Como agilizar o tempo de espera em restaurante? Descubra

Pessoas que passam menos tempo na espera de restaurantes são mais propensas a voltar ao local. Quer saber como garantir uma experiência mais ágil e clientes mais fiéis? É só anotar as dicas deste artigo.

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Mulher com blusa laranja segurando celular com a mão direita e um prato com peças de sushi com a mão esquerda, fundo em um tom azul claro

Para agilizar o tempo de espera em um restaurante, tenha uma ótima ferramenta de gestão de fila e experimente contar com inovações que ajudem também na hora de coletar os pedidos.

Assim, você vai proporcionar um atendimento do cliente mais rápido do início ao fim da experiência, além de garantir melhor mensuração de pessoas no local e organização mais adequada tanto do ambiente quanto das demandas.

Precisa de ajuda no processo? Veio ao lugar certo! Acompanhe a sequência de perguntas e respostas trazida neste artigo!

“Tenho que dar uma estimativa de tempo de espera para os meus clientes?”

Esta pergunta é muito comum entre donos de bares e restaurantes e a resposta para ela é “sim”: dar uma estimativa do tempo de espera para um cliente que estiver na fila de um estabelecimento mostra uma preocupação com a qualidade geral da experiência gastronômica que ele vai ter.

Sem contar que pode ser exatamente o que esse freguês precisa para não desistir!

E por que é tão importante transmitir uma estimativa de tempo de espera?

No geral, um relacionamento de confiança entre marca e consumidor é construído com base na transmissão de informações transparentes e verdadeiras ligadas ao atendimento e ao serviço, e essa máxima vale na hora de transmitir quantos minutos um cliente vai precisar esperar até se sentar à mesa do seu estabelecimento!

Estimativas ajudam cada pessoa a criar uma expectativa real e evitam possíveis frustrações e, aí, entra a necessidade de elas serem sempre sinceras – nunca fale que a liberação de um espaço para duas pessoas vai demorar 15 minutos se você souber que, na verdade, o giro do restaurante fica entre 35 e 40.

Como fazer a espera na fila de um restaurante se tornar mais amigável?

Se possível, ofereça aos clientes um espaço onde eles possam se distrair enquanto aguardam, como um bar em um restaurante mais intimista, uma área kids em um estabelecimento mais familiar ou um salão de jogos caso o seu público-alvo seja formado por adolescentes e jovens.

Isso não vai justificar nenhum tipo de exagero nos limites do tempo de espera, mas ajuda no controle dos ânimos – só não tanto quanto um gestor de reservas, por exemplo, sobre o qual você lê um pouco mais adiante.

Existe alguma lei para tempo de espera em restaurantes?

Apesar da ausência de leis que determinem especificamente um tempo de espera máximo para bares ou restaurantes, a indicação de especialistas a gestores e empreendedores é sempre conhecerem e cumprirem o que exige o Código de Defesa do Consumidor (CDC) de cor e salteado.

Parta do princípio de que o cliente tem direito de desistir da posição na fila se achar que já aguardou demais e até mesmo se tiver feito algum pedido que demorou excessivamente para chegar, e defina você mesmo(a) os limites do seu estabelecimento.

Qual o tempo máximo de espera em um restaurante?

Quem estabelece o tempo máximo de espera em um restaurante é a pessoa responsável por geri-lo, e isso deve ser feito com base em:

Não existe um tempo máximo determinado por lei, mas existe um limite máximo de frequentadores que o local comporta, que é definido pelo Corpo de Bombeiros da cidade em que ele está situado, e que deve ser respeitado.

Fora isso, acima de tudo, garçons e garçonetes precisam se comportar com educação e não devem, em hipótese alguma, pressionar a freguesia para que os pedidos sejam feitos ao melhor estilo “The Flash”. O certo para quem quer agilizar processos é apostar em tecnologia.

Enfim, como agilizar os pedidos em um restaurante?

Ao pensar sobre otimizar a gestão dos pedidos, nada melhor do que contar com as soluções desenvolvidas e implementadas especificamente por quem entende do atendimento e da experiência de A a Z dentro do mercado de foodservice. Você está por dentro da história da Abrahão?

Só quem é especialista pode oferecer para você as alternativas de inovações listadas abaixo, com o melhor custo-benefício e qualidade reconhecida no setor!

Gestor de filas e reservas

Um bom gestor de filas e reservas funciona como um aplicativo para negócios que precisam de agilidade no gerenciamento de mesas, lugares e clientes.

Com ele, o atendente, a pessoa recepcionista ou o próprio consumidor insere nome e o telefone na lista de espera e fica muito fácil acompanhar a posição na fila através de um monitoramento virtual, além de haver o envio de um SMS para o celular cadastrado quando chegar a vez do consumidor de sentar.

Essa solução proporciona:

  • redução de até 30% na taxa de desistências;
  • construção de uma base de dados de clientes interessados no estabelecimento, em receber novidades etc.;
  • acesso a informações comportamentais de cada pessoa inscrita;
  • monitoramento da capacidade máxima do restaurante;
  • organização automática de mesas; e
  • ausência de aglomerações no estabelecimento.

Somada aos outros recursos citados abaixo, ela pode ser exatamente o que você está procurando.

Cardápio digital por QR Code

Se você concorda com a ideia de não usar cardápio em PDF de jeito nenhum (e conhece os problemas que esse tipo de documento pode trazer para o setor de foodservice), uma alternativa para complementar o uso do seu gestor de reservas é o menu em QR Code.

Ele é totalmente pensado para que o cliente tenha a melhor experiência mobile, ou seja, usando apenas o próprio celular ao fazer um pedido, e funciona como está descrito a seguir.

  1. O cliente escaneia o QR Code, escolhe o pedido e acrescenta observações, se tiver.
  2. O pedido chega automaticamente na cozinha através de uma impressora ou um monitor.
  3. A cozinha prepara o pedido, e o cliente o recebe e consome, podendo fechar a conta e avaliar o estabelecimento direto pelo celular ao término da refeição.

Muito prático!

Cardápio digital no tablet

Outra opção ainda mais interessante é o cardápio digital no tablet – que vem cheio de benefícios e inclui diversas funcionalidades, como:

  • botão “chamar garçom” já com sinalização da necessidade de quem está à mesa;
  • função multi-idiomas e tradução automática para diversas línguas;
  • exibição de promoções e carros-chefe na sessão “destaque”;
  • personalização de acordo com a identidade visual do restaurante;
  • painel do gestor e relatórios completos de fácil interpretação;
  • agrupamento dos pedidos de uma mesma mesa em comandas individuais;
  • botão “chamar vallet”;
  • dentre outras.

Através da sua inteligência de mesa, os melhores cardápios digitais em tablet do país ajudam estabelecimentos do ramo de alimentos e bebidas a aumentarem o ticket médio entre 20% e 40% e concentrarem os esforços de seus garçons em atividades muito mais estratégicas.

Vale a pena experimentar.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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