Frases de atendimento para garçom que vão encantar seus clientes

Sabia que é possível impressionar os consumidores do seu estabelecimento com ações super simples? Faça sua equipe encantar os clientes do restaurante desde o início com essas frases de atendimento para garçom!

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Garçom simpático realizando atendimento em uma mesa com três pessoas, um homem e duas crianças

Dizer o nome do cliente, trazer recomendações sobre os pratos do restaurante e perguntar sobre suas preferências e algum tipo de intolerância alimentar com certeza são tópicos que devem estar presentes nas frases de atendimento de todos os garçons de um estabelecimento.

Hoje em dia, com tantas empresas no mercado de food service, pode ser difícil se destacar e fazer com que os clientes escolham o seu food service e não algum dos outros concorrentes.

E, dentre vários outros fatores, um excelente atendimento pode fazer a diferença durante essa decisão!

Inclusive, quase certeza que você mesmo(a) tem um estabelecimento do coração, que frequenta sempre, só porque é muito bem atendido(a) toda vez que aparece por lá.

Então, que tal transformar seu restaurante em um desses lugares? Descubra, agora, quais os melhores diálogos que seus garçons precisam colocar em prática para encantar e fidelizar o público!

Quais são as melhores frases de garçom para impressionar clientes?

A verdade é que as melhores frases para garçons usarem são aquelas que mostram, aos clientes, personalização no atendimento e preocupação com seus interesses e necessidades tanto quanto aquelas que condizem com o tom de voz do estabelecimento.

“Preparado para uma das melhores experiências gastronômicas da sua vida?” e “Se precisar de qualquer coisa, não hesite em me chamar” podem figurar entre algumas das melhores frases para um atendimento de qualidade em restaurantes.

Veja outras ideias logo abaixo!

Olá, como posso chamá-lo(a)?

Pode parecer algo simples e até mesmo corriqueiro, mas o fato de chamar alguém pelo nome desperta a atenção do consumidor e demonstra que mesmo esse pequeno detalhe não passou despercebido pelo garçom.

Para personalizar o atendimento, é preciso começar perguntando o nome do cliente já no início do contato e repeti-lo toda vez que se dirigir ao cliente ou aproveitar a lista de reservas para já fazer uma surpresa desde a chegada do consumidor no estabelecimento.

Preparado para uma das melhores experiências gastronômicas da sua vida?

Quase como um spoiler, ao utilizar uma frase de efeito como essa, o garçom gera mais expectativa sobre o que é servido e sobre o que o cliente pode esperar em relação aos pratos, mas a estratégia só cabe se a frase fizer sentido com a maneira como o estabelecimento se posiciona frente aos consumidores.

O garçom de um restaurante mais discreto, por exemplo, talvez soe exagerado ao falar, então, use essa dica como sugestão e adapte-a à sua proposta.

E certifique-se de não fazer propaganda enganosa, viu?

Minha recomendação é…

Uma recomendação faz com que o garçom traga mais pessoalidade para a conversa e consiga um atendimento mais humanizado e próximo do cliente, mostrando que ele quer o melhor para a sua experiência, mas é importante que ela venha só quando os fregueses pedirem ou quando demonstrarem dúvida em relação a alguns itens do menu – e abertura para serem ajudados.

Nesse caso, dá para unir o útil ao agradável e treinar os garçons para que eles indiquem pratos ou bebidas que você quer que tenham um maior fluxo de vendas no restaurante.

Se precisar de qualquer coisa, não hesite em me chamar

Quando o garçom diz essas palavras, ele demonstra ao cliente que o atendimento é uma prioridade durante a visita ao local e que ele estará disponível para ajudar com qualquer coisa que seja necessária. Vale complementar a frase com “meu nome é [Nome do garçom]”.

O bônus é que, ao ouvir algo do tipo, o consumidor se sente muito mais confortável para chamar, mesmo, o que resulta em um número maior de pedidos.

Só se for agora!

Ou “é pra já!” são ótimas frases para falar quando o cliente pede algo a mais ou pergunta se o garçom pode trazer algo que está faltando na mesa. Além de descontrair um pouco, o atendente ainda consegue tranquilizar o cliente, que entende que tudo será entregue.

“Pode me trazer mais uma latinha de refrigerante?”
“Só se for agora!”
 

Muito obrigado pela presença, espero que vocês voltem logo

Ao final de uma ótima refeição, nada melhor de saber que você será muito bem-vindo(a) ao voltar no local novamente, não é mesmo? Quando algo assim é dito com um sorriso no rosto, o cliente sentirá que fechou tudo com chave de ouro.

Agora… O que a sua equipe de salão deve evitar dizer para não causar o efeito contrário ou jogar todos esses esforços por água abaixo? Segue o fio!

O que um garçom não deve dizer?

Frases curtas e grossas que demonstram desinteresse não devem ser utilizadas por garçons. Assim como frases que dão a impressão de que o atendimento está sendo feito com pressa! O melhor é evitar dizer algo como “Você quem sabe”, “Não sei”, “Não estou nem aí” ou “Vai pedir ou não?”.

No geral, basta ser cordial que tudo dará certo.

