outra mais estreita.
  • Long drink: com a função de servir coquetéis, é ideal para mistura de suco, refrigerante e energético. É mais utilizado em festas e bares.

Taça para água

Essa costuma ser mais alta que as taças de vinho. Embora sejam parecidas em formatos, a taça de água sempre é a maior.

Tipos de taças para água

Muito similares às taças de vinho, elas possuem o bojo maior, podendo ter haste ou não. Sem regra específica de tamanho e formato, a taça fica à esquerda do vinho, pois serve para limpar o paladar durante a degustação.

Taça para espumante

A taça deve ser longa e estreita para valorizar as borbulhas, ajudando no degustar da acidez, do aroma e efervescência da bebida.

Tipos de taças de espumante

  • Taça flûte: é a mais adequada para servir espumante. Com o bojo fino e alongado, esta taça direciona o aroma ao nariz e promove a limpeza do paladar, pois o formato guia a bebida direto para o final da língua.

Taça para cerveja

Com tantas opções de cervejas no mercado, existe uma grande variedade de taças, sendo a ideal aquela que favorece cores, aromas e espuma.

Tipos de taças para cerveja

  • Taça tulipa: proporciona a formação de uma espuma cremosa que retém o aroma. É a taça mais conhecida e usada para degustação de vários tipos de cervejas.
  • Copo lager: possui o bojo alto e cilíndrico, mantendo a formação da espuma, temperatura e o gás.
  • Copo weizen: por ser alto, expande a espuma e permite visualizar as cores das cervejas. Ideal para comportar até 500 ml.

Taça para suco e refrigerante

Com o bojo mais largo e fino, o highball não é uma taça, mas é o principal recipiente para servir suco e refrigerante. Acompanha pedras de gelo e comporta cerca de 250 ml de bebida.

Não existem tipos de taças para suco e refrigerante. Como são bebidas que não exigem nenhum recipiente específico, costumam ser servidas em taça de água, pois suas características, assim como as da água, não mudam.

Você já conhecia os tipos de taças? Seja em uma reunião com os amigos ou jantar romântico, servir a bebida em sua taça adequada, além de ser essencial para a degustação, traz mais sofisticação para o momento.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o oimenu

Saber mais