Seguir esses passos é essencial para causar uma boa primeira impressão sobre o estabelecimento, mas o atendimento de qualidade em restaurantes pode ir muito além disso e usar técnicas que complementarão essas frases, como as que estão listadas a seguir.

4 principais dicas de atendimento para garçons

Sorrir e olhar nos olhos dos clientes, usar a tecnologia a favor do relacionamento com cada pessoa que se sentar à mesa, pensar em uma jornada completa no restaurante e apresentar os pratos que estão sendo servidos são algumas das melhores práticas para os garçons usarem no dia a dia de trabalho.

Outro artigo publicado aqui no blog traz mais dicas de ouro que são importantíssimas e que bons garçons devem dominar e, sobretudo, usar com frequência.

Ao gestor, cabe fazer um treinamento de atendimento ao cliente com sua equipe que inclua cada uma das técnicas mencionadas, explicadas também em detalhes a seguir.

1.  Sorria e olhe nos olhos dos clientes

O ato de sorrir e olhar nos olhos das pessoas é essencial para mostrar que alguém está aberto para interagir com as pessoas, o que não é diferente no contato entre garçons e clientes.

Ao colocar essa técnica em prática, os consumidores se sentirão mais propensos a confiar nos atendentes e, consequentemente, no local, o que é um fator motivador para gerar novas visitas.

2.  Use a tecnologia a favor da comunicação

A tecnologia é uma coisa incrível da era moderna, e usá-la pode melhorar – e muito – a experiência do cliente no estabelecimento. Usar um cardápio digital, por exemplo, é um diferencial que encanta a freguesia e ainda ajuda a equipe de salão no atendimento das mesas.

Afinal, quando uma pessoa pode fazer o pedido no seu próprio tempo através de uma ferramenta intuitiva e pode chamar o garçom com o simples toque de um botão – em vez de ficar com o braço levantado um tempão ou assobiando –, a comunicação com a equipe de salão – que também fica menos sobrecarregada por não ter que recolher o pedido de várias mesas – acaba acontecendo de forma muito mais satisfatória.

Sem contar que a ferramenta é uma ótima forma de demonstrar que você está sempre investindo na equipe e na experiência do consumidor.

3.  Pense na jornada do cliente e em como otimizá-la

A jornada do cliente começa desde o primeiro contato do consumidor com o restaurante até o momento que ele volta para casa, e cabe também à equipe de salão levá-la em consideração durante todo o atendimento.

Usar as frases apresentadas anteriormente já é um ótimo primeiro passo para fazê-la acontecer da melhor forma, mas você pode ir além e pensar no tempo de espera enquanto o garçom arruma uma mesa e na demora para os pratos serem entregues, por exemplo.

Deixar a toalha nova e a louça preparadas para o próximo consumidor é uma boa prática para agilizar o tempo de espera, e o cardápio digital mencionado anteriormente também reduz bastante o aguardo pelos pedidos, já que eles são enviados diretamente para a cozinha.

Outra opção é adotar um gerenciador de filas e reservas: é comprovado que os melhores disponíveis no mercado reduzem em até 30% as taxas de desistência. Você sabia?

Recolha feedbacks também! Que tal enviar uma mensagem no WhatsApp para perguntar ao cliente como foi a experiência dele no estabelecimento? A famosa caixinha de sugestões próxima ao caixa também pode funcionar!

4.  Apresente os pratos que estão sendo servidos

Esta prática já é muito comum nos restaurantes, mas a forma como ela é feita é que traz mais valor para o prato que está sendo servido. Usar adjetivos como “delicioso” ou “especial” para descrever os itens do menu vai deixar qualquer ouvinte faminto com água na boca.

Dá uma olhada neste exemplo que serve como uma ótima frase para atendimento de excelência em hamburgueria.

“Este delicioso hambúrguer foi feito com a melhor carne bovina do mercado, acompanhado de um molho exclusivo da casa e uma batata frita perfeita e sequinha, temperada com sal e páprica.”
 

Certeza que até você salivou por aí! Tempere suas ideias de apresentação com adjetivos apetitosos e garanta mais pedidos saindo do forno sem parar.

Mas, se o seu negócio operar apenas como delivery, vale a pena dar uma olhada no tópico abaixo.

Quais são as melhores frases para atendimento ao cliente em um restaurante delivery?

“Tudo o que você procura em um só lugar”, “Quer comer algo gostoso hoje? Então, pede aqui!”, “A mais pedida da região” e “Sua comida quentinha a poucos minutos de você” são ótimas frases para embalagem de delivery tanto quanto fazer um bom atendimento nesse formato.

Como o contato com o consumidor por aplicativo é quase inexistente na maioria das vezes, essas também são ótimas ideias do que colocar na bio das redes sociais – aquele espaço reservado para a descrição do seu negócio. Afinal, a sentença certa pode cativar o público tanto quanto outras estratégias para fidelizar clientes no delivery.

Tudo anotado? Agora, é só juntar os funcionários para treiná-los, colocar tudo o que você leu em prática e ver todos os resultados magníficos que seu restaurante vai colher com o passar do tempo.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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